Informação

Pontuação global

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações
187 Opiniões
UniverCidade, evoluindo com a sociedade



A ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SÃO PAULO APÓSTOLO, mantenedora do CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE – UNIVERCIDADE e do COLÉGIO DE APLICAÇÃO, fundada em 29 de julho de 1969, devidamente registrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas sob o nº. 26.188, é uma instituição de caráter beneficente, filantrópica, educacional e cultural sem fins lucrativos diretos ou indiretos e tem a finalidade de criar, manter, administrar e dirigir estabelecimentos de ensino, em qualquer grau ou nível, e instituições culturais e de assistência social, voltadas para realização dos objetivos sociais constitucionalmente definidos, colaborando com as ações do Poder Público direcionadas para a promoção humanística, científica e tecnológica do País.

Um dos maiores centros universitários do Brasil, a UniverCidade é uma instituição multicampi de Ensino Superior situada no município do Rio de Janeiro. Atualmente, estudam no Centro Universitário da Cidade cerca de 20 mil alunos em seus cursos de graduação, pós-graduação e de extensão. O Centro Universitário da Cidade reúne um corpo docente altamente qualificado, com 45% de mestres e doutores. Os Cursos da UniverCidade mantêm convênios com as mais prestigiosas empresas e instituições, como Microsoft, Cisco Systems, Universidade de Montreal, Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (Cieth) e Theatro Municipal, dentre outros.


O início de um projeto educacional

A residência da família do Maestro e Compositor Tom Jobim, com frente para a Rua Saddock de Sá, 276, teve sua construção concluída em 31 de dezembro de 1926. Com a fundação do Colégio Brasileiro de Almeida, em 1940, a casa de dois andares sofreu modificações para se adaptar ao número cada vez maior de alunos. A primeira grande reforma aconteceu em novembro de 1959, quando a escola já pertencia à professora Edília Coelho Garcia. A partir de 1962, iniciou-se a construção de dois blocos de prédios interligados: um com seis pavimentos com frente para a Avenida Epitácio Pessoa; e o outro com quatro pavimentos virados para a Rua Saddock de Sá. A obra foi concluída e aprovada pela Prefeitura em agosto de 1966, quando os dois prédios novos começaram a funcionar como instituição de ensino de alfabetização, primário, ginásio e científico.

O térreo do prédio foi ocupado por um auditório, transformado em teatro em 1973, que funciona até hoje. No segundo bloco, foram construídos um bar e um ginásio e, no subsolo, uma oficina de carpintaria, cerâmica e tipografia para os alunos, que agora têm aulas práticas de Desenho Industrial. Em 1982, com a fusão da Faculdade Brasileiro de Almeida, pertencente à família do Maestro e Compositor Tom Jobim, e o Centro Unificado Profissional, nasceu a Faculdade da Cidade.

Sete anos mais tarde, foi incorporada à instituição a Faculdade São Paulo Apóstolo, do professor Carlos Potsch, sediada no Méier. Em 1990, a Faculdade da Lagoa, uma pequena instituição que funcionava também em Ipanema, foi anexada à Faculdade da Cidade. Foi em 1995 aconteceu a maior de todas as fusões, com a incorporação das Faculdades Reunidas Professor Nuno Lisbôa, conhecidas pela alta qualidade de seus cursos de Engenharia , e que funcionava nos bairros de Madureira e do Recreio dos Bandeirantes.

Um ano após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Darcy Ribeiro) em 1996, que estabeleceu uma nova modalidade de instituição superior, o centro universitário -- com autonomia para criar cursos, remanejar vagas e expandir seus domínios --, a direção da então Faculdade da Cidade submeteu ao Ministério da Educação e ao Conselho Nacional de Educação um projeto visando o credenciamento em centro universitário. Por decreto do presidente da República, a instituição foi credenciada em 30 de setembro de 1998, passando a se chamar Centro Universitário da Cidade, e tendo como marca, UniverCidade.

Com a expansão geográfica e a política de mensalidades compatíveis com o poder aquisitivo de seus alunos --, possível graças a convênios firmados com colégios tradicionais da rede privada do município do Rio, que não utilizavam integralmente seus espaços --, a UniverCidade seguiu sua missão de também atender a população de baixa renda, das classes C e D, que antes não tinham acesso ao Ensino Superior. Mais de 80% desses estudantes trabalham durante o dia e estudam à noite, sendo uma parcela significativa beneficiada com o programa de bolsas de estudo parciais ou integrais, assim como FIES e o ProUni.

Ao longo de sua história, a UniverCidade investiu em ações de responsabilidade social e ambiental, realizando projetos relevantes, como o EcoCidadão, ReciclaCidade, Borboletário, Manguezário, Clínica-Escola de Fisioterapia, iniciativas na Mangueira e em Rio das Pedras, os Núcleos de Prática Jurídica e uma parceria de sucesso com a obra social Solar Meninos de Luz, no Morro do Cantagalo Pavão/Pavãozinho, em Copacabana, dentre outros.

As ações desenvolvidas pela UniverCidade convergem de maneira especial para os cursos de graduação, etapa inicial que constrói a base permanente e necessária para o processo de educação continuada. Desse modo, confirma sua vocação de oferecer à sociedade cidadãos capazes de se ajustar de forma flexível às mudanças do mercado de trabalho e de buscar seu aperfeiçoamento contínuo.

Opiniões

Flora Leandra Baggio Saitovitch
A UniverCidade é uma das melhores instituições que conheço.

Graduação em Jornalismo

Gleice Guimarães
O corpo docente do curso de Educação Física é excelente, o atendimento ao aluno e o programa do curso são muito bons.

Graduação em Educação Física

Luiz Gonzaga Pereira
A Engenharia Ambiental é a área que eu trabalho e estou muito satisfeito com a formação recebida na UniverCidade.

Graduação em Engenharia Ambiental

Monique Sandes
A oportunidade que a UniverCidade me proporcionou foi única, pois consegui uma bolsa integral para o curso, só tenho a agradecer, pois sem esta oportunidade não trabalharia na área que mais amo que é a de Educação, ainda falta bastante caminho a percorrer porém me encontro muito satisfeita por tudo que a UniverCidade fez por mim.

Graduação em Pedagogia

Fabiane Hentschel
O curso de graduação em jornalismo da UniverCidade foi muito bom.

Graduação em Jornalismo

Cursos da instituição

Página 1 de 3

Página 1 de 3

Veja cursos históricos
Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |