Pós-Graduação em Gestão do Capital Humano

Solicite informação sem compromisso UCAM - Universidade Candido Mendes

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Gestão do Capital Humano

  • Modalidade
    a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Capital Humano é de modalidade presencial.
  • Duração
    Sua carga horária é de 360 horas-aula, distribuídos em um período de 19 meses.
  • Certificado oficial
    Especialista em Gestão do Capital Humano.
  • Considerações
    A Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Capital Humano está desenvolvida através de aulas com exposições, ligadas ao debate, e além disso possui seminários e discussões de grupos e trabalho prático de alunos. Ao finalizar este curso o aluno deverá entregar uma monografia.
  • Dirigido a
    Este curso pode ser realizado por profissionais detentores de diploma de curso de nível superior reconhecido pelo MEC e que desempenham função gerencial ou técnica, e que queiram se especializar em administração de recursos humanos.
  • Área de atuação
    O profissional poderá trabalhar em grandes empresas no setor de recursos humanos.

Comentários sobre Pós-Graduação em Gestão do Capital Humano - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Objectivos
    Apresentar conhecimentos teóricos e práticos sobre a administração de recursos humanos, numa perspectiva de visão integrada do gerenciamento do capital humano em organizações modernas.
  • Dirigido a
    Profissionais de nível superior e tecnólogos que desempenham função gerencial ou técnica, que necessitam de especialização e/ou atualização em administração de recursos humanos.
  • Conteúdo
    DISCIPLINAS / EMENTAS / CARGA HORÁRIA

    Ambiente de Negócios e Competências básicas p/ o século 21 (20hs):
    Os ciclos econômicos e os novos símbolos de poder. Complexidade do mundo contemporâneo. Características do ambiente de negócios. A dinâmica das mudanças e os novos paradigmas. Transição de milênio e as novas competências requeridas no século 21.

    Gestão do Capital Humano
    (20 h/a):
    Planejamento estratégico do capital humano em tempo de crise e incerteza. Novos desafios na gestão de pessoas. Componentes do sistema de recursos humanos. Gestão estratégica e integrada do sistema de recursos humanos. Diferenças na gestão de recursos humanos em organizações de diversos portes e áreas de negócio. As principais e seleção de fornecedores. Gestão da força de trabalho diversificada. Como as organizações podem cultivar uma força de trabalho diversificada. Empregos futuros e as qualificações da força de trabalho. Criatividade, inovação e solução de problemas.
     
    Administração de Salários e Benefícios (20 h/a):
    Os sistemas de recompensa e a atração, motivação e retenção de pessoas. Sistemas de remuneração. Fatores que afetam a remuneração: oferta e demanda, sindicatos trabalhistas, a capacidade de pagamento da empresa e sua produtividade e as regulamentações governamentais. Tendência a programas flexíveis em salários e benefícios. Benefícios exigidos por lei e opcionais.

    Recrutamento e Seleção (20 h/a):
    Planejamento do recrutamento e perfil de recursos humanos. Fontes de recrutamento interno e externo. Análise do mercado de trabalho. Análise dos pré-requisitos dos cargos e exigências das áreas solicitantes. Triagem inicial de candidatos para processo seletivo. Insumos do processo de seleção. Análise profissiográfica e testes de aferição de conhecimentos, habilidades e atitudes. Entrevista de seleção: estruturada e não estruturada. Validade e fidedignidade dos testes de seleção. Questões sobre terceirização do processo de recrutamento e seleção.

    Treinamento e Desenvolvimento (20 h/a):
    Perfil do diagnóstico organizacional e perfil de recursos humanos. Pesquisa de necessidades, planejamento, organização, execução e avaliação do treinamento. Treinamento interno e externo. Desenvolvimento de instrutores e multiplicadores em organizações. Relação custo-benefício do treinamento e desenvolvimento. Formas alternativas para treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Treinamento, desenvolvimento e produtividade. Perspectivas do e-learning.

    Gestão do Desempenho Humano (20 h/a)
    :
    Avaliação de desempenho no cargo (variáveis organizacionais, sociais e individuais). Definição de padrões de desempenho considerando resultados institucionais, de equipe e individuais. Sistema de participação em resultados baseados na avaliação de desempenho. Métodos e técnicas de avaliação de desempenho (relatórios verbais, entrevistas, escalas gráficas, pesquisa de campo, incidente críticos). Especificidades da avaliação de desempenho relacionadas a cargos gerenciais, técnicos, administrativos e operacionais. Integração da avaliação do desempenho ao sistema de recursos humanos.

    Modelos de Organização do Trabalho (20 h/a):
    Tipos de equipes e grupos de trabalho. Composição, contexto e recursos. Identificação de papéis para a equipe e membros do grupo. Ações gerenciais para construir o trabalho eficaz em equipe. Problemas potenciais das equipes e grupos. Resolução de problemas e tomada de decisão em grupo.

    Relações de Trabalho (20 h/a):

    A transformação do trabalho e do mercado de trabalho. Legislação trabalhista e tipos de contrato de trabalho. Relações trabalhistas em empresas públicas e privadas. Contratos por tempo determinado e indeterminado. Trabalhadores de jornada flexível. Terceirização e prestação de serviços. Reestruturação das relações capital-trabalho e desafios para os gestores do capital humano.

    Cenários e Ambientes Organizacionais (20 h/a):
    Gestão estratégica no contexto da globalização. Relação entre globalização e gestão estratégica nos negócios. Pensamento estratégico e cenário estratégico. Métodos de desenvolvimento de cenários. Integração de cenários ao planejamento estratégico. Modelos de sistemas de gestão na era do conhecimento. Organizações voltadas ao aprendizado. Empreendedorismo estratégico.

    Ética e Responsabilidade Social (20 h/a):
    Ética nos negócios. Responsabilidade social. Benefícios derivados da ética e da responsabilidade social. Criação de um ambiente de trabalho ética e socialmente responsável.

    Comportamento Organizacional (20 h/a):
    Comportamento organizacional em nível individual e organizacional. Modelos de solução de problemas organizacionais. Modelo organizacional básico (estratégia, diretrizes, estrutura, sistemas, clima e cultura). Teoria de sistemas e análise organizacional. Os desafios das empresas flexíveis e em rede. Expectativas, incentivos, motivação, comunicação e produtividade. Evolução e revolução organizacional: desafios para os gestores.

    Liderança e Desenvolvimento Gerencial (20 h/a):

    Relação entre liderança e administração. Tipos de poder e estilos de liderança. Técnicas de negociação. O papel do líder na gestão de conflitos. Métodos de resolução de conflito. Modelo PPCSC (Premissas, Percepções, Conclusões, Sensações e Comportamentos). Modelo VCG (Visão, Compromisso e Gestão). Desenvolvimento gerencial e desenvolvimento organizacional.

    Sistema de Informações Gerenciais (20 h/a):
    A revolução da tecnologia da informação. A tecnologia da informação e a empresa em rede. Etapas básicas do desenvolvimento de um sistema de informações (analisar a necessidades de informações, desenvolver uma base de informações, projetar um sistema de processamento de informações e projetar os controles do sistema). Base tecnológica e fundamentos técnicos para desenvolvimento de sistemas. Análise de modelos e softwares utilizados no mercado. Desafios da gestão e manutenção do SIG.

    Metodologia da Pesquisa Científica (50 h/a):
    Fundamentos do conhecimento e metodologia científica. Características da pesquisa em ciências sociais. Planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Etapas do processo de pesquisa. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Leitura, análise, crítica e construção de textos acadêmicos. Pesquisa e fichamento bibliográfico. Normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

    Orientação do Trabalho Acadêmico (50 h/a):
    Desenvolvimento de projetos de pesquisa monográfica. Estrutura do anteprojeto de pesquisa monográfica. Delimitação e problematização do tema. Construção de hipóteses. Levantamento e tratamento da pesquisa bibliográfica. Estruturação do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Classificação de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Levantamento, seleção e tratamento das referências bibliográficas. Características da redação científica. Aplicação de normas da ABNT.

    Didática do Ensino Superior (Opcional - 60 h/a):

    Conceitos, bases e objetivos da educação. Elementos e divisão da didática. Processo e modelos de ensino-aprendizagem. Planejamento de ensino (objetivos, conteúdo, técnicas, recursos e avaliação). Motivação e aprendizagem. Dinâmicas de grupo. Formação e atualização de professores. Metodologia do ensino. Avaliação da aprendizagem. Tecnologia educacional.


    METODOLOGIA
    O curso será desenvolvido através de aulas expositivas acompanhadas de argüições e debates. Estudo dirigido de temas e textos selecionados que poderão ser acompanhados de seminários e discussões de grupos e trabalhos práticos dos alunos.

    MONOGRAFIA / TRABALHO FINAL
    Ao final do curso, os alunos terão de apresentar trabalho monográfico que,obrigatoriamente, terá de conter parte prática de sua atividade profissional.
    Estes trabalhos serão orientados pelos professores e pelo coordenador do curso, sendo, posteriormente, arquivados na Universidade para fins de comprovação.
    O trabalho final terá de ser apresentado em data determinada pela Coordenação do Curso que não poderá exceder a três meses após a realização do último módulo.
    Caso não seja entregue no tempo previsto após o término do curso, não será expedido o certificado e será emitida uma certidão de estudos, encerrando a relação do aluno com a Universidade.

    AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
    A avaliação final do curso será a nota obtida na monografia, obedecendo aos seguintes critérios:
    “A” - média igual ou acima de 9,0
    “B” - média igual ou acima de 7,0 e inferior a 9,0
    “C” - média igual ou acima de 5,0 e inferior a 7,0
    “D” - média inferior a 5,0, considerado reprovado

    DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS
    As aulas serão ministradas em 2 sábados por mês, obedecendo aos seguintes horários:
    Manhã: 8:00 horas às 12:30 horas, totalizando 5 horas/aula.
    Tarde: 13:30 horas às 18:00 horas, totalizando 5 horas/aula.

    DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA
    O curso terá duração de 360 horas /aula, distribuída pelo período de 19 meses.

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

Altamente recomendável.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Este curso foi muito importante na minha carreira. Muitas oportunidades profissionais interessantes foram abertas após a sua realização.

Zuleide Ribeiro

Pós-Graduação em Gestão do Capital Humano - Agosto 2011

Últimas visitas ao curso

"Qual o preço da pós graduação late sensu em gestão do capital humano? Qual o tempo de duração do curso?"

Rodrigo para Pós-Graduação em Gestão do Capital Humano

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com gerenciamento e gestão de recursos humanos

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |