Especialização em Psicopedagogia

Solicite informação sem compromisso UNICESP

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Psicopedagogia

  • Modalidade
    A modalidade de participação da Especialização em Psicopedagogia da UNICESP é presencial.
  • Duração
    Compõe-se de 448 horas-aula.
  • Certificado oficial
    Ao término, recebe-se o título de Especialização em Psicopedagogia pela UNICESP.
  • Considerações
    A Especialização em Psicopedagogia da UNICESP compõe-se de um currículo dinâmico, que capacita para a reflexão e a discussão no campo da educação e problemáticas relacionadas ao ensino e aprendizagem. Assim, ao longo do curso, objetiva-se a ampliação dos fundamentos teóricos e práticos constituintes do processo ensino-aprendizagem, assim como a melhoria da capacidade de análise e caracterização do fenômeno da dificuldade de aprendizagem em seus correlatos. O curso promove o desenvolvimento de técnicas, saberes e recursos didáticos e metodológicos que possibilitem respaldar a prática profissional e a proposição de estratégias de trabalho psicopedagógico, nos diversos âmbitos preventivos e interventivos.
  • Dirigido a
    Diversos profissionais da área da Educação: pedagogos, educadores, psicólogos, orientadores educacionais, administradores de instituições educativas, assim como médicos, pediatras e outros relacionados à área clínica, que se interessem em buscar conhecimentos e aperfeiçoamentos profissionais junto ao estudo da psicopedagogia.
  • Área de atuação
    As oportunidades profissionais que se encontram no campo da Psicopedagogia se situam entre os campos clínico, institucional e em docência superior. Há a possibilidade de atuação em espaços vários, constituindo uma formação muito flexível: ONG's, creches, instituições de saúde, educação, junto à equipes multidisciplinares, como professor em cursos de nível superior, ou na pesquisa na interface entre Educação e Saúde e na Educação Especial, problemas de Ensino-Aprendizagem.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Psicopedagogia - Presencial - Águas Claras - Brasília Distrito Federal

  • Objectivos
    # Refletir e discutir com profissionais da área de educação e/ou áreas afins a problemática do fenômeno dificuldade de aprendizagem e suas implicações no processo educacional; # Ampliar fundamentos teóricos e práticos que permeiam o processo ensino-aprendizagem; # Analisar instrumentos de identificação e caracterização das dificuldades de aprendizagem e seus aspectos inter-relacionados; # Desenvolver conhecimentos, técnicas e recursos didático-metodológicos que possam subsidiar a práxis psicopedagógica de caráter preventivo e interventivo; # Desenvolver metodologias adequadas à utilização das tecnologias de informação e da comunicação nas práticas psicopedagógicas; # Realizar estudo de campo sobre a problemática estudada e propor estratégias de trabalho psicopedagógico.
  • Dirigido a
    Pedagogos, educadores, psicólogos, orientadores educacionais e outros profissionais de áreas afins que tenham interesse no objeto de estudo da psicopedagogia.
  • Conteúdo

    Oportunidades Profissionais

    O campo de atuação do psicopedagogo proposto pelo presente curso sistematiza-se em:
    # Clínica - âmbito interventivo;
    # Instituições como espaço de aprendizagem - âmbito preventivo e interventivo;
    # Docência no Ensino Superior - âmbito preventivo.

    O profissional com especialização em psicopedagogia poderá atuar em equipes interdisciplinares em instituições educativas formais e não-formais como ONG's, creches, parques temáticos e outros, clínicas de áreas afins, professor em cursos de nível superior e como profissional pesquisador das áreas de ensino-aprendizagem e das necessidades educacionais especiais.

    Metodologia

    Encontros Psicopedagógicos
    A cada módulo será realizado um Encontro Psicopedagógico, espaço psicopedagógico aberto aos alunos da graduação, pós-graduação e demais interessados, que oportunizará a vivência da psicopedagogia e sua aplicação em diferentes contextos de aprendizagem. Essa atividade tem como objetivo estimular a interação entre os alunos da graduação e pós-graduação com profissionais da área, em atividades práticas que possibilitem a reflexão e ação da práxis psicopedagógica. Os Encontros Psicopedagógicos são atividades extracurriculares não previstas na carga horária do curso. Serão realizadas por profissionais de psicopedagogia e abertas ao público interno e externo.

    Laboratório de Psicopedagogia Preventiva e Interativa
    O curso apresenta na sua proposta a vivência da práxis psicopedagógica em dois laboratórios de Psicopedagogia Preventiva e Interventiva - LAPPI. As atividades laboratoriais possibilitarão aos cursistas aplicarem seus conhecimentos de forma supervisionada, exercitando a ação preventiva e interventiva tanto no contexto escolar quanto no atendimento clínico.

    O Laboratório de Psicopedagogia Preventiva e Interventiva atenderá a comunidade educacional do Guará, preferencialmente, a alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nos moldes de uma clínica-escola, podendo articular-se com atividades extensionistas da Instituição.
    Magistério Superior

    Opcionalmente, o participante poderá obter a qualificação para o magistério superior. Para tal deverá cumprir a carga horária de 72 h/a no curso de extensão Didática do Ensino Superior.
    Período

    A Instituição se reserva no direito de iniciar o curso somente se for atingido um número mínimo pré-definido pela Direção de Pós-Graduação; A Instituição se reserva no direito de efetivar alterações curriculares que julgar necessárias, preservando o total de horas contratadas.

    Duração
    15 meses

    Disciplinas   h/a
    MÓDULO I - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    Fundamentos Cognitivos do Desenvolvimento Humano  20h
    Metodologia da Pesquisa Científica  20h
    Desenvolvimento da Aprendizagem  16h
    Bases Pedagógicas do Trabalho Acadêmico I: Planejamento e Avaliação  16h
    Bases Pedagógicas do Trabalho Acadêmico II: Técnicas e Dinâmicas Aplicadas  16h
    Bases Pedagógicas do Trabalho Acadêmico III: Microensino  16h

    MÓDULO II - FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

    Psicopedagogia no Contexto da Educação Brasileira  16h
    Epistemologia Genética  16h
    Teorias Psicológicas do Desenvolvimento e Aprendizagem  24h
    Gestão de Marketing  20h
    O Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica  24h

    MÓDULO III - BASES PSICONEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM

    Psicolingüística e a Construção dos Processos de Linguagem Oral e Escrita  24h
    Ensino e Aprendizagem da Matemática  24h
    Laboratório de Psicopedagogia Preventiva e Interventiva  46h

    MÓDULO IV - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
    Psicomotricidade no Processo ensino-aprendizagem  24h
    Métodos e Técnicas de Prevenção e Intervenção Psicopedagógica  24h
    Psicanálise Aplicada a Educação  24h
    Distúrbios Neuropsicológicos da Aprendizagem  24h
    Laboratório de Psicopedagogia II  46h

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Desejo mais informações sobre a especialização, como: carga horária, duração do curso, registro no Mec, mensalidade e critérios de seleção. "

Vitória para Especialização em Psicopedagogia

Brasília Distrito Federal

"Sou pedagoga e solicito informações sobre a Especialização em Psicopedagogia oferecida por vocês. - início das aulas - dias de aulas - valores (matricula e mensalidade) - tempo de duração "

Camila para Especialização em Psicopedagogia

Brasília Distrito Federal

"Bem sou estudante de pedagogia do 3° semestre, quero fazer uma Pós em Psicopedagogia, e Pedagogia Hospitalar. Quero sabe qual o valor, o endereço, e os horários que vocês tem. "

Virginia para Especialização em Psicopedagogia

Brasília Distrito Federal

Outro curso relacionado com psicopedagogia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |