Mestrado em Química

Solicite informação sem compromisso FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Mestrado em Química

  • Modalidade
    Presencial.
  • Duração
    O curso dura 24 meses.
  • Certificado oficial
    Um diploma de Mestre em Química é oferecido ao aluno.
  • Considerações
    O Mestrado em Química da FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau visa aumentar os recursos e ferramentas para a formação de profissionais da área química promovendo a criação e desenvolvimento de conhecimentos em ciência e tecnologia. O programa visa capacitar e qualificar os participantes também na área acadêmica, propiciando a divulgação de conhecimentos na área. Os estudos tem duração de 2 anos e oferece 15 vagas aos interessados em se inscrever para a seleção.
  • Dirigido a
    Formação dirigida a graduados em química e áreas relacionadas como farmácia, engenharia química e ciências biológicas.
  • Área de atuação
    Os cargos para essa carreira estão em docência no ensino superior e atividades em indústrias química, produção de alimentos, componentes químicos e fábricas de tinta e plástico.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Química - Presencial - Blumenau - Santa Catarina

  • Objectivos
    Ampliar os instrumentos institucionais de formação de Recursos Humanos e promover o desenvolvimento científico-tecnológico, principalmente da região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Para tanto, suas ações visam a capacitação e qualificação de pessoal nas áreas acadêmica e profissional, permitindo a reprodução e propagação do conhecimento, com reflexos na educação em geral e no setor produtivo.
  • Dirigido a
    Portadores de diploma de nível superior em curso de duração plena em Química ou áreas afins, tais como, Farmácia, Engenharia Química e Ciências Biológicas.
  • Conteúdo

    Não há taxa de orientação. O crédito financeiro é reajustado anualmente no mês de janeiro, incidindo a correção a partir da parcela de fevereiro.

    Bolsas de estudo
    Os critérios de seleção dos futuros bolsistas são estabelecidos anualmente pela comissão de bolsa do PPGQ.

    Áreas de Concentração e Respectivas Linhas de Pesquisa


    1. Físico-Química:

    a) Aplicações de Compostos Solvatocrômicos;

    b) Desenvolvimento de Sensores Cromogênicos e Fluorogênicos;

    c) Eletroquímica Aplicada;

    d) Estudo dos Fenômenos de Adsorção em Diferentes Materiais;

    e) Processos Químicos e Interações nas Esferas Ambientais;

    f) Tratamento e Reutilização de Resíduos.

     

    2. Química Orgânica:

    a) Aplicação de Biocatalisadores em Processos Têxteis;

    b) Biotransformação e Catálise Enzimática;

    c) Novas Alternativas de Modificação e Acabamento de Materiais Têxteis;

    d) Processos de Oxidação Avançados;

    e) Síntese e Propriedades de Compostos Bioativos e de Coordenação;

    f) Síntese e Propriedades de Novos Materiais.

    Disciplinas

    Obrigatórias

    QMC 105 - Físico-Química

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: teoria cinética dos gases; termodinâmica; equilíbrio químico; cinética química; eletroquímica; fenômeno de superfície.

     

    QMC 110 - Metodologia da Pesquisa I

    Ementa: engloba um conjunto de atividades assim definidas: escolha do orientador e definição da área de concentração e linha de pesquisa - em formulário próprio contendo resumo da proposta; cursos relacionados à consulta à bases de dados em química e áreas correlatas e utilização de software específico da área; relatório das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de dissertação com parecer do orientador. (O relatório deverá ser encaminhado ao Coordenador do PPGQ até 15 dias antes do término do segundo semestre letivo)

     

    QMC 115 - Metodologia da Pesquisa II

    Ementa: curso de normalização do trabalho acadêmico e apresentação dos resultados experimentais após o segundo semestre de atividade laboratorial na forma de relatório de dissertação; análise do relatório por membro do curso de pós-graduação indicado pela coordenação de curso, e defesa do relatório de dissertação em sessão privada. (Consultar Artigos 38 e 39 do Regimento do PPGQ)

     

    QMC 120 - Química Orgânica

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: efeitos estruturais; princípio de estereoquímica; reações de substituição nucleofílica alifática; reações de eliminação e adição; reações do grupo carbonila; substituição aromática eletrofílica: compostos benzenóides e heterociclos pi-excessivos; substituição aromática nucleofílica em heterociclos pi-deficientes.

     

    QMC 125 - Seminários

    Ementa: assuntos atuais na área de química e/ou afins programados no decorrer do semestre e apresentados por docentes, visitantes e cursandos. Presença obrigatória mínima a 4 seminários por semestre. Seminários fora da sede do Programa serão aceitos, desde que devidamente comprovados. É exigida a participação mínima a 2 seminários na sede do PPGQ por semestre letivo. A ficha individual de freqüência a seminários deverá ser entregue na secretaria do PPGQ ao término de cada semestre letivo.

    Específicas - por área de concentração


    Específicas - por área de concentração
    QMC 205 - Análise Orgânica (QO)

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: métodos físicos de separação, purificação e caracterização de compostos orgânicos; espectrometria de massa e análise elementar; espectroscopia de absorção ultravioleta-visível, infravermelho e de ressonância nuclear magnética de 1H e 13C - técnicas 1D e 2D.

     

    QMC 210 - Química do Ambiente (FQ)

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: química e meio ambiente; equilíbrio e cinética nos sistemas aquáticos; cinética e reações químicas na atmosfera; equilíbrio e cinética no solo; biogeoquímica;  sistemas de amostragem, coleta e preservação de amostras ambientais; digestão e extração de analitos em amostras; métodos instrumentais de análise; validação e apresentação de resultados.

     

    QMC 215 - Química de Superfície (FQ)

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: conceito de interface; tensão superficial e interfacial entre líquidos; capilaridade; termodinâmica de interfases; filmes monomoleculares e películas superficiais insolúveis; aspectos elétricos das superfícies. adsorção: isotermas,  ângulo de contato, aspectos termodinâmicos e cinéticos; colóides: estabilidade, emulsões e espumas, detergência, escala de hlb e aplicações em flotação, adesão, agentes tensoativos, solubilização.

     

    QMC 220 - Química Têxtil do Beneficiamento (QO)

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: teoria e tecnologia do beneficiamento de artigos têxteis: preparação, tingimento, acabamento e estamparia.


    Domínio Conexo

    QMC 305 - Biotransformação e Catálise Enzimática

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: introdução a biotransformação; enzimas e microorganismos; biotransformação em síntese orgânica; reações de condensação, hidrólise, redução e oxidação catalisadas por enzimas e microorganismos; outras biotransformações; tecnologia de bioprocessos.

     

    QMC 310 - Matérias-Primas e Controle de Qualidade na Química Têxtil

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: as propriedades químicas e físicas de fibras têxteis e a química de produtos auxiliares e de corantes; controle de qualidade incluindo métodos físicos (colorimetria) e químicos.

     

    QMC 315 - Métodos Espectroscópicos

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: métodos espectroscópicos: espectrometria de chama e de absorção atômica. plasma indutivamente acoplado; fluorimetria; difração de raio-X e EPR.

    QMC 320 - Polímeros e Blendas Poliméricas

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: Reações de polimerização: poliadição, policondensação e copolimerização. Propriedades e caracterização de polímeros e copolímeros sintéticos. Miscibilidade e compatibilidade de blendas poliméricas: termodinâmica de soluções poliméricas, métodos de preparação de blendas miscíveis e imiscíveis, características de blendas, métodos para avaliação de miscibilidade e da compatibilidade.

     

    QMC 325 - Síntese Orgânica

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: conceito de desconexão, sínton e equivalente sintético; transformações de grupos funcionais. desconexões de ligações carbono-heteroátomo e carbono-carbono; rearranjos em síntese; heterociclos p-deficientes e -psovissecxe isolados e fusionados: ocorrência natural, síntese e reatividade; síntese multietapas, análise de exemplos representativos da literatura.

     

    QMC 330 - Tópicos Orientados em Química

    Carga horária: 60h/a

    Ementa: cursos em tópicos de interesse vinculados às linhas de pesquisa do programa, podendo incluir atividades laboratoriais; caberá ao orientador selecionar e acompanhar as atividades do seu orientando; limitados a 4 créditos.

     

    Complementares Optativas

    IT 405 - Inglês Técnico I


    IT 410 - Inglês Técnico II

    QMC 415 - Estágio de Docência
    Ementa: participação dos alunos de pós-graduação em atividades de ensino prático laboratorial de química junto às disciplinas da graduação do curso de química, com o objetivo de vivenciar os procedimentos didáticos que incluem a interpretação das operações de laboratório relacionando-as com os aspectos teóricos envolvidos.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de obter informações sobre o curso de mestrado em química. Sou graduado em química e ciências e professor estadual há 15 anos. Eu fiz uma pós em metodologia do ensino para mudança de nível na carreira, mas gostaria de continuar a aprimorar os conhecimentos na área de química. "

Braulio para Mestrado em Química

Rio Grande do Sul

"Eu gostaria de informações sobre o curso mestrado em física e química. Qual a duração, preço mensal, disponibilidades necessárias e se esse curso é realizado via internet e suas avaliações também são ou na própria instituição de ensino. A instituição possui registro do MEC? "

Maria para Mestrado em Química

Minas Gerais

Outro curso relacionado com química

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |