Graduação em Fonoaudiologia

Solicite informação sem compromisso ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Fonoaudiologia

  • Modalidade
    O curso é presencial.
  • Duração
    O curso é composto por uma carga horária total de 3.750 horas.
  • Certificado oficial
    Ao final será outorgado o diploma de Bacharel em Fonoaudiologia.
  • Considerações
    Este curso da ULBRA visa a formação de Fonoaudiólogos competentes e habilitados a trabalhar nos diferentes ramos do mercado de trabalho para este profissional. A matriz curricular deste curso possibilita aos participantes vivenciar e conjugar a teoria e a prática da fonoaudiologia nos vários espaços sociais. Isso promove uma grande inter-relação com outros campos de conhecimento, objetivando a compreensão dos processos biopsicossociais como um todo. O curso oferece programa de estágios nas várias áreas de atuação da Fonoaudiologia.
  • Dirigido a
    Poderá realizar o curso alunos que concluíram o 2º grau que desejem atuar nesta área.
  • Área de atuação
    A área de atuação é bastante vasta, podendo atuar nas áreas de prevenção, avaliação e tratamentos fonoaudiólogos, assim como na pesquisa científica.

Comentários sobre Graduação em Fonoaudiologia - Presencial - Canoas - Rio Grande do Sul

  • Conteúdo
    Fonoaudiologia

    O Curso
    No Brasil sabe-se, desde 1900, sobre a utilização de técnicas e métodos fonoaudiológicos, mas somente em 9 de dezembro de 1981, através da Lei Nº 6965/81, a profissão de fonoaudiólogo foi regulamentada.

    Na Universidade, o curso iniciou suas atividades em março de 1993.

    A Clínica de Fonoaudiologia, localizada no 2º andar do prédio 22, no campus Canoas, iniciou o atendimento de pacientes em 1996, quando iniciaram os estágios (1ª turma de formandos).

    Em 1997, o curso foi reconhecido pelo MEC e ocorre a formatura da 1ª turma;  em 1999 é lançado o primeiro curso de pós-graduação em Fonoaudiologia da Universidade, com ênfase em Audiologia.

    O curso  foi reavaliado pelo MEC em maio de 2004, e recebeu conceito máximo em todas as dimensões.
    Projeto Pedagógico
    Competências e Habilidades Gerais
    De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Fonoaudiologia, o projeto pedagógico pressupõe que o futuro fonoaudiólogo seja capaz de adquirir conhecimentos e experiências para exercer habilidades e competências, tais como:

    Atenção à saúde

    A partir de ações de promoção da saúde e reabilitação, em nível individual ou coletivo, o futuro profissional está preparado para assegurar sua prática de forma contínua e integrada com outras instâncias do sistema de saúde de sua comunidade, além de pensar criticamente e analisar problemas da sociedade.

    O futuro profissional recebe subsídios com base em princípios éticos e bioéticos para construir a sua responsabilidade.

    Tomada de decisões

    Esta capacidade fundamenta-se em situações teórico-praticas, oportunizadas pelo currículo, para que o egresso do curso possa ter condições de avaliar, sistematizar e decidir condutas e procedimentos, com base em evidências científicas e atendimento humanista.

    Comunicação

    A capacidade de interagir com outros profissionais de saúde, de educação e o público em geral, está presente na formação do egresso do curso. Esta interação envolve a manutenção e sigilo de informações, a habilidade de comunicação verbal e não verbal, assim como na escrita e leitura. Para a complementação da sua formação, o futuro fonoaudiólogo é orientado para a procura de uma língua estrangeira, além de conhecimentos de informática.

    Liderança

    O trabalho em equipe é valorizado e incentivado nas atividades teórico-práticas das próprias disciplinas, assim como entre disciplinas e entre cursos, para que o egresso seja capaz de desenvolver atitudes competentes de compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva.

    Educação permanente

    O futuro profissional  é preparado para conscientizar-se da necessidade de continuidade de sua formação, tanto teórica quanto prática, como também buscar a supervisão fonoaudiológica.
    Habilidades Específicas
    Para o exercício do futuro fonoaudiólogo, o egresso tem competência e habilidade para:
    • Compreender e analisar criticamente as teorias e conceitos fonoaudiológicos; 
    • Ter uma visão holística do ser humano, tanto em relações socioafetivas como na linguagem e na aprendizagem;
    • Ter consciência das dimensões e da complexidade dos processos fonoaudiológicos;
    • Avaliar, prevenir, diagnosticar e tratar os distúrbios fonoaudiológicos;
    • Intervir nas diferentes situações de demanda social, aplicando criticamente seu conhecimento técnico científico fonoaudiológico, com base em princípios éticos, políticos e culturais;
    • Reconhecer o sistema de saúde brasileiro, seus programas e ações para atuar, de forma eficiente e articulada, no contexto social, garantindo a integralidade da assistência, contribuindo com o seu conhecimento e aplicando o seu trabalho na sociedade;
    • Construir, desenvolver e participar de projetos que visem a atuação profissional em atividades disciplinares, multidisciplinares e interdisciplinares;
    • Avaliar suas próprias condutas profissionais a partir de seus conhecimentos científicos, práticos e éticos;
    • Construir a autonomia pessoal e intelectual para buscar inovações do campo da fonoaudiologia, integrada com as demais áreas da Ciência;
    • Instrumentalizar-se com métodos e técnicas de investigação adequados para elaborar trabalhos acadêmicos e científicos.

Outro curso relacionado com fonoaudiologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |