MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário

Solicite informação sem compromisso UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário - Presencial - Goiânia - Goiás Estado

  • Conteúdo
    MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário.


    DURAÇÃO APROXIMADA: 12 meses
    LOCAL: ONLINE AO VIVO e PRESENCIAL (Unidade Perimetral)
    PERIODICIDADE: Sextas (19h às 22h) e Sábados (08h às 18h) - Quinzenais


    APRESENTAÇÃO DO CURSO.
    O curso de pós-graduação MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário da UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria pretende preparar o profissional sobre a importância da auditoria e os meios de uma gestão tributária em processos empresariais cuidadosamente definidos, destacando o papel do planejador tributário.

    O curso também alia as mais modernas práticas de mercado em gestão tributária relacionados aos aspectos da tributação em níveis federal, estadual e municipal. Assim, o curso proporcionará ao participante pleitear posições de destaque em cargos de gestão de pequenas, médias e grandes empresas na área tributária.

    OBJETIVOS.
    O curso MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário tem por objetivo capacitar profissionais das diversas áreas do conhecimento para atuação e resolução de problemas práticos que envolvam a falta de governança tributária empresarial, por meio da análise e resolução de cases reais e fictícios.
     
    Para que o profissional possa introduzir boas práticas de governança tributária na organização em que atua, o curso objetivará capacitar o profissional dentro das áreas de:
     
    Direito (com foco em Direito Tributário);
    Ciências contábeis (com foco na parte fiscal);
    Administração (com foco em negócios e gestão de processos);
    Tecnologia da Informação (com foco no desenvolvimento e manuseio de programas voltados às áreas de gestão fiscal, contábil, empresarial e tributária).

    PÚBLICO ALVO.
    O curso MBA em Auditoria Fiscal e Planejamento Tributário é ofertado de forma multidisciplinar e com destaques para profissionais que atuam ou querem ingressar na área tributária (qualquer que seja sua formação), como: contadores, advogados, administradores, economistas, profissionais de TI e funcionários públicos.

    DIFERENCIAIS.
    Formação sólida e específica em Contabilidade e Direito Tributário;
    Equipe de Professores de Mercado com atuação em cargos de gestão tributária de grandes empresas;
    Visão estruturada dos processos que geram reflexos tributários e contábeis, de maneira prática, objetivando a segurança nas informações gerenciais com metodologia de ensino focada em estudos de caso no formato "sala invertida", onde o aluno participa do processo de tomada de decisão dos cases como gestor em simulações de casos reais vivenciados pelo professor.


    A Contabilidade como Centro de Informações.
     
    Conceitos Fundamentais de Contabilidade. As características qualitativas da informação contábil-?nanceira útil.  Os elementos das demonstrações contábeis.  Os critérios de reconhecimento e as bases de mensuração dos elementos das demonstrações contábeis. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas (CPC 47) e Despesas. Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis. Receitas e Despesas Financeiras. Depreciação. O objetivo da Estrutura Conceitual para a elaboração e divulgação de relatório contábil-?nanceiro (CPC 00).

     
    Diagnóstico e Consultoria Empresarial.
    A importância da consultoria empresarial para as organizações na visão sistêmica da empresa e nos ramos de atividades específicas da consultoria. O contexto da consultoria e o perfil do profissional como consultor nas fases do projeto de consultoria e as ferramentas básicas do consultor, construindo a imagem do consultor no mercado e a sua relação com o código de ética. Planejamento do processo de consultoria empresarial, características do diagnóstico organizacional e as abordagens do diagnóstico organizacional, entendendo as etapas do diagnóstico organizacional.
     

    Governança Corporativa e Gestão Sucessória.
    Conceitos e práticas de governança corporativa. Evolução das práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo. Os mecanismos internos e externos de governança corporativa e o papel do Conselho de Administração, sobre os códigos de governança corporativa e os impactos da adoção de práticas de governança corporativa. A empresa familiar a partir de diferentes pontos de vista na percepção da família, família e propriedade. Os processos de profissionalização e do planejamento sucessório nas empresas familiares e a Governança Corporativas nas Empresas Familiares.

    Auditoria baseada em Riscos e Compliance Fiscal.
    Visão geral da gestão de riscos, Metodologia de análise de riscos e melhores práticas, Controle interno, Procedimentos de controle, Processo de avaliação e elementos componentes. A contabilidade como prova contra a acusação de crime de sonegação, O contador e a responsabilidade civil e tributária. Importância da Auditoria Contábil e Tributária para a melhoria da Governança das Empresas. Discussão das boas práticas de Governança Corporativa e os riscos associados aos aspectos tributários. Prevenção contra fraudes e sonegação fiscal. Apresentação das melhores práticas e das técnicas de auditoria.
     
     
    Instrumentos e Técnicas de Defesa no processo Administrativo.
    Conceitos, figuras, instrumentos e procedimentos atinentes à estrutura e dinâmica do processo administrativo tributário. Analisará e discutirá questões concretas na funcionalidade do processo administrativo tributário. 

    Tributos Trabalhistas e Previdenciários.
    Legislação trabalhista e previdenciária; Impacto dos Regimes tributários na folha de pagamento; Fundo de garantia do tempo de serviço ? FGTS; Reforma trabalhista e seus impactos; Contribuição sindical ? assistencial e confederativa; Previdência social e complementar; Desoneração da Folha de Pagamento; Fator  ?R?  e  o  Simples  Nacional;  Juros  sobre  Capital  Próprio  x  Pró-Labore  x  Distribuição  de  Lucros  e Dividendos; Direito Trabalhista e Previdenciário (eSocial).
     
    SPED Trabalhista e Retenções - E-Social e Reinf.
    Informações  gerais  do  E-Social;  Informações  Técnicas  do  E-Social:  modelo  operacional;  webservice  e recepção de arquivo xml; Orientações específicas do E-Social: eventos iniciais, de tabela, periódicos e não periódicos; Informações gerais do Reinf: conceito, obrigatoriedade, prazo e cronograma.
     
    Gestão dos Regimes de Tributação Simplificada.
    Introdução ao Simples nacional ? Aspectos gerais. Opção pelo simples nacional. Agendamento da opção ao simples nacional. Vedação a opção ao simples nacional. Sublimites dentro do simples nacional. Receita Bruta. Exclusão do Simples Nacional. Obrigações acessórias. Cálculo do Simples Nacional (Anexo I, II, III, IV e V). Compensação/restituição.
     
    Tributos Diretos - IRPJ e CSSL.
    Conceituação de IRPJ e CSLL, disposições gerais, Regulamento do Imposto de Renda - RIR, prazos, regimes de tributação: Lucro Presumido, Lucro Real, Lucro Arbitrado, SIMPLES, Despesas tributáveis e não tributáveis, Ajustes ao Lucro Real (Adições e Exclusões), Compensação do Prejuizo fiscal e Base Negativa, Pagamento Mensal por Estimativa e Incentivos fiscais, Exemplos práticos em empresas, Planejamento Tributário (IRPJ / CSLL, Lucro Real X Presumido).
     
    SPED Tributos Diretos - ECD e ECF.
    IPremissas de Escrituração Contábil Digital; - Documento eletrônico (Utilização do Certificado Digital); - Substituição dos arquivos fiscais pela ECD e ECF; - Obrigatoriedade da ECD e ECF; - Meio de entrega ? Utilização do  PVA;  -  Prazo  de  envio/transmissão  da  ECD  e  ECF;  -  Tipos  de  compartilhamento  de informações;  -  Penalidade  pela  não  apresentação  da  ECD  e  ECF;  -  Pré-requisitos  para  geração  dos arquivos; - Retificação e Substituição por Exigência. 
     
    Tributos Indiretos ISSQN.
    A tributação dos serviços e a previsão constitucional do Imposto Sobre Serviços. A hipótese de incidência do ISS. A irrelevância da denominação dada ao serviço. Análise do aspecto espacial do ISS. O local de incidência do ISS e o art. 3º da LC 116/2003. O domicilio do contribuinte. O local da prestação de serviço. A base de cálculo do ISS. As alíquotas do ISS. A tributação fixa do ISS. Análise da Sujeição Passiva do ISS. O contribuinte do ISS. Os possíveis responsáveis tributários.
     
    Tributos Indiretos - ICMS e IPI.  
    Contextualização histórica e aplicação do Sistema Tributário Brasileiro no âmbito do ICMS. EC 87/2015 e Lei  Kandir. Hipóteses  de Incidência  e Não  Incidência.  Benefícios  fiscais  e  aplicação destes  para Zona Franca  de  Manaus,  Área  de  Livre  Comércio  e  Amazônia  Ocidental.  ICMS  no  Simples  Nacional. Importação   e   Exportação.   Substituição   Tributária   e   Situações    Especiais   na   prática.   Produto industrializado,  conceito,  classificação  e  objetivo.  Estabelecimento  Industrial,  conceito  e  Imunidade. Estabelecimentos  equiparados  a  Industrial.  Contribuintes,  Fato  Gerador,  período  de  apuração,  prazo, procedimentos e aplicabilidades. Cálculo do IPI na Importação. TIPI ? Tabela do IPI ? Dicas importantes sobre a classificação fiscal dos produtos. Estudo de casos simulados. Situações especiais e Benefícios conforme -TIPI.
     
    SPED Tributos Indiretos - EFD ICMS/IPI.
    Legislação Decreto nº 6.022 Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Conceitos gerais do Sped fiscal.  Obrigatoriedade  do  Sped.  Objetivo  do  Sped.  Benefícios  do  Sped.  Contribuintes  obrigado  a transmitir  o  Sped.  Contribuintes  dispensados  de transmitir  o SPed.  Aspectos  técnicos  da escrituração: arquivo, assinatura digital e recepção. Prazo para transmissão. Retificações. Penalidades. Lançamentos de documentos fiscais (NF-e, NFC-e, CT-e). Modelos  e padrões utilizados pelo governo na troca de dados: SPED, NF-e, NFC-e, etc.; BigData e a governança tributária;  Inteligência  artificial  na  busca  por  padrões;  Técnicas  para  extração  de  relatórios  sobre informações tributárias.
     
    Planejamento Estratégico Tributário.
    O Sistema tributário Nacional e interpretação de suas determinações legais.  Conceito de Tributos; Espécies Tributárias; Princípios Constitucionais; Obrigação Tributária; Crédito e Lançamento Tributário; Vigência, Aplicação e Interpretação das Normas Tributárias; Sujeição Ativa, Passiva e Responsabilidade Tributária; Formas de Extinção, Suspensão e Exclusão do Crédito Tributário; Infrações e Sanções Tributárias. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade. Isenção. Alíquota Zero. Elisão e Evasão Fiscal. Planejamento Tributário. Análise crítica dos casos polêmicos na atualidade, A importância do planejamento tributário para a estratégia das organizações, A busca de vantagem competitiva com ênfase na legislação tributária nacional e internacional.
     
    Tributos Indiretos ? Contribuições sobre receita (PIS/COFINS/Outras).
    Conhecimentos teóricos e práticos acerca do PIS e da COFINS e demais contribuições sociais previstas na Constituição Federal. Princípios aplicáveis, procedimentos operacionais relevantes e questionamentos atuais nas esferas administrativa e judicial. Nesta disciplina serão trabalhados: - contribuintes; - regimes de  tributação:  cumulativa,  não-cumulativa;  -  conceitos  de  substituição  tributária;  -  conceitos  do  regime monofásico; - bases de cálculo; - aproveitamento de créditos na não-cumulatvidade; - principais temas, questionamentos e discussões da atualidade
     
    SPED Tributos Indiretos - EFD Contribuições.
    Informações  gerais  sobre  a  EFD  Contribuições  tais  como  periodicidade,  forma  e  prazo  de  entrega  da Escrituração;  assinatura  digital,  cópia  de  segurança  e  retificação.  Geração dos  arquivos  da  EFD, envolvendo duas seções: (1) Organização do arquivo digital em blocos e registros e (2) Dados técnicos de  geração  do  arquivo  envolvendo  regras  de  preenchimento  de  registros  e  campos.  No regime cumulativo serão  trabalhados  três  arquivos  práticos:  escrituração competência  detalhada, competência consolidada, caixa consolidado e, por fim, no regime não-cumulativo a escrituração completa e detalhada.

    Gestão dos Tributos sobre o Comércio Exterior.
    Comércio exterior brasileiro e o mercado externo: As barreiras ao comércio  e seus benefícios; Legislação Aduaneira Brasileira; Sistema de controle no comércio exterior; Habilitação de empresas para o comércio exterior (HABILITAÇÃO NO RADAR); Principais Conceitos Aduaneiros; Tributos sobre a exportação; Formação de preço de exportação; Impostos e previsão de custos na importação; Despacho Aduaneiro de Importação e Exportação; Regime Aduaneiro Especial, suspensão e isenção de impostos: Drawback, exportação temporária, admissão temporária e entreposto aduaneiro; Os benefícios do Ex tarifário; Aplicação de direito antidumping.

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |