Pós-graduação em Psicopedagogia

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Psicopedagogia - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Psicopedagogia

    Campus: Barra da Tijuca
    Inscrições abertas

    Campus: Campo Grande
    Inscrições abertas

    Campus: Centro
    Inscrições abertas

    Campus: Centro

    Inscrições abertas

    Campus: Centro
    Inscrições abertas

    Campus: Méier

    Campus: Niterói

    Objetivo

    Oportunizar conhecimentos aos profissionais das diversas áreas, que se mostram interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca da aprendizagem humana, objetivando a participação no diagnóstico e no tratamento dos distúrbios da aprendizagem.
     
    Disciplinas

    1 - ALTERAÇÕES E TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO NA CRIANÇA E ADOLESCENTE

    Estabelecer diferença entre transtornos do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. Alterações da memória; perceptivas(disgnosias) e motoras (dispraxias). Principais síndromes. Alterações neurológicas. Transtornos do desenvolvimento mental (Retardo Mental; TDAH; Transtornos de Desafio e Conduta; Ansiedade e Fobias; Tiques; Depressão Infantil; Transtorno do Humor; Autismo e Transtorno de Asperger). Definir características, sintomatologia e etiologias.

    2 - ASPECTOS PSICOMOTORES E APRENDIZAGEM

    Conhecimento dos marcos do desenvolvimento psicomotor e sua relação com a aprendizagem (tônus; equilíbrio; habilidades de locomoção; esquema corporal; organização espacial; estruturação espaço-temporal; lateralidade e motricidade fina). Conhecimento dos transtornos psicomotores.

    3 - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA.

    Entrevista, observação e registro. Análise do material escolar. Direcionamento e encaminhamentos. Relatório escolar. Técnicas de avaliação na Escola. Atividades direcionadas. Apoio técnico-pedagógico à equipe escolar. Reuniões de pais e espaço informativo. Orientações familiares. Prática de jogos e atividades lúdicas como recurso de intervenção psicopedagógica escolar.

    4 - CONSTRUÇÃO DA LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA

    Evolução da leitura e da escrita. Processo de alfabetização. Construção do raciocínio lógico matemático. Os Transtornos da Aprendizagem Específicos: Dislexia, Discalculia e Disgrafia.

    5 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM PSICOPEDAGOGIA

    Desenvolvimento da linguagem. Alterações da linguagem (fonação; articulação da palavra; gagueira; taquilalia; dislalia; disfasias). Transtornos da Comunicação (Linguagem Expressiva e Linguagem Receptivo Expressiva). Implicações no processo de aprendizagem.

    6 - DIDÁTICA PSICOPEDAGÓGICA

    Práticas psicopedagógicas. Currículo escolar e currículo adaptado. Contextualização da aprendizagem. Conteúdos escolares e vivências práticas. Avaliação flexível. Motivação e aprendizagem, duas faces do processo: professor x aluno. Erro ou fracasso. Exame x Avaliação da aprendizagem.

    7 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    8 - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

    Funções gerais do Sistema Nervoso e sua relação com a aprendizagem. Memória; Atenção; Percepção; Linguagem e Pensamento. Emoção e o processo de aprendizagem.

    9 - PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR

    Oferecer conhecimentos acerca de programas e técnicas psicopegagógicas específicas. Estratégias para Programa de Atenção Individualizada no ambiente escolar. Elaboração de recursos para suprir demanda teórico e prática dos profissionais da escola. Otimização das reuniões de pais com temas para debates informativos. Atuação coordenada entre escola/família/terapeutas.

    10 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E PSICOPEDAGOGIA

    Contribuição da Psicologia na atuação psicopedagógica. Oferecer base para o aprimoramento teórico acerca do desenvolvimento (concepção; gestação; expectativas familiares; cognição; afetividade e socialização) através dos pressupostos teóricos de Piaget, Freud, Wallon, Vygotsky, Mahler.

    11 - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

    Conceitos e histórico. Fundamentos teóricos. Diferença entre atuação clínica e institucional. Psicopedagogia, família e escola. Diferentes abordagens. Entrevista e anamnese. Importância da intervenção escolar na prevenção dos problemas de aprendizagem. Conceito de fracasso escolar.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

     APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com psicopedagogia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |