Home > Curso técnico > Dança > São Paulo Capital > Curso Técnico em Dança - São Paulo Capital - São Paulo

Curso Técnico em Dança

Solicite informação sem compromisso CEETEPS - Centro Paula Souza

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Alisson Soria

Alisson Soria

Curso Técnico em Dança

  • Modalidade
    O curso de Técnico em Dança é presencial.
  • Duração
    Consultar informação.
  • Certificado Oficial
    O aluno poderá contar com um certificado de Técnico em Dança ao finalizar o curso.
  • Considerações
    As atividades do Centro deram início em 1969. Desde então, a instituição pensava em criar um modelo que atendesse às necessidades do presente e do futuro profissional. Este curso Técnico em Dança qualifica o profissional para a criação de coreografias e também para dar aulas de dança. Parte do conteúdo envolver dança clássica, moderna e contemporânea.
  • Dirigido a
    O curso de Técnico em Dança está preparado para pessoas que são amantes da arte de dançar e que desejam criar, desenvolver e coordenar ações e projetos de dança.
  • Área de atuação
    Um dançarino pode atuar no corpo de balé de companhias nacionais ou estrangeiras, academias de dança, emissoras de televisão, teatro e magistério.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso Técnico em Dança - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Dirigido a
    É o profissional que atua como intérprete e coreógrafo em espetáculos, performances e eventos de artes do espetáculo nas atividades de dança, bem como atua na área de gestão de atividades de dança, criando, desenvolvendo e coordenando ações, projetos e programas culturais em instituições públicas e privadas, fundações e organizações não-governamentais. Procede à preparação física e ao ensaio de coreografias. Planeja, avalia e desenvolve, em conjunto com o professor de dança de nível superior, ações pedagógico-artísticas nos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como na modalidade informal (em estúdios, em centros de cultura, em empresas, entre outros). Atua como pesquisador e instrutor educacional de dança clássica, moderna e contemporânea.
  • Titulação
    Técnico em Dança
  • Conteúdo
    SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

    Módulos I e II


    1. Pesquisar e distinguir aspectos de diversos estilos e produtos de Arte: artes plásticas, música, etc. e sua relação com atividades de dança.
    2. Pesquisar e interpretar aspectos referentes a períodos históricos canônicos estabelecidos pela história da dança, em relação às culturas que os produziram.
    3. Analisar a relação entre som e movimento nos diferentes estilos de dança.
    4. Apontar intersecções da dança com a fisiologia e com a cinesiologia.
    5. Monitorar e avaliar o desenvolvimento de aula tradicional de balé clássico - treinamento em barra, centro, diagonal etc.
    6. Interpretar e desenvolver técnicas e exercícios para treinamento da resistência física e da percepção espaço temporal.
    7. Analisar os princípios e as características técnicas das principais escolas de dança moderna e contemporânea, colaborando no ensino dessas modalidades.
    8. Monitorar o desenvolvimento de aulas-treinamento.
    9. Avaliar a execução dos movimentos de dança clássica, moderna e contemporânea.
    10. Correlacionar as técnicas de dança moderna, contemporânea e outras como a clássica, popular etc.
    11. Interpretar terminologias do balé clássico, moderno e contemporâneo: nomenclatura dos passos.
    12. Avaliar expressão corporal em dança clássica, moderna e contemporânea, em conjunto com o professor de nível superior.
    13. Analisar e implementar propostas coreográficas de dança clássica, moderna e contemporânea.
    14. Transmitir propostas coreográficas de dança clássica, moderna e contemporânea a elencos de bailarinos.
    15. Monitorar ensaios de coreografias, individuais e coletivos.
    16. Adequar repertórios tradicionais de dança clássica a novas propostas.

    Módulo III

    17. Analisar fundamentos, terminologias e características técnicas de danças populares, de tradição, de rua, de salão, urbanas e/ ou étnicas.
    18. Participar do ensino e avaliar a aprendizagem e o desempenho de alunos de danças populares, de tradição, de ria, de salão, urbanas e/ ou étnicas, em conjunto com o professor de nível superior.
    19. Transmitir a metalinguagem do ensino da dança.
    20. Transmitir a terminologia da dança e suas formas de aplicação na atividade: nomenclatura dos passos, das coreografias e o jargão dos profissionais da área.
    21. Transmitir aspectos e conceitos, das práticas e da linguagem musical intrínsecos ao estudo e à prática da dança: ritmo, pulso, andamento, compasso, fase musical, período musical etc.
    22. Transmitir subsídios para análises críticas da produção em dança, em nível nacional e em nível internacional.
    23. Analisar dados de pesquisas, de sondagens, de indicadores socioeconômicos e de outras informações pertinentes à atividade de produção de espetáculos de dança.
    24. Participar do planejamento de utilização de recursos institucionais, financeiros, materiais, de suprimento e de serviços auxiliares de apoio em atividades de dança: produção de espetáculos, ensino de dança etc.
    25. Planejar e supervisionar a construção de cenários e de demais elementos constituintes de espetáculos de dança, providenciando a aquisição de recursos humanos e de recursos materiais necessários às atividades de decoração, de confecção de cenários e de figurinos, de iluminação e de sonoplastia.
    26. Analisar dados de pesquisas de público-alvo, de opinião, de tendências culturais etc., com vistas à produção de espetáculos de dança.

    Mercado de trabalho


    Escolas e outras instituições públicas e/ ou privadas relacionadas a dança, fundações e projetos culturais.

    Certificações

    Módulos I e II: Monitor de Dança Clássica, Moderna e Contemporânea (Qualificação profissional técnica de nível médio)

    Módulos I, II e III: Técnico em Dança (Habilitação profissional técnica de nível médio)

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Quero saber quais horário tem, até mesmo porque trabalho a tarde, mas posso mudar o horário. Sou louco por dança, eu já faço "dança vocacional", de sábado e domingo e entrei recentemente num grupo de dança, quero sempre aprender mais, por isso irei me inscrever quando abrirem as vagas. Aliás não tem como eu fazer um teste com vocês para começar logo o técnico em dança? Tem gente que desiste? Eu poderia entrar numa desistência? "

Felipe para Curso Técnico em Dança

São Paulo

"Gostaria de saber mais sobre o curso de dança no Ceeteps, estou muito interessada em fazer este curso, aqui na baixada não há cursos profissionalizantes em dança, faço dança do ventre e dou aulas desta modalidade. Me retornar este e-mail com as informações básicas como quando inicia o curso, qual os horários de aula, qual grade curricular, etc. "

Liliane para Curso Técnico em Dança

São Paulo

"Gostaria de saber onde eu posso fazer o curso de dança, a duração do curso, e também como é feito o processo seletivo para entrar no curso técnico em dança. Sou ator e bailarino e me interessei pelo curso, porém moro em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, e quais são as datas de matrícula, prova e inicio do curso. "

Jardel para Curso Técnico em Dança

São Paulo

Outro curso relacionado com Dança

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |