Home>Mestrado>Educação Física>Asa Norte>Mestrado em Educação Física - Asa Norte - Brasília Distrito Federal
 

Mestrado em Educação Física

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Opiniões:
Opiniões (1)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Universidade Católica de Brasília

Mestrado em Educação Física - Asa Norte - Brasília Distrito Federal

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Universidade Católica de Brasília, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Mônica Almeida
Mestrado em Educação Física
  • Modalidade

    O Mestrado em Educação Física é aplicado à distância, na Universidade Católica de Brasilia.

  • Certificado Oficial

    Ao final do curso será entregue o Certificado de Conclusão.

  • Considerações

    O Mestrado em Educação Físicada Universidade Católica de Brasilia, forma o profissional a desenvolver pesquisas centradas na área de atividade física e saúde.

  • Preço do Curso

    Consultar preço.

  • Dirigido a

    Pessoas com curso de nível superior em qualquer área do conhecimento.

  • Área de atuação

    A área de atuação praa este profissional é bastante ampla podendo atuar em diversos segmentos relacionados à atividade física e saúde.

  • Salário estimado

    O salário base pode ser de R$ 3.000,00

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Mestrado em Educação Física - Asa Norte - Brasília Distrito Federal Comentários sobre Mestrado em Educação Física - Asa Norte - Brasília Distrito Federal
Objetivos:
Considerando a necessidade da formação de pós-graduados que visem preferencialmente a um aprofundamento de conhecimentos ou técnicas de pesquisa científica, tecnológica ou artística; à relevância do caráter de terminalidade, assumidos pelo Mestrado e Doutorado, que enfatize o aprofundamento da formação científica conquistada na graduação, aludido no Parecer nº 977, de 03/12/65, do Conselho Federal de Educação; à Portaria Nº 14 de 02 de Março de 2000, à inarredável manutenção de níveis de qualidade condizentes com os padrões da pós-graduação Stricto Sensu. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília em nível de Mestrado e Doutorado têm o objetivo de:

* Desenvolver pesquisas centradas na área de atividade física e saúde;
* Formar profissionais e pesquisadores, em nível de Mestrado e Doutorado, com base técnico-científica sólida para atuar competitivamente nos diferentes mercados de trabalho, incluindo ensino, pesquisa, prestação de serviço e empreeendimento;
* Formar docentes e pesquisadores para atuar no ensino, na pesquisa e na extensão em cursos de graduação em Educação Física ou áreas afins, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da iniciativa em pesquisa científica;
* Formar docentes e pesquisadores para atuar no ensino, pesquisa e extensão nos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, ou áreas afins contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da iniciativa em pesquisa científica;
* Qualificar pessoas para o exercício das atividades de magistério no ensino superior, médio e fundamental;
* Possibilitar a produção e a utilização de conhecimentos socialmente relevantes sobre a atividade física e saúde;
* Criar processos de intercâmbio de conhecimentos e experiências com a comunidade e a sociedade;
* Gerar e difundir conhecimentos.
Conteúdo:
Historico:

 Universidade Católica de Brasília teve a sua origem na criação da sua entidade mantenedora, a União Brasiliense de Educação e Cultura (UBEC), em 12 de agosto de 1972, formada pela Aliança Brasileira de Assistência Social e Educacional (Irmão do Sagrado Coração), Inspetoria São João Bosco (Salesianos de Dom Bosco), Sociedade Civil "Casas de Educação" (Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, Virgem e Imaculada), União Brasileira de Educação e Ensino (Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas Cristãs), Sociedade Concepcionista de Ensino (Congregação das Religiosas Concepcionistas do Ensino), Inspetoria Madre Mazzarello (Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora), Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, Associação Planalto de Assistência e Instrução Popular (Congregação do Sagrado Estigma do Nosso Senhor Jesus Cristo) e Sociedade "Porvir Científico" (Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs).

   Em 29 de maio de 1973, a segunda assembléia geral da UBEC decidiu criar a Universidade Católica de Brasília, sendo a primeira unidade a Faculdade Católica de Ciências Humanas, cujo funcionamento foi autorizado em 1974. Na seqüência, foi criada a Faculdade Católica de Tecnologia, culminando, em 1983, com a criação das Faculdades Integradas da Católica de Brasília. Em prosseguimento, a UBEC optou pela aquisição de um terreno em Taguatinga para a construção do futuro campus universitário.
Na década de 1980 foram iniciados os primeiros cursos de pós-graduação lato-sensu. A pós-graduação stricto-sensu foi implantada em 1994 com o Programa de Mestrado em Educação. A Universidade, a partir do momento em que foi reconhecida como tal, passou a expandir seus cursos de graduação e de pós-graduação, investindo na contratação de docentes qualificados e na capacitação docente a fim de melhorar a qualidade dos programas oferecidos e, desta forma, atender o que está preconizado no artigo 52 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394 de 1996.

   O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, instituído em 1999, submeteu-se a avaliação da Capes e a proposta foi aprovada com conceito 3 em dezembro de 2002. No ano de 2004 foi reavaliado, recebendo conceito 4.

   O Mestrado em Educacão Física da UCB veio preencher uma lacuna existente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, nas quais a existência de poucos programas de Pós-Graduação inviabilizam o desenvolvimento científico nessas regiões. Assim, em relação à área de Educacão Física a UCB foi e sempre será a pioneira.

   Nesse sentido considerando esses aspectos e para dar sequência nas atividades iniciadas em nível de Mestrado e para completar o ciclo do que se intitula Programa de Pós-Graduação em Educação Física a Universidade Católica de Brasília iniciar as atividades do Doutorado em Educação Física. A proposta do Doutorado, após avaliação da capes no segundo semestre de 2005 recebeu o conceito 4.


Linhas de Pesquisa

Aspectos Biológicos Relacionados à Atividade Física e Saúde

Investiga as mudanças fisiológicas fundamentais e as adaptações agudas e crônicas que ocorrem no corpo humano em diferentes tipos de exercício.

Aspectos Sócio-Culturais e Pedagógicos Relacionados à Atividade Física e Saúde

Caracteriza-se por estudos relacionados à atividade física e saúde envolvendo aspectos sócio-culturais e pedagógicos.

Exercício Físico, Reabilitação, Doenças Crônico não Transmissíveis e Envelhecimento

Caracteriza-se por estudos sobre a participação de exercício na prevenção e evolução de doenças crônico não transmissíveis, na reabilitação e no envelhecimento.

Área de Concentração

Compreende-se por área de concentração a área específica dentro da qual o Pós-Graduando deverá desenvolver suas atividades de estudo e pesquisa. O Programa de Pós - Graduação Stricto-Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília para o Curso de Mestrado e Doutorado optou por centrar suas discussões na área de concentração Atividade Física e Saúde.

Estrutura Curricular

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, nível de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília, está estruturado em disciplinas que compõem o núcleo temático comum, o núcleo temático específico e o núcleo temático de aprofundamento. As disciplinas possibilitam ao aluno a formação básica e o aprofundamento específico de temas a serem desenvolvidos na área de concentração.

    * Núcleo Temático Comum
    * Núcleo Temático Específico
    * Núcleo Temático de Aprofundamento

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Após a formação, consegui fazer parte do corpo docente da própria instituição ao qual considero excelente. Só posso estar muito satisfeito!

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Ronaldo Rodrigues Da Silva sobre Mestrado em Educação Física - Agosto 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Mestrado de Educação Física: