Mestrado em Ciências Sociais

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Mestrado em Ciências Sociais

  • Modalidade
    Aulas ministradas na modalidade presencial.
  • Duração
    Duração mínima de 3 semestres.
  • Certificado oficial
    O participante recebe um título de Mestre em Ciências Sociais.
  • Considerações
    O Mestrado em Ciências Sociais da PUC SP tem como objetivo a promoção e orientação de pesquisas em Ciências Sociais, visando a catalogação de dados e formulação de problemas e hipóteses nesse contexto. A preparação de docentes e pesquisadores para lecionar no ensino superior também é de grande importância no curso. A formação foca ainda na continuação de trabalhos de pesquisas brasileiras e latino-americanas antes realizadas, imprimindo caráter de comunidade e não apenas individual. A instituição oferece forte treinamento na área de Ciências Sociais, com interesse em habilitar profissionais mais qualificados para a realização do trabalho de pesquisa e para a criação e desenvolvimento de métodos e conceitos adaptados a realidade do Brasil e da América Latina.
  • Dirigido a
    Formação direcionada a graduados e Mestres em Ciências Sociais ou áreas afins.
  • Área de atuação
    Esse profissional pode atuar como pesquisador e como planejador, consultor e assessor junto às empresas públicas, privadas ou ONGs.

Comentários sobre Mestrado em Ciências Sociais - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    · Promover e orientar trabalhos de investigação empírica e reflexão teórica. · Consolidar a constituição de núcleos transdisciplinares de pesquisa em Ciências Sociais, capazes de reunir dados, formular problemas e hipóteses de trabalho, com base em projetos já concluídos e em projetos emergentes. · Assegurar a continuidade de pesquisas, imprimindo caráter cumulativo às investigações e buscando superar as limitações do trabalho individual. · Dar continuidade às realizações já desenvolvidas pelas Ciências Sociais no Brasil e na América Latina, favorecendo o processo autônomo e crítico, bem como a sistematização científica fundada nas perspectivas e necessidades dessas sociedades. · Fornecer treinamento intenso na área das Ciências Sociais, de modo a formar profissionais habilitados a realizar pesquisas e desenvolver instrumental metodológico e conceitual adequado à análise da realidade brasileira e latino-americana. · Preparar professores e pesquisadores para o magistério superior.
  • Dirigido a
    Graduados e Mestres em Ciências Sociais ou áreas afins, a juízo da Comissão de Seleção.
  • Titulação
    Mestre em Ciências Sociais
  • Conteúdo

    Área de Concentração 

    Antropologia
    Etnologia Brasileira - Estudo dos grupos indígenas brasileiros, das ideologias que os cercam e das articulações que mantêm com a sociedade nacional. Explicitação da ação histórica do Estado e das principais conseqüências para a reprodução identitária desses grupos e de sua preservação cultural.

    Maternidade, Ideologia e Vida Cotidiana nas Culturas Modernas - Estudo de processo macro-estruturais e das condições sócio-econômicas, políticas e culturais da mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de aspectos concernentes às relações entre cidade e campo, indústria e agricultura, serão enfocados, especialmente, a questão urbana, do trabalho, do sindicalismo e movimentos sociais em múltiplas faces, articulações e contradições.

    Produção Simbólica e Reprodução Cultural - Estudo dos processo envolvidos na manifestação, persistência e transformação da prática social e conteúdos culturais de grupos humanos. Interpretação das expressões simbólicas que propiciam os contornos identitários das formações culturais e alimentam os circuitos de reprodução da cultura em seu sentido mais amplo.

    Política
    Estado e Sistemas Sócio-Políticos - Estudo da formação e das transformações do Estado, com ênfase nos casos brasileiro e latino-americano, à luz da história econômica, social e cultural. Análise histórica e comparativa dos mecanismos institucionais e sócio-culturais que regulam a participação política, os processos decisórios, as políticas públicas e as representações em geral que caracterizam as transformações sócio-políticas no Brasil contemporâneo.

    Relações Internacionais
    Relações Internacionais - Fórum permanente de investigação e debate interdisciplinar das relações internacionais no mundo contemporâneo. Análise dos fluxos de internacionalização das relações sociais, políticas e econômicas, particularmente no âmbito das realidades brasileira, latino-americana e da Comunidade dos 7 países de língua portuguesa.

    Sociologia
    Instituições, Ideologias e Religiões - Estudo dos processos envolvidos e agentes institucionais, tanto sob o prisma de sua estrutura, organização e ideologia específicas como de sua interconexão com a dinâmica das classes sociais, do Estado e das práticas culturais.

    Dinâmica Urbano-Regional, Planejamento e Políticas Públicas - Estudo e pesquisa dos processos sociais de produção, gestão e estruturação do espaço urbano e seus agentes. Planejamento urbano e regional, processos de urbanização e dinâmica urbano-regional, mobilidade sócio-espacional e territorialidades, políticas públicas, setoriais, locais e regionais.

    Mudanças Sociais e Movimentos Sociais - Estudo de processo macro-estruturais e das condições sócio-econômicas, políticas e culturais da mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de aspectos concernentes às relações entre cidade e campo, indústria e agricultura, serão enfocados, especialmente, a questão urbana, do trabalho, do sindicalismo e movimentos sociais em múltiplas faces, articulações e contradições. 
     

    Linhas de Pesquisa 

    Mudanças Sociais e Movimentos Sociais
    Estudo de processos macro-estruturais e das condições sócio-econômicas, políticas e culturais da mudança e desenvolvimento da sociedade brasileira. Além de aspectos concernentes às relações entre cidade e campo, indústria e agricultura, serão enfocados, especialmente, a questão urbana, do trabalho, do sindicalismo e movimentos sociais em múltiplas faces, articulações e contradições.

    Instituições, Ideologias e Religiões
    Estudo das instituições e agentes institucionais, tanto sob o prisma de sua estrutura, organização e ideologia específicas como de sua interconexão com a dinâmica das classes sociais, do Estado e das práticas culturais.

    Produção Simbólica e Reprodução Cultural
    Estudo dos processos envolvidos na manifestação, persistência e transformação da prática social e conteúdos culturais de grupos humanos. Interpretação das expressões simbólicas que propiciam os contornos identitários das formações culturais e alimentam os circuitos de reprodução da cultura em seu sentido mais amplo.

    Estado e Sistemas Sócio-Políticos
    Estudo da formação e das transformações do Estado, com ênfase nos casos brasileiro e latino-americano, à luz da história econômica, social e cultural. Análise histórica e comparativa dos mecanismos institucionais e sócio-culturais que regulam a participação política, os processos decisórios, as políticas públicas e as representações em geral que caracterizam as transformações sócio-políticas no Brasil contemporâneo.

    Etnologia Brasileira
    Estudo dos grupos indígenas brasileiros, das ideologias que os cercam e das articulações que mantêm com a sociedade nacional. Explicitação da ação histórica do Estado e das principais consequências para a reprodução identitária desses grupos e de sua preservação cultural.

    Materialidade, Ideologia e Vida Cotidiana nas Culturas Modernas
    Estudo dos processos culturais na sociedade moderna, englobando tanto a dimensão da reprodução da cultura como a esfera da vida cotidiana. As pesquisas e estudos serão direcionados para etnografias e análises de segmentos da reprodução cultural, procurando captar tanto seus aspectos materiais como sua dinâmica interna e, igualmente, para o domínio do imaginário veiculados pelos bens simbólicos e suas formas de estruturação e ainda para as interseções entre os produtos culturais e os sujeitos no cotidiano urbano e moderno.

    Dinâmica Urbano-Regional, Planejamento e Políticas Públicas
    Estudo e pesquisa dos processos sociais de produção, gestão e estruturação do espaço urbano e seus agentes. Planejamento urbano e regional, processos de urbanização e dinâmica urbano-regional, mobilidade sócio-espacial e territorialidades, políticas públicas, setoriais, locais e regionais.

    Relações Internacionais
    Fórum permanente de investigação e debate interdisciplinar das relações internacionais no mundo contemporâneo. Análise dos fluxos de internacionalização das relações sociais, políticas e econômicas, particularmente no âmbito das realidades brasileira, latino-americana e da Comunidade dos 7 países de língua portuguesa.

    Estrutura Curricular

    Disciplinas Obrigatórias 02 Disciplinas - 03 créditos cada
    · Teoria Antropológica
    · Teoria Política
    · Teoria Sociológica
    · Teoria das Relações Internacionais

    Seminário de Pesquisa 1 Disciplina – 04 créditos cada
    Oferecido a alunos cujo projeto de pesquisa apresente o necessário grau de maturidade, tendo em examinar os problemas teóricos gerais dos projetos e realizar o levantamento bibliográfico, verificar adequação do material levantado e examinar as interpretações propostas.
    Seminário para todos os alunos.

    Disciplinas Eletivas 02 Disciplinas – 03 créditos cada
    São escolhidas de acordo com os interesses de pesquisa do aluno, e sob orientação do Professor.

    Atividades Programadas 03 Atividades Programadas – 2 créditos cada
    São seminários temáticos para aprofundamento de questões geradas nos núcleos.

    Elaboração de Dissertação / Orientação – 08 Créditos
    Compreende um Programa individual definido juntamente com o Professor Orientador e que deve definição de área, levantamento bibliográfico específico, formulação de hipóteses, delineamento dos
    instrumentos de pesquisa, coleta, organização e análise de dados, redação.

    Conclusão de Curso
    O título de Mestre em Ciências Sociais será concedido ao aluno que, cumpridas as exigências do completar o mínimo 30 créditos, assim divididos estruturalmente:
    · 06 créditos em Disciplinas Obrigatórias
    · 06 créditos em Disciplinas Eletivas
    · 04 créditos de Seminário de Pesquisa
    · 06 créditos em Atividades Programadas
    · 08 créditos em Elaboração de Dissertação
    · Elaboração da Dissertação - 8 créditos
    · Aprovação no Exame de Proficiência em uma Língua Estrangeira
    · Aprovação no Exame de Qualificação
    · Aprovação na Argüição e Defesa Pública de Dissertação de Mestrado

     

Opiniões (2)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (3)

A PUC-SP se destaca pelo seu corpo docente e inovação nas linhas de pequisa.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

A PUC-SP se destaca por várias iniciativas tomadas com intuito de inovar, linhas de pesquisa, abordagem metodológica que acompanham a transformação da sociedade, no entanto considerando que a instituição como qualquer outra prescinde de professores com titulação e experiência docente para conseguir uma boa nota do MEC.

Anselmo Neiva

Mestrado em Ciências Sociais - Octubre 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Tive a oportunidade de conhecer e conviver com professores renomados, além de estudar em uma das melhores instituições de ensino do país. Excelente!!

Rosimar Pereira Barbosa

Mestrado em Ciências Sociais - Junio 2011

Outro curso relacionado com ciências sociais

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |