Graduação em Medicina

Solicite informação sem compromisso EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Aimèe Santiago

Aimèe Santiago

Graduação em Medicina

  • Modalidade
    O curso tem sua realização de maneira Presencial.
  • Duração
    A duração da Graduação de Medicina é de 6 anos.
  • Certificado oficial
    Com a conclusão do curso o aluno receberá o Diploma de Médico.
  • Considerações
    A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública oferece aos seus alunos de Medicina Laboratórios equipados de Anatomia, Embriologia, Patologia, além de salas de Dissecação e Cubas e uma Rede de Bibliotecas com um acervo completo e com sistema de comunicação integrada que torna a consulta muito mais eficiente. O Instituto se compromete em preparar o profissional da medicina através de um programa inovador, progressivo que forma um médico crítico-reflexivo e com atuação eficaz. Durante todo o curso o aluno será acompanhado por um corpo docente competente que se encarregará de capacitá-lo teórica e praticamente.
  • Dirigido a
    O curso de Medicina tem como aluno perfil aquele que tem o nível médio completo, e que tenha interesse e o comprometimento de atuar relacionando-se diariamente com o tratamento e a manutenção da saúde de terceiros, sempre doando-se ao máximo.
  • Área de atuação
    O Brasil é um país com uma população superior a 180 milhões de habitantes e pesquisas indicam que há cerca de 1 médico para cada 1.000 habitantes, o que indica uma clara carência de profissionais capacitados na medicina para atuar no mercado. A área de atuação de um médico é muito ampla, porém suas atividades sempre estarão relacionadas com a avaliação, o tratamento e manutenção da saúde de seus pacientes, podendo este atuar dentro de Clínicas; Hospitais, de rede pública e privada, além de também poderem exercer a profissão como médicos do trabalho dentro de empresas, este último dependendo de uma especialização.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Medicina - Presencial - Salvador - Bahia

  • Conteúdo

    Objetivos:

    Norteado por princípios éticos, democráticos e humanísticos, o curso de Medicina tem como propósito a formação de um médico generalista, apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde e capacitado para o atendimento e cuidado integral ao paciente, família e comunidade.

    Perfil do profissional:

    Para tanto, desenvolve um perfil de profissional que deve apropriar-se de saberes científicos, técnicos e tecnológicos e incorporar atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer médico, desenvolvendo comportamentos orientados por valores éticos de uma medicina solidária e participativa, apoiada numa relação médico-paciente de boa qualidade, com senso de responsabilidade nas ações e decisões do cotidiano, respeito e compromisso consigo mesmo, com o paciente, com a vida e a cidadania, bem como ser capaz de atitude equânime nos atendimentos e procedimentos médicos aliada à aplicação crítica dos recursos cognitivos, técnicos e tecnológicos.

    Currículo do curso:

    A estrutura curricular do curso de Medicina é centrada no estudante, compreendido como o sujeito do processo histórico e intransferível de aprender. Baseia-se, também, na concepção crítico-reflexiva de educação e na busca da emancipação do ser que aprende e se educa. Para isso, apoia-se na problematização e na contextualização, em ações integradas interdisciplinarmente, e na conexão de conteúdos em feixes ou redes de conhecimentos, durante todo o percurso de formação do futuro profissional.

    A concepção pedagógica do curso considera o estudante como um sujeito ativo e participativo do seu processo de aprender, dispondo de seus conhecimentos prévios e das condições necessárias para aprender a aprender, na busca da articulação entre a teoria e a prática para que haja uma aprendizagem significativa.

    O estudante é estimulado à prática de atividades cooperativas, trabalhando em pequenos grupos, de forma ativa, responsável e colaborativa, sob a mediação de professores/tutores. O professor tem novo papel, atuando como mediador da relação entre o sujeito que aprende e o objeto de estudo a ser aprendido.

    A prática avaliativa considera a avaliação como parte integrante do processo de formação profissional do médico, representando, em cada momento de avaliação uma oportunidade a mais de aprender, tendo aluno e professor como parceiros e coresponsáveis pelo sucesso do desempenho do futuro profissional.

    O curso desenvolve-se em seis anos e, já no primeiro ano, o estudante inicia seu processo de aproximação e compromisso de atuação, crescentes em nível de envolvimento e complexidade, com pessoas e comunidades que atenderá como futuro médico. Começa, portanto, sua prática médica atuando na prevenção e promoção da saúde e, paulatinamente, passa a trabalhar, também, em unidades de saúde da família, em ambulatórios e hospitais, no diagnóstico e tratamento das doenças, tendo como referencial a interação entre as várias dimensões envolvidas no processo da saúde/doença - biológicas, psicológicas, sociais e ambientais - e a comunicação eficaz com o paciente, os colegas e a comunidade.

    O curso da Bahiana está afinado com as políticas públicas, emanadas do Ministério da Saúde e atreladas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação - CNE / MEC / INEP, tendo obtido, em 2005, o conceito máximo (CMB) nos quesitos Projeto Político-Pedagógico, corpo docente e condições institucionais.

    Mais de 60% dos professores são mestres e doutores, sendo a maioria do corpo docente constituída por profissionais atuantes nos vários segmentos da área de saúde, destacando-se, entre eles, pesquisadores com importantes publicações internacionais. Desde o início do curso, o estudante é estimulado a participar do Programa de Iniciação Científica, das inúmeras monitorias e projetos de pesquisa e extensão, com o objetivo de desenvolver uma postura de investigação científica permanente e de comprometimento cotidiano em bem servir à comunidade. Como cerca de 70% dos médicos registrados no CREMEB são oriundos da EBMSP, a melhoria permanente da qualidade do ensino é mais do que uma necessidade ou um desejo. É, acima de tudo, uma obrigação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para com a população.

Outro curso relacionado com medicina

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |