Pós-Graduação em Produção Tridimensional

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Produção Tridimensional

  • Modalidade
    A Pós-Graduação em Produção Tridimensional é um curso com aulas presenciais.
  • Duração
    A duração do curso é de 2 semestres.
  • Certificado oficial
    Ao finalizar o curso, o aluno recebe certificado do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
  • Considerações
    A Pós-Graduação em Produção Tridimensional é um curso que visa dotar os alunos de conhecimentos necessários para a produção de peças tridimensionais, buscando promover uma reflexão sobre a relação entre as produções e o espaço, a arquitetura, entre outros. Os participantes receberão acompanhamento e orientação de professores com experiência na área e poderão produzir esculturas, objetos, instalações e muitas outras propostas de arte.
  • Dirigido a
    O público-alvo do curso são licenciados em Artes Plásticas, arquitetura, artistas e todos aqueles que desejam obter maiores conhecimentos em Produção Tridimensional.
  • Área de atuação
    Os participantes poderão trabalhar em centros de arte, ateliês, centros culturais, ou de maneira independente.

Comentários sobre Pós-Graduação em Produção Tridimensional - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Trata-se de um curso que aborda temas recorrentes na produção tridimensional contemporânea, tais como: as relações intrínsecas com o tempo e o espaço, as diferentes concepções e apropriações do corpo e do objeto, o diálogo entre materialidade e virtualidade, as diversas formas de interação com o lugar, com a arquitetura, com o espaço urbano e com outros meios. Abrange como campo de investigação a produção de esculturas, objetos, instalações, intervenções, ações, entre outras proposições artísticas. O programa, composto por atividades práticas e teóricas, promove a reflexão e a discussão a partir da apresentação comentada de um amplo conjunto de obras e artistas, nacionais e internacionais, da leitura e análise de textos e do acompanhamento e orientação de projetos elaborados pelos próprios alunos. A produção tridimensional e seus múltiplos desdobramentos tem como objetivo fornecer ao aluno a oportunidade de ampliar e aprofundar seu conhecimento teórico, histórico e conceitual, ajudando-o no desenvolvimento de sua poética e proficiência técnica e incentivando-o a realizar um corpo significativo de trabalhos sob a orientação de artistas-professores da área, preparando-o, inclusive, para futuros projetos de Pós-graduação stricto sensu, se de interesse.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Artistas, estudantes graduados em Artes Plásticas, Educação Artística ou áreas afins.
  • Titulação
    Especialista em Produção Tridimensional
  • Conteúdo
    Disciplinas


    1º Semestre (180 horas)
    Aulas: segundas, terças e quartas-feiras (sujeito a alteração)


    Corpo Intensivo
    Carga horária: 60 horas
    Prof.Dr. Paulo Buenoz
    Ementa: Este curso tem como pressuposto a presença contínua do corpo humano na preocupação dos artistas desde o mundo grego até os dias atuais, como claramente nos demonstra a história da arte. A partir das vanguardas históricas do século XX e mais freqüentemente dos anos 60, houve uma crescente centralidade do corpo nas artes. Desde então, o corpo deixou de ser uma representação, para ser uma questão da arte e vem sendo explorado sob diferentes formas e aspectos. O corpo passou a ser abordado como algo vivo, pulsante e intensivo, estabelecendo um campo de relações não apenas estéticas no seu sentido  plástico, mas também cultural, social e político.


    O tempo e o espaço na produção tridimensional
    Carga horária: 60 horas
    Profª. Dra. Geórgia Kyriakakis
    Ementa: Produção e reflexão centrada nas diversas formas de interação da obra com o espaço e o tempo na produção tridimensional, na intersecção de vários meios e nas formas de inserção e comunicação com o espaço físico e concreto do mundo.


    O dentro do Fora
    Carga horária: 60 horas
    Profa. MSc. Laura Vinci
    Ementa: Produção e reflexão focada nas relações espaço e obra na produção tridimensional; Investigação das formas de ocupação espacial e do uso de novos materiais.


    2º Semestre (180 horas)
    Aulas: segundas, terças e quartas-feiras (sujeito a alteração)


    O Objeto Reencontrado
    Carga horária: 60 horas
    Profa. MSc. Christianne Alvarenga
    Ementa: Estudo do objeto e suas implicações conceituais: a concepção de readymade - do dadaísmo até as práticas contemporâneas - e sua relação com a desconstrução, com a apropriação, com o homem (subjetivo, psicológico, íntimo e individual) e com o ambiente (coletivo, social, cultural, etc.). O objeto abordado em outras proposições artísticas, tais como, o happening, a fotografia, o vídeo e sua aproximação com o design contemporâneo.


    Entre a imagem e o espaço
    Carga horária: 60 horas
    Prof. MSc. Rubens Mano
    Ementa: Através da análise de textos e dos aspectos constitutivos do projeto de alguns artistas, a disciplina discutirá a existência de uma correspondência entre a transformação do espaço urbano e a maneira como enxergamos e 'acionamos' tal ambiente.  Essa abordagem nos ajudará a entender como certas práticas artísticas da segunda metade do século XX prepararam o terreno para um maior questionamento quanto às inserções da arte no ambiente das cidades, e por que alguns artistas nesse período formularam processos que nos permitem pensar hoje em um possível deslocamento da natureza dessas ações.


    A arte pelo artista
    Carga horária: 60 horas
    Profa. Dra. Magnólia Costa
    Ementa: Baseada na leitura analítica de textos nos quais artistas refletem sobre sua própria arte, a disciplina A arte pelo artista visa a instrumentalizar o aluno para que desenvolva um discurso pessoal sobre seu trabalho, capacitando-o para a redação do texto em que deve abordá-lo por meio de argumentos. A atividade analítica é secundada por discussões em grupo, focadas tanto nas obras dos alunos como nos textos por eles apresentados e que são re-elaborados ao longo do curso, devendo resultar no esboço de sua monografia final.

     

Últimas visitas ao curso

"Eu sou aluna de artes aqui em recife e me interesso pelo curso, gostaria de saber o preço e os pré-requisitos básicos para fazê-lo. "

Juliana para Pós-Graduação em Produção Tridimensional

Pernambuco

"Gostaria de informações a respeito dos cursos de pós-graduação em artes. "

Jessica para Pós-Graduação em Produção Tridimensional

São Paulo

"Gostaria de saber mais informações sobre o curo de pós graduação em produção tridimensional. Me enviem os detalhes sobre a inscrição, datas, duração e custo. "

Laura para Pós-Graduação em Produção Tridimensional

São Paulo

Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |