Home > Curso técnico > Farmácia > São Paulo Capital > Curso Técnico em Farmácia - São Paulo Capital - São Paulo

Curso Técnico em Farmácia

Solicite informação sem compromisso CEETEPS - Centro Paula Souza

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Alisson Soria

Alisson Soria

Curso Técnico em Farmácia

  • Modalidade
    O curso Técnico em Farmácia poderá ser realizado no CENTRO CEETEPS de modo presencial.
  • Duração
    Consultar informação.
  • Certificado Oficial
    O estudante receberá um certificado ao finalizar suas atividades acadêmicas.
  • Considerações
    Ensinar ao aluno sobre a produção de conhecimento científico sempre foi um dos principais objetivos das Escolas Técnicas de CEETEPS. O Técnico em Farmácia trabalha sendo supervisionado pelo farmacêutico. O aluno aprenderá a dar a correta orientação para os clientes e a conferir as receitas.
  • Dirigido a
    O curso está direcionado às pessoas que desejam aprender sobre o preparo de soluções químicas e no controle de qualidade de matérias-primas farmacêuticas.
  • Área de atuação
    O campo de trabalho é promissor, pois atinge o setor privado, em especial para o profissional que atua no setor industrial ou de cosméticos.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Curso Técnico em Farmácia - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Dirigido a
    É o profissional que, sob supervisão direta do farmacêutico, atua no recebimento, triagem, armazenamento e dispensação de produtos farmacêuticos. Realiza conferência e aviamento de receitas, orientando pacientes quanto à utilização dos medicamentos. Auxilia no preparo de soluções químicas e no controle de qualidade de matérias-primas e de equipamentos. Opera sistemas de cadastramento de clientes e de fornecedores e documenta procedimentos farmacêuticos. Zela pela manutenção e pela limpeza de instrumentos e de ambientes de trabalho.
  • Titulação
    Técnico em Farmácia
  • Conteúdo
    SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

    Módulos I e II


    1. Identificar fundamentos de higiene, saneamento e profilaxia, visando promover ações de saúde junto ao cliente/comunidade.
    2. Atuar como cidadão e profissional de saúde na prestação de primeiros socorros a vítimas de acidentes ou mal súbito visando a manutenção da vida e a prevenção de complicações até a chegada de atendimento especializado.
    3. Prevenir, controlar e avaliar a contaminação por meio da utilização de técnicas adequadas de transporte, armazenamento, descarte de fluídos e de resíduos, assim como de limpeza e ou desinfecção de ambientes e equipamentos, no intuito de se proteger e proteger o cliente/usuário contra os riscos biológicos.
    4. Identificar as técnicas de pesagem, de transferência de materiais, de filtração, de destilação e de preparo de soluções.
    5. Identificar e classificar os diversos tipos de produtos farmacêuticos, as diferentes formas farmacêuticas, sua composição e respectivas técnicas de preparação.
    6. Identificar a importância da correta técnica de conservação dos medicamentos, fatores intrínsecos e extrínsecos que alteram a conservação dos mesmos e os métodos de esterilização e desinfecção de medicamentos.
    7. Executar e manter a organização dos produtos recebidos, respeitando as peculiaridades inerentes aos medicamentos e demais produtos farmacêuticos.
    8. Diferenciar nomes genéricos, comerciais e químicos de medicamentos e de princípios ativos.
    9. Identificar as diferentes concentrações dos medicamentos.
    10. Interpretar as legislações e normas de segurança e os elementos básicos de prevenção de acidentes no trabalho, avaliando as condições de trabalho e as situações de risco.
    11. Avaliar e utilizar recursos de informática específicos na área, mantendo-se atualizado com relação às novas linguagens e aos novos programas.
    12. Planejar sistema de cadastramento de fornecedores por materiais.
    13. Analisar e ser capaz de prever situações que representem riscos ou desrespeito à integridade física, mental, moral e social dos cidadãos e selecionar procedimentos que possam evitá-las.

    Módulo III

    14. Caracterizar e utilizar técnicas de análise de matérias-primas e de processos produtivos.
    15. Identificar os principais sistemas de dispensação de medicamentos, interpretando a legislação que regula as atividades do comércio farmacêutico e as determinações da vigilância sanitária e dos direitos do consumidor/usuário.
    16. Caracterizar o processo organizacional na farmácia, relacionando pessoas, produtos, departamentos e setores.
    17. Interpretar prescrições médicas, efetuando conversões de medidas e dosagens, aplicando as determinações legais quanto ao atendimento de prescrição, inclusive com relação a medicamentos sujeitos a controle especial, dentro dos princípios técnicos e éticos.
    18. Identificar as principais classes de princípios ativos vegetais e respectivas ações farmacológicas.
    19. Ler e interpretar os dados constantes de bulas de medicamentos a fim de orientar os clientes.
    20. Interpretar o significado e os objetivos da lista de insumos que integram os produtos a serem produzidos.
    21. Dimensionar e organizar espaços físicos, instalações e equipamentos destinados ao recebimento de recursos materiais.
    22. Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde.
    23. Analisar perda de materiais decorrentes de problemas de estocagem, de manejo e de vencimento do prazo de validade.
    24. Interpretar e avaliar ações dos produtos farmacêuticos e correlatos e aplicar técnicas de atendimento e orientações a clientes.
    25. Interpretar e aplicar as normas das "Boas Praticas de Produção e Dispensação em Farmácias e Drogarias".
    26. Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos compatíveis com sua formação profissional.

    Mercado de trabalho

    Farmácias de manipulação, clínicas médicas, hospitais e indústrias farmacêuticas.

    Certificações

    Módulos I e II: Auxiliar de Farmácia (Qualificação profissional técnica de nível médio)

    Módulos I, II e III: Técnico em Farmácia (Habilitação profissional técnica de nível médio)

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Estou interessada em receber informações sobre o Curso Técnico em Farmácia, trabalho em Indústria Farmacêutica e gostaria muito de conhecer tudo o que poderá melhorar meu currículo profissional e ampliar meus conhecimentos. Por favor, aguardo contato ou e-mail com maiores informações, como funciona, duração do curso, local mais próximo de onde eu moro, horários, enfim todos os detalhes. "

Sara para Curso Técnico em Farmácia

São Paulo

"Sou Farmacêutica Bioquímica, formada em 2002, já trabalho na área a mais de 6 anos. Agora passei em um concurso publico (ministério da defesa), para o cargo de técnico em Farmácia. Umas das exigências é que tenha concluído o curso técnico de Farmácia. Gostaria de saber se vocês aproveitam as matérias similares para o curso técnico. Se vocês negociariam as matérias, que por ventura faltassem, para conseguir finalizar o mais rápido possível.O que devo fazer? "

Valdeci para Curso Técnico em Farmácia

Brasília Distrito Federal

"Estou interessada no Curso Técnico em Farmácia, mas eu não acho uma escola próxima da região onde moro que ofereça esse curso! Estou no ensino médio da Etec Guaracy Silveira. Tem alguma Etec próxima que tem o curso Farmácia? "

Nathalia para Curso Técnico em Farmácia

São Paulo

Outro curso relacionado com Farmácia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |