Home>Graduação>Física>Canoas>Licenciatura em Física - Canoas - Rio Grande do Sul
 

Licenciatura em Física

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (2)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
ULBRA - Universidade Luterana do Brasil

Licenciatura em Física - Canoas - Rio Grande do Sul

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Licenciatura em Física
  • Modalidade

    A modalidade desta graduação é presencial.

  • Duração

    O curso tem duração de 4 anos.

  • Certificado Oficial

    Ao finalizar o curso o aluno será Físico.

  • Considerações

    O curso de Graduação em Física da ULBRA objetiva formar o físico docente com um perfil de pesquisador em aprendizagem e ensino de ciências. O licenciado investiga teorias empregando metodologias que são próprias das ciências físicas.

    Serão vistos também, ao longo do curso, teorias e técnicas de ensino-aprendizagem usando novos métodos de pesquisa em educação, formas inovadoras de educação científica, levando a física às realidades de vida social e comunitária, ajudando a criar possibilidades de extenso entendimento e vivências dos diferentes fenômenos físicos.

  • Preço do Curso

    Consultar.

  • Dirigido a

    O curso está dirigido a alunos que concluíram o 2º grau.

  • Área de atuação

    O profissional pode dedicar-se à docência ou à pesquisa em instituições de ensino, pode também atuar em espaços educativos tais como sites de internet educacionais ou escola ou apoio didático.

  • Salário estimado

    Um professor de Física do ensino médio tem seu salário em torno de R$2200,00.

Licenciatura em Física - Canoas - Rio Grande do Sul Comentários sobre Licenciatura em Física - Canoas - Rio Grande do Sul
Conteúdo:
Física

O Curso


A formação do licenciado em Física deve levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas. Dessa forma, o desafio é propor uma formação, ao mesmo tempo ampla e flexível, que permita desenvolver habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais e, capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura.

O curso de Licenciatura em Física da ULBRA tem como objetivo formar o físico-educador docente com um perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências.

À semelhança do físico-pesquisador, ele investiga teorias utilizando metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando novos métodos de pesquisa em educação, novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social e comunitária, bem como as escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.


Dados

O curso de Licenciatura em Física começou suas atividades no segundo semestre de 2002 e em 08/12/2006 foi publicado no Diário Oficial da União o seu reconhecimento.
Duração do Curso

O curso tem duração mínima de sete semestres, totalizando 2.852 horas.

Perfil do Egresso

Profissional com uma sólida formação em Física, que domine tanto os aspectos conceituais, históricos e epistemológicos, quanto em educação, de forma a dispor de elementos que lhe garantam o exercício competente e criativo da docência nos diferentes níveis do ensino  formal e espaços não-formais.

O egresso poderá ainda atuar na disseminação dos conhecimentos desenvolvidos pela Física enquanto instrumento de leitura da realidade e construção da cidadania, como também na produção de novos conhecimentos relacionados ao seu ensino e divulgação.

O curso também visa preparar os licenciados para a pesquisa em áreas pertinentes, como ensino de Física, buscando com isso o encaminhamento básico para estudos de Pós-Graduação e Pesquisa avançada.

Objetivo

Formar o físico-educador docente com um perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências. Assim, à semelhança do físico-pesquisador, investiga teorias através de metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando a pesquisa em educação; e novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social, comunitária e escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.
Competências
  • Formar profissionais que possuam conhecimento sólido de física que saibam se expressar em linguagem verbal e matemática, utilizando sistemas simbólicos próprios da física.
  • Profissionais capazes de utilizar, de maneira eficiente, tanto o laboratório experimental como o virtual para o ensino de física, sendo capaz de criar e interpretar experimentos, sejam eles históricos ou novos.
  • Formar profissionais que reconheçam a importância da dimensão filosófica, epistemológica e histórica para o ensino de física, bem como e, principalmente, para sua própria prática pedagógica e de pesquisa em ensino.
  • Formar profissionais cuja formação pedagógica esteja fundamentalmente ancorada no estudo de diferentes teorias de ensino e aprendizagem, incluindo teorias do desenvolvimento cognitivo, psicológicas e teorias de mediação, que focalizam aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos.
  • Fornecer subsídios para avaliação da sua prática pedagógica com métodos próprios da pesquisa, do ensino e da aprendizagem em educação, sejam eles de acordo com paradigmas qualitativo ou quantitativo.
  • Oportunizar ao aluno a troca de experiências entre a comunidade e a academia através de programas de extensão.
  • Possibilitar ao aluno experiências extracurriculares através da valorização de atividades complementares e/ou de formação continuada de seus estudos, em cursos de pós-graduação lato e/ou strictu sensu.
  • Proporcionar, ao aluno, experiências interdisciplinares, viabilizando o trânsito entre a Física e outras áreas do conhecimento humano, principalmente entre as licenciaturas, parceiras de exercício profissional de formação básica.
  • Formar pensadores autônomos, capazes de fazer juízo do conhecimento científico gerado pela humanidade, e também de questionar criticamente o resultado deste conhecimento científico gerado. Ser capaz de levar este conhecimento para sua sala de aula, atuando de forma socialmente responsável para com a sociedade e o meio ambiente. 
Mercado de Trabalho

Os egressos da Licenciatura Plena em Física encontram mercado de trabalho nas escolas públicas e privadas. O número de escolas no município de Canoas e seu entorno é suficientemente grande para absorver os profissionais do curso de Licenciatura. Tem-se presente, também, a escassez de profissionais habilitados nesta área.

Opiniões (2)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • A graduação em educação física me abriu os horizontes do conhecimento que até então os tinha prático. A conduta e o atendimento dos profissionais me foram de grande valia.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Lilianne Salles sobre Licenciatura em Física - Outubro 2011
  • Física

    Curso muito bom, com excelente infraestrutura. Recomendo!

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Janaina Brito De Lima sobre Licenciatura em Física - Novembro 2011
Outro curso relacionado com Graduação de Física: