Home>Graduação>Jornalismo>Cornélio Procópio>Graduação em Jornalismo - Cornélio Procópio - Paraná
 

Graduação em Jornalismo

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (1)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Faccrei - Faculdade Cristo Rei

Graduação em Jornalismo - Cornélio Procópio - Paraná

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Faccrei - Faculdade Cristo Rei, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Graduação em Jornalismo
  • Modalidade

    As aulas são presenciais

  • Certificado Oficial

    Título de jornalista.

  • Considerações

    A graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da FACCREI/FACED foi criado com o objetivo de atender a uma demanda regional por profissionalização da atividade jornalística, recebendo em sua primeira turma diversos alunos que já atuavam na área sem a formação acadêmica necessária.

    O curso busca oferecer aos seus estudantes conhecimentos, atividades e habilidades capazes de lhes proporcionarem condições de empregabilidade no mercado de mídia local, quer seja como mediadores de informações do interesse público, quer seja no respeito às fontes de informação e seleção crítica dos códigos e seus efeitos nas massas.

  • Preço do Curso

    A consultar

  • Dirigido a

    Interessados na área

  • Área de atuação

    O profissional da área pode trabalhar em Jornais, televisão, rádio e revistas, além do mais recente jornalismo online na Internet.

  • Salário estimado

    A média salarial é de 2.200 reais

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Graduação em Jornalismo - Cornélio Procópio - Paraná Comentários sobre Graduação em Jornalismo - Cornélio Procópio - Paraná
Objetivos:
O curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da FACCREI/FACED iniciou suas atividades em 2001, sob a Direção Geral do Prof. José Antonio da Conceição. O curso veio atender a uma demanda regional por profissionalização da atividade jornalística, recebendo em sua primeira turma diversos alunos que já atuavam na área sem a formação acadêmica necessária. O Curso tem como MISSÃO garantir a seus alunos conhecimentos, atividades e habilidades capazes de lhes proporcionarem condições de empregabilidade no mercado de mídia local, quer seja como mediadores de informações do interesse público, quer seja no respeito às fontes de informação e seleção crítica dos códigos e seus efeitos nas massas. • As potencialidades dos alunos são desenvolvidas de forma a contribuir para a construção de um caminhar, em direção à excelência; • Devem-se formar cidadãos preocupados com a interação na sociedade; • Quando necessário, deve-se mudar todo um paradigma presente; • A construção de uma sociedade mais justa depende de nossa atuação individual e coletiva; • Para ser profissional jornalista é preciso optar por ser observador e participante do social; • Trabalha-se na perspectiva do aprender a aprender sempre; • A satisfação, a motivação e o entusiasmo dos professores, alunos e funcionários contribuem na construção do Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo com a qualidade que a contemporaneidade exige.
Diploma:
Graduação em Jornalismo
Conteúdo:
Onde o Jornalista pode trabalhar?
O profissional formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pode realizar uma grande variedade de atividades em diferentes mídias: jornais, televisão, rádio e revistas, além do mais recente jornalismo online na Internet. Cada tipo de mídiautiliza um determinado suporte, ou seja: papel, som, celulóide ou vídeo, por radiodifusão ou teledifusão eletrônicas.

Quais as funções que um jornalista pode desempenhar?
O profissional em Jornalismo pode exercer funções diversificadas que variam de mídia para mídia, de canal para canal e de veículo para veículo. Às vezes a mesma função recebe nomes distintos em empresas diferentes. Basicamente, as funções fundamentais são três: a reportagem (coleta de informações), a redação (organização destas em texto) e a edição (seleção e hierarquização das informações no produto final) .


Quais os objetivos do curso?

• Formar profissionais da comunicação capacitados a exercer as atividades concernentes, tanto do ponto de vista semiótico quanto heurístico e deontológico.

• Garantir o domínio das disciplinas que formam a base cultural do jornalista, bem como das práticas e das linguagens específicas da comunicação e do jornalismo.

• Possibilitar que o aluno possa desenvolver-se dentro de um processo continuado e autodidata.

• Disponibilizar ao aluno o acesso às atividades laboratoriais necessárias para o exercício das habilidades jornalísticas individuais.

• Fornecer aos alunos as doutrinas e normas deontológicas que devem estar presentes na função social do jornalista.

• Oferecer modelos de profissionais que zelam pela liberdade de imprensa e discutir o tema de maneira problematizadora.

• Oferecer ao aluno métodos e técnicas de análise de conjunturas, bem como a compreensão e articulação dos conceitos novos com as práticas jornalísticas.

• Contribuir para a melhoria do curso e para a excelência da instituição através de uma grade curricular interativa com os problemas do contexto acadêmico como um todo a fim de permitir ao aluno inserir-se no mercado de trabalho de modo a se adequar às mudanças que os avanços conceituais e tecnológicos impõem ao tratamento que deve ser dado à informação bem como ao modo de se divulgá-la.

• Desenvolver a capacidade técnica necessária ao exercício da profissão, mas, sobretudo ter domínio semiótico da realidade social para analisar os fatos de maneira articulada com os entornos em que está atuando como profissional.

• Adquirir conhecimentos das normas da deontologia e saber distinguir diferentes morais; saber não julgar, mas sim apontar fatos historicizados.

Quais as competências que o mercado de trabalho exige para o jornalista?
Atualmente, o mercado de trabalho exige do profissional em Jornalismo as seguintes competências:
a) registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens;
b) interpretar, explicar e contextualizar informações;
c) investigar informações, produzir textos e mensagens jornalísticas com clareza, correção e editá-los em espaço e período de tempo limitados;
d) formular pautas e planejar coberturas jornalísticas;
e) formular questões e conduzir entrevistas; relacionar-se com fontes de informação de qualquer natureza;
f) trabalhar em equipe com profissionais da área;
g) compreender e saber sistematizar e organizar os processos de produção jornalística;
h) desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística;
i) avaliar criticamente produtos, práticas e empreendimentos jornalísticos;
j) compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade;
k) buscar a verdade jornalística, com postura ética e compromisso com a cidadania;
l) dominar a língua nacional e as estruturas narrativas e expositivas aplicáveis às mensagens jornalísticas, abrangendo-se leitura, compreensão, interpretação e redação;
m) dominar a linguagem jornalística apropriada aos diferentes meios e

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Curso muito bom que abre novos horizontes na área da comunicação.
    Muito bom, me trouxe algo importante para meu dia a dia. Abriu um leque de conceitos onde aprendi a lidar com as divergências na comunicação e poder analisar a verdade dos dois lados, ver a sociedade com outros olhos, e poder visualizar a política com olhos biônicos , ver o social de um forma mais ampla, e ver a realidade das informações.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Jair Justino Silva sobre Graduação em Jornalismo - Março 2012

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Graduação de Jornalismo: