Pós-Graduação EAD em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais - A Distância

Solicite informação sem compromisso Faculdade Prominas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação EAD em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais - Online

  • Conteúdo
    Pós-Graduação EAD em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais.

    Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.
    Aulas transformadoras: Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.
    Conteúdo 100% online: Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem
    privilégio de alguns. O curso de Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais visa reconhecer as especificidades da Educação Infantil – etapa inicial da Educação Básica com função de educar/cuidar situando a alfabetização nesse contexto. Compreender os processos de letramento e alfabetização, enquanto aprendizagem e desenvolvimento da linguagem escrita, reconhecendo suas especificidades, fatores condicionantes, suas dimensões constitutivas e implicações pedagógicas. Apropriar-se de conhecimentos teóricos-práticos que contribuam para o desenvolvimento de uma prática que possibilite a apropriação da leitura e da escrita por crianças em diferentes contextos educativos.
    PLANO DE AULA:

    O que eu vou aprender?
               1 A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais  VIDEOAULAS

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ato de Escrever e a Aprendizagem da Escrita; Fatores que Afetam o Desenvolvimento da Linguagem; A Base Biológica do Desenvolvimento de Idioma; O Papel dos Pais na Promoção do Aprendizagem e Desenvolvimento da Linguagem em Crianças Pequenas; As Funções da Escrita – A Escrita como Instrumento: de Registro, Arquivo, Regulação Social e Comunicação; Alfabetização, Linguagem e Desenvolvimento Emocional; Desenvolvimento da Linguagem e seus Impactos; Gêneros e seus Propósitos Comunicativos; Conceitos Iniciais de Propósitos Comunicativos; Ambientes de Aprendizagem como Estratégia para Lidar com a Leitura e Escrita.


               2 Práticas Interdisciplinares nos Anos Iniciais e o Uso dos Projetos  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Currículo; Interdisciplinaridade; Projetos; Interdisciplinaridade e suas Aplicações; Fundamentos do Ensino de Física; A Física e a Interdisciplinaridade; Modelos Interdisciplinares mais Difundidos no Campo da Didática; Fundamentos do Ensino de Ciências Naturais; Didática e Modelos de Ensino nas Ciências Naturais; Modelos de Ensino de Ciências Naturais.


               3 Métodos de Tomada de Decisão  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Da Organização do Trabalho Pedagógico; Conceitos e Apontamentos sobre o Trabalho Pedagógico; Abordagem do Processo Pedagógico; Da Identificação e Análise de Estratégias de Ensino; Estratégias de Ensino na Atualidade; Critérios para Estratégias Pedagógicas; Atitude Ativa Frente a Tomada de Decisão; Estratégias de Ensino no Nível Inicial; Perfil do Educador e o Nível Inicial.


               4 Fundamentos da Educação Infantil  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Concepção de Infância, Família e sua Historicidade; A Infância na História; O Papel do Educador; A Relação da Família, Escola e Sociedade; A Repercussão da Autonomia das Crianças no que Tange à Relação Família-Escola; Relação Família-Escola; Educação Infantil nos Aportes de Piaget; A Influência de Jean Piaget na Pedagogia; Inteligência Sensorial-Motor.


               5 Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Protagonistas do Dia a Dia Educativo: Crianças e Adultos; Organização Atual do Tempo Escolar; Crianças e Adultos no Dia a Dia Educativo; Educação Infantil e os Sistemas de Ensino; Introdução ao Conceito de Educação Infantil; O Professor da Educação Infantil; Novas Alternativas Pedagógicas no Ensino Infantil; Métodos de Educação: Montessori, Waldorf e Pikler; Método Educativo: Amara Berri e Reggio Emilia.


               6 Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Construção do Conhecimento Psicológico; Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento; Teoria da Mente; Desenvolvimento Psicossocial e Aprendizagem; Desenvolvimento Psicossocial da Criança; Concepção, Desenvolvimento Pré-Natal e Parto; As Implicações do Desenvolvimento: Pontos de Vista Teóricos; Desenvolvimento Infantil – 0 A 3 Anos.


               7 Docência do Ensino Superior  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.


               8 Metodologia de Trabalho Científico  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

    CARGA HORÁRIA TOTAL: 640h

Outro curso relacionado com ensino

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |