Curso Desvendando a(s) África(s)

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso Desvendando a(s) África(s)

  • Modalidade
    As aulas se realizam presencialmente.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    Um Certificado de conclusão do curso de extensão Desvendando a(s) África(s) - A História da África Pré-Colonial é ofertado ao aluno no final dos estudos.
  • Considerações
    O curso de extensão Desvendando a(s) África(s) - A História da África Pré-Colonial da PUC SP foi desenvolvido buscando atender o interesse de profissionais de pesquisa e curiosos em geral a estudos sobre uma das origens da cultura brasileira. A PUC SP foi a primeira a instituição a oferecer esse curso como extensão acadêmica para graduados e como extensão em cultura para interessados na área. No programa do curso estão previstas criação de técnicas e para ensino e pesquisa. As aulas são separadas em módulos no formato expositivo por meio dos atos de interpretar e analisar textos, fotografias, fontes, objetos e mapas. O curso é ministrado por Regiane Augusto de Mattos, autora de artigos e livros acadêmicos sobre o tema africano.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a professores e alunos de graduação e pós-graduação em Ciências Humanas e professores dos ensinos fundamental e médio.
  • Área de atuação
    Essa extensão pode ser utilizada como complemento na atuação em docência no ensino médio e fundamental, em estudos e pesquisas sobre o tema África e em turismo.

Comentários sobre Curso Desvendando a(s) África(s) - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    As culturas africanas tiveram uma forte influência sobre América Portuguesa, e participam da constituição da cultura brasileira desde a colonização até nossos dias. Ao longo dos últimos anos, discussões e pesquisas buscam problematizar as questões que envolvem as relações entre essas culturas. Essa tendência coincide com o crescente interesse de pesquisadores e do público em geral em conhecer melhor as matrizes da sociedade brasileira. Apesar de já existirem alguns cursos livres e grupos de estudos tratando dessa temática, a PUC-SP é a primeira instituição a promover um curso com abrangência e caráter de extensão universitária, aos alunos já graduados, ou de extensão cultural, aos que ainda não possuem formação universitária. Sua abordagem prevê o desenvolvimento de técnicas de ensino e de pesquisa. Com carga horária de 32 horas, a extensão também visa a promover a atualização acadêmica de professores de diferentes disciplinas dos níveis de ensino médio e fundamental, cumprindo as exigências da lei n° 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e culturas afro-brasileira e africana nas escolas. O conteúdo programático traz pontos essenciais para que se possa compreender o continente africano, destacando a complexidade das suas sociedades. Partindo da diversidade política e cultural dos povos, traçará um panorama histórico das principais sociedades da África sub-saariana (território ao sul do deserto do Saara), entre os séculos IV e XIX, especialmente nas regiões que passaram a estabelecer relações comerciais com a Europa e se tornaram fornecedoras de escravos para o Brasil. As aulas serão divididas em duas partes: a primeira será expositiva e a segunda contará com exercícios que incluem a análise e a interpretação de diferentes fontes históricas, como textos, fotografias, gravuras, objetos materiais, mapas e outras ferramentas que possam ser aplicados pelos professores em sala de aula. A professora que irá ministrar as aulas, Regiane Augusto de Mattos, é autora de artigos em revistas acadêmicas sobre africanos no Brasil e lançou recentemente o livro “História e Cultura Afro-Brasileira”, editado pela Unesco e Contexto. Atualmente, desenvolve tese de doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP) sobre a resistência africana à dominação portuguesa no norte de Moçambique (1842-1910) e faz parte do Núcleo de Educação do Museu Afro-Brasil.
  • Dirigido a
    Professores e alunos de graduação e pós-graduação em Ciências Humanas e professores dos ensinos fundamental e médio.
  • Titulação
    Certificado de conclusão do curso de extensão Desvendando a(s) África(s) - A História da África Pré-Colonial
  • Conteúdo

    Conteúdo Programático: 

    - Apresentação do Programa
    - Importância do Estudo de História da África
    - Principais Abordagens Historiográficas
    - Fontes para História da África
    - A Diversidade Étnica das Sociedades Africanas
    - As Diferentes Estruturas Políticas: Impérios Sudaneses, Sociedades sem Estado, Reinos Centro-Ocidentais, Império do Monomotapa e etc
    - Rotas do Comércio Transaariano e do Índico
    - A Produção Agrícola e a Extração de Ouro e Sal
    - Visões de Mundo e Religiosidade, as Religiões Tradicionais
    - A Presença do Islamismo
    - Formas de Organização em Linhagens
    - Manifestações Artísticas Africanas
    - A Importância da Oralidade
    - História da Arte Africana
    - Leitura e Análise Histórica de Objetos de Arte
    - A Obra de Arte Africana como Recurso Didático, Fonte Documental e Objeto de Estudo da História e Outras Áreas do Conhecimento
    - Aprofundamento e Debate das Questões Abordadas nas Aulas Anteriores por meio do Contato com Objetos de Arte Africana em Exposição no Museu AfroBrasil
    O Contato com os Europeus e a Conquista do Litoral Africano
    Construção de Feitorias e Entrepostos
    Os Prazos Zambezianos
    Os Missionários e o Cristianismo
    Os Movimentos de Resistência Africanos
    A Dinâmica do Comércio de Escravos, os Agentes Envolvidos, as Principais Rotas e Produtos Utilizados na Troca e os mais Importantes Portos de Exportação
    As Transformações Engendradas pelo Comércio Atlântico de Escravos na Escravidão Africana

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de consultar o valor e o tempo de duração do curso, e quais as datas em que estão vão estar sendo ministradas?"

Kátia para Curso Desvendando a(s) África(s)

São Paulo

"Eu estou cursando o último ano de licenciatura em história e gostaria de obter informações sobre o curso de extensão "desvendando a Africa" a respeito de preços, formas de pagamento, início e tempo de duração."

Victor para Curso Desvendando a(s) África(s)

São Paulo

"Gostaria de saber cronograma e custos da extensão em antropologia e saber também se há alguma extensão para América pre colombiana e cultura indígena. Por enquanto é só, aguardo retorno. "

Patricia para Curso Desvendando a(s) África(s)

São Paulo

"Sou formado em historia (licenciatura plena) e gostaria de receber maiores informações sobre o curso de extensão desvendando a África, como preço e se a modalidade presencial exige presença diária, semanal e quinzenal. "

Mario para Curso Desvendando a(s) África(s)

São Paulo

Outro curso relacionado com antropologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |