Pós-Graduação em Lean Manufacturing

Solicite informação sem compromisso Univille - Universidade da Região de Joinville

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Pós-Graduação em Lean Manufacturing

  • Modalidade
    O curso é presencial.
  • Duração
    O tempo total do curso é de 432 horas/aula.
  • Certificado oficial
    O profissional recebe ao título de Especialista em Lean Manufacturing.
  • Considerações
    Lean Manufacturing é a filosofia que foca nos 7 tipos de desperdícios, afim de reduzi-los, são eles: Super-Produção, Tempo de espera, Transporte, Excesso de Processamento, Inventário, Movimento e Defeitos. Com estudo e aplicação de técnicas que diminuam esses tipos de desperdícios, a produção tende a melhorar a qualidade e tempo, dessa forma diminuindo os custos, sempre com flexibilidade e mudanças que ocorrem constantemente em processos de produção.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a graduados em Ciências Sócio-Econômicas, Engenharias e profissionais formados em outras áreas que tenham interesse.
  • Área de atuação
    Profissionais especialista em Lean Manufacturing são contratados por empresas como: General Motors, Boeing, GE, Flextronics, Philips e IBM.

Comentários sobre Pós-Graduação em Lean Manufacturing - Presencial - Joinville - Santa Catarina

  • Objectivos
    Capacitar os acadêmicos nas ferramentas da filosofia Lean Manufacturing de forma a melhorar seu desempenho, despertando o pensamento crítico e analítico para as situações estratégicas e cotidianas das organizações.
  • Dirigido a
    Egressos dos cursos de graduação das áreas de ciências sócio-econômicas, tecnológicas e de cursos de engenharia em áreas afins, bem como profissionais graduados da iniciativa privada ou pública de áreas afins.
  • Titulação
    Especialista em Lean Manufacturing.
  • Conteúdo

    Curso de Pós-Graduação em Lean Manufacturing - Especialização com 432 h/a e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade de  Artigo Científico , conforme Resolução 107/2008 CEE/SC, 1/07-CNE/CES e 08/10- CEPE/UNIVILLE.

    Unidade, dias e valor mensal:

    Joinville: terças e quintas - feiras ( R$ 445,00 )


    CONTABILIDADE GERENCIAL – 32 H/A
    Ementa
    Conceitos de contabilidade. Princípios contábeis. Os sistemas contábeis. Regimes contábeis e apuração de resultados. Contabilização e escrituração. Formalidades legais. Os relatórios contábeis. O uso gerencial dos relatórios contábeis. Noções de análise dos relatórios contábeis para uso gerencial.


    FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE PESSOAS – 32 H/A
    Ementa
    O papel do gerente de área como gestor de pessoas. Processos de Gestão de Pessoas (Seleção, Acompanhamento e Avaliação de Desempenho, Gestão por Competências, Treinamento e Desenvolvimento e Demissão). Gerenciando as pessoas com influências culturais e de gerações diferentes.  Lidando com a diversidade. O gerente como educador da equipe e líder coach.

    MARKETING – 32 H/A
    Ementa
    Principais conceitos de marketing. Análise das oportunidades de mercado. Comportamento do consumidor. Seleção de mercados alvo. Segmentação. Desenvolvimento do mix de Marketing. Planejamento de produtos e serviços. Marcas e embalagens. Ciclo de vida de produtos. Preços. Canais de distribuição - Varejo e Atacado. Promoção. Estratégia de comunicação.
     

     

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 32 H/A
    Ementa
    Análise externa. Forças competitivas de Porter. Análise interna. Cadeia de Valores de Porter.  Diagnóstico estratégico. A matriz de SWOT. Visão, missão, objetivos, metas e estratégias. Planos de Ação. Unidades Estratégicas de Negócios. Matriz BCG. Matriz de Ansoff. Controle estratégico.


    METODOLOGIA DA PESQUISA – 32 H/A (oferecida na modalidade à distância)
    Ementa
    Métodos e Técnicas para a elaboração e execução do Projeto de Pesquisa. Organização metodológica da monografia. Normas. Metodologia para elaboração de textos científicos.


    ENGENHARIA ECONÔMICA - 24 H/A
    Ementa
    Introdução à engenharia econômica. Métodos de análise de investimentos. Análise de equilíbrio e de sensibilidade. Análise de viabilidade. Incerteza e riscos em projetos. Depreciação. Substituição de equipamentos. Leasing. Mensuração de custos de projetos Lean.

    FILOSOFIA LEAN APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 32 H/A
    Ementa: A mentalidade enxuta. Criação de valor. O processo de desenvolvimento de produtos. Gerenciamento de projetos utilizando a filosofia Lean. Mapeamento do fluxo de valor em desenvolvimento de produtos.

    QUALIDADE E MELHORIA CONTÍNUA – 40 H/A
    Ementa
    Evolução da qualidade. Planejamento, controle e melhoria. Padronização. 5S. PDCA. Controle estatístico de processo (CEP). 6 sigma. Qualidade Total: Conceitos de TQC. Ferramentas básicas de TQC. FMEA.  PDCA. Metodologia 6 Sigma. CEP - Controle Estatístico do Processo.

    ERGONOMIA – 16 H/A
    Ementa
    Conceitos, características e desenvolvimento da ergonomia. Principais componentes do trabalho. Os sistemas homem-máquina. Os métodos e técnicas para o estudo posturográfico. Ambiente físico de trabalho.

    LEAN I – MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR – 32 H/A
    Ementa
    Introdução ao Mapeamento do Fluxo de Valor. As etapas para o Mapeamento do Fluxo de Valor. Desenho de Mapa do Estado Atual. Desenho de Mapa do Estado Futuro. Os 7 Tipos de Desperdícios. Identificação das oportunidades de melhoria. Planos de Ação para o Mapa do Estado Futuro. O relatório A3.

    LEAN II – CRIANDO FLUXO CONTÍNUO – 32 H/A
    Ementa
    Escolha do produto. Processo e Takt time. Máquinas, material e leiaute para o fluxo. Distribuição do trabalho. Vinculação ao cliente e regulagem do fluxo. Implementação, manutenção e melhoria do fluxo contínuo.

    LEAN III – CRIANDO SISTEMA PUXADO E NIVELADO – 32 H/A
    Ementa
    Adequação da capacidade de produção à dinâmica da demanda; criação do processo puxador; gestão visual puxada na cadeia de suprimentos; expansão do sistema, manutenção e melhorias.

    LEAN IV – LEAN OFFICE – 16 H/A
    Ementa
    Os Setes Desperdícios para ambientes administrativos. Mapeamento do Fluxo de Valor (Estado Atual e Futuro). Comparação entre Ambiente Empurrado x Ambiente Puxado. Exemplos e estudos de casos. Elaboração do Plano de Ação.

    LEAN V – MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL – 32 H/A
    Ementa: Conceitos e Definições, Objetivos do TPM, Os Oito Pilares, Eliminação de Perdas, Rendimento Operacional Global, Implantação da Metodologia, Técnicas de Manutenção, Manutenção Planejada, Manutenção Autônoma, Recursos Humanos/Treinamento, Medidas de Controle e Programação, Atividades de Pequenos Grupos, Estudo de Casos.

    GESTÃO VISUAL E PADRONIZAÇÃO – 16 H/A
    Ementa
    Andon. Jidoka. Kanban. Sinalização industrial. Indicadores de desempenho. Passos para a implementação da metodologia. Padronização e auditoria.



Outro curso relacionado com desenvolvimento econômico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |