Mestrado em Biotecnologia - Ribeirão Preto - São Paulo - Universidade de Ribeirão Preto - I13926

Home>Mestrado>Biotecnologia>Ribeirão Preto>Mestrado em Biotecnologia - Ribeirão Preto - São Paulo
 
Mestrado em Biotecnologia
Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Opiniões:
Opiniões (1)
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Mestrado em Biotecnologia - Ribeirão Preto - São Paulo

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto:
Centro UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto São Paulo
Centro UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto São Paulo
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Centro UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto São Paulo
Foto Centro UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Brasil Centro
Foto UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Brasil Centro
Centro UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Brasil
Compartilhar esta página sobre Mestrado de Biotecnologia:

Análise da Educaedu

Mônica Almeida
Mestrado em Biotecnologia
  • Modalidade

    O mestrado ocorre presencialmente no local.

  • Duração

    O curso pode ser concluído em 24 meses.

  • Certificado Oficial

    Título de mestre em Biotecnologia.

  • Considerações

    O corpo docente deste curso, é composto por professores doutores formados nas principais universidades do país e do exterior, com comprovada experiência em suas áreas de atuação. Nota Avaliação CAPES 4.

    O mestrado em Biotecnologia da UNAERP tem por objetivo habilitar o aluno para desenvolver pesquisas científicas, e projetos tecnológicos nos quais se apliquem o conhecimento.

  • Preço do Curso

    Consultar.

  • Dirigido a

    Graduados em Biologia, Ciências da Saúde, e Agrárias, e profissionais como biólogos, biotecnólogos, médicos.

  • Área de atuação

    Indústrias farmacêutica e química, agroindústria, biomédica.

  • Salário estimado

    O saldo do profissional pode estar em torno de R$ 4.900, dependendo da área de atuação.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Mestrado em Biotecnologia - Ribeirão Preto - São Paulo Comentários sobre Mestrado em Biotecnologia - Ribeirão Preto - São Paulo
Objetivos:
Formar mestres-pesquisadores capacitados para planejar e desenvolver investigações científicas com abordagens multidisciplinares, contribuindo para a expansão do conhecimento intelectual e geração de produtos biotecnológicos.
Dirigido a:
O Programa de Mestrado em Biotecnologia foi estruturado para receber graduados nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas, Exatas, Agrárias, Engenharias e Tecnologias, como biólogos, biotecnólogos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, odontologistas, fisioterapeutas, químicos, agrônomos, veterinários, engenheiros, matemáticos, analistas de sistemas e profissões correlatas. Copyright© - Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto. Todos os Direitos Reservados Webmaster - Juliano Augusto de S. Oliveira d:-)
Diploma:
Mestre em Biotecnologia
Conteúdo:

Disciplinase Emendas

Biodiversidade (02C-3h)
Docente: Bianca Waleria Bertoni
Ementa: Esta disciplina tem por objetivo abordar técnicas e metodologias de preservação da biodiversidade, noções de quimiossistemática, métodos de detecção de variabilidade genética, bem como introduzir noções de educação ambiental.

Bioética, Biossegurança e Gestão em Pesquisa (02C-3h)
Docente Convidado
Ementa: Introdução à bioética e biossegurança. Ética na pesquisa com seres humanos, ética na pesquisa com animais experimentais e ética ambiental. Gestão da propriedade intelectual. Legislação em saúde e ambiental.

Bio-Informática (02C-3h)
Docente: Milton Faria Junior
Ementa: Preparar o aluno para as áreas de planejamento de experimentos de bioinformática através do fornecimento de fundamentos sobre Banco de dados genômicos e ferramentas de bioinformática e pipelines.

Biotecnologia Ambiental (02C-3h)
Docente: Reinaldo Pisani Junior e Cristina Filomena Pereira Rosa Paschoalato
Ementa: Esta disciplina enfoca o uso de estratégias utilizadas na recuperação de áreas degradadas, desenvolvendo e abordando a capacidade do aluno para a busca de soluções na preservação do meio ambiente. Processos biológicos de transformação de resíduos. Tratamentos aeróbios e anaeróbios. Remediação biológica utilizando microrganismos e plantas. Efeitos bioquímicos e fisiológicos dos poluentes nos organismos.


Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos (02C-3h)
Docente: Eloísa Aparecida Moncheuti Kronka e Katiana França Bonini.
Ementa: Ação de planejamento, supervisão e gerenciamento da qualidade química, farmacológica e microbiológica, compreendendo os insumos e todo o ciclo de produção de medicamentos, cosméticos, biofertilizantes e outros produtos biotecnológicos. Métodos de avaliação de características físicas e físico-químicas dos produtos intermediários (extratos) e final. Perfil biofarmacêutico. Elaboração de formas farmacêuticas integrando plantas validadas ao arsenal de ativos biológico.

Diagnóstico e Terapia Molecular (02C-3h)
Docente: Mozart de Azevedo Marins
Ementa: Aplicação de métodos de biologia molecular para diagnóstico de doenças em humanos, animais e plantas, e também para terapia gênica. Doenças degenerativas.

Elementos de Estatística para Delineamento Experimental (02C-3h)
Docente: Milton Faria Junior
Ementa: Preparar o aluno para as áreas de planejamento de experimentos e estatística experimental através do fornecimento de fundamentos sobre probabilidade e estatística. Introdução à Bio-estatística. Estudo de caso com atendimento individualizado. Desenho de estudos observacionais e delineamentos experimentais. Amostragem de uma população, erros, vícios. Estatística descritiva, ROL, Gráficos. Aulas usando o Excel (Lab.). Medidas de posição. Medidas de variabilidade ou dispersão. Distribuições de Probabilidade. ROC análise.

Ensaios de Bioatividade in vitro e in vivo (04C-4h)
Docente: Lucélio Bernardes Couto
Ementa: Técnicas clássicas e modernas de genética microbiana e sua utilização em processos biotecnológicos de interesse econômico. Sistemas microbianos, sua adaptabilidade metabólica à mudanças das condições ambientais. Expressão gênica dos processos metabólicos microbianos.

Estágio Docência Supervisionado I (02C-2h)
Docente: Paulo Sérgio Pereira
Ementa: Aprendizagem em ministrar aulas didáticas/pedagógicas. Envolvimento em ensino à distância e PBL. Acompanhamentos na elaboração de material didático teórico e prático, grupo de discussão, plantões de dúvidas e seminários.

Fitoterapia I (02C-3h)
Docente: Ana Maria Soares Pereira


Fitoterapia II (02C-3h)
Docente: Ana Maria Soares Pereira


Genética e Metabolismo Microbiano (03C-3h)
Docente: Sonia Marli Zingaretti di Mauro e Ana Lúcia Fachin
Ementa: Técnicas clássicas e modernas de genética microbiana e sua utilização em processos biotecnológica de interesse econômico. Sistemas e regulação de microbianos, sua adaptabilidade metabólica à mudanças das condições ambientais. Expressão gênica dos processos metabólicos microbiano.

Genômica e Proteômica (Genômica e Biologia Molecular Avançadas) (2C-3h)
Docente: Sonia Marli Zingaretti di Mauro e Ana Lucia Fachin
Ementa: Construção de bibliotecas, genômica e de ESTs. Métodos de isolamento de genes. Métodos de avaliação da expressão gênica, Macro e microarrays. Eletroforese bidimensional, espectrometria de massa na identificação de proteínas.

Interação Planta-Microrganismos-Insetos (02C-3h)
Docente: Ana Lucia Fachin e Sonia Marli Zingaretti di Mauro
Ementa: A disciplina aborda temas como a fitopatologia, que consistem em uma das principais causas das perdas agrícolas. Além do estudo de interações simbióticas, associações entre plantas e microrganismos nas quais os organismos são beneficiados, tais como fungos e bactérias endofíticas, bactérias fixadoras de nitrogênio, micorrizas. O curso também abrange a utilização prática desses organismos na biotecnologia.

Introdução à Biotecnologia (02C-3h)
Docente: Sonia Marli Zingaretti di Mauro e Ana Lucia Fachin
Ementa: Conceito, perspectiva e aplicação. Materiais, metodologias e técnicas aplicadas em processos biotecnológicos. Aspectos de segurança químicos e biológicos, sociais e éticos em biotecnologia. Visitas aos laboratórios da unidade para interação dos alunos e sua familiarização com os diferentes projetos em execução.

Manipulação Genética e Bioquímica da Produção de MS (04C-4h)

Docente: Miriam Verginia Lourenço e Suzelei de Castro França
Ementa: Métodos estratégicos, com o uso de vetores de inserção de material genético no genoma das plantas, para a indução da expressão de genes que regulam a produção de metabólitos de interesse. Co-cultivo de células e estimuladores biológicos ou químicos mimetizando situações de estresse ambiental a que são submetidas as células de plantas, propiciando a produção de substâncias bioativas.

Metodologia de Pesquisa Científica (02C-3h)

Docente: Lucas de Sousa Lehfeld
Ementa: Planejamento experimental. Redação científica para elaboração de projetos, relatórios, dissertações, teses e publicações. Levantamento de produção e dados bibliográficos em bibliotecas e base on line.

Métodos Bioquímicos (03C-3h)
Docente: René de Oliveira Beleboni
Ementa: O curso, através de seu programa teórico-prático, destina-se ao aprofundamento de conceitos bioquímicos, enfocando particularmente as principais classes de biomoléculas, descrevendo suas propriedades físico-químicas, suas funções orgânicas e relações metabólicas. Neste contexto, serão priorizadas as metodologias científicas utilizadas na pesquisa sistemática de tais compostos de origem animal e vegetal.

Métodos de Extração e Purificação de Biomoléculas (04C-4h)
Docentes: Júlio César Borella e Paulo Sérgio Pereira
Ementa: Processos de extração e purificação de biomoléculas, abordando aspectos físicos-químicos e técnicas fundamentais. Aplicação de técnicas cromatográficas de análises de biomoléculas, empregando metodologias de purificação, identificação e quantificação. Aplicação de cromatografia líquida e gasosa.

Métodos Instrumentais Avançados (04C-4h)
Docente: Carlos Eduardo Saraiva Miranda
Ementa: Métodos avançados de análise instrumental aplicada à detecção e quantificação de compostos orgânicos e inorgânicos visando aplicações biotecnológicas. O propósito desta disciplina é enfatizar as principais técnicas cromatográficas e espectroscópicas utilizadas na detecção e identificação estrutural abordando os métodos mais significativos para a análise de vários tipos de substâncias.

Processos Biotecnológicos (04C-4h)
Docente: Eloísa Mocheuti Kronka
Ementa: Caracterização física de diferentes processos fermentativos. Conceitos fundamentais associados ao crescimento microbiano. Potencialidades dos processos fermentativos para gerar produtos biotecnológicos. Sistemas automáticos para o controle e monitoramento de bioprocessos.

Química de Produtos Naturais (03C-3h)
Docente Convidado
Ementa: Introdução ao metabolismo de biomoléculas. Estudo das principais classes de compostos orgânicos encontrados em plantas superiores e microrganismos, abordando as principais seqüências metabólicas para sua formação, quimiossistemática, síntese e a correlação estrutura-atividade biológica.

Seminários de Pesquisa I e II (02C-2h)
Docente: Paulo Sérgio Pereira
Ementa: Utilização de instrumental metodológico básico para pesquisa, com inovações tecnológicas de buscas on line, para o conhecimento científico e a informação sobre temas da atualidade. Apresentações de linhas e projetos de pesquisa pelos orientadores do programa. Apresentações de projetos de pesquisa e prévias de dissertações de discentes do programa. Apresentações de temas relevantes à Biotecnologia por pesquisadores visitantes.

Tecnologia do DNA Recombinante (04C-4h)
Docente: Mozart de Azevedo Marins
Ementa: Benefícios e riscos associados aos experimentos de engenharia genética. Aspectos éticos e normas de segurança relativas à construção e manipulação de seres vivos transgênicos. Tecnologias do DNA recombinante. clonagem e expressão gênica em organismos procariotos e eucariotos.Modelos de expressão gênica em tecidos vegetais. Plantas transgênicas.

Técnica de Cultura de Células e Tecidos (04C-4h)
Docente: Miriam Verginia Lourenço, Bianca Waleria Bertoni, Suzelei de Castro França e Ana Lúcia Fachin
Ementa: Obtenção, utilização e aplicações das principais técnicas de cultivo de células vegetais e animais, bem como o cultivo de microrganismos.

Tópicos em Biotecnologia (02C-3h)
Docente Convidado
Ementa: Tópicos atuais relacionados à especialidade de cada pesquisador visitante.

 

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Foi imprescindível para minha carreira

    Uma das melhores Universidades do Brasil, uma equipe de Professores Doutores com dedicação exclusiva à pesquisa.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Excelentes

    Atendimento ao aluno

    Excelente

    Programa de Ensino

    Excelente

    Material

    Excelente

    Instalações

    Excelente

    Por Cláudia Maria Lincoln Silva sobre Mestrado em Biotecnologia - Dezembro 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Mestrado de Biotecnologia: