Especialização em Manejo de Animais Silvestres

Solicitar informações

Análise do educedu

Igor Moreira

Especialização em Manejo de Animais Silvestres

  • Modalidade Aulas em modalidade presencial.
  • Duração Consultar.
  • Certificado oficial Um diploma de Especialista em Manejo de Animais Silvestres é entregue ao aluno.
  • Considerações A Especialização em Manejo de Animais Silvestres da PUC SP tem como meta habilitar profissionais nos campos da educação ambiental, conservação e manejo da vida silvestre, ecologia e ecoturismo para atuar de forma especializada aos temas relacionados a fauna silvestre. Na formação o aluno será capacitado para o manejo de vários componentes físicos e de biologia da área, na identificação de problemas e propor soluções que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável de maneira geral. Na formação ainda são tradados temas como educação ambiental, gestão de unidades de conservação, doenças e manejo de animais silvestres, manejo da fauna, biotério, criação comercial de animais silvestres, ecologia da conservação e de sistemas aquáticos.
  • Dirigido a Formação dirigida a profissionais da biologia, veterinária, zootecnia, ecologia, geografia, do turismo e engenharia florestal.
  • Área de atuação A área de atuação se dá em ONGs, clínicas veterinárias, zoológicos, estações de cuidados de animais e centros de zoonose.

Especialização em Manejo de Animais Silvestres

  • Objectivos O curso visa a formar profissionais em áreas como ecologia, conservação e manejo da vida silvestre, educação ambiental e ecoturismo para lidar, de modo especializado, com questões ligadas à fauna silvestre.

    O objetivo do programa é capacitar os alunos para estudar e manejar os diversos componentes físicos e biológicos do meio, identificar problemas, propor soluções e tomar decisões, além de contribuir para o estabelecimento de políticas capazes de promover o desenvolvimento sustentável.

    Entre outros, são abordados temas como ecologia da conservação e de sistemas aquáticos, operações especiais no manejo da fauna, gestão de unidades de conservação, contenção, doenças e manejo de animais silvestres, educação ambiental, biotério (técnicas para a produção de animais em laboratório), piscicultura (fundamentos, implantação e manejo) e criação comercial de animais silvestres.

    Em seu corpo docente, o curso conta com profissionais especialistas em suas áreas, que atuam como professores, consultores ou técnicos em órgãos públicos e/ou instituições públicas e privadas.
  • Dirigido a Biólogos, veterinários, zootecnistas, ecologistas, agrônomos, engenheiros florestais, geógrafos, bem como a profissionais de Turismo, Direito, Administração e outros, que se dedicam à conservação da natureza e manutenção da diversidade biológica dos ecossistemas brasileiros.
  • Titulação Especialista em Manejo de Animais Silvestres
  • Conteúdo
    Disciplinas:

    Módulo I – Manejo de Fauna - In-Situ

    - Ecologia da Conservação
    - Biologia dos Vertebrados
    - Ecologia de Sistemas Aquáticos
    - Métodos Aplicados no Estudo de Vertebrados Terrestres
    - Operações Especiais no Manejo da Fauna
    - Gestão de Unidades de Conservação

    Módulo II – Manejo de Fauna - Ex-Situ

    Contenção Física e Química de Animais Selvagens
    Manejo de Animais Silvestres em Cativeiro
    Principais Doenças de Animais Selvagens
    Biotério: técnicas para produção de animais em laboratório
    Piscicultura: fundamentos, implantação e manejo
    Educação Ambiental
    Criação Comercial de Animais Silvestres

Outro curso relacionado com direção de zoológicos