Curso Técnico em Farmácia

Solicite informação sem compromisso CEETEPS - Centro Paula Souza

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Alisson Soria

Alisson Soria

Curso Técnico em Farmácia

  • Modalidade
    O curso Técnico em Farmácia poderá ser realizado no CENTRO CEETEPS de modo presencial.
  • Duração
    Consultar informação.
  • Certificado oficial
    O estudante receberá um certificado ao finalizar suas atividades acadêmicas.
  • Considerações
    Ensinar ao aluno sobre a produção de conhecimento científico sempre foi um dos principais objetivos das Escolas Técnicas de CEETEPS. O Técnico em Farmácia trabalha sendo supervisionado pelo farmacêutico. O aluno aprenderá a dar a correta orientação para os clientes e a conferir as receitas.
  • Dirigido a
    O curso está direcionado às pessoas que desejam aprender sobre o preparo de soluções químicas e no controle de qualidade de matérias-primas farmacêuticas.
  • Área de atuação
    O campo de trabalho é promissor, pois atinge o setor privado, em especial para o profissional que atua no setor industrial ou de cosméticos.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso Técnico em Farmácia - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Dirigido a
    É o profissional que, sob supervisão direta do farmacêutico, atua no recebimento, triagem, armazenamento e dispensação de produtos farmacêuticos. Realiza conferência e aviamento de receitas, orientando pacientes quanto à utilização dos medicamentos. Auxilia no preparo de soluções químicas e no controle de qualidade de matérias-primas e de equipamentos. Opera sistemas de cadastramento de clientes e de fornecedores e documenta procedimentos farmacêuticos. Zela pela manutenção e pela limpeza de instrumentos e de ambientes de trabalho.
  • Titulação
    Técnico em Farmácia
  • Conteúdo
    SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

    Módulos I e II


    1. Identificar fundamentos de higiene, saneamento e profilaxia, visando promover ações de saúde junto ao cliente/comunidade.
    2. Atuar como cidadão e profissional de saúde na prestação de primeiros socorros a vítimas de acidentes ou mal súbito visando a manutenção da vida e a prevenção de complicações até a chegada de atendimento especializado.
    3. Prevenir, controlar e avaliar a contaminação por meio da utilização de técnicas adequadas de transporte, armazenamento, descarte de fluídos e de resíduos, assim como de limpeza e ou desinfecção de ambientes e equipamentos, no intuito de se proteger e proteger o cliente/usuário contra os riscos biológicos.
    4. Identificar as técnicas de pesagem, de transferência de materiais, de filtração, de destilação e de preparo de soluções.
    5. Identificar e classificar os diversos tipos de produtos farmacêuticos, as diferentes formas farmacêuticas, sua composição e respectivas técnicas de preparação.
    6. Identificar a importância da correta técnica de conservação dos medicamentos, fatores intrínsecos e extrínsecos que alteram a conservação dos mesmos e os métodos de esterilização e desinfecção de medicamentos.
    7. Executar e manter a organização dos produtos recebidos, respeitando as peculiaridades inerentes aos medicamentos e demais produtos farmacêuticos.
    8. Diferenciar nomes genéricos, comerciais e químicos de medicamentos e de princípios ativos.
    9. Identificar as diferentes concentrações dos medicamentos.
    10. Interpretar as legislações e normas de segurança e os elementos básicos de prevenção de acidentes no trabalho, avaliando as condições de trabalho e as situações de risco.
    11. Avaliar e utilizar recursos de informática específicos na área, mantendo-se atualizado com relação às novas linguagens e aos novos programas.
    12. Planejar sistema de cadastramento de fornecedores por materiais.
    13. Analisar e ser capaz de prever situações que representem riscos ou desrespeito à integridade física, mental, moral e social dos cidadãos e selecionar procedimentos que possam evitá-las.

    Módulo III

    14. Caracterizar e utilizar técnicas de análise de matérias-primas e de processos produtivos.
    15. Identificar os principais sistemas de dispensação de medicamentos, interpretando a legislação que regula as atividades do comércio farmacêutico e as determinações da vigilância sanitária e dos direitos do consumidor/usuário.
    16. Caracterizar o processo organizacional na farmácia, relacionando pessoas, produtos, departamentos e setores.
    17. Interpretar prescrições médicas, efetuando conversões de medidas e dosagens, aplicando as determinações legais quanto ao atendimento de prescrição, inclusive com relação a medicamentos sujeitos a controle especial, dentro dos princípios técnicos e éticos.
    18. Identificar as principais classes de princípios ativos vegetais e respectivas ações farmacológicas.
    19. Ler e interpretar os dados constantes de bulas de medicamentos a fim de orientar os clientes.
    20. Interpretar o significado e os objetivos da lista de insumos que integram os produtos a serem produzidos.
    21. Dimensionar e organizar espaços físicos, instalações e equipamentos destinados ao recebimento de recursos materiais.
    22. Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde.
    23. Analisar perda de materiais decorrentes de problemas de estocagem, de manejo e de vencimento do prazo de validade.
    24. Interpretar e avaliar ações dos produtos farmacêuticos e correlatos e aplicar técnicas de atendimento e orientações a clientes.
    25. Interpretar e aplicar as normas das "Boas Praticas de Produção e Dispensação em Farmácias e Drogarias".
    26. Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos compatíveis com sua formação profissional.

    Mercado de trabalho

    Farmácias de manipulação, clínicas médicas, hospitais e indústrias farmacêuticas.

    Certificações

    Módulos I e II: Auxiliar de Farmácia (Qualificação profissional técnica de nível médio)

    Módulos I, II e III: Técnico em Farmácia (Habilitação profissional técnica de nível médio)

Outro curso relacionado com farmácia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |