Home>Graduação>Medicina>Salvador>Graduação em Medicina - Salvador
 

Graduação em Medicina

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduação em Medicina - Salvador

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública:
EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Salvador Bahia Brasil
EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Salvador Bahia Brasil
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Salvador
Foto Centro EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Bahia
EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Salvador Bahia Brasil
Foto EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Salvador Bahia

Análise da Educaedu

Aimèe Santiago
Graduação em Medicina
  • Modalidade

    O curso tem sua realização de maneira Presencial.

  • Duração

    A duração da Graduação de Medicina é de 6 anos.

  • Certificado Oficial

    Com a conclusão do curso o aluno receberá o Diploma de Médico.

  • Considerações

    A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública oferece aos seus alunos de Medicina Laboratórios equipados de Anatomia, Embriologia, Patologia, além de salas de Dissecação e Cubas e uma Rede de Bibliotecas com um acervo completo e com sistema de comunicação integrada que torna a consulta muito mais eficiente.
    O Instituto se compromete em preparar o profissional da medicina através de um programa inovador, progressivo que forma um médico crítico-reflexivo e com atuação eficaz.
    Durante todo o curso o aluno será acompanhado por um corpo docente competente que se encarregará de capacitá-lo teórica e praticamente.

  • Dirigido a

    O curso de Medicina tem como aluno perfil aquele que tem o nível médio completo, e que tenha interesse e o comprometimento de atuar relacionando-se diariamente com o tratamento e a manutenção da saúde de terceiros, sempre doando-se ao máximo.

  • Área de atuação

    O Brasil é um país com uma população superior a 180 milhões de habitantes e pesquisas indicam que há cerca de 1 médico para cada 1.000 habitantes, o que indica uma clara carência de profissionais capacitados na medicina para atuar no mercado.
    A área de atuação de um médico é muito ampla, porém suas atividades sempre estarão relacionadas com a avaliação, o tratamento e manutenção da saúde de seus pacientes, podendo este atuar dentro de Clínicas; Hospitais, de rede pública e privada, além de também poderem exercer a profissão como médicos do trabalho dentro de empresas, este último dependendo de uma especialização.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Graduação em Medicina - Salvador Comentários sobre Graduação em Medicina - Salvador
Conteúdo:

Objetivos:

Norteado por princípios éticos, democráticos e humanísticos, o curso de Medicina tem como propósito a formação de um médico generalista, apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde e capacitado para o atendimento e cuidado integral ao paciente, família e comunidade.

Perfil do profissional:

Para tanto, desenvolve um perfil de profissional que deve apropriar-se de saberes científicos, técnicos e tecnológicos e incorporar atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer médico, desenvolvendo comportamentos orientados por valores éticos de uma medicina solidária e participativa, apoiada numa relação médico-paciente de boa qualidade, com senso de responsabilidade nas ações e decisões do cotidiano, respeito e compromisso consigo mesmo, com o paciente, com a vida e a cidadania, bem como ser capaz de atitude equânime nos atendimentos e procedimentos médicos aliada à aplicação crítica dos recursos cognitivos, técnicos e tecnológicos.

Currículo do curso:

A estrutura curricular do curso de Medicina é centrada no estudante, compreendido como o sujeito do processo histórico e intransferível de aprender. Baseia-se, também, na concepção crítico-reflexiva de educação e na busca da emancipação do ser que aprende e se educa. Para isso, apoia-se na problematização e na contextualização, em ações integradas interdisciplinarmente, e na conexão de conteúdos em feixes ou redes de conhecimentos, durante todo o percurso de formação do futuro profissional.

A concepção pedagógica do curso considera o estudante como um sujeito ativo e participativo do seu processo de aprender, dispondo de seus conhecimentos prévios e das condições necessárias para aprender a aprender, na busca da articulação entre a teoria e a prática para que haja uma aprendizagem significativa.

O estudante é estimulado à prática de atividades cooperativas, trabalhando em pequenos grupos, de forma ativa, responsável e colaborativa, sob a mediação de professores/tutores. O professor tem novo papel, atuando como mediador da relação entre o sujeito que aprende e o objeto de estudo a ser aprendido.

A prática avaliativa considera a avaliação como parte integrante do processo de formação profissional do médico, representando, em cada momento de avaliação uma oportunidade a mais de aprender, tendo aluno e professor como parceiros e coresponsáveis pelo sucesso do desempenho do futuro profissional.

O curso desenvolve-se em seis anos e, já no primeiro ano, o estudante inicia seu processo de aproximação e compromisso de atuação, crescentes em nível de envolvimento e complexidade, com pessoas e comunidades que atenderá como futuro médico. Começa, portanto, sua prática médica atuando na prevenção e promoção da saúde e, paulatinamente, passa a trabalhar, também, em unidades de saúde da família, em ambulatórios e hospitais, no diagnóstico e tratamento das doenças, tendo como referencial a interação entre as várias dimensões envolvidas no processo da saúde/doença - biológicas, psicológicas, sociais e ambientais - e a comunicação eficaz com o paciente, os colegas e a comunidade.

O curso da Bahiana está afinado com as políticas públicas, emanadas do Ministério da Saúde e atreladas às Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação - CNE / MEC / INEP, tendo obtido, em 2005, o conceito máximo (CMB) nos quesitos Projeto Político-Pedagógico, corpo docente e condições institucionais.

Mais de 60% dos professores são mestres e doutores, sendo a maioria do corpo docente constituída por profissionais atuantes nos vários segmentos da área de saúde, destacando-se, entre eles, pesquisadores com importantes publicações internacionais. Desde o início do curso, o estudante é estimulado a participar do Programa de Iniciação Científica, das inúmeras monitorias e projetos de pesquisa e extensão, com o objetivo de desenvolver uma postura de investigação científica permanente e de comprometimento cotidiano em bem servir à comunidade. Como cerca de 70% dos médicos registrados no CREMEB são oriundos da EBMSP, a melhoria permanente da qualidade do ensino é mais do que uma necessidade ou um desejo. É, acima de tudo, uma obrigação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para com a população.
Outro curso relacionado com Graduação de Medicina: