Especialização em Educação Matemática

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Especialização em Educação Matemática - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    GERAIS: Propiciar o aprofundamento do estudo de teorias sobre ensino-aprendizagem de Matemática. Introduzir os professores em projetos de investigações científicas na área de Educação Matemática.

    ESPECÍFICOS: Instrumentalizar os professores de Matemática para uma utilização crítica e responsável dos resultados de pesquisas recentes sobre ensino-aprendizagem de Matemática em sua prática docente cotidiana em sala de aula, tendo por objetivo a melhoria da qualidade de ensino da Educação Básica.
  • Dirigido a
    Portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de Licenciatura em matemática.

    Obs. este curso não habilita para lecionar matemática na educação básica.
  • Conteúdo
    Disciplina: Teoria da Aprendizagem Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Matemática
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Esta disciplina visa a estudar as contribuições do construtivismo para a Educação Matemática, tendo como principais pilares Piaget e Vygotsky. Os dois autores partem filosoficamente de concepções distintas sobre os processos de construção e desenvolvimento de conhecimentos. Portanto se faz necessário estudar as duas correntes focando suas contribuição para a área da Educação Matemática e como e em que, embora existam pontos de vistas diferente, podem ser articulados para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. No que tange a parte da Psicologia, achamos essencial que o aluno conheça, mesmo que sem maior profundidade, as teorias cognitivistas que buscam explicar o pensamento humano por caminhos diferente do que faz o Construtivismo. Desta forma apresentaremos um leque maior de possibilidades, tais como as teorias de Ausubel e de Vergnaud para que o estudante tenha subsídio para avaliar criticamente os construtos teóricos do construtivismo.

    Disciplina: Fundamentos da Didática da Matemática
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: O curso se propõe a construir um primeiro cenário da Educação Matemática, a partir da análise de seus campos de investigação, de sua articulação com outras ciências e das principais referências de pesquisa internacionais e nacionais. Para isso, serão desencadeados estudos sobre teorias e investigações na área de Educação Matemática, buscando compreender contribuição das mesmas para a melhoria das aprendizagens dos alunos nos diversos níveis de ensino e a formulação de algumas práticas em sala de aula baseadas nessas investigações.

    Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos sobre Ensino-Aprendizagem da Geometria Plana e Espacial
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Fundamentos teóricos dos processos de ensino-aprendizagem da Geometria Plana e Espacial.Análise das principais dificuldades dos alunos na aprendizagem desta disciplina e propostas didáticas e práticas para lidar com essas dificuldades. Estudos de objeto científico a objeto de ensino por meio de atividades para o ensino de, por exemplo, ângulos, polígonos, perímetro, noções de áreas, semelhanças, Teorema de Pitágoras, o π, corpos redondos, poliedros e noções de volume.

    Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos sobre Ensino-Aprendizagem de Números e Medidas
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Desenvolver potencialidades no aluno que permitam aprendizagem e, consequente transcendência, relativamente à ordem e coerência nos campos matemáticos, números e medidas. Fixar através do amadurecimento matemático a importância daquela coerência que parte de uma axiomática necessária e suficiente. Relacionar e analisar aspectos metodológicos, histórico-epistemológicos dos números e medidas em situações de ensino-aprendizagem, enfatizando os seguintes aspectos:
    • Concepção dos alunos sobre números e medidas, processos cognitivos envolvidos, condição de mobilidade e reelaboração dessas concepções e desses processos;
    • Estudos das construções dos conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e reais, detalhados estes em seus sistemas axiomáticos, definições das operações e demonstrações das respectivas propriedades. Aqui será relevada a importância da concepção de construção, no sentido da ordem e coerência necessárias ao rigor matemático geral.

    Disciplina: Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Matemática
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: - Política de Informática Educativa no Brasil e outros Países.
    - Tendências em Informática Educativa.
    - Informática Educativa e o ensino-aprendizagem da Matemática.
    -Didática e Inteligência Artificial (IA), tipos de softwares educativos (micromundos, tutores, imagiciel.).
    - Transposição Informática.
    - O papel do professor usando um software educativo.
    - Os softwares educativos e a Formação dos Professores.
    - Ensino à distância.
    - Avaliação de programas educativos.
    - Construção e análise de situações-problema usando um software educativo (Cabri-Géomètre, Logo, Derive, Tigre, etc.).
    - O ensino à distancia.

    Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Resolução de Problemas
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: - Idéias e tendências em resolução de problemas.
    - Visão filosófica da resolução de problemas
    - Resolução de problemas segundo Polya
    - Diferentes visões sobre resolução de problemas e suas implicações em Educação Matemática
    - Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender Matemática
    - A resolução de problemas e a Educação Matemática: para uma maior inter-relação entre investigação e desenvolvimento curricular
    - A resolução de problemas em sala de aula
    - A resolução de problemas de lápis e papel
    - A resolução de problemas como estratégia para incentivar e desenvolver a criatividade dos alunos.
    - Modelagem Matemática
    - Jogos de estratégia e resolução de problemas
    - A metodologia de resolução de problemas como uma atividade de investigação.

    Disciplina: História da Matemática Aplicada ao Ensino-Aprendizagem da Matemática
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Pretende-se:
    • Estimular o senso d pesquisa e de fidedignidade histórica;
    • Desenvolver a consciência e maturidade junto aos fatos, seus atores e respectivos contextos sociais;
    • Conscientizar o aluno da importância do respeito dedicado à história com vistas no presente e futuro, num pensar do horizonte saudável que a humanidade deveria vislumbrar sócio-culturalmente falando;
    • Mostrar que uma análise epistemológica dos saberes matemáticos pode constituir uma ferramenta eficaz, dando elementos históricos sobre os conceitos matemáticos que o ensino tradicional apresenta, geralmente, sob forma dogmática; e sobre noções “matemáticas”, como a do rigor matemático, que o ensino usual tende a tornar eterno e perfeito;
    • Enfim, iluminar o nível de contribuição da História da Matemática para a Educação Matemática.
    Serão feitos estudos fundamentados na evolução de conceitos como os de números irracionais, números negativos e outros que causaram impacto entre as eminências da história, bem como de trigonometria, logaritmo e probabilidade que são temas que têm, sem sombra de dúvidas, causado sérios problemas na aprendizagem de seus conceitos.

    Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos sobre o Ensino-Aprendizagem de Álgeb
    Carga Horária: 40 horas
    Ementa: Fundamentos teóricos dos processos de ensino-aprendizagem da Álgebra.Análise das principais dificuldades dos alunos na aprendizagem desta disciplina e propostas didáticas e práticas para lidar com essas dificuldades. Estudos de objeto científico a objeto de ensino por meio de atividades para o ensino de, por exemplo, equação de 1º e 2º graus, sistemas de equações de 1º e 2º graus, sequências, funções de 1º grau, funções de 2º grau, progressões aritméticas, progressões geométricas e estudo de probabilidades.

    Disciplina: Metodologia da Pesquisa Carga horária: 40 horas
    Ementa: Disciplina embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares.

Outro curso relacionado com matemáticas, matemáticas aplicadas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |