Graduação em Engenharia de Materiais

Solicite informação sem compromisso Faculdade UCL

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Aline Lima

Aline Lima

Graduação em Engenharia de Materiais

  • Modalidade
    Esse curso é presencial e oferecido e as aulas serão dadas no período da noite.
  • Duração
    A duração do curso de Engenharia de Materiais da UCL é de 5 anos.
  • Certificado oficial
    O diploma será concedido ao aluno ao final do curso mediante aprovação nas disciplinas da grade curricular.
  • Considerações
    No curso de Engenharia de Materiais da UCL o aluno conta com um programa de ensino que compreende além das matérias técnicas do curso, também disciplinas voltadas para a área de gestão que pretendem diferenciar o profissional e facilitar sua inserção no mercado de trabalho. O programa também traz uma preocupação voltada ao meio acadêmico e por isso incentiva o aluno ao desenvolvimento de pesquisas científicas e de projetos na área. Os alunos de Engenharia de Materiais da UCL são capacitados para, em uma empresa, solucionar problemas e otimizar a produtividade.
  • Dirigido a
    O curso de Engenharia de Materiais tem como público-alvo todos os inteessados nessa formação, portadores de diploma de conclusão do Ensino Médio.
  • Área de atuação
    Ao finalizar essa graduação, o aluno poderá atuar em áreas como a de Logística, tratamento de metais, processos industriais, controle de produção e várias outras.

Comentários sobre Graduação em Engenharia de Materiais - Presencial - Serra - Espírito Santo

  • Conteúdo
    O engenheiro de produção é hoje um dos profissionais mais requisitados para atuar em todas as áreas de qualquer empresa do ramo, pois acompanha os processos de desenvolvimento de produtos e serviços, criando mecanismos de redução de custos e aumento da competitividade. É um profissional que deve ter a visão do todo e oferecer suporte para solucionar problemas e aumentar a produtividade da empresa.
    No curso de Engenharia de Materiais, além das matérias técnicas você se habilita a ser gerente e sair com vantagens para competir no mercado de trabalho. Os objetivos do curso são os seguintes :
    - Capacitar os alunos no conhecimento das teorias, leis, princípios, métodos e tecnologias relacionadas direta ou indiretamente à Engenharia de Produção.
    - Capacitar os alunos a serem gerenciadores de empreendimentos e a serem geradores e gerenciadores de um negócio próprio.
    - Orientar os alunos para se capacitarem a trabalhar em áreas de pesquisa, de projeto, de desenvolvimento, processamento de produtos e de manutenção; em empresas de uma forma geral e em indústrias ou usinas de processamento de materiais, em particular.



    Mercado de Trabalho
     
    As potencialidades da Metalurgia e dos Materiais no Espírito Santo fazem com que o setor siderúrgico no Estado se encontre em expansão, após a implantação do Laminador de Tiras a Quente (LTQ) da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). Além do impacto direto na geração de novos empregos, lá o surgimento de empresas satélites para fornecimento de insumos e serviços e o consumo dos produtos desta nova linha, gerando assim mais chances de negócios, de trabalho e de emprego.
    Além disso, o formando de Engenharia de Produção em Materiais e Metalurgia pode atuar nas seguintes áreas:
    Controle de Sistemas de Produção: Gerenciando a produção de bens e serviços, administrando recursos humanos e materiais em busca de maior produtividade e qualidade.
    Economia Industrial: Estudando e determinando a aplicação de recursos financeiros ao processo industrial, calculando os custos de produção e previsão de vendas.
    Pesquisa e Desenvolvimento: Criando e desenvolvendo ferramentas, máquinas e linhas de produção industrial.
    Processos Industriais: Projetando, montando e controlando processos produtivos industriais.
    Logística: Definindo métodos de seleção de fornecedores, de controle de qualidade dos insumos, de funcionamento do estoque e das formas de distribuição do produto final.
    Marketing, Publicidade E Vendas: Fazendo a ponte entre empresa e consumidor.
    Metais Ferrosos: No desenvolvimento de ligas metálicas que contenham ferro. Acompanhar as diversas fases de fabricação em usinas siderúrgicas, do planejamento ao controle de qualidade da produção.
    Metais Não Ferrosos: Na produção de ligas metálicas que não contenham ferro, como alumínio e cobre. Definir técnicas e métodos para trabalhar com cada metal.
    Tratamento de Metais: no controle o processo de transformação de metais ferrosos e não ferrosos. Estudar a composição e as propriedades dos metais e definir o melhor tipo de tratamento.


    Duração e Vagas
     
    O Curso de Engenharia de Materiais tem a duração mínima de 5 (cinco) anos, e máxima de 9 anos. São oferecidas 50 vagas noturnas.


Últimas visitas ao curso

"Gostaria de receber informações sobre os cursos de engenharia de materiais, tais como, valor da mensalidade e duração do curso, quais os horários de aulas."

Claudio para Graduação em Engenharia de Materiais

Espírito Santo

"Quais são as principais matérias do curso? Tempo de duração, carga horária? Valor das mensalidades?"

Evanildo para Graduação em Engenharia de Materiais

Espírito Santo

Outro curso relacionado com engenharia material

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |