Graduação em Engenharia Elétrica

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Centro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Barbara Borges

Barbara Borges

Graduação em Engenharia Elétrica

  • Modalidade
    A Graduação em Engenharia Elétrica é presencial.
  • Duração
    São 5 anos de duração.
  • Certificado Oficial
    O título dado pela UVA é de Bacharel em Engenharia Elétrica.
  • Considerações
    Ditado em modalidade presencial, no Campus Centro o curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Veiga de Almeida, foi pensado com o objetivo de propiciar ao aluno uma excelente formação, não só acadêmica, como também profissional.. O grande diferencial da Universidade Veiga de Almeida é a grande inseção no mercado de trabalho de seus egressados.
  • Dirigido a
    Podem realizar este curso alunos que terminaram o 2º grau.
  • Área de atuação
    Com esse curso, o aluno pode trabalhar em empresas de geração de energia elétrica, bem como poderá dedicar-se à perquisa.

Comentários sobre Graduação em Engenharia Elétrica - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Graduação em Engenharia Elétrica.

    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 5 anos

    Situação legal: Campi Tijuca, Centro e Barra - Renovado reconhecimento pela portaria n° 150, de 17/08/2012.  

    Campus e turno: Campi Tijuca, Centro e Barra - Manhã e noite.

    ATENÇÃO: As matrículas de todos os cursos estão sujeitas à disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

    O Curso:

    O Curso de Engenharia Elétrica poderá ser realizado em cinco anos (10 períodos) e está estruturando de modo a propiciar os fundamentos teóricos clássicos e as mais avançadas técnicas modernamente aplicáveis à resolução de problemas na área de eletricidade.

    O conteúdo técnico do currículo é bastante coerente quanto à sua abrangência, por enfatizar tanto o mercado de trabalho presente quanto futuro, considerando a diversidade de áreas nas quais o Engenheiro Elétrico pode vir a atuar na economia moderna, sustentada pela evolução tecnológica das telecomunicações, da computação e dos controles automáticos.

    Assim, o objetivo é uma sólida formação geral e especializada, sempre influenciada pela evolução tecnológica, pelo desenvolvimento da economia e por inovadores instrumentos de administração e gerência empresarial.

    Além disso, a grade curricular do curso permite ao aluno obter, por livre escolha, uma formação personalizada e adequada aos seus propósitos específicos, ao matricular-se em disciplinas eletivas e optativas.
     
    A formação em Engenharia Elétrica define uma ampliação de mercado excelente para o formando, pois, nos dias atuais, existe um vasto campo para o estudo e desenvolvimento de sistemas energéticos e soluções para os grandes problemas de consumo de energia elétrica.

    A larga experiência prática permite ao engenheiro conquistar outras posições de empregos bem valorizados, como gerente de empresas industriais e em prestadoras de serviço.

    A graduação capacita o profissional a prosseguir na vida acadêmica, quer como aluno nos cursos de extensão e pós-graduação, quer como professor e pesquisador.

    Características do curso:

    A formação em Engenharia Elétrica define uma ampliação de mercado excelente para o formando, pois, nos dias atuais, existe um vasto campo para o estudo e desenvolvimento de sistemas energéticos e soluções para os grandes problemas de consumo de energia elétrica.

    A larga experiência prática permite ao engenheiro conquistar outras posições de emprego bem valorizadas, como gerente de empresas industriais e em prestadoras de serviço. A graduação capacita o profissional a prosseguir na vida acadêmica quer como aluno nos cursos de extensão e pós-graduação quer como professor e pesquisador.

    Para alguns cursos de engenharia na Barra o ciclo profissional deverá ser ministrado em um campus diferente do ciclo básico.
     
    Diferenciais UVA:

    •  Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UVA apresenta alto índice de absorção dos seus egressos pelo mercado, o que significa um bom nível de reconhecimento por parte das empresas e instituições que atuam nesse setor.
    • Os alunos de Engenharia Elétrica dispõem de laboratórios para as novas tecnologias de automação, computação e máquinas;
    • A estrutura curricular do Curso de Engenharia Elétrica é permanentemente atualizada, a fim de permitir ao engenheiro formado pela UVA um bom desempenho no complexo mercado de trabalho dos novos tempos. A formação lhe permite uma visão crítica dos problemas da Engenharia e a capacidade de propor soluções objetivas e práticas;
    • O currículo estimula e valoriza o desenvolvimento de novas competências e habilidades, como empreendedorismo e capacidade de aprender a aprender, requisitos fundamentais para a competitividade na nova economia, proporcionados por um conjunto de atividades complementares, projetos de iniciação científica e projetos em Engenharia realizados durante o curso e no desenvolvimento da monografia;
    • A UVA dispõe, ainda, de uma Incubadora de Empresas, em que os alunos podem desenvolver, de forma assistida, a sua habilitação na criação e gestão de projetos tecnológicos e na gestão empresarial.
     
    Mercado de Trabalho:

    As oportunidades profissionais do engenheiro elétrico são variadas. Entre as principais linhas de atuação estão:

    • Engenheiro eletricista para projeto, operação e manutenção de modernas instalações elétricas industriais e prediais e de sistemas de iluminação em áreas públicas e privadas;
    • Engenheiro-projetista e de desenvolvimento de pesquisas que permitam a criação de aparelhos elétricos e eletrônicos;
    • Responsável por projetos, manutenção ou supervisão e controle dos sistemas de distribuição de energia por empresas públicas e privadas;
    • Engenheiro para atuar em empresas de geração de energia elétrica, sistemas de potência e de distribuição de energia elétrica;
    • Gestor em empresas de energia elétrica;
    • Pesquisador;
    • Consultor de Empresas;
    • Assessor privado e político de assuntos energéticos.
    • Engenheiro e empresário em empresas prestadoras de serviços;
    • Engenheiro de desenvolvimento de pesquisas de novas formas de energia – Eólica, Fotovoltaica, Gás;
    • Profissional de consultoria a empresas públicas e privadas ou a consumidores, para temas ligados ao consumo de energia.

Outro curso relacionado com Eletricidade, Eletrônica, Informática

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |