Pós-Graduação em Educação Física para Grupos Especiais

Solicite informação sem compromisso FANOR - Faculdades Nordeste / Campus Dunas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Educação Física para Grupos Especiais - Presencial - Fortaleza - Ceará

  • Objectivos
    O curso se dedica ao estudo exigente das diversas deficiências, a exemplo da auditiva, visual, intelectual, física, das diversas patologias e fatores de risco, como diabetes, obesidade, hipertensão e cardiopatias, além de outros grupos especiais, como idosos e osteoporóticos, de modo que o domínio das fisiopatologias específicas e o aprofundamento sobre os conhecimentos gerais, conceitos e classificações de cada especialidade, que impõem o domínio competente e diferenciado da metodologia de intervenção nesses diversos grupos especiais pelo profissional de Educação Física, possa produzir benefícios de natureza educacional, social, psicológica e terapêutica, dentre outros, que contribuam decisivamente na melhoria da qualidade de vida dessas populações, cujos direitos e papéis sociais precisam ser cada vez mais reconhecidos e respeitados à medida que se consiga estabelecer educações e práticas sociais com base da diversidade e na diferença. O curso aborda ainda a prática desportiva nesses grupos especiais e o desporto Paraolímpico.
  • Dirigido a
    Profissionais de Educação Física e de áreas afins como pedagogos, psicólogos e outros profissionais interessados nessa área de estudo.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Educação Física para Grupos Especiais
  • Conteúdo

    JUSTIFICATIVA
    De acordo com "Carta Internacional da Educação Física e Esporte", proclamada na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em sua 20ª reunião em 21 de novembro de 1978, em seu primeiro artigo, "a prática de educação física e o esporte é um direito fundamental para todos". E em seu inciso terceiro ressalta que deverão ser oferecidas oportunidades especiais de prática às pessoas muito jovens, ou idosas ou com algum tipo de deficiência ou enfermidade limitante, "a fim de fazer possível o desenvolvimento integral de sua personalidade graças aos programas de Educação Física e Desporto adaptados às suas necessidades".

    O artigo segundo do documento da Assembléia Geral do X Congresso Pan-americano de Educação Física, realizado em Havana em julho de 1986, destaca as linhas de ação que se espera da Educação Física, a partir do entendimento da sua importância e papel social e da práxis dessa consciência por seus profissionais na forma como se comprometem e se envolvem com os problemas fundamentais do continente e do mundo, principalmente no que se refere à luta por um tratamento igualitário aos excluídos e na defesa de seus interesses quando enfatiza: "Atenção às pessoas com impedimentos (necessidades especiais) e a aplicação de planos especializados de ginástica terapêutica e aspectos biomédicos da Educação Física”.

    É inerente, portanto, às atribuições do Profissional de Educação Física, a prescrição e orientação de atividades específicas, assim como o seu acompanhamento, a pessoas que tenham necessidades especiais de atendimento. Para tanto, faz-se necessária, é claro, qualificação específica na fisiopatologia dos exercícios e atividades destinados às diversas especificidades requeridas, assim como, aprofundar e aperfeiçoar instrumentais metodológicos para o planejamento e a aplicação – saberes e competências que, dentre muitos outros, caracterizam o exercício profissional da Educação Física.

    Para tanto, ser-lhe-á necessário, como já ressaltado, aperfeiçoar-se nas fisiopatologias específicas, nos conhecimentos gerais, conceitos e classificações sobre cada especialidade. Há que se considerar também que, independente da necessidade, deficiência ou patologia, o profissional de Educação Física deve estar preparado para atender às diferenças individuais, buscando sempre investigar e desenvolver os métodos mais adequados para responder competentemente a essa complexidade.

    Deste modo, entendemos que é fundamental que o Professor de Educação Física busque e receba uma formação sólida, com uma estrutura curricular ampla, com disciplinas de natureza educativa, biológica, sócio-psicopedagógica e desportiva.
    Neste sentido, referenciando-se na essência e conteúdo do exposto, e, consciente da importância e necessidade de possibilitar essa importante qualificação profissional, a FANOR – Faculdades Nordeste oferece a Especialização em Metodologia da Educação Física para Grupos Especiais.

    OBJETIVO
    Ao final desse curso, os profissionais estarão aptos, ao refletir criticamente sobre o processo de inclusão social, dominar e aprofundar os conceitos e princípios teórico-práticos de cada especialidade, para planejar, organizar, construir metodologicamente e aplicar as mais diversas atividades de natureza psicopedagógica, física e desportiva para grupos especiais objetivando a melhoria da qualidade de vida dessas populações.

    METODOLOGIA
    Aulas expositivas, seminários, dinâmicas de grupo, pesquisas bibliográficas, laboratórios, aulas práticas e vivências.

    MATRIZ CURRICULAR
    • Didática do Ensino Superior
    • Metodologia da Pesquisa
    • Princípios Histórico-filosóficos da Educação Especial e da Inclusão Social
    • Introdução à Língua de Sinais Brasileira
    • Metodologia da Educação Física para Surdos
    • Deficiência Visual – Cegueira e Baixa Visão
    • Introdução ao Sistema Braille e ao Soroban
    • Metodologia da Educação Física para Pessoas com Deficiência Visual
    • Metodologia da Educação Física para Pessoas com Deficiência Intelectual
    • Metodologia da Educação Física para Pessoas com Múltiplas Deficiências
    • Metodologia da EF para Pessoas com Deficiência Física
    • Abordagem Psicológica para Grupos Especiais
    • Teoria e a Prática da Educação Física para Obesos e Diabéticos
    • A Teoria e a Prática da Educação Física para Cardiopatas e Hipertensos
    • A Teoria e a Prática da Educação Física para Idosos e Osteoporóticos
    • O Desporto Paraolímpico
    • Tópicos especiais em Educação Física para Grupos Especiais
    • Seminário de Monografia

    INFRA-ESTRUTURA
    Salas de aula e Auditórios climatizados e instrumentalizados com Equipamentos multimídia e Computadores conectados à internet, Sala de Dança, Laboratórios, Biblioteca, Cyber com acesso a internet gratuito, Área esportiva com Ginásio Poli esportivo, Campo de futebol, Piscina, Academia de Musculação.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber quando iniciará a próxima turma, qual o conteúdo do curso, valor e como é a forma de pagamento, os dias na semana das aulas."

José para Pós-Graduação em Educação Física para Grupos Especiais

Ceará

"Eu gostaria de sabe quanto ta a mensalidade da pós graduação em educação física,e quanto tempo a duração do curso,e se tem só os fim de semana."

Maria para Pós-Graduação em Educação Física para Grupos Especiais

Ceará

"Gostaria de saber mais sobre a pós graduação em educação física para grupos especias, como fazer para se inscrever, o preço, quantas vezes ao mês e os dias q será realizada se é final de semana?"

Flávia para Pós-Graduação em Educação Física para Grupos Especiais

Piauí

Outro curso relacionado com educação física

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |