MBA em Gestão Industrial

Solicite informação sem compromisso UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre MBA em Gestão Industrial - Presencial - Goiânia - Goiás Estado

  • Conteúdo
    MBA em Gestão Industrial.


    DURAÇÃO APROXIMADA: 12 meses
    LOCAL: ONLINE AO VIVO e PRESENCIAL (Unidade Perimetral)
    PERIODICIDADE: Sextas (19h às 22h) e Sábados (08h às 18h) - Quinzenais


    "Ninguém pode prever exatamente o que o futuro nos trará - precisaremos lidar com o que estiver à nossa espera quando chegar a hora, mas vejamos algumas das mudanças mais profundas que provavelmente nos aguardam: o crescimento será mais lento; a concorrência será mais agressiva; os governos assumirão novos papéis em suas economias e ambientes de negócios; o gerenciamento de riscos passará a constituir uma enorme parte do trabalho de todos os líderes." (BOSSIDY)

    Diante da afirmação acima ficam claros os desafios enfrentados pelas organizações. No contexto das operações industriais, todo profissional responsável pelo gerenciamento dos recursos e informações enfrenta diariamente diversos desafios para conseguir garantir a qualidade, cumprir prazos, otimizar mão de obra e desempenho de máquinas, enquanto calcula o preço dos produtos e controla o estoque, a fim de obter maiores margens de lucro para sua organização.

    E para acelerar ainda mais as demandas do dia a dia, podemos dizer que a ideia da Indústria 4.0 torna-se um desafio para mudança do modo como as fábricas operam, tendo por base a descentralização do controle dos processos produtivos e o uso de dispositivos inteligentes interconectados em toda a cadeia, tanto nas operações industriais quanto nas operações logísticas.

    Assim, o MBA em Gestão Industrial da UNIALFA apresenta-se como um diferencial competitivo ao seu público-alvo, uma vez sendo parte de um grande conglomerado empresarial, esse MBA conta com profissionais experientes na execução prática das operações industriais e logísticas, resultando num modelo de desenvolvimento baseado em profissional da indústria capacitando o profissional da indústria.

    Concomitantemente, a carga horária oferecida de 360 horas sendo 20 horas delas para execução específica de abordagens práticas no genba (ambiente real da indústria) e outras 92 horas de experiências práticas em laboratório, é um grande diferencial para consolidação dos conceitos e técnicas abordadas e oportunidade de networking.

    OBJETIVOS GERAL.
    Capacitar profissionais das diversas áreas do conhecimento para atuação no segmento da gestão industrial, tais como: planejamento, implementação, controle e monitoramento eficiente e eficaz das operações a partir de conceitos envolvidos em processos de certificação, sistemas de gestão da qualidade e do meio ambiente, das demandas ocupacionais, de maneira que seja aprofundado o entendimento das demandas de mercado com vistas à excelência das operações industriais e das demandas da Indústria 4.0.

    ESPECÍFICOS.
    Apresentar os conceitos e abordagens práticas da excelência operacional como método de gestão das operações industriais e todas as interfaces da logística e da cadeia de suprimentos;
    Adquirir noções práticas de implementação do Sistema Integrado de Gestão;
    Desenvolver as habilidades de gestão e comunicação;
    Consolidar ferramentas de apoio à tomada de decisão;
    Discutir as principais técnicas e abordagens de auditoria, consultoria e assessoria;
    Criar o espaço para desenvolvimento das pessoas através dos espaços de networking, realização de workshops, seminários e missões técnicas de excelência.

    PÚBLICO-ALVO.
    Profissionais graduados do ramo industrial, empresas de consultoria ou assessoria, empreendedores que tenham interesse em alavancar as vantagens competitivas de suas organizações e profissionais das áreas de finanças, controladoria, logística, recursos humanos, suprimentos, tecnologia da informação e tantos outros que possuam interface ou tenham interesse nos conceitos e abordagens da gestão industrial.

    DIFERENCIAIS.
    Ênfase nas interações práticas;
    Alinhado à indústria 4.0;
    Professores de mercado;
    Prepara para os tipos de certificações que o mercado exige;
    Dupla Certificação de Facilitador de TPM (40 Horas);
    Parcerias com empresas e instituições.


    MATRIZ CURRICULAR.

    Manutenção Produtiva Total I.
    Abordar os conceitos de Manutenção Produtiva Total como um modelo de gestão dos processos industriais e logísticos, trazendo as diferenças, semelhanças e principais pontos de comparação entre: TPM (Total Productive Maintenance), WCM (World Class Manufacturing) e do LEAN Manufacturing (Produção Enxuta) e o processo de reconhecimento mundial "TPM Award" e "Prêmio Deming".

    Projeto de Pesquisa.
    Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore artigos científicos e outras produções acadêmicas.

    Design Thinking.
    Discute a oportunidade de reunir um conjunto de ideias e insights que propiciem ao profissional abordar de maneira proativa e sustentável os problemas, sejam eles relacionados a futuras aquisições, gestão de informações, gestão de processos e suas respectivas possíveis soluções de acordo com cada contexto inserido.

    Gestão dos Sistemas de Informação e Indústria 4.0.
    Discutir o desenvolvimento e utilização dos recursos tecnológicos aliados à necessidade gerencial de forma a desenvolver a responsabilidade no processo decisório através da estruturação das informações que possibilite a capacidade de análise, síntese e reflexão de dados.

    Segurança da Informação e Integridade de Dados.
    Discutir as práticas, técnicas e necessidades correntes relacionadas à análise, projeto e gerenciamento de soluções que garantam a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos recursos de TI. O foco está em analisar o provimento e ajuste dos meios físicos e digitais que possam garantir a segurança das informações.

    Gestão Estratégica de Pessoas.
    Discute aspectos de gestão nas dimensões de liderança, negociação, visão estratégica de negócios e cultura e aprendizagem organizacional, com vistas à adoção de novos valores, flexibilização para mudança e desenvolvimento das competências humanas. Analisa criticamente os modelos de gestão praticados na atualidade, visando compreender o contexto das organizações e as oportunidades de mudanças.

    Gestão Estratégica de Custos.
    Abordar esses conceitos como ferramenta capaz de potencializar o processo de melhoria contínua e a criação de valor através da análise não apenas dos processos em que há agregação de valor por parte da empresa, mas a cadeia de produção como um todo.

    Gestão Financeira e Engenharia Econômica.
    Apresentar os conceitos da contabilidade gerencial propiciando: a tomada de decisões sobre endividamentos e investimentos e aumentar os lucros de sua empresa; a avaliação dos indicadores econômico-financeiros da empresa e dos mercados com segurança; o gerenciamento dos recursos escassos e criar condições para manter a empresa com custos mais baixos; o alcance de margens melhores em seus negócios e ser mais assertivo nas tomadas de decisões e o impulsionamento do crescimento da empresa de forma constante mesmo em momentos de crise.

    Gestão da Manutenção Industrial.
    Tratar das técnicas de manutenção industrial, CBM (Condition Based Maintenance), TBM (Time Based Maintenance) e sistemas econômicos de energia atrelados à gestão de custos e estratégias de manutenção de forma a atingir a excelência no tocante à eficiência global do equipamento e dos custos de transformação da indústria.

    Manutenção Produtiva Total II.
    Abordar os conceitos de Manutenção Produtiva Total como um modelo de gestão dos processos industriais e logísticos, detalhando as atividades de cada um dos seus pilares organizacionais e suas respectivas contribuições à excelência operacional das organizações.

    Planejamento, Programação e Controle da Produção.
    Trata dos conceitos fundamentais e aplicações práticas dos sistemas de decisão de manufatura, relacionada ao planejamento e controle dos recursos do processo produtivo, com o objetivo de gerar bens ou serviços diante dos desafios da excelência operacional.

    Gestão da Qualidade.
    Trata dos conceitos fundamentais de mapeamento e gestão de processos, qualidade, clientes, requisitos e satisfação dos clientes, indicadores da qualidade, melhoria contínua e custos da não-qualidade considerando os conceitos de Qualidade nas organizações a partir de sua evolução histórica bem como as principais ferramentas de gerenciamento da qualidade, resolução de problemas, controle e melhoria dos processos. Apresenta metodologia para mapeamento de processos organizacionais e promove exercícios para desenvolvimento desta competência. Discute os padrões normativos nos Sistemas de Gestão da Qualidade baseados na norma ABNT NBR ISO 9001:2015; dos conceitos de Boas Práticas de Fabricação baseados na RDC nº 301/2019 (ANVISA) e da Lei nº 16.140/GO. Discute ainda o entendimento da responsabilidade técnica priorizando as ações preventivas às ocorrências de infrações à legislação profissional.

    Gestão de Projetos Industriais.
    Tratar das técnicas de gestão antecipada dos projetos de equipamentos e de maquinabilidade dos projetos de novos processos e produtos, com ênfase na busca pelo startup vertical, segurança e custos adequados.

    Workshop de Business Intelligence e Performance Industrial.
    Atividade prática composta por uma visita técnica em indústria de manufatura e execução de workshop técnico abordando todos os conceitos praticados no curso até então, com foco na convergência de sistemas de gestão de resultados tais como BI (Business Intelligence), MES (Manufacturing Execution System), SAP, BO, etc... e as práticas correntes e demandas da Indústria 4.0.

    Gestão dos Programas Ocupacionais.
    Discute os perigos e riscos associados aos ambientes de trabalho por meio da análise e do controle dos riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos e outros) relacionados à saúde do trabalhador. Aborda a metodologia para levantamento de perigos e riscos ocupacionais. Analisa os modelos de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais com base na norma ABNT NBR OHSAS 18001:2018, estudando a proporção dos acidentes e os custos produzidos pelos acidentes. Apresenta os principais programas ocupacionais: PPRA, PCMSO, PCMAT, PCA, PPR e outros. Trata dos adicionais de insalubridade, periculosidade e questões da ergonomia.

    Gestão do Meio Ambiente e Destinação de Resíduos.
    Discute os aspectos e impactos ambientais em escala espacial e temporal, a partir da legislação e normas específicas brasileiras de controle da poluição ambiental, possibilitando a análise destes impactos e fundamentando o planejamento de ações de controle e prevenção da poluição. Aborda a metodologia para levantamento de aspectos e impactos ambientais em organizações e atividades. Analisa os modelos de Gestão Ambiental com base na norma ABNT NBR ISO 14000:2015.

    Logística e Cadeia de Suprimentos.
    Propiciar uma visão integrada das atividades da Logística e Cadeia de Suprimentos envolvendo os aspectos mercadológicos e logísticos (Suprimentos/Produção/Distribuição), os modelos de previsão de demandas e a eficiência operacional. Fornecer aos alunos ferramentas e conhecimentos em Logística e Cadeia de Abastecimento na Indústria 4.0 no contexto dos negócios e operações para permitir que o profissional planeje operações e processos logísticos, auxiliando assim nas decisões e nos custos logísticos. Capacitar o profissional a pesquisar, sistematizar, avaliar informações e dados, apontando melhorias nos processos de gestão da logística e cadeia de abastecimento que ocasionem a plena otimização. Essas metas serão atingidas por meio do incentivo à análise crítica e solução de estratégica possível. Familiarizar os alunos com os principais modelos de problemas que surgem por questões logísticas ocorridas diariamente.

    Relações Trabalhistas e Direito Previdenciário.
    Propõe-se a aplicar e discutir jurisprudências e casos reais que impactaram os processos industriais, no tocante a não observância da aplicação dos sistemas integrados de gestão, tais como: jornada de trabalho, acidente do trabalho, desvio de função, assédio moral, direito previdenciário, entre tantos outros desvios, e o quanto eles podem impactar juridicamente o responsável técnico, o gestor industrial e os responsáveis legais pela organização.

    Missão Técnica de Estudos Avançados.
    Atividade prática composta por uma visita técnica em empresa e realização de um seminário técnico abordando todos os conceitos praticados durante o curso. Tem o objetivo de expandir o conhecimento de negócios em termos globais explicando as diferentes práticas de mercado; possibilitar que o aluno compare na prática a dinâmica do contexto de negócios frente ao cenário nacional e promover a troca e o networking entre aluno/empresa/professores. Todos os professores do curso participam dessa missão compondo a mesa de discussões do seminário técnico.

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |