Home>Pós-graduação>MBA - Master of Business Administration>São Paulo Capital>MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras - São Paulo Capital - São Paulo
 

MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (2)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira

MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras - São Paulo Capital - São Paulo

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira:
Foto Centro FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira São Paulo
Foto Centro FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira São Paulo
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira
Foto Centro FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira São Paulo Capital
FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira São Paulo Centro
Foto FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira São Paulo Centro
Centro FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira São Paulo
Foto Centro FIPECAFI - Cultura Contábil, Atuarial e Financeira São Paulo

Análise da Educaedu

Daniela Nogueira
MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras
  • Modalidade

    O MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras é presencial e as aulas serão dadas preferencialmente às 2ªs, 4ªs e 6ªs

  • Duração

    O curso tem carga-horária total de 496 horas-aula, dividas em 28 disciplinas.

  • Certificado Oficial

    Certificado expedido pela FIPECAFI

  • Considerações

    O MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras da FIPECAFI pretende preparar o profissional dessa área para assimilar todas as mudanças que vêm ocorrendo nesse cenário através de uma visão e entendimento global do assunto.
    Para participar desse curso é exigido formação superior.

  • Dirigido a

    Dirigido a interessados em desenvolver e/ou aprofundar conhecimentos em Auditoria

  • Área de atuação

    Banco Ourinvest, Banco Itaú, Grupo RSG, Fundação Zerbini são algumas das instituições que contam com auditores financeiros em seu grupo de funcionários.

MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras - São Paulo Capital - São Paulo Comentários sobre MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras - São Paulo Capital - São Paulo
Objetivos:
Introdução As transformações pelas quais passa a indústria bancária são mais significativas do que nunca: surgem os mercados globais, acelera-se o processo de desenvolvimento tecnológico, reconfiguram-se as estruturas organizacionais. Ainda com foco nas transformações destacam-se os fortes impactos de natureza regulatória nas atividades financeiras e de auditoria, dentre elas a iniciativa do acordo da Basiléia que desencadeou o processo de padronização da supervisão bancária notadamente com foco aos principais riscos das instituições. Essa iniciativa culminou localmente com a divulgação da Resolução 2554 do Bacen com impacto direto nas estruturas/atividades de auditoria. Adicionalmente e com forte abrangência no sistema financeiro houve também a divulgação de legislação relativa a controle e prevenção de lavagem de dinheiro. Um outro aspecto de extrema relevância e impacto nas estruturas de auditoria refere-se a obrigatoriedade prevista para o próximo ano do comitê de auditoria interna (Sarbanes-Oxley e Bacen). Esses, dentre vários outros aspectos de natureza regulatória, além de contribuírem para o reconhecimento da real importância das atividades de auditoria, nos atribuem por conseqüência um alto grau de responsabilidade. Nesse contexto, o profissional de auditoria interna deve estar cada vez mais preparado para entender o atual desenvolvimento dos negócios de forma a conduzir melhor sua área em meio a esse vertiginoso processo de mudanças, competitividade e de riscos. Torna-se então desafio dos bancos, em especial, das suas áreas de auditoria interna, preparar seus auditores para esse importante trabalho de expansão de conhecimentos teóricos e práticos sobre o moderno mundo da indústria bancária, consubstanciado em seu crescimento acentuado de volume de operações, produtos e serviços mais sofisticados e complexos e seus riscos subjacentes. Objetivos O curso visa oferecer aos participantes uma visão global dos negócios e o entendimento conceitual e operacional das diversas atividades da área de auditoria interna com atuação nos mercados financeiro e de capitais, mas acima de tudo despertar a real necessidade de foco permanente no binômio RISCO /CONTROLE, tanto na definição dos recursos da auditoria como na definição do escopo da atividade a ser auditada, de forma a qualificá-los a ocupar posição de gestão. Também é objetivo do curso a capacitação e a instrumentalização dos participantes através da exposição aos conceitos e técnicas que se constituem no “estado da arte” no campo da auditoria interna em instituições financeiras. Este arcabouço técnico-conceitual deve constituir-se em pré-requisito para “expertise” da área de auditoria interna, na indução e estímulo dos gestores a ações empreendedoras e à capacidade de operacionalização de estratégias, implementação de mudanças e de busca dos objetivos.
Conteúdo:
Coordenação: Prof. Dr. Ariovaldo dos Santos

Pré-requisitos:

O quesito fundamental que se coloca aos candidatos para ingresso no curso é o interesse em desenvolver conhecimentos específicos na Área Auditoria. Em termos formais é necessário que o candidato tenha curso superior completo.
   
Programa de Educação Profissional Continuada (Auditores) - CFC:
A FIPECAFI está credenciada como capacitadora (código 00041) e este curso está cadastrado junto ao Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (código SP-00867), conforme a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1074/06. Sua participação no curso valerá 6 pontos por disciplina concluída, com limite de 30 pontos por ano no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC.

Maiores informações:
Conselho Federal de Contabilidade
Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo


Metodologia:


O curso tem como suporte a experiência de mais de 30 anos dos Programas de Mestrado e de Doutorado em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da FEA/USP. As disciplinas serão ministradas em ordem lógica, visando propiciar aos participantes um desenvolvimento conceitual progressivo e consistente. A metodologia de ensino deve contemplar um conjunto de instrumentos e técnicas que assegurem a busca dos objetivos do programa, destacando-se: Aulas Expositivas, Estudos de Casos, Trabalhos em Equipe, Seminários e Jogos de Empresa. Para promover maior interação entre os participantes e tornar o curso mais dinâmico e proveitoso, serão estimulados debates durante as exposições realizadas pelos professores e/ou pelos próprios participantes. Ao longo do curso serão distribuídos livros e apostilas e indicadas outras obras para serem consultadas.

Docentes:
O corpo docente é formado principalmente por professores da FEA-USP, que possuem comprovada vivência prática no meio empresarial, larga experiência no ensino superior e na pesquisa científica e por profissionais atuantes no mercado.

Disciplinas:

METODOLOGIA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS

Módulo I - GESTÃO DA AUDITORIA INTERNA

    * ORGANIZAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA
    * FUNDAMENTOS DE AUDITORIA INTERNA
    * AUTOMAÇÃO DOS PROCESSOS DE AUDITORIA INTERNA
    * MÉTODOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS PARA A AUDITORIA INTERNA

Módulo II - CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM AUDITORIA INTERNA

    * AUDITORIA EM CANAIS DE VENDA
    * AUDITORIA EM PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS - ATIVOS E PASSIVOS
    * AUDITORIA DE CRÉDITO E COBRANÇA
    * AUDITORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    * AUDITORIA EM MERCADO DE CAPITAIS
    * AUDITORIA CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA
    * AUDITORIA DE ATOS ILÍCITOS E PREVENÇÃO À FRAUDES
    * DUE DILLIGENCE EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Módulo III - TEMAS CONTÁBEIS

    * CONTABILIDADE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIA
    * CONTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
    * CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Módulo IV - TEMAS LEGAIS E DE GOVERNANÇA

    * TRIBUTAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
    * DIREITO COMERCIAL E SOCIETÁRIO
    * GOVERNANÇA CORPORATIVA

Módulo V - VISÃO DE NEGÓCIOS

    * ANÁLISE DE CENÁRIOS ECONÔMICOS
    * DERIVATIVOS
    * ÉTICA EMPRESARIAL
    * GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
    * GESTÃO DE RISCOS
    * MATEMÁTICA FINANCEIRA
    * MERCADO FINANCEIRO - CONCEITO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
    * MERCADO FINANCEIRO - JOGO DE BANCOS
    * NEGOCIAÇÃO


Carga-Horária:
O Curso é constituído de 28 disciplinas, perfazendo o total de 496 horas-aula, em seu período total de duração. Além do tempo em sala de aula prevê-se um conjunto de atividades extra-classe no total de 245 horas. A carga-horária por turno será de aproximadamente 160 horas-aula por semestre. Aulas Preferencialmente às 2ªs, 4ªs e 6ªs.
   
Avaliação:
Em cada disciplina será solicitado aos alunos a elaboração de trabalhos e a realização de exposições em classe. Além disso, deverá ser promovida avaliação final e aplicação de testes intermediários. Esses elementos permitem avaliar o empenho dos participantes e seu aproveitamento no processo de aprendizado.
Somente terão direito ao certificado de conclusão os participantes que:
•    Obtenham conceito A ou B como média geral final; e
•    Apresentem freqüência mínima de 85% às atividades do curso.
   
   
Certificação
O certificado será expedido pela FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, conforme Portaria nº 3.786 de 17 de novembro de 2004, do MEC, e terá registro próprio na Fundação.
   
Local:
As aulas serão ministradas na nova sede da FIPECAFI na Bela Vista. Para sua melhor comodidade dispomos de uma infra-estrutura com os mais avançados recursos tecnológicos, auditório e estacionamentos conveniados.   
   
Processo Seletivo:
- Análise curricular;
- Entrevista pessoal com o coordenador do curso.
   
Investimento e condições de financiamento:
O investimento total é de R$ 20.800,00 à vista ou matrícula de R$ 980,00 e 17 parcelas no valor de R$ 1.274,00
A FIPECAFI reserva o direito de alterar ou cancelar o curso em função de não atingir o número mínimo de alunos por turma.

Opiniões (2)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Eu gostei muito do curso. Valeu a pena ter tentado e realizado.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Nelson Xavier Da Conceição sobre MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras - Outubro 2011
  • Curso excelente, adorei.

    Curso de excelente, ministrado por professores com Doutorado ou mestrado.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por William César Vieira sobre MBA em Auditoria Interna para Instituições Financeiras - Dezembro 2011

Últimas visitas ao curso

Outro curso relacionado com Pós-graduação de MBA - Master of Business Administration: