Graduação em Engenharia Ambiental

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Engenharia Ambiental

  • Modalidade
    Curso feito presencialmente.
  • Duração
    A duração do curso é de 5 anos.
  • Certificado oficial
    Ao concluir o curso será Engenheiro Ambiental.
  • Considerações
    O Curso de Engenharia Ambiental da FAJ atende os todos requisitos necessários para a quantificação e resolução de impactos ambientais, assim como a proposição, através de projetos e ações preventivas a esses impactos, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais sob a ótica da sustentabilidade. Possui uma matriz curricular diversificada e transversal no campo teórico e prático das ciências humanas e ambientais e humanas.
  • Dirigido a
    Podem realizar o curso pessoas com nível médio e que desejem atuar na área de engenharia ambiental.
  • Área de atuação
    O engenheiro ambiental pode atuar em projetos tanto urbanos como rurais, em empresas públicas ou privadas, ONGs, e também oferecendo assessorias ou consultorias.

Comentários sobre Graduação em Engenharia Ambiental - Presencial - Jaguariúna - São Paulo

  • Conteúdo
    Apresentação

    Base conceitual e metodológica: como Curso de Engenharia Ambiental atende os requisitos necessários à quantificação e solução de impactos ambientais negativos, bem como a proposição, por meio de projetos, de ações preventivas a esses impactos, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais sob a ótica da sustentabilidade. Na sua concepção específica (Engenharia Ambiental) desenvolve uma matriz curricular diversificada e de natureza transversal no campo teórico e prático das ciências ambientais e humanas. Sustentabilidade é praticada em todas as disciplinas na busca permanente de um equilíbrio em todas as suas dimensões, notadamente a econômica, social e ecológica.

    Há de se destacar uma formação prática atualizada em todas as atividades realizadas desde o primeiro semestre do Curso tendo a elaboração de “projetos” como instrumento básico. Aulas práticas são desenvolvidas em laboratórios do núcleo comum das engenharias (física, química, biologia, desenho, informática, e, em laboratórios específicos, tais como, hidráulica e hidrologia, tratamento de resíduos e efluentes, sistemas sanitários, sistemas de gestão e educação ambiental, geociências, topografia, ecologia, sistemas de informação geográfica.

    Desde o primeiro semestre do Curso nossos estudantes devem completar uma carga horária específica de “atividades complementares” com o objetivo de ampliar  sua formação disciplinar e prática além do desenvolvido pela matriz curricular presencial.

    Por cinco semestres consecutivos, a começar do quarto semestre do Curso os estudantes, organizados em equipes e sob a orientação de um professor, desenvolvem projetos de “integração profissional” abordando temas práticos e atuais integrando conhecimentos, habilidades e competências até então adquiridos na solução de problemas reais além do desenvolvimento da prática do trabalho em equipes.

    Visitas técnicas, desenvolvidas desde o primeiro semestre do Curso, são atividades externas, em empresas, instituições de ensino, pesquisa e extensão que objetivam aproximar o estudante das realidades do mercado e complementam a formação específica.

    Objetivo:
    Nosso objetivo principal é formar profissional competente, com habilidades para equacionar as questões ambientais, de forma inovadora e criativa por meio de ações economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas.  Nosso foco é o ser humano, principal responsável pelas questões ambientais e certamente por suas soluções alternativas.

    Mercado de trabalho / Atuação profissional:
    No setor privado - elaboração de programas e projetos de educação e gestão ambiental; realização de diagnósticos e monitoramentos dos impactos ambientais; escolha das melhores alternativas para mitigação de problemas ambientais; elaboração e implementação de projetos de tratamento e/ ou disposição adequada e segura de efluentes líquidos, sólidos ou gasosos, tratamento de esgotos e o manejo da água e, a elaboração e implementação de projetos de reposição de áreas de preservação permanente e de reservas legais; Consultoria em estudos de impacto ambiental (EIA) e relatórios de impacto ambiental (RIMA) e de processos de certificação ambiental, de estruturação do sistema de gestão ambiental ou ainda atuar como auditor para fins de certificação pelas normas da série ISO 14000, desde que habilitado como tal. No Setor Público - Planejamento ambiental de territórios, de sistemas urbanos e sanitários; elaboração e implementação de políticas públicas de prevenção, monitoramento e controle ambiental; gestão ambiental em unidades de conservação, licenciamento ambiental de atividades produtivas e de projetos públicos; pesquisa tecnológica ou básica voltada para a sustentabilidade ambiental; planejamento, elaboração e implementação de projetos de educação ambiental. Nas organizações não-governamentais - planejamento, elaboração e a implementação de projetos de desenvolvimento e de educação ambiental.

    Coordenação:
    Prof. Dr. Marco Antonio Ferreira Gomes

    Autorizado pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 3561, publicada no Diário Oficial da União em 18/10/05.

    Duração: 5 anos       
    Turno: Diurno e Noturno

Últimas visitas ao curso

"Quero saber qual o tempo de duração do curso de Graduação em Engenharia Ambiental e qual o valor? "

Ronaldo para Graduação em Engenharia Ambiental

São Paulo

"Gostaria de saber como funciona a Graduação em Engenharia Ambiental para quem já é formado em agronomia e gostaria de fazer engenharia ambiental. Quais as disciplinas seriam eliminadas e em quanto tempo estaria formado? "

Stella para Graduação em Engenharia Ambiental

São Paulo

"Gostaria de saber se a faculdade oferece curso cursos à distância para a Graduação em Engenharia Ambiental. "

Rodrigo para Graduação em Engenharia Ambiental

São Paulo

Outro curso relacionado com engenharia ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |