Pós-graduação em Complementação em Psicopedagogia Clínica

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Complementação em Psicopedagogia Clínica - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Complementação em Psicopedagogia Clínica

    Campus: Campo Grande e Centro

    Inscrições abertas

    Objetivo


    Oferecer aprimoramento do conhecimento teórico-prático acerca da atuação Psicopedagógica Clínica ( avaliação, intervenções e diagnósticos diferenciais).
     

    Disciplinas


    1 - AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM E PERFIL PSICOMOTOR


    Consciência fonológica. Percepção e Processamento auditivo. Coordenação motora ampla e fina. Esquema corporal. Lateralidade. Orientação espacial e temporal. Sequência. Relação dos movimentos com a comunicação, afetividade e aprendizagem.

    2 - AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA


    Conceitos básicos do Diagnóstico Psicopedagógico. Instrumentos de avaliação clínica. Anamneses. EOCA (Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem). Avaliação Nível Pedagógico (escrita, leitura e cálculos). Diagnóstico Operatório ( Provas Piagetianas). Técnicas Projetivas( Dupla Educativa). Aspectos afetivo, social e familiar. Relatório de avaliação. Entrevista de devolução. Aplicação prática das técnicas avaliativas.

    3 - DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL


    Avaliação das dificuldades de aprendizagem secundárias. Diagnóstico diferencial para os transtornos do desenvolvimento e a avaliação neuropsicológica. Funções executivas. Protocolos investigativos. Intervenção e orientações iniciais.

    4 - JOGOS NA CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA


    O jogo como instrumento diagnóstico. Intervenção clínica por meio de atividades lúdicas nas DAs. Desenho livre, dramatização e artes como recurso auto expressivo.

    5 - SUPERVISÃO PRÁTICA

    Os encontros para supervisão prática visam à experiência prática por meio de casos clínicos apresentados e discutidos em grupo. Objetivos: levantamento de hipóteses; aplicabilidade dos instrumentos avaliativos; análise de material pedagógico; análise de sessão clínica (etapas da avaliação e entrevista operativa) por meio de vídeos; apresentação de casos diferenciados para observação e análise de comportamentos atípicos e direcionamento do caso. Encaminhamento dos casos e elaboração de seus relatórios.

    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

    APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.
    AULAS 1 VEZ NA SEMANA
    :

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.
     

Outro curso relacionado com psicopedagogia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |