Curso Técnico em Dança

Solicite informação sem compromisso CEETEPS - Centro Paula Souza

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Alisson Soria

Alisson Soria

Curso Técnico em Dança

  • Modalidade
    O curso de Técnico em Dança é presencial.
  • Duração
    Consultar informação.
  • Certificado oficial
    O aluno poderá contar com um certificado de Técnico em Dança ao finalizar o curso.
  • Considerações
    As atividades do Centro deram início em 1969. Desde então, a instituição pensava em criar um modelo que atendesse às necessidades do presente e do futuro profissional. Este curso Técnico em Dança qualifica o profissional para a criação de coreografias e também para dar aulas de dança. Parte do conteúdo envolver dança clássica, moderna e contemporânea.
  • Dirigido a
    O curso de Técnico em Dança está preparado para pessoas que são amantes da arte de dançar e que desejam criar, desenvolver e coordenar ações e projetos de dança.
  • Área de atuação
    Um dançarino pode atuar no corpo de balé de companhias nacionais ou estrangeiras, academias de dança, emissoras de televisão, teatro e magistério.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso Técnico em Dança - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Dirigido a
    É o profissional que atua como intérprete e coreógrafo em espetáculos, performances e eventos de artes do espetáculo nas atividades de dança, bem como atua na área de gestão de atividades de dança, criando, desenvolvendo e coordenando ações, projetos e programas culturais em instituições públicas e privadas, fundações e organizações não-governamentais. Procede à preparação física e ao ensaio de coreografias. Planeja, avalia e desenvolve, em conjunto com o professor de dança de nível superior, ações pedagógico-artísticas nos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como na modalidade informal (em estúdios, em centros de cultura, em empresas, entre outros). Atua como pesquisador e instrutor educacional de dança clássica, moderna e contemporânea.
  • Titulação
    Técnico em Dança
  • Conteúdo
    SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

    Módulos I e II


    1. Pesquisar e distinguir aspectos de diversos estilos e produtos de Arte: artes plásticas, música, etc. e sua relação com atividades de dança.
    2. Pesquisar e interpretar aspectos referentes a períodos históricos canônicos estabelecidos pela história da dança, em relação às culturas que os produziram.
    3. Analisar a relação entre som e movimento nos diferentes estilos de dança.
    4. Apontar intersecções da dança com a fisiologia e com a cinesiologia.
    5. Monitorar e avaliar o desenvolvimento de aula tradicional de balé clássico - treinamento em barra, centro, diagonal etc.
    6. Interpretar e desenvolver técnicas e exercícios para treinamento da resistência física e da percepção espaço temporal.
    7. Analisar os princípios e as características técnicas das principais escolas de dança moderna e contemporânea, colaborando no ensino dessas modalidades.
    8. Monitorar o desenvolvimento de aulas-treinamento.
    9. Avaliar a execução dos movimentos de dança clássica, moderna e contemporânea.
    10. Correlacionar as técnicas de dança moderna, contemporânea e outras como a clássica, popular etc.
    11. Interpretar terminologias do balé clássico, moderno e contemporâneo: nomenclatura dos passos.
    12. Avaliar expressão corporal em dança clássica, moderna e contemporânea, em conjunto com o professor de nível superior.
    13. Analisar e implementar propostas coreográficas de dança clássica, moderna e contemporânea.
    14. Transmitir propostas coreográficas de dança clássica, moderna e contemporânea a elencos de bailarinos.
    15. Monitorar ensaios de coreografias, individuais e coletivos.
    16. Adequar repertórios tradicionais de dança clássica a novas propostas.

    Módulo III

    17. Analisar fundamentos, terminologias e características técnicas de danças populares, de tradição, de rua, de salão, urbanas e/ ou étnicas.
    18. Participar do ensino e avaliar a aprendizagem e o desempenho de alunos de danças populares, de tradição, de ria, de salão, urbanas e/ ou étnicas, em conjunto com o professor de nível superior.
    19. Transmitir a metalinguagem do ensino da dança.
    20. Transmitir a terminologia da dança e suas formas de aplicação na atividade: nomenclatura dos passos, das coreografias e o jargão dos profissionais da área.
    21. Transmitir aspectos e conceitos, das práticas e da linguagem musical intrínsecos ao estudo e à prática da dança: ritmo, pulso, andamento, compasso, fase musical, período musical etc.
    22. Transmitir subsídios para análises críticas da produção em dança, em nível nacional e em nível internacional.
    23. Analisar dados de pesquisas, de sondagens, de indicadores socioeconômicos e de outras informações pertinentes à atividade de produção de espetáculos de dança.
    24. Participar do planejamento de utilização de recursos institucionais, financeiros, materiais, de suprimento e de serviços auxiliares de apoio em atividades de dança: produção de espetáculos, ensino de dança etc.
    25. Planejar e supervisionar a construção de cenários e de demais elementos constituintes de espetáculos de dança, providenciando a aquisição de recursos humanos e de recursos materiais necessários às atividades de decoração, de confecção de cenários e de figurinos, de iluminação e de sonoplastia.
    26. Analisar dados de pesquisas de público-alvo, de opinião, de tendências culturais etc., com vistas à produção de espetáculos de dança.

    Mercado de trabalho


    Escolas e outras instituições públicas e/ ou privadas relacionadas a dança, fundações e projetos culturais.

    Certificações

    Módulos I e II: Monitor de Dança Clássica, Moderna e Contemporânea (Qualificação profissional técnica de nível médio)

    Módulos I, II e III: Técnico em Dança (Habilitação profissional técnica de nível médio)

Outro curso relacionado com dança

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |