Home > Instituições de ensino em Brasil > IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília

Informação

Pontuação global

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações
81 Opiniões

No dia 29 de julho de 1994, foi fundado o Centro de Educação Superior de Brasília – CESB - com a finalidade de ser o mantenedor de uma instituição que desenvolvesse atividades de ensino, pesquisa e extensão em nível superior.  Após quatro anos, o MEC autorizou o funcionamento dos dois primeiros cursos de graduação do IESB: Ciência da Educação e Administração, com habilitações em Política e Gestão de Ciência e Tecnologia e em Recursos Humanos. Ainda em 1998, mais dois cursos foram autorizados: Ciências Jurídicas e Comunicação Social com habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Nessa época, as instalações do IESB eram localizadas na SGAS Quadra 902, ao lado do Parque da Cidade.

Após o sucesso e grande aceitação dos cursos, implementados dentro de uma concepção pedagógica inovadora, o IESB submeteu ao MEC os seguintes cursos: Engenharia de Produção Elétrica; Engenharia de Computação; Comunicação Social com habilitação em Comunicação Institucional e Relações Públicas; Administração com habilitações em Análise de Sistemas em Comércio Exterior e Hotelaria; Turismo e Secretariado Executivo. Todos eles foram aprovados no dia 20 de julho de 1999.

Com a criação desses novos cursos, surgiu a necessidade de se criar um outro campus, localizado na SGAN Quadra 609, Bloco D, Av. L2 Norte, hoje denominado Campus Giovanina Rímoli. Para esse Campus foram transferidos, no segundo semestre de 1999, os cursos de Ciência da Educação e de Administração, com as suas cinco habilitações, três delas recém criadas. O Campus ainda abrigou os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção Elétrica, Secretariado Executivo e Turismo.

A evolução do alunado em todos esses cursos fez com que o CESB logo percebesse a necessidade de ampliar, com urgência, seus espaços. Assim, alugou, da Paróquia do Verbo Divino, três andares do Edifício Centro Pastoral, também localizados na Quadra 609 Norte. Em 18 de abril de 2000, firmou, com a Sociedade Propagadora Esdeva, por um prazo de 12 anos, podendo ser renovado por mais oito, um contrato de locação do prédio que já estava alugando no Campus Norte e da construção de outros prédios nesse local.

Em 19 de julho de 2000, o CESB adquiriu, por meio de licitação pública da Terracap, órgão vinculado ao Governo do Distrito Federal, uma área localizada na SGAS, Quadras 613 Sul, medindo 25.000 m2, para a construção de um novo campus, hoje denominado Campus Edson Machado. Para atender a expansão das matrículas, o CESB precisou construir obras e instalações a cada semestre. Em 7 de agosto de 2000, foi inaugurado o Edifício Padre Manoel Custódio Pedrosa e, no primeiro semestre de 2001, outros dois prédios estavam construídos: o Edifício Benedito Coutinho e o Edifício Pedro Chaves. Esses três edifícios foram construídos a partir de um Plano Diretor Físico, elaborado com a finalidade de proporcionar às pessoas que estudam e trabalham no IESB condições ambientais favoráveis à execução de atividades acadêmicas e administrativas.

Em 15 de março de 2001, foi autorizado o funcionamento do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais.

O amadurecimento alcançado com o curso de Ciência da Educação, junto à experiência da realização de duas Semanas do Cientista da Educação, consolidou a idéia de se atuar também na área de formação do profissional docente para atuar no magistério. Em razão das novas normas editadas pelo Ministério da Educação, o CESB decidiu criar, mediante alteração do Regimento do IESB, o Instituto Superior de Educação. O órgão coordena os programas e cursos do IESB que visam a formação inicial, continuada e complementar para o magistério da educação básica. Em 19 de junho de 2002, pela Portaria nº 1.783, foi criado o Curso Normal Superior – com habilitações em Magistério da Educação Infantil e em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O curso recebeu o conceito Muito Bom da Comissão Verificadora do MEC.

Em 16 de julho de 2003, a Portaria do MEC nº. 1.904, publicada no Diário Oficial de 17 de julho de 2003, autorizou a criação do curso de Psicologia, que também iniciou suas atividades no Campus Edson Machado.

À medida que os prédios iam sendo construídos, os cursos iam sendo transferidos do Campus Giovanina Rímoli para o Campus Edson Machado, nessa ordem: No segundo semestre de 2002, foram transferidos os cursos de Ciência da Educação e de Turismo. O curso Normal Superior já iniciou suas atividades no novo campus. No primeiro semestre de 2003, foram transferidos os cursos de Engenharia de Computação e de Produção Elétrica, Secretariado Executivo e Relações Internacionais. Em julho de 2004, a habilitação Comunicação Institucional e Relações Públicas foi também foi transferida para o Campus Edson Machado.

Em 25 de abril de 2006, durante a festa de encerramento do Festival Brasil Sabor e do lançamento do curso de Gastronomia do IESB, foi inaugurado o Centro de Hospitalidade, localizado no Edifício E, com 18.271,61 m2.

As habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram transferidas para o Campus Edson Machado no dia 27 de julho de 2006, quando passaram a ter suas aulas práticas no novo Centro de Mídia que ocupa 2.500 m2 no Edifício H, equipado com os mais modernos laboratórios do país.

Com a transferência dos cursos para a Asa Sul – Campus Edson Machado, o CESB foi encerrando com a Paróquia do Verbo Divino os contratos de aluguéis de dois andares do Edifício Centro Pastoral.  Atualmente o CESB aluga somente o subsolo do referido Edifício.

O IESB, desde o seu início, tem procurado implementar seus cursos, utilizando uma metodologia coerente com a proposta de seu projeto pedagógico, ou seja, apenas criar novos cursos que possam atender à demanda da população de Brasília e que possam ter a mesma excelência do ensino ministrado nos outros cursos já existentes.

Pós-graduação

O IESB iniciou suas atividades de pós-graduação em outubro de 1999 quando ofereceu, em parceria com a Universidade de Brasília, o curso de especialização sobre avaliação no ensino superior, a distância.

Em abril de 2003, o IESB lançou no mercado três desses cursos, iniciados em agosto de 2003:  Inteligência Corporativa, na área de Administração; Educação Aplicada no Contexto das Organizações, na área de Educação; Administração de Assessoria de Comunicação, na área de Comunicação Social.

Em julho de 2004, lançou outros três cursos que tiveram início em setembro de 2004: Assessoria em Comunicação Pública; Marketing Turístico; e Psicopedagogia.

O curso de Assessoria em Comunicação Pública deu início a uma nova turma em maio de 2005 e, no segundo semestre, foram abertos outros quatro cursos de especialização na modalidade presencial: Banco de Dados; Gestão de Pessoas; Logística Empresarial; Direito das Telecomunicações, em parceria com a UniverCidade, do Rio de Janeiro;  e uma nova turma em Marketing Turístico.

No primeiro semestre de 2006, o IESB lançou, em parceria com a Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, o MBA Executivo, na modalidade a distância. Na modalidade presencial, o IESB lançou o curso de especialização em Engenharia de Software; e reabriu turmas nos cursos de Banco de Dados, Assessoria de Comunicação Pública e Logística Empresarial; estando em andamento os cursos de Marketing Turístico e Direito das Telecomunicações, totalizando sete cursos em funcionamento.

Orientados para gestão estratégica e ação inovadora, os Cursos de Pós-Graduação do IESB visam estimular a capacidade criativa do profissional e proporcionar conhecimento mercadológico para um desempenho produtivo e eficaz. Além disso, os cursos incentivam o desenvolvimento do trabalho em equipe e a competência de tomar decisões amparadas pelos modernos conceitos científicos e técnicas operacionais.

Opiniões

Duda Figueiredo
Adoro o curso de graduação em Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Brasília, sempre amo o que faço.

Graduação em Pedagogia

Camila Cardoso
A graduação em Comunicação Institucional e Relações Públicas do IESB é um curso completo e com bons professores. Sou feliz com a faculdade que escolhi.

Graduação em Comunicação Institucional e Relações Públicas

Bruno Nascimento
Recomendo o curso de graduação em Publicidade e Propaganda do Instituto de Educação Superior de Brasília.

Graduação em Publicidade e Propaganda

Ana Sousa
Muito bom o curso de graduação e m Direito do IESB, estou confiante que serei um bom profissional.

Graduação em Direito

Mauro Queirós Santos
O IESB é uma instituição bem qualificada. O curso de Comunicação Institucional e Relações Públicas é bom.

Graduação em Comunicação Institucional e Relações Públicas

Histórico de cursos de IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília:

Página 1 de 6

Página 1 de 6

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |