Especialização em Intervenção Analítico-Comportamental Aplicada (ABA)

Solicite informação sem compromisso UNIJORGE - Centro Universitário Jorge Amado

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Especialização em Intervenção Analítico-Comportamental Aplicada (ABA) - Presencial - Paralela - Salvador

  • Conteúdo
    Especialização em Intervenção Analítico-Comportamental aplicada (ABA) em casos de Autismo e Transtornos do Desenvolvimento.

    Carga Horária: 390h
    Campus: Paralela

    Apresentação:

    A Análise do Comportamento Aplicada, conhecida no Brasil por ABA (sigla em inglês de Applied Behavior Analysis), é uma área científica com evidências empíricas de eficácia em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento. Especificamente, a ABA se refere a um conjunto de intervenções realizadas com o objetivo de promover habilidades sociais, comportamentos socialmente e individualmente vantajosos e a redução de comportamentos socialmente inadequados (ex. auto lesivos, agressividade, seletividade alimentar, entre outros). ABA, nesse contexto, é baseada no manejo terapêutico, estruturado e incidental, para o ensino de comportamentos socialmente relevantes que auxiliem o indivíduo e promovam melhoria na sua qualidade de vida. A ABA é largamente difundida ao redor do mundo, sendo, inclusive, recomendada como a intervenção ideal pela APA (American Psychological Association) em casos de TEA e outros transtornos do desenvolvimento. No contexto brasileiro, observa-se que poucos profissionais atuantes com indivíduos diagnosticados com TEA agem de acordo com práticas validadas empiricamente. Deste modo, a criação de uma especialização com tal propósito tem importância social por afetar positivamente a prática profissional e a qualidade das intervenções oferecidas. Adicionalmente, a formação de Especialistas em Análise do Comportamento Aplicada aos transtornos do espectro autista e do desenvolvimento é um passo fundamental para o desenvolvimento de pesquisas de impacto em contexto nacional.

    Objetivos:

    O objetivo geral do curso é capacitar científica e tecnicamente os profissionais da área da saúde e educação para a identificação, manejo, tratamento e encaminhamento adequados das situações clínicas relacionadas ao TEA e / ou Atrasos no Desenvolvimento Intelectual, oferecendo recursos teóricos e práticos que poderão ser utilizados em suas diversas situações de trabalho, através de uma visão multidisciplinar e com enfoque especial nas possibilidades terapêuticas da ABA.
     
    Os objetivos específicos são:

    • Aperfeiçoar e aprofundar, com base na Análise do Comportamento Aplicada, a formação de profissionais interessados em atendimento de indivíduos diagnosticados com transtornos do espectro autista e quadros assemelhados;
    • Difundir, a partir de pressupostos experimentais, o conhecimento científico e as práticas clínicas ligadas à área e que contribuem com a melhoria de qualidade de vida destes indivíduos e seus familiares.

    Público-Alvo:

    Profissionais com formação de nível superior nas áreas de saúde e educação, que queiram obter conhecimentos aprofundados em Análise do Comportamento Aplicada.
     
    Documentos para Inscrição:

    • Original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento e diploma de nível superior.
    • 01 (uma) foto 3x4.

    Campus e Investimento:

    Paralela
    Horários
    Encontros quinzenais
    Sextas-feiras, das 19h às 22h30 (consultar disciplina).
    Sábados, das 07h30 às 17h30.

    Informações de Regulamentação:

    Todos os cursos de especialização do Centro Universitário Jorge Amado são realizados em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 1/2018 de 06 de abril de 2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

    É reservado ao Centro Universitário Jorge Amado o direito a:

    a) cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados;
    b) unir turmas distintas para cumprimento de uma ou mais disciplinas comuns de suas grades curriculares.

    Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas em outras turmas que ofereçam disciplinas equivalentes (enquadramento orientado pela Coordenação do curso).

    Grade Curricular:

    Disciplina - Carga Horária

    • Fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada 30h
    • Fatores diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dos Transtorno do Desenvolvimento 20h
    • Mensuração do Comportamento e Delineamento experimental em Pesquisa Aplicada 30h
    • Métodos de Avaliação comportamental 30h
    • Comportamento Verbal 30h
    • Manejo de comportamento e das Contingências 30h
    • Ensino Estruturado e Incidental 30h
    • Promoção de Habilidades Sociais e autonomia e autocuidado 30h
    • Especificações nas Intervenções em Contexto Escolar, Domiciliar e Clínico 30h
    • Ética e Conduta Profissional 20h
    • Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso 120h

Outro curso relacionado com comportamento

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |