Home>Pós-graduação>Psicopedagogia>A Distância>Lapa>Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional - A Distância
 

Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional - A Distância

()
Método: A Distância
Opiniões:
Opiniões (1)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
FAEL - Faculdade Educacional da Lapa

Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional - A Distância

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da FAEL - Faculdade Educacional da Lapa, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional
  • Modalidade

    O curso pertence à modalidade de ensino à distância.

  • Certificado Oficial

    Título de Especialista em Psicopedagogia Institucional.

  • Considerações

    A Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional tem como objetivo oferecer uma formação que qualifique os profissionais da educação para atuar no atendimento psicopedagógico de portadores de dificuldades de aprendizagem.Para isso, é necessário considerar as contribuições da Psicopedagogia para a Educação.

    O curso busca ainda garantir a formação do psicopedagogo para o exercício profissional no campo da instituição escolar, voltada ao atendimento e acompanhamento do processo de superação das dificuldades e distúrbios de aprendizagem, individual e de grupos.

  • Dirigido a

    Profissionais graduados em Pedagogia, Normal Superior, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Letras, Licenciaturas em geral com áreas afins.

    Além disso, profissionais de diversos ramos de atuação na Educação Básica, portadores de diploma de curso superior, que exerçam ou que queiram seguir a carreira docente.

  • Área de atuação

    Escolas e instituições educativas da rede pública e privada. O profissional também poderá encontrar ampla oferta no mercado das ONGs.

  • Salário estimado

    Os salários vão de 1.400 a 3.500 reais.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional - A Distância Comentários sobre Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional - A Distância
Objetivos:
Qualificar profissionais da educação para atuar em atendimento psicopedagógico de portadores de dificuldades de aprendizagem, considerando as contribuições da Psicopedagogia para a Educação. Garantir formação do psicopedagogo para o exercício profissional no campo da instituição escolar, voltada ao atendimento e acompanhamento do processo de superação das dificuldades e distúrbios de aprendizagem, individual e de grupos.
Dirigido a:
Graduados em Pedagogia, Normal Superior, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Letras, Licenciaturas em geral com áreas afins. Profissionais dos diversos ramos de atuação na Educação Básica, portadores de diploma de curso superior, que exerçam ou que queiram seguir a carreira docente.
Diploma:
Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional
Conteúdo:
Módulo Específico

Metodologia da Pesquisa Científica (multimídia)

Pesquisa e ação educativa. Aspectos teóricos da pesquisa qualitativa e quantitativa aplicada à educação. Reflexões sobre a atividade do gestor no contexto escolar. Estudo de caso de uma problemática do cotidiano escolar. Elaboração de monografia.

Fundamentos de Psicopedagogia: Contextualização e Atuação profissional
Especificidade e Conceituação da Psicopedagogia. Histórico da Psicopedagogia no Brasil. Psicopedagogia e Áreas do Conhecimento. Psicopedagogia e Contextos de Aprendizagem. Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica. Pesquisa em Psicopedagogia.

Fundamentos de Neuropsicologia
Bases históricas da neuropsicologia. Distúrbios identificáveis. Desorganização do conhecimento. Alterações de condutas. Lesões mais comuns. Alterações de memória. Deterioração mental na criança. Mecanismos cerebrais do desenvolvimento humano. Identificando portadores de necessidades especiais. Psicopatologia das condutas e funções humanas. Conduta agressiva e distúrbios de comportamento.

Abordagens de Psicanálise e Aprendizagem

Fundamentos da epistemologia genética (Piaget). Interacionismo e construtivismo. A construção do conhecimento. Desenvolvimento mental e aprendizagem. Psicogênese da linguagem escrita (Emília Ferreiro). Perspectiva cognitivista dos processos de aquisição de leitura e escrita. Perspectiva sócio-interacionista da cognição (Vigotsky). O desenvolvimento infantil na perspectiva da psicologia cognitiva. Teorias modernas da psicologia cognitiva e a educação infantil.

Dificuldades de Aprendizagem
Distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Processos cognitivos envolvidos. Procedimentos afetivos envolvidos. Procedimentos sociais envolvidos. Identificando nível de dificuldade e grau de raciocínio. Trabalhando com linguagem oral e escrita. Transtornos de aprendizagem. Falta de atenção. Dificuldade de memorização. Dificuldade em leitura e escrita. Dificuldade em cálculo e linguagem. Fundamentos da neuropsicologia aplicados à solução de dificuldades de aprendizagem. O contexto escolar, diagnóstico e intervenção. Casos de necessidades especiais e processos de integração.

Diagnóstico e Avaliação Psicopedagógica
Definição de diagnóstico psicopedagógico. Sujeitos e sistemas envolvidos no diagnóstico: a escola, o professor, o aluno, a família, o psicopedagogo. Características do diagnóstico psicopedagógico. Explicação e argumentação do processo psicopedagógico. Elementos do Diagnóstico.

Intervenção e Avaliação Psicopedagógica
Intervenção psicopedagógica. Encaminhamentos na escola. Entrevistas, testes. Observação. Acompanhamento. O tempo escolar: da criança, do professor, da escola, da família, da aprendizagem. Trabalho individual com o aluno. Acompanhamento do processo.

Estágio na Instituição Escolar: Práticas e Projetos Psicopedagógicos
Estudo de caso na escola de uma dificuldade de aprendizagem. Orientações para o processo de estágio supervisionado. Elaboração de relatório final.

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • É um curso que está me fazendo aprender e me aperfeiçoar mais em meus conteúdos como professor. Assim posso ministrar minhas aulas com mais segurança, pois sei que estou atendendo as expectativas de meus alunos.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Lisiane Padilha sobre Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional - Junho 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Psicopedagogia: