Mestrado em Biotecnologia

Solicite informação sem compromisso UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Mestrado em Biotecnologia

  • Modalidade
    O mestrado ocorre presencialmente no local.
  • Duração
    O curso pode ser concluído em 24 meses.
  • Certificado oficial
    Título de mestre em Biotecnologia.
  • Considerações
    O corpo docente deste curso, é composto por professores doutores formados nas principais universidades do país e do exterior, com comprovada experiência em suas áreas de atuação. Nota Avaliação CAPES 4. O mestrado em Biotecnologia da UNAERP tem por objetivo habilitar o aluno para desenvolver pesquisas científicas, e projetos tecnológicos nos quais se apliquem o conhecimento.
  • Dirigido a
    Graduados em Biologia, Ciências da Saúde, e Agrárias, e profissionais como biólogos, biotecnólogos, médicos.
  • Área de atuação
    Indústrias farmacêutica e química, agroindústria, biomédica.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Biotecnologia - Presencial - Ribeirão Preto - São Paulo

  • Objectivos
    Formar mestres-pesquisadores capacitados para planejar e desenvolver investigações científicas com abordagens multidisciplinares, contribuindo para a expansão do conhecimento intelectual e geração de produtos biotecnológicos.
  • Dirigido a
    O Programa de Mestrado em Biotecnologia foi estruturado para receber graduados nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas, Exatas, Agrárias, Engenharias e Tecnologias, como biólogos, biotecnólogos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, odontologistas, fisioterapeutas, químicos, agrônomos, veterinários, engenheiros, matemáticos, analistas de sistemas e profissões correlatas. Copyright© - Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto. Todos os Direitos Reservados Webmaster - Juliano Augusto de S. Oliveira d:-)
  • Titulação
    Mestre em Biotecnologia
  • Conteúdo

    Disciplinase Emendas

    Biodiversidade (02C-3h)
    Docente: Bianca Waleria Bertoni
    Ementa: Esta disciplina tem por objetivo abordar técnicas e metodologias de preservação da biodiversidade, noções de quimiossistemática, métodos de detecção de variabilidade genética, bem como introduzir noções de educação ambiental.

    Bioética, Biossegurança e Gestão em Pesquisa (02C-3h)
    Docente Convidado
    Ementa: Introdução à bioética e biossegurança. Ética na pesquisa com seres humanos, ética na pesquisa com animais experimentais e ética ambiental. Gestão da propriedade intelectual. Legislação em saúde e ambiental.

    Bio-Informática (02C-3h)
    Docente: Milton Faria Junior
    Ementa: Preparar o aluno para as áreas de planejamento de experimentos de bioinformática através do fornecimento de fundamentos sobre Banco de dados genômicos e ferramentas de bioinformática e pipelines.

    Biotecnologia Ambiental (02C-3h)
    Docente: Reinaldo Pisani Junior e Cristina Filomena Pereira Rosa Paschoalato
    Ementa: Esta disciplina enfoca o uso de estratégias utilizadas na recuperação de áreas degradadas, desenvolvendo e abordando a capacidade do aluno para a busca de soluções na preservação do meio ambiente. Processos biológicos de transformação de resíduos. Tratamentos aeróbios e anaeróbios. Remediação biológica utilizando microrganismos e plantas. Efeitos bioquímicos e fisiológicos dos poluentes nos organismos.


    Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos (02C-3h)
    Docente: Eloísa Aparecida Moncheuti Kronka e Katiana França Bonini.
    Ementa: Ação de planejamento, supervisão e gerenciamento da qualidade química, farmacológica e microbiológica, compreendendo os insumos e todo o ciclo de produção de medicamentos, cosméticos, biofertilizantes e outros produtos biotecnológicos. Métodos de avaliação de características físicas e físico-químicas dos produtos intermediários (extratos) e final. Perfil biofarmacêutico. Elaboração de formas farmacêuticas integrando plantas validadas ao arsenal de ativos biológico.

    Diagnóstico e Terapia Molecular (02C-3h)
    Docente: Mozart de Azevedo Marins
    Ementa: Aplicação de métodos de biologia molecular para diagnóstico de doenças em humanos, animais e plantas, e também para terapia gênica. Doenças degenerativas.

    Elementos de Estatística para Delineamento Experimental (02C-3h)
    Docente: Milton Faria Junior
    Ementa: Preparar o aluno para as áreas de planejamento de experimentos e estatística experimental através do fornecimento de fundamentos sobre probabilidade e estatística. Introdução à Bio-estatística. Estudo de caso com atendimento individualizado. Desenho de estudos observacionais e delineamentos experimentais. Amostragem de uma população, erros, vícios. Estatística descritiva, ROL, Gráficos. Aulas usando o Excel (Lab.). Medidas de posição. Medidas de variabilidade ou dispersão. Distribuições de Probabilidade. ROC análise.

    Ensaios de Bioatividade in vitro e in vivo (04C-4h)
    Docente: Lucélio Bernardes Couto
    Ementa: Técnicas clássicas e modernas de genética microbiana e sua utilização em processos biotecnológicos de interesse econômico. Sistemas microbianos, sua adaptabilidade metabólica à mudanças das condições ambientais. Expressão gênica dos processos metabólicos microbianos.

    Estágio Docência Supervisionado I (02C-2h)
    Docente: Paulo Sérgio Pereira
    Ementa: Aprendizagem em ministrar aulas didáticas/pedagógicas. Envolvimento em ensino à distância e PBL. Acompanhamentos na elaboração de material didático teórico e prático, grupo de discussão, plantões de dúvidas e seminários.

    Fitoterapia I (02C-3h)
    Docente: Ana Maria Soares Pereira


    Fitoterapia II (02C-3h)
    Docente: Ana Maria Soares Pereira


    Genética e Metabolismo Microbiano (03C-3h)
    Docente: Sonia Marli Zingaretti di Mauro e Ana Lúcia Fachin
    Ementa: Técnicas clássicas e modernas de genética microbiana e sua utilização em processos biotecnológica de interesse econômico. Sistemas e regulação de microbianos, sua adaptabilidade metabólica à mudanças das condições ambientais. Expressão gênica dos processos metabólicos microbiano.

    Genômica e Proteômica (Genômica e Biologia Molecular Avançadas) (2C-3h)
    Docente: Sonia Marli Zingaretti di Mauro e Ana Lucia Fachin
    Ementa: Construção de bibliotecas, genômica e de ESTs. Métodos de isolamento de genes. Métodos de avaliação da expressão gênica, Macro e microarrays. Eletroforese bidimensional, espectrometria de massa na identificação de proteínas.

    Interação Planta-Microrganismos-Insetos (02C-3h)
    Docente: Ana Lucia Fachin e Sonia Marli Zingaretti di Mauro
    Ementa: A disciplina aborda temas como a fitopatologia, que consistem em uma das principais causas das perdas agrícolas. Além do estudo de interações simbióticas, associações entre plantas e microrganismos nas quais os organismos são beneficiados, tais como fungos e bactérias endofíticas, bactérias fixadoras de nitrogênio, micorrizas. O curso também abrange a utilização prática desses organismos na biotecnologia.

    Introdução à Biotecnologia (02C-3h)
    Docente: Sonia Marli Zingaretti di Mauro e Ana Lucia Fachin
    Ementa: Conceito, perspectiva e aplicação. Materiais, metodologias e técnicas aplicadas em processos biotecnológicos. Aspectos de segurança químicos e biológicos, sociais e éticos em biotecnologia. Visitas aos laboratórios da unidade para interação dos alunos e sua familiarização com os diferentes projetos em execução.

    Manipulação Genética e Bioquímica da Produção de MS (04C-4h)

    Docente: Miriam Verginia Lourenço e Suzelei de Castro França
    Ementa: Métodos estratégicos, com o uso de vetores de inserção de material genético no genoma das plantas, para a indução da expressão de genes que regulam a produção de metabólitos de interesse. Co-cultivo de células e estimuladores biológicos ou químicos mimetizando situações de estresse ambiental a que são submetidas as células de plantas, propiciando a produção de substâncias bioativas.

    Metodologia de Pesquisa Científica (02C-3h)

    Docente: Lucas de Sousa Lehfeld
    Ementa: Planejamento experimental. Redação científica para elaboração de projetos, relatórios, dissertações, teses e publicações. Levantamento de produção e dados bibliográficos em bibliotecas e base on line.

    Métodos Bioquímicos (03C-3h)
    Docente: René de Oliveira Beleboni
    Ementa: O curso, através de seu programa teórico-prático, destina-se ao aprofundamento de conceitos bioquímicos, enfocando particularmente as principais classes de biomoléculas, descrevendo suas propriedades físico-químicas, suas funções orgânicas e relações metabólicas. Neste contexto, serão priorizadas as metodologias científicas utilizadas na pesquisa sistemática de tais compostos de origem animal e vegetal.

    Métodos de Extração e Purificação de Biomoléculas (04C-4h)
    Docentes: Júlio César Borella e Paulo Sérgio Pereira
    Ementa: Processos de extração e purificação de biomoléculas, abordando aspectos físicos-químicos e técnicas fundamentais. Aplicação de técnicas cromatográficas de análises de biomoléculas, empregando metodologias de purificação, identificação e quantificação. Aplicação de cromatografia líquida e gasosa.

    Métodos Instrumentais Avançados (04C-4h)
    Docente: Carlos Eduardo Saraiva Miranda
    Ementa: Métodos avançados de análise instrumental aplicada à detecção e quantificação de compostos orgânicos e inorgânicos visando aplicações biotecnológicas. O propósito desta disciplina é enfatizar as principais técnicas cromatográficas e espectroscópicas utilizadas na detecção e identificação estrutural abordando os métodos mais significativos para a análise de vários tipos de substâncias.

    Processos Biotecnológicos (04C-4h)
    Docente: Eloísa Mocheuti Kronka
    Ementa: Caracterização física de diferentes processos fermentativos. Conceitos fundamentais associados ao crescimento microbiano. Potencialidades dos processos fermentativos para gerar produtos biotecnológicos. Sistemas automáticos para o controle e monitoramento de bioprocessos.

    Química de Produtos Naturais (03C-3h)
    Docente Convidado
    Ementa: Introdução ao metabolismo de biomoléculas. Estudo das principais classes de compostos orgânicos encontrados em plantas superiores e microrganismos, abordando as principais seqüências metabólicas para sua formação, quimiossistemática, síntese e a correlação estrutura-atividade biológica.

    Seminários de Pesquisa I e II (02C-2h)
    Docente: Paulo Sérgio Pereira
    Ementa: Utilização de instrumental metodológico básico para pesquisa, com inovações tecnológicas de buscas on line, para o conhecimento científico e a informação sobre temas da atualidade. Apresentações de linhas e projetos de pesquisa pelos orientadores do programa. Apresentações de projetos de pesquisa e prévias de dissertações de discentes do programa. Apresentações de temas relevantes à Biotecnologia por pesquisadores visitantes.

    Tecnologia do DNA Recombinante (04C-4h)
    Docente: Mozart de Azevedo Marins
    Ementa: Benefícios e riscos associados aos experimentos de engenharia genética. Aspectos éticos e normas de segurança relativas à construção e manipulação de seres vivos transgênicos. Tecnologias do DNA recombinante. clonagem e expressão gênica em organismos procariotos e eucariotos.Modelos de expressão gênica em tecidos vegetais. Plantas transgênicas.

    Técnica de Cultura de Células e Tecidos (04C-4h)
    Docente: Miriam Verginia Lourenço, Bianca Waleria Bertoni, Suzelei de Castro França e Ana Lúcia Fachin
    Ementa: Obtenção, utilização e aplicações das principais técnicas de cultivo de células vegetais e animais, bem como o cultivo de microrganismos.

    Tópicos em Biotecnologia (02C-3h)
    Docente Convidado
    Ementa: Tópicos atuais relacionados à especialidade de cada pesquisador visitante.

     

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (3)

Foi imprescindível para minha carreira
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Uma das melhores Universidades do Brasil, uma equipe de Professores Doutores com dedicação exclusiva à pesquisa.

Cláudia Maria Lincoln Silva

Mestrado em Biotecnologia - Diciembre 2011

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu sou formado em ciências biológicas, pelo centro universitário de formiga, trabalho em escolas públicas e em sou tutor federal. Gostaria de saber tudo a respeito deste mestrado (valor, dias de aula e horários, local, se é registrado pelo mec o diploma, duração, forma de entrada, dentre outras). "

André para Mestrado em Biotecnologia

Minas Gerais

"Sou enfermeira pós graduada em enfermagem do trabalho e enfermagem em uti e gostaria de obter maiores informações sobre o curso de biotecnologia, se é voltado para a área da saúde, como biotecnologia médica, forma de inserção no curso, valores, duração do curso e programação das aulas. "

Maria para Mestrado em Biotecnologia

Minas Gerais

"Gostaria de dar continuidade aos meus estudos com um mestrado, sou formada em licenciatura curta em ciências física e biológica, ciências biológica e tenho duas especializações e gostaria muito de realizar um mestrado a distância na área do meio ambiente. "

Sandra para Mestrado em Biotecnologia

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com biotecnologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |