Curso de Gestão de Documentos e Classificação de Informações - GEDOCIN

Solicite informação sem compromisso ESAD - Escola de Administração e Negócios

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Gestão de Documentos e Classificação de Informações - GEDOCIN - Presencial - Asa Sul - Brasília Distrito Federal

  • Objectivos
    -Disseminar conhecimentos adequados para gestão da informação em órgãos e empresas públicas e privadas, - Atualizar e qualificar os profissionais para atuarem eficientemente em arquivos; -Orientar nos aspectos fundamentais da classificação, com destaque para a identificação dos tipos documentais e a compreensão do seu contexto de produção; -Apresentar os instrumentos básicos da gestão de documentos.
  • Dirigido a
    Profissionais que atuam em arquivos, ou desenvolvam atividades arquivísticas em empresas públicas ou privadas e demais interessados no tema.
  • Titulação
    GEDOCIN - CURSO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E CLASSIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES
  • Conteúdo

    APRESENTAÇÃO
    A informação sempre se constituirá em um dos mais importantes fatores para a adequada condução de qualquer atividade. Todo órgão produz e acumula documentos, que registram atividades no exercício das suas competências e funções. O problema encontra-se no acesso a essa documentação, fazê-la chegar, em tempo e hora, aos locais onde é necessária, de modo a possibilitar corretas tomadas de decisão, é uma necessidade permanente e se constitui no maior desfio de qualquer sistema de gestão de documentos.

    PROGRAMA DO CURSO

    1. Legislação Arquivística
    - Política Nacional de arquivos públicos e privados; - Arquivo Nacional e Conselho Nacional de Arquivos: papéis e funções.

    2. Gestão de documentos
    - Conceituação arquivística;
    - Classificação e análise documental:O contexto da produção de documentos(Organicidade, Funções atividades-fim e atividades-meio); Planos de classificação: importância, constituição e aplicação prática; Modelos de instrumentos de descrição e pesquisa;Classificação nos arquivos correntes;Classificação nos arquivos permanentes;
    - Avaliação de Documentos: Definição e objetivos da avaliação; Ciclo de vida dos documentos; Fundamentos legais da avaliação ( Análise da produção documental, Identificação dos tipos documentais gerados pelas atividades, Conhecimento do fluxo documental, da freqüência de consulta, dos locais e prazos de guarda, Tabelas de temporalidade: definição e conteúdo,
    Identificação dos valores dos documentos: administrativo, legal, fiscal,
    - Definição dos prazos de guarda dos documentos: vigência, prescrição e precaução: Procedimentos para aplicação da tabela de seleção
    - Comissão de Avaliação de Documentos (CPAD)
    - Elaboração de instrumentos de trabalho e de controle da transferência e do recolhimento; - Empréstimo de Documentos; - Conservação e restauração de documentos; - Documentos de arquivos eletrônicos: sistema, preservação e disponibilização.

    3. Classificação de informações e de sistemas de informação
    - Abordagem da nbr isso/iec 17799; - Objetivos da classificação de informações; - Critérios para classificação da informação; - Elaboração do plano de classificação:Metodologia, Divisão de tarefas e responsabilidade; Identificação de usuários donos; Mapeamento de processos;
    Levantamento da produção documental.
    - Fundamentos e tratamento da informação classificada

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber qual é a ementa do curso e se ensinam os métodos de classificação de acervo, tipo CDU. Gostaria também de saber o preço e quando começa a próxima turma. procuro um curso para a pessoa responsável pelo centro de documentação aqui do ministério de minas e energia."

Ranielle para Curso de Gestão de Documentos e Classificação de Informações - GEDOCIN

Brasília Distrito Federal

"Solicito uma proposta do curso de gestão documental em processos de trabalho, para 3 servidores, com conteúdo programático, período, carga horária e demais informações referentes ao curso, é para órgão público."

Lucia para Curso de Gestão de Documentos e Classificação de Informações - GEDOCIN

Brasília Distrito Federal

"Sou gerente administrativa de uma construtora e gostaria de capacitar 2 funcionários na área de documentação. Podem me passar mais informações? duração, preço, endereço, etc."

Jacqueline para Curso de Gestão de Documentos e Classificação de Informações - GEDOCIN

Brasília Distrito Federal

Outro curso relacionado com biblioteconomia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |