MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos

Solicite informação sem compromisso UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos - Presencial - Goiânia - Goiás Estado

  • Conteúdo
    MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos.


    DURAÇÃO APROXIMADA: 12 meses
    LOCAL: ONLINE AO VIVO e PRESENCIAL (Unidade Perimetral)
    PERIODICIDADE: Sextas (19h às 22h) e Sábados (08h às 18h) - Quinzenais


    Todo gestor precisa estar focado na melhoria dos resultados, seja qual for a sua área de atuação. Ter conhecimento em controladoria e finanças com ênfase em gestão de riscos permitirá ao profissional ter uma visão sistêmica dos processos, revelando como cada setor pode contribuir para os resultados de toda a empresa.

    Assim, o MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos da UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria prepara profissionais para implementação de novas práticas de acesso aos mercados, criando valor para o negócio a partir da diversificação dos produtos e outras técnicas associadas.

    Dessa forma, o curso possui uma abordagem consistente dos diversos temas que formam um profissional de Controladoria e Finanças. Ele oferece condições de adaptar a temática estudada à realidade prática, apresentando as variáveis fundamentais para a tomada de decisão. Além disso, o MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos aborda ferramentas de aplicação imediata, o que possibilita a elevação da performance e da gestão. 

    No módulo com ênfase em Gestão de Riscos, as disciplinas têm como propósito explorar a temática Governança Corporativa com um olhar contábil, jurídico e financeiro, na busca por uma melhor gestão de riscos nas organizações modernas como meio de criação de valor. Sob uma visão do Sistema de Governança Corporativa, o programa explora métodos, práticas e conceitos apresentados por grandes executivos ligados à área com elevada formação acadêmica e atuação nacional e internacional.


    OBJETIVOS.
    O MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos tem por objetivo proporcionar aos participantes uma especialização em controladoria e finanças que lhes permitam fomentar a eficácia organizacional, por meio da geração e suprimento de informações úteis para o processo decisório da gestão econômica e financeira das empresas, visando agregar valor às organizações.

    Assim, o curso tem como objetivo capacitar o profissional (de modo multidisciplinar) para criar, controlar e comunicar estratégias de governança corporativa, gestão de riscos e fraudes. Ele prepara o estudante para entender e assimilar conceitos relativos aos riscos operacionais e sua gestão, prevenção, detecção e investigação de fraudes, de modo a entender as ameaças e combatê-las ou mitigá-las.

    Além disso, o MBA Executivo em Controladoria, Finanças e Gestão de Riscos da UNIALFA visa apresentar e discutir os processos de fraudes internas e externas em sistemas de informação. Ele objetiva também desenvolver competências para a elaboração de análises e diagnósticos contábil-financeiros e planejamento de estratégias organizacionais que conduzam a viabilidade econômica dos negócios.


    PÚBLICO-ALVO.
    O curso de MBA executivo em controladoria, finanças e gestão de riscos é ofertado de forma multidisciplinar e com destaque para profissionais que atuam nas áreas de controladoria, finanças e gestão de riscos. É recomendado, também, para profissionais da área pública, direta e indireta; gestores de organizações sociais e gestores de áreas privadas.


    DIFERENCIAIS.
    Matriz curricular atualizado com o mercado;
    Corpo docente com ampla experiência acadêmica e de mercado;
    Atendimento personalizado para atenção ao aluno;
    Canal de interação com a turma para network e troca de informação; 
    Recebimento do Certificado UNIALFA com peso no mercado de trabalho;
    Uso de metodologias ativas e diferenciadas pelo corpo docente;
    Formação prática.



    MATRIZ CURRICULAR.

    A Contabilidade como Centro de Informações.
    Conceitos Fundamentais de Contabilidade. As características qualitativas da informação contábil-financeira útil.  Os elementos das demonstrações contábeis.  Os critérios de reconhecimento e as bases de mensuração dos elementos das demonstrações contábeis. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. Contabilização de Receitas (CPC 47) e Despesas. Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis. Receitas e Despesas financeiras. Depreciação. O objetivo da Estrutura Conceitual para a elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro (CPC 00).


    Diagnóstico e Consultoria Empresarial.
    A importância da consultoria empresarial para as organizações na visão sistêmica da empresa e nos ramos de atividades específicas da consultoria. O contexto da consultoria e o perfil do profissional como consultor nas fases do projeto de consultoria e as ferramentas básicas do consultor, construindo a imagem do consultor no mercado e a sua relação com o código de ética. Planejamento do processo de consultoria empresarial, características do diagnóstico organizacional e as abordagens do diagnóstico organizacional, entendendo as etapas do diagnóstico organizacional. 


    Governança Corporativa e Gestão Sucessória.
    Conceitos e práticas de governança corporativa. Evolução das práticas de governança corporativa no Brasil e no mundo. Os mecanismos internos e externos de governança corporativa e o papel do Conselho de Administração, sobre os códigos de governança corporativa e os impactos da adoção de práticas de governança corporativa. A empresa familiar a partir de diferentes pontos de vista na percepção da família, família e propriedade. Os processos de profissionalização e do planejamento sucessório nas empresas familiares e a Governança Corporativas nas Empresas Familiares.


    Auditoria baseada em Riscos e Compliance Fiscal.
    Visão geral da gestão de riscos, Metodologia de análise de riscos e melhores práticas, Controle interno, Procedimentos de controle, Processo de avaliação e elementos componentes. A contabilidade como prova contra a acusação de crime de sonegação, O contador e a responsabilidade civil e tributária. Importância da Auditoria Contábil e Tributária para a melhoria da Governança das Empresas. Discussão das boas práticas de Governança Corporativa e os riscos associados aos aspectos tributários. Prevenção contra fraudes e sonegação fiscal. Apresentação das melhores práticas e das técnicas de auditoria.


    Gestão Estratégica com foco em Inovação Disruptiva.
    Implantação de novas estratégias corporativas e de negócios, reconhecendo as competências nas quais se pretende construir a vantagem competitiva. Análise de ambiente e concorrência, o suporte a decisão estratégica, a colaboração ao ciclo de planejamento estratégico e a gestão de sua implantação e monitoramento. Conceitos básicos e modelos de inovação, modelo de inovação aberta, inovação disruptiva e os fatores fundamentais na gestão da inovação. A inovação como um processo de gestão. O Desenvolvimento de um modelo de estratégia de inovação e os Sistemas nacionais de inovação.
     

    Controladoria, Custos e Preços.
    Conceitos e Classificação dos Custos.  Departamentalização e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produção. Centros de Custos de Apoio. Critérios de Rateio. Sistema de Apuração de Custos por Absorção. Sistema simplificado. Custeamento por Centros de Custos. Sistema de Custeio por Atividade - ABC. Definição de Processos e Atividades. Atividades que agregam e não agregam valor. Rateio convencional e direcionamento de Custos. Custeio Variável/Direto. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Alavancagem. Teoria das Restrições. Mix de Produção e Vendas. Formação de Preço de Vendas. Preço, Margem e Mark Up. Impostos Incidentes sobre o Preço. Preços e Custos à Vista e a Prazo.


    Contabilidade e Legislação Societária:
    Avaliação dos investimentos em participação societária. Conhecimento das metodologias de diferimento tributário. Holding e Grupo econômico: conceitos e definições. Equivalência Patrimonial, Relatório da Administração: elaboração, consolidação, publicação e republicação das demonstrações contábeis. Combinação de Negócios (IFRS 3 - CPC 15 (R1)). Operações com capital numa Sociedade Anônima. Incorporação, Fusão, Cisão e Extinção de Sociedades. Redução ao Valor Recuperável de Ativo - Impairment (IAS 36 - CPC 01).

    Gestão de Compliance em Instituições Não-Financeiras.
    Atividade de compliance na estrutura do sistema de controles internos. Diferença da atividade de compliance e da auditoria interna. Benefícios de um sistema efetivo de Governança, Risco e Compliance. Gestão de risco de práticas de suborno e corrupção e de outras não-conformidades. Conformidade com leis, regulações e procedimentos internos como vantagem competitiva. As principais legislações anticorrupção. A Lei da Empresa Limpa no Brasil. Pré-requisitos para uma função Compliance efetiva. Compliance Officer: papéis, responsabilidades e comportamentos desejados. O papel dos órgãos da Governança no Compliance. Relacionamento com os demais departamentos. Liderança estratégica da função Compliance. Gestão da mudança para a criação de uma cultura pró-compliance.

    Finanças Corporativas e Criação de Valor.
    Lucro e Valor Agregado: Avaliação do ponto de equilíbrio. Alavancagem: Alavancagem financeira, combinada e operacional. Estrutura de capital: Capital Próprio. Capital de Terceiros. Custo de Capital. Fontes de Capital. Alternativas de Financiamento. Decisão de dividendos. Política de Dividendos. Risco e Retorno: Teoria de Carteiras, Modelos de Índices. Equilíbrio no mercado de capitais: O CAPM.

    Gestão da Controladoria Estratégica e Operacional.
    Função da Controladoria. O papel do Controller. Modelos de estruturas organizacionais de Controladoria. Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gestão empresarial. Etapas para a implantação da Controladoria: do processo de planejamento ao controle. Análise de Relatórios de Desempenho Financeiro.  Balanced Scorecard: conceitos, Mapas Estratégicos e dashboards para a gestão dos indicadores. A Controladoria e os Sistemas de Informações Gerenciais.

    Orçamento Empresarial e Gestão do Fluxo de Caixa.
    Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado. Revisão de Gestão; Utilização de estatística no modelo orçamentário; Utilização da controladoria no modelo orçamentário; Avaliação de desempenho (Acompanhamento / Controle no Processo Orçamentário).

    Gestão de Riscos Financeiros.
    Aspectos econômicos e regulatórios da gestão de riscos. Cálculo do valor de ativos financeiros. Técnicas de geração de cenários. Mensuração de risco de mercado (sensibilidade, value at risk e stress test). Precificação de operações de crédito. Apuração do risco de crédito (creditmetrics, credittrisk + e KMV).
     

    Planejamento Estratégica Tributário.
    Entendimento dos tributos na gestão estratégica da empresa. Análise dos eventos econômicos e do reflexo dos tributos no patrimônio e no resultado das entidades empresariais. Gestão Estratégica de Tributos: conceitos fundamentais; Estrutura Tributária Brasileira (tributos sobre as operações, sobre o lucro e sobre o patrimônio). Lei 12.973/2014. Governança Tributária. Preços de Transferência. Tributos nas Combinações de Negócios. Maximização da Estrutura Tributária das Empresas. Impostos Indiretos: Desafios e Oportunidades.
     

    Avaliação de Empresas e Análise de Investimentos.
    Métodos de valuation. IPO. Cálculo da variação do valor de uma empresa Identificação do retorno positivo a partir dos índices. Projeção de fluxo de caixa. Taxas de juros. Cálculo de VPL da perpetuidade. Operações de mercado IPO e consolidação de fluxo de caixa (simulações). Emissão de ações e seus valores Startup e private equity. Cálculo por fluxo de caixa e múltiplo do EBITDA Fundos de investimentos. Cálculo do valor de participação dos sócios. Valuation de startups. Percepção de riscos em negócios emergentes. Aquisição alavancada. TIR em aquisições alavancadas. Fusão de empresas. Estrutura de capital ativo mista .Fusão pelo preço da ação. Ativos imobilizados e inatingíveis. Sistemas de custeio. Premissas do valuation. Taxa geométrica de crescimento da empresa Custo de capital médio ponderado (WACC) NKG. 

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |