MBA em Gestão Estratégica e Serviços em Farmácias e Drogarias

Solicite informação sem compromisso UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre MBA em Gestão Estratégica e Serviços em Farmácias e Drogarias - Presencial - Goiânia - Goiás Estado

  • Conteúdo
    MBA em Gestão Estratégica e Serviços em Farmácias e Drogarias.

    DURAÇÃO APROXIMADA: 12 meses
    LOCAL: ONLINE AO VIVO e PRESENCIAL (Unidade Perimetral)
    PERIODICIDADE: Sextas (19h às 22h) e Sábados (08h às 18h) - Quinzenais


    Cada vez mais tem crescido a demanda sobre empreendimento e gestão no setor das farmácias. O grande desafio é fomentar um fortalecimento que promova negócios solidificados na área. Seguindo esse objetivo, o Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA promove o MBA em Gestão Estratégica e de Serviços em Farmácias e Drogarias.

    O curso contempla 360 horas divididas em 18 módulos, com o prazo previsto de conclusão em 12 meses. Ao final do curso, o aluno/profissional estará preparado para implementar novas práticas de gestão, integração de recursos e tecnologias para produção de resultados; maior compreensão das bases de administração e de gestão de empresas, sobretudo do varejo farmacêutico; melhor capacidade de gerenciamento de pessoas; bem como identificação e organização de ações e serviços para promoção da saúde e ao mesmo tempo, sustentabilidade e rentabilidade de farmácias e drogarias.

    Dessa forma, o participante pode solidificar e entender sobre o estoque de bens farmacêuticos e outros itens à venda nas farmácias e drogarias, principalmente aqueles que são vendidos com receita. Além disso, os alunos adquirem entendimentos sobre as estratégias de marketing para fidelizar clientes e manter o rendimento das farmácias.
     

    OBJETIVOS.
    O Curso tem por objetivo capacitar profissionais das diversas áreas do conhecimento oportunizando formação permanente de modo a permitir o desenvolvimento de competências para os colaboradores de farmácias e drogarias, denominado também como varejo farmacêutico, nos seguintes aspectos:

    Gerir farmácias e drogarias (varejo farmacêutico) e integrar recursos para produção de resultados.
    Conhecer e compreender as bases da administração e da gestão de estabelecimentos farmacêuticos.
    Selecionar, capacitar e gerenciar pessoas, visando a implantação e otimização de projetos, processos e planos de ação.
    Inovar na solução de problemas tecnológicos, compreendendo a introdução ou melhoria de processos, produtos, estratégias ou serviços, tendo repercussão positiva na saúde individual e coletiva da comunidade onde a farmácia/drogaria está circunscrita.
    Pesquisar, desenvolver, inovar, fiscalizar, gerenciar e garantir a qualidade de tecnologias de processos e serviços aplicados a farmácias e drogarias.
    Otimizar o processo de cuidado em saúde, por meio de serviços farmacêuticos ofertados ao indivíduo, à família e à comunidade na farmácia.
    Realizar atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças.

    PÚBLICO-ALVO.
    Profissionais que atuam na área da saúde na dispensação de produtos farmacêuticos, bem como com vendas, representação e relações interpessoais; profissionais farmacêuticos; gestores; gerentes; balconistas e demais colaboradores do varejo farmacêutico.


    DIFERENCIAIS.
    Os módulos serão aplicados na modalidade explicativa e dialogada; estudo de caso; solução de problemas; numa abordagem prática, com módulos desenvolvidos em estabelecimentos farmacêuticos parceiros, que serão "observatórios", numa perspectiva real da rotina operacional da farmácia; possibilitando ao aluno uma aproximação do mercado e do contexto abordado.

    Cooperação e parcerias, com empresas independentes e redes de drogarias locais e nacionais, situadas no estado de Goiás. Tal iniciativa desperta também para uma perspectiva de construção de oportunidades, que poderão subsidiar a possibilidade de contratação e/ou troca de serviços.

    A Certificação do Curso de MBA em Gestão Estratégica e Serviços em Farmácias e Drogarias, com 360 horas, poderá ser apostilada ao perfil profissional como um título de pós-graduação lato sensu; poderá ainda pontuar em baremas de concursos e/ou processos seletivos como diferencial competitivo para o profissional.


    Matriz Curricular.

    O contexto atual do varejo farmacêutico - perspectivas e desafios.
    Apresentar as inovações do varejo farmacêutico, dentro da realidade territorial; o alcance da farmácia na complementaridade do cuidado a saúde da população; as possibilidades que podem ser construídas na farmácia, na lógico de um estabelecimento avançado de saúde.

    Abordagem sobre modelos de negócios e estrutura administrativa de farmácias independentes e associadas.
    Apresentar as inovações no varejo farmacêutico, tanto na modalidade de empresas/estabelecimentos, como na forma de estrutural da farmácia.

    Assuntos Regulatórios e Documentação Sanitária na Farmácia e no Consultório Farmacêutico.
    Promover a compreensão da necessidade do atendimento às práticas sanitárias e regulatórias, estabelecidas para a farmácia comunitária, tendo em vista que a farmácia é um estabelecimento de saúde avançado.

    Sistema da Garantia da Qualidade (POPs - PGRSS), controle e guarda de medicamentos controlados na farmácia.
    Promover a compreensão da necessidade do atendimento às práticas sanitárias e regulatórias, estabelecidas para a farmácia comunitária, tendo em vista que a farmácia é um estabelecimento de saúde avançado.
     

    Rotinas de Treinamentos para as boas práticas operacionais e de atendimento na farmácia.
    Implantar rotinas de treinamento em vendas/atendimento e sobre as boas práticas de dispensação (RDC 44/2009); apresentar processos de identificação do perfil de pessoas em relação à função a ser desempenhada; Apresentar técnicas de engajamento de equipe em busca de resultados.

    Precificação e Promoção de Produtos para saúde, insumos e correlatos no Varejo Farmacêutico.
    Despertar a atuação como empresário, gerente e empreendedor, de maneira dinâmica e diferenciada, promovendo práticas de planejamento; implantando operações empresariais de maneira profissional com valores praticáveis, com margem desejável de segurança e possibilidade de sucesso, sem "queimar" o produto.
     

    "Layout" da loja e o "merchandising" visual de produtos como inovação no varejo farmacêutico.
    Apresentar propostas de redimensionamento do estabelecimento farmacêutico, para melhor visibilidade, trânsito e fluxo de produtos; ao mesmo tempo gerar necessidade de consumo de produtos isentos de prescrição.

    E-commerce, Drive thru e last mile como estratégias de vendas.
    Apresentar a legislação e a regulação do e-commerce para os produtos farmacêuticos; viabilidade e rentabilidade.

    Presença digital e marketing digital para farmácias.
    Apresentar estruturas e ferramentas digitais (redes sociais, whatsapp), considerando o aspecto legal; que possam disponibilizar orientações e cuidado à saúde do cliente/paciente, no sentido de cumprir o papel social que a farmácia tem junto à sociedade.

    Gestão Financeira e Contábil em Farmácias.
    Demonstrar ferramentas de gestão e contábil, bem como operações empresariais que possam reduzir riscos e ampliar a rentabilidade do varejo farmacêutico.

    Gestão de Relacionamento com Clientes em Farmácias.
    Redefinir as técnicas de atendimento no balcão da farmácia, de maneira humanizada, abordando informações simples e eficaz sobre o uso do medicamento; mudando o conceito da drogaria de um simples ponto de "entrega caixinhas", em contrapartida gerar fidelização.

    A Importância do bom Atendimento e a jornada do Cliente.
    Definir de um fluxo e contrafluxo, objetivando o retorno/referência e contrareferência do cliente; seja por meio de outro profissional e da continuidade do tratamento; na perspectiva de definir a farmácia, enquanto estabelecimento de saúde, como referência para tratamento dos sinais e sintomas, no nível primário de atenção.
     

    Indicação de Uso e Vendas de Medicamentos Isentos de Prescrição no Balcão da Farmácia.
    Apresentar as diversas possibilidades de indicações, e no que couber, prescrição farmacêutica, de MIPs para os respectivos transtornos menores, bem como suas vias de absorção e administração, interações medicamentosas; reações adversas.
     

    Implantação de Serviços Clínicos na Farmácia - gestão, gerenciamento e precificação.
    Orientar a implantação dos serviços farmacêuticos, de acordo com o público alvo definido na farmácia e ao mesmo tempo, de compatível com o aspecto social em que a farmácia está inserida.

    Inovação por meio de sala de vacinas e administração de medicamentos na farmácia.
    Conhecer a legislação, estrutura da sala de vacinas em farmácia comunitária, calendários vacinais do PNI e da SBIM; orientar acerca da estruturação e realização de procedimentos de suporte clínico e administração de medicamentos injetáveis, bem como, a importância do registro e da declaração dos serviços farmacêuticos.

    Procedimentos de "Primeiros Socorros", suporte básico, curativos na farmácia.
    Conhecer a legislação, estrutura da sala de serviços farmacêuticos, necessária para a realização de procedimentos de suporte clínico, curativos e administração de medicamentos, bem como, a importância do registro e da declaração dos serviços farmacêuticos.

    O potencial das linhas de dermocosméticos e cosméticos para cabelos, fotoproteção e para anti-envelhecimento, no desempenho da farmácia.
    Compreender e transformar em potencial de convencimento ao cliente acerca, da ação das formulações, no contexto farmacotécnico, em relação a capacidade de resposta na manutenção e/ou tratamento da pele, cabelo e unha; bem como, o valor comercial de um produto de higiene e beleza de acordo com princípios ativos presentes.

    Nutracêuticos e Fitoterápicos na perspectiva de promoção da saúde física e mental, no aumento da imunidade e na prevenção de doenças.
    Apresentar as diversas possibilidades de prescrição farmacêutica, fitoterápicos e nutracêuticos na perspectiva da promoção da saúde.

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |