Home>Graduação>História>Salvador>Bacharelado em História - Salvador
 

Bacharelado em História

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (10)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UCSAL - Universidade Católica do Salvador

Bacharelado em História - Salvador

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UCSAL - Universidade Católica do Salvador, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - UCSAL - Universidade Católica do Salvador:
UCSAL - Universidade Católica do Salvador Salvador Bahia
UCSAL - Universidade Católica do Salvador Salvador Bahia
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
UCSAL - Universidade Católica do Salvador Salvador Bahia
Foto UCSAL - Universidade Católica do Salvador Salvador Bahia
Centro UCSAL - Universidade Católica do Salvador Salvador Bahia

Análise da Educaedu

Mônica Almeida
Bacharelado em História
  • Modalidade

    A graduação em História é presencial.

  • Duração

    O curso tem 7 semestres de duração.

  • Certificado Oficial

    O aluno receberá um diploma no final do curso.

  • Considerações

    O objetivo da UCSAL é formar um profissional com habilidade para atuar como docente e pesquisador. Essa faculdade possui mais de 50 anos de história e oferece como diferencial ao aluno a possibilidade de realizar estágios supervisionados e trabalhar no laboratórios de restauração da instituição.

  • Preço do Curso

    Consultar informação.

  • Dirigido a

    O curso está direcionado a interessados na área.

  • Área de atuação

    Após a formação, o profissional exercerá atividades de professor de história e trabalhará com pesquisa, através de acervos históricos.

  • Salário estimado

    Esse profissional pode esperar o salário na faixa de R$ 2.000.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Bacharelado em História - Salvador Comentários sobre Bacharelado em História - Salvador
Objetivos:
No momento de construir esta reforma curricular, fez-se importante pensar um currículo que rompa com a tendência que separa a história, de maneira estanque, em passado e presente, negando o presente enquanto construção, que se liberte das tradições que definem o estudo do “passado morto, separado do presente, de forma que a história de um período ou acontecimento, torne-se inteligível para a sociedade, quando já é definitivamente passado”1. Propõe-se, assim, um curso que evite a dicotomia entre licenciatura e bacharelado, na perspectiva de contemplar conteúdos históricos/historiográficos, metodológicos, pedagógicos e de formação geral; teoria e prática integradas através de estágios realizados ao longo dos estudos, voltados para o desenvolvimento das habilidades cognitivas do graduando. • Desta forma, o presente projeto curricular tem como objetivos: • buscar o estímulo ao desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo; • dar ênfase na formação geral, interdisciplinar e ética; • promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; • contribuir para a formação do profissional e do cidadão, buscando o equilíbrio entre preparo científico, técnico e humanístico; • garantir o planejamento de espaços para a socialização de experiências pedagógicas, recorrendo inclusive às novas tecnologias da informação e comunicação e procedimentos de ensino à distância; • articular a graduação com a pós-graduação; • dar ênfase ao permanente processo de educação para a formação profissional; • capacitar profissionalmente os alunos para o exercício do magistério em História nos níveis fundamental e médio; • articular ensino, pesquisa e extensão através de manuseio do acervo documental, incentivando a elaboração de trabalhos de conclusão de curso; • contribuir para a formação dos profissionais de história no trabalho de conscientização sobre a importância da preservação e revitalização do patrimônio histórico e cultural.
Diploma:
História - Bacharelado e Licenciatura
Conteúdo:

Perfil do Profissional

O curso de História da Universidade Católica do Salvador tem como objetivo formar profissionais capazes de refletir teoricamente, realizar pesquisa e docência. Esses objetivos são vistos como inseparáveis e abordados a partir de uma perspectiva crítica, baseada no reconhecimento das estruturas e das diversidades sócioculturais, das pluralidades de interpretações e das representações sociais.

O profissional habilitado em História pela UCSal será aquele que, simultaneamente, como pesquisador e docente, desenvolverá atividades relacionadas à produção do conhecimento histórico historiográfico, planejando e executando todas as tarefas da pesquisa; lecionando conhecimentos históricos no ensino dos diversos níveis, organizando atividades de assessoria, consultoria, coordenação e intervenção.

O curso pretende preparar o profissional de história para que ele possua, no conjunto de sua formação, competência e habilidade para atuar como docente e pesquisador do patrimônio, da memória e dos acervos das instituições.

                                              
[1] SELVA, Guimarães Fonseca. Caminhos da história Ensinada, Campinas: Papirus, 1993.

Sabe-se que o profissional, em qualquer área, existe pela forma como produz e não necessariamente pelo resultado da sua produção. O historiador tem, no fazer cotidiano, variadas possibilidades, mas isso não o fará mais ou menos historiador, e sim um profissional que tenha habilidades e competências variadas, sejam elas de pesquisa ou extensão. Dentre estas, lida com o saber acadêmico e com o meio profissional em pesquisa individualizada na Universidade ou nas instituições públicas e privadas (pesquisa, memória, patrimônio, meio ambiente, acervos, etc), nas escolas de ensinos médio e fundamental.

Um profissional de História capaz de interagir com várias áreas do conhecimento, através de uma sólida formação interdisciplinar, procurando alargar as dimensões de trabalho do historiador em diferentes demandas da sociedade: investigação histórica, ensino, preservação do patrimônio cultural; assessoria a produções econômicas, políticas, turísticas e culturais; assessoria a movimentos políticos e sociais.

Deve, ainda, ser um profissional dotado de espírito crítico, capaz de realizar tarefas concernentes à especificidade da História: a necessidade de trabalhar associando teoria, método e manejo de dados empíricos; de captação do tempo social, do espaço social e dos agentes sociais no tocante aos diferentes períodos e sociedades; de construção da memória; das relações entre as sociedades e os tempos históricos; da multiplicidade, diversidade, sociabilidade e temporalidade.

Um profissional com formação específica, comprometido com ampla ação social, que possa contribuir e interagir com outras áreas afins e com diferentes demandas sociais. Este profissional deverá estar apto para:

• relacionar-se criticamente com a construção do conhecimento em história;

• investigar o objeto de estudo com espírito criativo e conduta sistemática, construindo instrumentos pertinentes, organizando as informações e fazendo a síntese das conclusões;

• analisar, criticamente, os processos de transformação da sociedade e propor  soluções alternativas, com ética, responsabilidade e compromisso social;

• aplicar os conhecimentos acadêmicos à prática profissional, desenvolvendo novas competências e ampliando as habilidades;

• entender as diferentes concepções metodológicas que servem de base para a construção de paradigmas de reflexão, investigação e análise das relações  sócio-históricas;

• exercitar o magistério na área de História, nos diversos níveis, agindo, ensinando e transformando o conjunto de saberes históricos;

• promover e avaliar políticas sociais, econômicas e culturais em projetos diversos;

• organizar, assessorar, realizar consultoria, pesquisar e lecionar em atividades que envolvam história, memória e cidadania.

Local de funcionamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Campus da Federação.

Opiniões (10)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • O curos de História da UCSAL é muito bom. Conclui o primeiro semestre e apesar de difícil absorvi muito conhecimento.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Os professores da UCSAL são ótimos muito competentes.

    Atendimento ao aluno

    Sobre o atendimento, pode-se melhorar.

    Programa de Ensino

    Muito bom e bem programado.

    Material

    Muitas apostilas por isso o custo é bastante regular.

    Instalações

    A infraestrutura da UCSAL - Universidade Católica de Salvador é muito boa.

    Por Ivaldo Silva Simões sobre Bacharelado em História - Junho 2011
  • Os cursos de História da Universidade Católica do Salvador geralmente são muito bons. Deixam o aluno preparado para fazer uma grande revolução.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Às vezes o atendimento se tornava difícil.

    Programa de Ensino

    O cronograma do curso é muito bom.

    Material

    O material entregue é em Xerox.

    Instalações

    As instalações são boas.

    Por Jackson Cruz sobre Bacharelado em História - Junho 2011
  • Experiência.

    A minha experiência na universidade foi muito rica. Logo no segundo semestre tive a oportunidade de participar do Centro Acadêmico e ingressei num grupo de pesquisa do professor Afonso Florence. Na universidade eu conheci museus, centros históricos, sítios históricos, conheci novas palavras e me tornei mais acadêmica. Através das vivências em conferências, simpósios e seminários pude unir o conhecimento teórico ao debate prático, e, tudo isso, somado a encontros com grandes personalidades como Bon Mehi, Cid Teixeira, Marco Silva me fez crescer, eu saía dos muros da universidade e fui vivenciar a terra do sertão de Canudos (100 anos), saí dos muros da universidade e fui fazer a trilha do MST. Tantas experiências e vivências me fez uma educadora-historiadora, com história pra contar. Vinda do Recôncavo, nascida na beira do mar, das Salinas, eu, aprendi a ensinar! A universidade foi importantíssima para minha formação.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Grandes mestres, foram excelentes comigo.

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    O conteúdo era muito inteligente.

    Material

    Instalações

    Ambientes históricos como o prédio da católica me levam ao passado e eu valorizava esse misto de passado e presente.

    Por Eremita Tania Silva Da Paixão sobre Bacharelado em História - Junho 2011
  • Eu gostei muito de ter estudado na UCSAL - Universidade Católica do Salvador. Eu realmente me envolvi na época em muitas atividades internas e externas da Universidade. Eu só estudava e tinha meu tempo inteiramente voltado para os estudos.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Cinara Lima sobre Bacharelado em História - Junho 2011
  • O curso de História da Universidade Católica de Salvador não atendeu minhas expectativas; não trabalho na área.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    O atendimento ao aluno deixou muito a desejar.

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Rosineide Salomão sobre Bacharelado em História - Junho 2011
  • Dentro da proposta de um curso de Licenciatura e Bacharelado foi muito bom.Professores empenhados, vários simpósios, material de consulta disponível, cursos extras, aulas práticas e etc.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Somente uma menoria não tinha aprovação geral. Grande parte dos professores era bem aceita.

    Atendimento ao aluno

    Sempre que precisei da secretaria ou de outro órgão da instituição fui bem atendido.

    Programa de Ensino

    O programa curricular atendeu as exigência do Curso e da proposta acadêmica.

    Material

    Para pesquisas em História a instituição possuia um acervo regular.

    Instalações

    As condições dos prédios e instalações das salas passavam por uma boa manutenção. Mas com certeza podem ser melhoradas.

    Por João Vicente Silva Dos Santos sobre Bacharelado em História - Junho 2011
  • O curso de História oferecido pela UCSAL foi de grande relevância para o meu crescimento, conhecimento profissional e especialmente pessoal.
    Foi a partir do estudo da História que amadureci como ser humano, haja visto que só a História (pela qual sou fascinada) pode proporcionar a explicação dos fatos dos dias atuais, seja do ponto de vista econômico, político, social e cultural. Aprendi o respeito, a tolerância ao outro e as diversidades, assim como a reflexão. Sendo assim, 10 para a UCSAL, para os professores e para a História.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Os professores são excelentes.

    Atendimento ao aluno

    O atendimento é razoável

    Programa de Ensino

    O programa do curso é ótimo

    Material

    Instalações

    A infraestrutura é boa.

    Por Araci Fernandes De Oliveira sobre Bacharelado em História - Junho 2011
  • Cursei durante quatro anos e não tive nenhuma dificuldade em enfrentar o mercado de trabalho porque obtive na Ucsal um excelente curso.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Maria Augusta Carvalho Paim sobre Bacharelado em História - Agosto 2011
  • Tinha tudo pra ser bom

    O curso em sim é excelente, porém a soma deste com a qualidade de alguns professores, deixa a desejar.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Carlos A Oliveira sobre Bacharelado em História - Outubro 2011
  • Recomendo

    Uma das melhores universidades da cidade.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Funcionários de forma geral excelente.

    Programa de Ensino

    Muito bom, até melhor do que imaginava. Discute sobre as questões atuais, muito importante para minha formação acadêmica!

    Material

    Sofre com a defasagem de alguns títulos importantes e com a quantidade menor do que a procura, podia haver uma quantidade maior de livros que são importantes para a formação de cada profissional.

    Instalações

    Melhorou muito ao longo dos anos.

    Por Edilincon Ribeiro De Cristo sobre Bacharelado em História - Novembro 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Graduação de História: