Curso Técnico em Turismo

Solicite informação sem compromisso SENAC - OSASCO

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso Técnico em Turismo - Presencial - Osasco - São Paulo

  • Conteúdo
    Técnico em Turismo

    É um curso profissionalizante. O curso prepara o aluno a compreender os conceitos e experiências para: executar os procedimentos de transporte de passageiros e de sua bagagem; conduzir indivíduos ou grupos em passeios, visitas e/ou viagens coordenando-os e promovendo a interação entre eles e as comunidades receptoras e incentivando a valorização mútua de diferenças culturais a fim de reduzir impactos socioculturais, favorecendo assim a construção de uma experiência qualitativa; e desenvolver produtos e serviços turísticos planejando e elaborando roteiros, fornecendo alternativas de viagens e executando as rotinas operacionais e administrativas pertinentes para atender às necessidades e preferências da demanda, visando à sustentabilidade econômica da agência e/ou operadora de turismo.

    Neste curso são abordados temas como: postura profissional; pluralidade cultural; comportamento; aspectos geoturísticos; legislação; além da atitude empreendedora e outros temas – necessários para atuação do profissional nos diversos ambientes de trabalho nos quais ele se insere.

    O Técnico em Turismo é um curso profissionalizante que permite ao aluno vivenciar seu aprendizado por meio de 3 viagens técnicas* entre outras atividades práticas. Veja mais na metodologia do curso.

    (Carga horária mínima: 800)

    Mercado de Trabalho O curso habilita o aluno para trabalhar em Agências de Viagens, Operadoras Turísticas ou Agências de Receptivo atuando como Guia de Turismo* Regional (Estado de São Paulo) e de Excursão Nacional (Brasil e América do Sul) na recepção e condução de grupos; como Agente de Serviços ao Cliente; ou em Consultoria de Viagens, como profissional autônomo ou como empreendedor do seu próprio negócio.

    * A profissão de Guia de Turismo é regulamentada e o aluno qualificado pelo curso do Senac São Paulo pode requerer o registro de Guia de Turismo junto ao Ministério do Turismo. Para obter este registro o egresso deve ter a comprovação da conclusão do Ensino Médio.

    Pré-requisitos Ter 18 anos completos e estar cursando, no mínimo, a 3ª série do Ensino Médio.

    Método Além do desenvolvimento das competências em sala de aula o curso conta com atividades práticas, tais como, visitas técnicas, 3 viagens técnicas obrigatórias, ambas aos finais de semana, desenvolvimento de projetos e atividades em laboratório de informática.

    Programa
    MÓDULO  1
    Fundamentos


    Carga horária:282 horas


    Conteúdo:
    • Neste módulo serão desenvolvidas competências que servirão de alicerce para o desempenho do aluno nos demais módulos. Serão abordados temas diversos como postura profissional, comunicação, pluralidade cultural, comportamento, aspectos geoturísticos, legislação – dentre outros aspectos necessários para a atuação do profissional nos diversos ambientes de trabalho nos quais ele se insere.

    MÓDULO  2
    Transportes


    Carga horária:84 horas


    Conteúdo:
    • Neste módulo serão desenvolvidas competências para atuação no atendimento ao cliente em empresas de transportes turísticos. Neste sentido, este capacitará o aluno para a execução de procedimentos no transporte de passageiros e de sua bagagem, como embarque e desembarque, tipos de meios de transporte turístico.

    MÓDULO  3
    Guiamento


    Carga horária:191 horas

    Certificação:Guia de Turismo Regional e de Excursão Nacional

    Carga horária total da qualificação técnica: 557 horas

    Ao concluir os Módulos I, II e III o aluno recebe o certificado de Qualificação Técnica de Nível Médio de Guia de Turismo Regional e de Excursão Nacional, com validade nacional, e com o qual poderá requerer o registro profissional nas respectivas categorias de Guia de Turismo junto ao Ministério de Turismo.

    Conteúdo:
    • Neste módulo serão desenvolvidas competências como: execução de técnicas e procedimentos na condução de turista ou grupo de turistas em visitas, passeios e viagens, coordenação de grupo, condução em diversos espaços turísticos, organização de atividades de recreação e entretenimento, promoção da interação entre visitantes e comunidade local, dentre outras.

    MÓDULO  4
    Agenciamento


    Carga horária:203


    Conteúdo:
    • Capacita o aluno a desenvolver e vender produtos e serviços turísticos, como também a criar e administrar agências de turismo. Neste contexto o curso compreende competências como planejamento e elaboração de roteiros, execução de rotinas operacionais referentes a reservas, vendas, faturamento e gestão de produtos e serviços turísticos, execução de procedimentos administrativos e gerenciais, dentre outras.

    MÓDULO  5
    Atitude Empreendedora


    Carga horária:40 horas

    Certificação:Certificação de Técnico em Turismo

    Àquele que concluir todos os módulos deste curso e comprovar a conclusão do Ensino Médio será conferido o diploma de Técnico em Turismo, com validade nacional.

    Conteúdo:
    • Este módulo possibilita ao aluno visualizar características do comportamento empreendedor e de sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional, além de identificar oportunidades de negócio com base no processo criativo e inovador de geração de idéias a fim de desenvolver a atitude empreendedora.

    Certificação Ao concluir todos os módulos e, comprovando o término do Ensino Médio, o aluno recebe o diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Turismo, válido em todo o Brasil.

Outro curso relacionado com turismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |