Mestrado em Administração

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Mestrado em Administração

  • Modalidade
    O curso é realizado do forma presencial.
  • Duração
    O curso tem duração aproximado de 2 anos.
  • Certificado oficial
    Ao concluir o curso o aluno receberá o título de Mestre em Administração.
  • Considerações
    O mestrado em Administração da UCS oferece as segintes linhas de pesquisa: Gestão da inovação e competitividade e Estratégia e gestão da produção. O Programa tem como principal característica o estabelecimento de um equilíbrio perfeito entre o mundo empresaria e o acadêmico, interagindo com o setor privado e público, na geração e difusão de conhecimentos aplicados ao seu contexto, procurando de maneira científica, a produção a de soluções para um desenvolvimento regional sustentável e positivo.
  • Dirigido a
    O mestrado em Administração pode ser realizado alunos graduados que atuem ou que tenham interesse nesta área.
  • Área de atuação
    O mestre em administração poderá desempenhar funções como docente ou pesquisador científico em universidades públicas ou privadas.

Comentários sobre Mestrado em Administração - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    O programa incentiva convergência entre dois perfis de competência. Primeiro, gerando intervenientes de elevado nível que agirão como gestores ou experts especializados na identificação e a implantação de soluções aos problemas organizacionais complexos. Segundo, formando professores pesquisadores capacitados para desenvolver uma visão realista e pragmática da gestão de empresas bem como para utilizar uma abordagem rigorosa na análise dos problemas organizacionais. A orientação acadêmica do programa favorece a transferência dos conhecimentos para os meios da prática. O PPGA-UCS é caracterizado pela grande importância atribuída à aplicação dos conhecimentos, à resolução dos problemas organizacionais e à tomada de decisões. É centrado nas repercussões práticas da investigação e respondido eficazmente às necessidades atuais da sociedade.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Profissionais da área da educação e das empresas da região
  • Titulação
    Mestre em Administração
  • Conteúdo

    Disciplinas e Ementas

     

    Disciplinas Obrigatórias 


    - Métodos Quantitativos em Gestão - 3 créditos
    Ementa: Análise exploratória de dados. Probabilidade. Distribuições de probabilidade. Amostragem. Inferência. Análise de regressão e correlação. Séries temporais. Técnicas multivariadas (Componentes principais, análise fatorial, análise discriminante, correlação canônica, análise de conglomerados, análise de correspondência, escalonamento multidimensional). Uso de softwares aplicativos e análise de casos aplicados à gestão.

    - Metodologia da Pesquisa em Administração - 3 créditos
    Ementa: Introdução à pesquisa em administração. Objeto e justificativa de projetos de pesquisa; objetivos e avaliação de problemas; hipóteses e questões de pesquisa. Revisão da literatura e o papel da teoria na pesquisa em ciências sociais. Métodos e desenhos de pesquisa em administração. Técnicas de coleta de dados. Análise e interpretação de resultados. Tipos de pesquisa. Pesquisas recentes. Bases de dados secundários e grupos de pesquisa na área administração. Veículos de publicação na área. Estruturação de projetos de pesquisa em administração. Metodologia de elaboração de artigo científico.

    - Estudos das Organizações - 3 créditos
    Ementa: Esta disciplina aproxima desenvolver um pensamento crítico sobre as perspectivas de estudo da administração através dos conceitos existentes como teorias e metáforas. Primórdios da administração e teorias administrativas enfocadas com vários enfoques. As abordagens da administração; científica, clássica, de relações humanas, comportamental, de sistemas e de contingência consideradas como as ferramentas do administrador contemporâneo. Vários eixos de pensamento como cultura, comunicação, indivíduo, equipe, rede e organizacional, mudanças, excelência empresarial, controle e poder, ética, processo da inovação e as tendências futuras

    - Estratégias Organizacionais - 3 créditos
    Ementa: Escolas estratégicas e suas principais abordagens. Formação do pensamento estratégico. Ambiente estratégico. Cenários. Pensamento sistêmico. Intenção estratégica. Posicionamento estratégico. Diferenciação estratégica. Análise e escolha de mercado e de configuração produtiva. Alianças estratégicas. Administração estratégica.

    Disciplinas Optativas 


    - Gestão do Conhecimento - 2 créditos
    Ementa: Análise de diferentes abordagens teórico-práticas da gestão do conhecimento. Diferenciação entre dados, conhecimento tácito e conhecimento explícito. Fases da gestão do conhecimento, com ênfase na criação e disseminação do conhecimento. Conhecimento organizacional. Métodos e ferramentas para gestão do conhecimento. Estudos de caso sobre gestão do conhecimento.

    - Arranjos Produtivos e Eficiência Coletiva - 2 créditos
    Ementa: A visão sistêmica. Evolução dos sistemas produtivos. Caracterização de arranjos produtivos. Commodity system approach. A lógica da filiére. Os clusters empresariais. A supply chain management. As alianças estratégicas. As redes flexíveis. Análise comparativa entre as abordagens. A mesoanálise da competitividade.

    - Gestão de Operações e Logística - 2 créditos
    Ementa: Integração de operações logísticas. Sistemas de produção e estratégia logística. Sistemas de apoio da produção. Movimentação e armazenagem. Parâmetro de medida de controle. Equilíbrio da capacidade. Desenho de linhas de montagem e seqüenciamento de operações e abastecimento.

    - Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos - 2 créditos
    Ementa: Conceitos básicos de logística e de cadeia de suprimentos. Integração da cadeia de suprimento e planejamento da “rede” (network design). Alianças na cadeia de suprimento e gestão da “rede” de valor. Materialização da cadeia de valor. Estratégia logística. Logística reversa. Zonas de atividades logísticas (ZAL). Indicadores de desempenho logístico.

    - Análise de Dados Qualitativos e Quantitativos através de Software - 2 créditos
    Ementa: Análise de Discurso. Análise de Conteúdo. Técnicas multivariadas como suporte ao processo decisório. Uso de softwares estatísticos para análise de dados qualitativos e quantitativos.

    - Marketing Estratégico - 2 créditos
    Ementa: Conceito de marketing e outros conceitos. Marketing operativo e estratégico. Orientações das empresas para o mercado. O departamento de marketing na empresa. Fundamentos do marketing estratégico. Direção estratégica e marketing. Natureza do marketing estratégico. Análise estratégica do mercado. Delimitação do mercado de referência e a unidade produto-mercado. O ambiente de marketing. O microambiente e o macroambiente. Segmentação e posicionamento. Processo de segmentação de mercados. Diferenciação da oferta e posicionamento. Analise da concorrência e dos concorrentes.

    - Economia de Empresas, Regionalização e Integração Econômica - 2 créditos
    Ementa: Teoria da firma. Processo de mercado. Economia dos custos de transação e a empresa, mercado e organizações. Barreiras às entradas. Economias de escala. Paradigma de estrutura-conduta-desempenho. Economia da inovação e da informação. Organização e eficiência econômica.

    - Estratégia de Produção e Operações - 2 créditos
    Ementa: Gestão e controle estratégicos dos processos de operações e serviços. Fundamentos de operações de produção e serviços. Estratégias da corporação e a relação destas com as estratégias das operações. Categorias de decisão estratégicas e táticas em operações associadas aos objetivos organizacionais. Formulação de estratégias de produção e operações nos diferentes ambientais de configuração produtiva (redes de empresas, cadeias de produção, arranjos produtivos, consórcio de produção).

    - Gestão da Informação e Desenvolvimento de Produto - 2 créditos
    Ementa: O processo gerencial de produtos dentro da cadeia produtiva. As etapas funcionais envolvidas neste processo; identificação do papel/função e informações dos atores deste processo: cliente, produtor e fornecedor. Ambientes colaborativos para gerenciamento de projetos e processos. Informações versus funcionalidade. Técnicas de modelagem de informações e atividades. Decomposição de funções. Informações de entrada, saída, controle e mecanismo. Tecnologia da informação para apoio a ambientes colaborativos. Desenvolvimento de trabalhos práticos reais para fixação dos conhecimentos adquiridos na disciplina

    - Inteligência Organizacional - 2 créditos
    Ementa: Análise das diferentes abordagens teórico-práticas do processamento de informações. O Ciclo da informação. Caminho evolutivo dos conceitos de dados, informações e conhecimento. Práticas de inteligência estratégica. Vigília, proteção e tratamento da informação. A abordagem das redes estratégicas no contexto da inteligência coletiva. Inteligência competitiva do individual para o coletivo Gestão por sinais fracos. O processamento de informações como objeto de pesquisa para o desenvolvimento dos métodos e ferramentas de inteligência estratégica.

     - Liderança, Mudança e Aprendizagem - 2 créditos
    Ementa: LIDERANÇA: A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão. MUDANÇA: O problema da mudança. As etapas do processo de mudança. O coração da mudança. Liderando a mudança. Sucesso em processos de mudança. APRENDIZAGEM: Mudando a realidade criada por nossas ações. A “prisão” criada pelo próprio raciocínio. As organizações e o processo de aprendizagem. A nova função do dirigente.

    - Sistemas de Gestão da Qualidade - 2 créditos
    Ementa: Principais conceitos referentes à qualidade sob perspectiva da gestão empresarial contemporânea. A competitividade como foco estratégico em um cenário de globalização de mercados. Casos da qualidade da gestão em organizações manufatureiras, prestadoras de serviços e governamentais. Programa Gaúcho da Qualidade Produtiva. PGQP. Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ. Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade – FPNQ. Malcolm Baldrige National Quality Award. European Quality Award. Deming Prize.

    - Sistemas de Organizações e Gestão da Produção - 2 créditos 
    Ementa: Sistemas de produção. Planejamento da capacidade. Previsão de demanda. Planejamento agregado da produção - PAP. Planejamento mestre da produção – PMP. Gestão de estoques e Planejamento das necessidades dos materiais – MRP. Programação da produção. Just in time. Kanban. Teoria das restrições - TOC.

    - Sistemas Regionais de Inovação e Tecnologia - 2 créditos
    Ementa: Inovação. Economia da inovação. Inovação coletiva. Inovação da cadeia de valor. Inovação e estratégia regional. Inovação e complexidade. Sistemas de inovação. Estrutura e ator. Casos e modelos de sistemas nacionais e regionais de inovação. Aglomerações produtivas e inovação. Sistemas de informação e inovação coletiva. Novos produtos, processos e modelos de gestão coletivos.

    - Sociedade Tecnológica - 2 créditos
    Ementa:Agricultura, nucleação e sociedade. Altas culturas e civilizações fontes de tecnologia.Transferência tecnológica do oriente para o ocidente. Revolução tecnológica do século XII. As grandes navegações. Engenharia da renascença. Origens da globalização. Revolução industrial. Sociedade industrial e explosão da modernidade. Introdução à civilização tecnológica. Tendências tecnológicas para o futuro. Energia. Água. Floresta e ecologia. Psicofármacos. Nanocápsulas. Processamento da imagem. Diagnóstico. Novos materiais.

    - Marketing de Relacionamento - 2 créditos
    Ementa: Contextualização do marketing de relacionamento: origem, influências e evolução. Conceitos e elementos do marketing de relacionamento. A prática do marketing de relacionamento como uma nova forma de se fazer negócios e seu impacto na competitividade das empresas. O valor do cliente ao longo do tempo (customer equity ou lifetime value). A relação entre o marketing de relacionamento e a atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. O marketing de relacionamento como fonte de vantagem competitiva.

    - Perspectiva Sociais nas Organizações - 2 créditos
    Ementa: Fenômenos sociais nas organizações: alguns elementos fundamentais. Teoria do capital social. Capital social, organizações e desenvolvimento local. A teoria social e o futuro das corporações. Confiança: elemento necessário à formação do capital social. Confiança, comprometimento e capital social. Mensurando capital social: nas empresas e nas comunidades. Cultura e estratégia. Uma visão sócio-antropológica de cultura. Cultura regional e a influência de outras culturas. Responsabilidade Social Corporativa: uma visão crítica.

    - Mecanismos Inovadores de Cooperação nas Organizações - 2 créditos
    Ementa: Estudar as formas emergentes de cooperação entre empresas, dando ênfase as empresas virtuais e as comunidades virtuais de profissionais. Entender a necessidade de mudanças comportamentais e de infra-estrutura física para poder viabilizar as formas emergentes de cooperação entre empresas. Formar grupos de trabalho com os alunos e aplicar conceitos aprendidos formando redes de colaboração entre grupos acadêmicos.

    - Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - 2 créditos
    Ementa: Desenvolvimento, sociedade e meio ambiente; controvérsias sobre o termo desenvolvimento sustentável; problemas, causas e fontes de poluição; economia da poluição; consumo, empresa e meio ambiente; importância da gestão dos recursos ambientais; tomada de decisões em função do custo benefício; responsabilidade sócio-ambiental nas organizações; questão ambiental no Brasil.

     

Opiniões (2)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

O Mestrado em Administração, da Universidade de Caxias do Sul, é um ótimo curso. Todos os professores com Mestrado e grande número de professores com Doutorado. Apresar de cursar em um Núcleo (distante aproximadamente 70 km do campus da UCS) a infraestrutura atende ao esperado, principalmente a Biblioteca.

Andre Comiotto

Mestrado em Administração - Agosto 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Um excelente programa de mestrado, com participação de professores de outros países, conteúdo programático atual e interessante. Enfim, recomendo.

Andrea Rivieri dos Santos

Mestrado em Administração - Junio 2011

Últimas visitas ao curso

"Eu solicito informações sobre os procedimentos para o ingresso no mestrado, mais especificamente com relação a procedimentos de inscrição e seleção adotados pela universidade (requisitos), bem como valores, língua estrangeira exigida e outras informações que sejam consideradas importantes. "

Marco para Mestrado em Administração

Rio Grande do Sul

"Eu solicito informações sobre os procedimentos para o ingresso no mestrado, mais especificamente com relação a procedimentos de inscrição e seleção adotados pela universidade (requisitos), bem como valores, língua estrangeira exigida e outras informações que sejam consideradas importantes. "

Marco para Mestrado em Administração

Rio Grande do Sul

"Eu estou com profundo interesse em me inscrever no curso de mestrado em administração de empresas ofertado pela instituição. por gentileza, poderia informar quando teremos abertura para inscrições e qual o valor para investimento no curso além da carga horária, cadeiras, créditos, datas e horários das aulas, pois como mencionei anteriormente estou atualmente em Caxias e precisaria me programar antecipadamente para início e conclusão dos trabalhos. "

MÁrcio para Mestrado em Administração

Maranhão

"Eu sou formado em marketing e pós-graduando em gestão e planejamento empresarial, termino em junho. Eu busco informações de mestrado, pois quero fazer carreira acadêmica e continuar lecionando e escrevendo. "

Alexandre para Mestrado em Administração

Rio Grande do Sul

"Eu gostaria de ter informaçoes quanto ao mestrado em administração de empresas e se por acaso a UCS oferece bolsa, ou se teria uma forma de diluir as mensalidades de forma que eu pudesse pagar um valor menor com serviços prestados se for mo caso. "

Paula para Mestrado em Administração

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com administração de negócios

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |