Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Capacitar engenheiros e arquitetos no desenvolvimento de ações gestoras de prevenção e controle de riscos ambientais nas diversas atividades laborais, visando à eliminação ou minimização de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, conforme os pressupostos legais da legislação trabalhista, previdenciária, cível e ambiental.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Graduados em Engenharia (nas diversas ênfases), Arquitetura e Agronomia.
  • Titulação
    Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Conteúdo

    Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

    Disciplinas e Ementas

    DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS 


    Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho - (30 horas-aula)
    Ementa: A Evolução da Engenharia de Segurança do Trabalho: aspectos econômicos, políticos e sociais. A História do Prevencionismo. Entidade Pública e Privada. A Engenharia de Segurança do Trabalho no Contexto Capital – Trabalho. O Papel e as Responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Acidentes: Conceituação e Classificação. Causas de Acidentes: Condições Humanas, Condições Materiais, Fator Pessoal de Insegurança. Conseqüências do Acidente: Lesão Pessoal e Prejuízo Material. Agente do Acidente e Fonte de Lesão. Riscos das Principais Atividades Laborais. PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

    Legislação e Normas Técnicas - (20 horas-aula)
    Ementa: Legislação. Conceituação, Lei, decreto, Portaria. Hierarquia, Legislação Federal, Estadual, Municipal. Legislação Acidentária. Legislação Previdenciária. Legislação Sindical. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Trabalho da Mulher e do Menor. Atribuições do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho. Responsabilidade Profissional, Trabalhista, Civil e Criminal: a Co-responsabilidade. Portarias Normativas e outros Dispositivos. Embargo e Interdição. Convenções e Recomendações da Organização Internacional do trabalho (OIT). Normas Técnicas: Nacionais, Estrangeiras e Internacionais. Técnicas do Preparo de Normas, Instruções e Ordens de Serviços. Importância da Utilização de Normas Técnicas Internas para a Engenharia de Segurança.

    Psicologia Aplicada à Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento - (15 horas-aula)
    Ementa: Noções de Psicologia. Características da Personalidade. Aspectos Psicológicos do Trabalho e do Acidente. Aspectos Psicológicos da Seleção Pessoal. O Treinamento, sua Importância na Engenharia de Segurança do Trabalho. O Papel do Engenheiro de Segurança do Trabalho na Educação Prevencionista. Requisição de Aptidão. Aspectos Comportamentais na Utilização do Equipamento de Proteção Individual. A Ação Sindical: A Atuação do Engenheiro de Segurança do Trabalho na Relação Capital-Trabalho. Técnicas de Comunicação. Elaboração de Relatórios Técnicos. Desenvolvimento Organizacional. Relações Humanas. Dinâmicas de Grupo. Comissões de Segurança do trabalho. Segurança Integrada.

    Proteção Contra Incêndio e Explosões I - (30 horas-aula)
    Ementa: Conceito, importância e Participação de Engenharia de Segurança do trabalho na proteção Contra Incêndio. Seguro-incêndio. Relação Empresa Seguradora. Programa de Proteção Contra Incêndio. Química e Física do Fogo. Produtos de Combustão e seus Respectivos Efeitos. Proteção e Estrutural, Identificação, Seleção, Análise de Materiais. Conceitos e Avaliação de Carga-Incêndio. Importância de Análise dos Processos Industrias sob Ponto de Vista Incêndio. Proteção Especial Contra Incêndio. Técnicas de Salvamento e Noções de Salvatagem.

    Proteção Contra Incêndio e Explosões II - 30 horas-aula
    Ementa: Sistemas de Alarme e Detecção. Agentes Extintores. Sistemas Fixos e Equipamentos de Combate a Incêndios. Rede de Hidrantes. Equipamentos de Combate de Incêndio. Explosivos: Conceituação e Identificação. Poeiras e Misturas Explosivas: Reconhecimento e Avaliação. Técnicas Inspeção e Análise de Causas de Incêndio e Explosões. Inspeções Oficiais: Órgãos Públicos e Seguradora. Incêndio e Explosões na Área de Transporte: Veículos, Trens, Metrô, Aeronaves e Embarcações. Laboratórios de Ensaios no Brasil. Relação Proteção Pública e Proteção Privada. Planos de Ação Mútua e Ação Comunitária. Planos de Evacuação. Legislação e Normas Relativas à Proteção Contra Incêndios e Explosivos.

    Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações I - (30 horas-aula)
    Ementa: Conceituação e Importância. Bombas e Motores. Veículos Industriais. Equipamentos de Guindar e Transportar. Ferramentas Manuais. Ferramentas Motorizadas. Vasos sob Pressão – Caldeiras.

    Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações II - (30 horas-aula)
    Ementa: Equipamentos Pneumáticos. Fornos. Compressores. Soldagem e Corte. Equipamentos de Processos Industriais. Equipamentos e Dispositivos Elétricos. Eletricidade: Choque elétrico, Fibrilação Ventricular, Desfibrilador, Sobretensões, Cabines de transformação, Aterramento Elétrico, Pára- raios, Ambientes Especiais, Eletricidade Estática, Instalações Elétricas provisórias. Manutenção Preventiva e Engenharia de Segurança

    Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações III - (30 horas-aula)
    Ementa: Sistemas de Proteção Coletiva. Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s. Projeto de Proteção Individual. Localização Industrial. Arranjo Físico. Edificações. Estrutura e Superfícies de Trabalho. Transporte, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Tanques, Sinalização e Rotulagem. Cor, Sinalização e Rotulagem. Obras de Construção, Demolição e Reformas. Área de Utilidades.

    Higiene do Trabalho I - (45horas-aula)
    Ementa: Conceituação, Classificação e Reconhecimento de Riscos. Agentes Físicos. Ruídos: Conceitos Gerais e Ocorrência. Física do Som. Critérios de Avaliação. Laboratórios, técnicas de Medição. Medidas de controle. Laboratórios de Análise de Medidas de Controle. Vibrações: Conceitos Gerais e Ocorrência. Física das Vibrações. Laboratório de Medições. Critérios de Avaliação. Medidas de Controle. Prática e Técnicas de Medição e Análise de Medidas de Controle. Trabalho Prático de Controle de Ruído e Vibrações. Sobrecarga Térmica: conceitos Gerais e Ocorrência. Transmissão de Calor. Técnicas de Medição. Critérios de Avaliação. Medidas de Controle. Laboratório de Técnicas de Medição. Laboratório de Avaliação e Controle. Temperaturas Baixas: Conceitos Gerais e Ocorrência. Critérios de Avaliação. Medidas de Controle. Laboratório de Avaliação. Trabalho Prático para Medidas de Controle de Temperatura Baixa e Sobrecarga Térmica.

    Higiene do Trabalho II - (20 horas-aula)
    Ementa: Radiação Ionizante: Conceituação, Ocorrência, Classificação. Técnicas de Medição. Critérios de Avaliação. Medidas de Controle. Radiação Não-Ionizante: Conceitos Gerais, Classificação. Rádio Freqüência: Conceituação, Ocorrência, Classificação. Técnicas de Medição. Critérios de Avaliação. Equipamentos de Medição. Medidas de Controle. Radiação Infravermelha: Conceituação. Ocorrência. Classificação. Técnicas de Medição. Critérios de Avaliação. Medidas de Controle. Radiação Ultravioleta: Conceitos. Ocorrência. Classificação. Técnicas de Medição. Critérios de Avaliação. Medidas de Controle. Laser e Maser: Conceitos. Ocorrência. Classificação. Técnicas de Medição. Critérios de Avaliação. Medidas de Controle. Iluminação: Conceitos Gerais: Nível de Iluminamento. Efeitos Estroboscópicos. Técnicas de Medição. Laboratório de Avaliação e Análise de Projeto de Iluminação. Fatores Interferentes da Iluminação. Iluminação Especial. Pressões Elevadas e Baixas: Conceituação. Ocorrência. Avaliação. Medidas de Controle.

    Higiene do Trabalho III - (45 horas-aula)
    Ementa: Contaminantes Químicos: Conceituação, Classificação e Ocorrência. Limites de Tolerância. Técnicas de Reconhecimento. Contaminantes Sólidos e Líquidos: Classificação, Ocorrência. Estratégia de Amostragem.Técnicas de Avaliação. Contaminantes Gasosos: Classificação e Ocorrência. Estratégia de amostragem. Técnicas de Avaliação. Medidas de Controle Coletivo para Agentes Químicos. Medidas de Controle Individual. Estudos de Casos Específicos. Laboratório de Manuseio de Equipamentos de Avaliação de Gasosos. Laboratório de Aferição e Determinação de Vazão dos Equipamentos de Avaliação. Trabalho Prático de controle de Agentes Químicos. Riscos Relativos ao Manuseio, Armazenagem e Transporte de Substâncias Agressivas.

    Higiene do Trabalho IV - (40 horas-aula)
    Ementa: Ventilação Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho. Conceituação. Ventilação Geral: Ventilação para Conforto térmico. Ventilação Natural. Ventilação Geral Diluidora. Ventilação Local Exaustora Aplicada ao Controle de Contaminantes dos Ambientes de Trabalho: Verificação de Sistema de Ventilação Local Exaustora. Trabalho Prático de Ventilação. Laboratório de Avaliação de Sistemas de Ventilação: Manuseio de Aparelho de Medição. Medição de Velocidade de Ar e Pressão Estática em Dutos.

     O Ambiente e as Doenças do Trabalho - (50 horas-aula)
    Ementa: Conceituação e Importância. Serviços de Medicina do Trabalho. Atribuições e Relacionamento com a Engenharia de Segurança. Doenças do Trabalho. Relação entre Agentes Ambientais e Doenças do Trabalho. Fatores Oriundos das Doenças do Trabalho: Doenças Causadas por Agentes Físicos, Químicos e biológicos. Doenças do Trabalho na Indústria e no Meio Rural. Aspectos Epidemiológicos das Doenças do Trabalho. Toxicologia. Agentes Tóxicos. Vias de Penetração e Eliminação dos Tóxicos no Organismo. Mecanismos de Proteção do Organismo. Absorção e Metabolismo. Mecanismo de Desintoxicação. Sistemas Enzimáticos. Limites de Tolerância Biológicos. Métodos de Investigação toxicológicos. Primeiros Socorros. Noções de Fisiologia Aplicáveis e Primeiros Socorros. Primeiro Socorro (Leigo) e Socorro de Urgência (Profissional). Material de Primeiros Socorros. Feridas, Queimaduras e Hemorragias. Fraturas, Torsões e Luxações. Corpos Estranhos nos Olhos. Intoxicação e envenenamento. Parada Respiratória e Cardíaca. Respiração Artificial e Massagem Cardíaca. Estado de Inconsciência. Transporte de Acidentados. Equipes de Primeiros Socorros.

    Proteção do Meio Ambiente - (45 horas-aula)
    Ementa: Conceituação e Importância da Preservação do Meio Ambiente. Programa de Preservação do Meio Ambiente. Sistemática a seguir na Preparação de um Estudo de Proteção do Meio Ambiente. Critérios e Técnicas de Avaliação e controle de Poluentes. A Preservação do Meio Ambiente e a Qualidade da Água, Processos Expeditos de Purificação. A Preservação do Meio Ambiente e a Qualidade do Solo. Destinação de Resíduos Industriais. Serviços Básicos de Saneamento em Casos de Emergência. Aspectos Legais, Institucionais e Órgãos Regulamentadores.

    Ergonomia - (30 horas-aula)
    Ementa: Conceituação. Noções de Fisiologia do Trabalho. Idade, Fadiga, Vigilância e Acidentes. Aplicação de Forças (Biomecânica). Aspectos Antropométricos. Dimensionamento de Postos de Trabalho. Limitações Sensoriais. Dispositivos de Controle. Dispositivos de Informações. Sistema Homem-Máquina. Trabalho em Turno.

    Gerência de Riscos I - (30 horas-aula)
    Ementa: Natureza dos Riscos Empresariais, Riscos Puros e Riscos Especulativos. Conceituação e Evolução Histórica, Segurança de Sistemas. Sistema e Subsistemas. A Empresa como Sistema. Responsabilidade pelo Produto. Identificação de Riscos: Inspeção de Segurança, Investigação e Análise de Acidentes. “Técnica de Incidentes Críticos”. Fundamentos Matemáticos: Confiabilidade e Álgebra Boleana. Análise de riscos: Análise Preliminar de Riscos (APR), Análise de Modos de Falhas e Efeitos (FMEA), Série de Riscos, Análise de Árvore de Falhas (AAF), Análise de Perigos e Operabilidade (HAZOP).

    Gerência de Riscos II - (30 horas-aula)
    Ementa: Avaliação de Riscos: Riscos e Probabilidades, Distribuições de Probabilidade, Previsão de Perdas por Estatísticas. Avaliação das Perdas de um Sistema. Custo de Acidentes. Prevenção e Controle de Perdas: Controle de Danos, Controle Total de Perdas. Programas de Prevenção e Controle de Perdas. Planos de Emergência. Retenção de Riscos: Auto-adoção de Riscos e Auto-seguro. Transferência de Riscos. Noções Básicas de Seguro. Trabalho: Modelo de um Programa de Gerência de Riscos.

    Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho - (30 horas-aula)
    Ementa: Conceitos e Princípios de Administração. Política e Programa de Engenharia de Segurança do Trabalho. Organização dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho. O Inter-relacionamento da Engenharia de Segurança com a CIPA e com as Demais Áreas da Empresa. Os Aspectos Éticos da Profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho. Recursos de Informática de Interesse da Engenharia de Segurança do Trabalho. Relação custo-Benefício.Elaboração Orçamentária para a Execução de um Programa de Segurança. Entidade e Associações Nacionais, Estrangeiras e Internacionais Dedicadas e Relacionadas à Prevenção de Acidentes.

    DISCIPLINAS COMPLEMENTARES 


    Metodologia da Pesquisa Científica - (20 horas-aula)
    Ementa: Compreensão da Teoria do Conhecimento Científico e Instrumentalização para a Utilização de Métodos e Técnicas Necessárias à Realização dos Trabalhos Acadêmicos e Pesquisas Científicas. Relação entre Ciência e Conhecimento Científico. Classificação e Divisão da Ciência. Tipos de Pesquisas Científicas. Pesquisas e Trabalhos Acadêmicos em Cursos de Pós-Graduação: Ênfase nos Trabalhos Monográficos e Técnicas de Seminário. Instrumentos de Pesquisa: O Uso da Internet. Aplicação das Normas Científicas.

    Introdução à Perícia Judicial - (15 horas-aula)
    Ementa: Noções de Direito Processual Civil e Trabalhista. Reclamatórias Trabalhistas e Cíveis. Os papéis do Perito Judicial, Perito Assistente e Preposto. Como se tornar Perito Judicial. Conceitos Técnicos e Legais da Insalubridade e Periculosidade. Técnicas Periciais. Preceitos de Elaboração do Laudo Pericial. Ética do Perito Judicial e do Assistente Técnico. Instrumental necessário para os Trabalhos de Campo.

    Sistemas Integrados de Gestão - (15 horas-aula)
    Ementa: O que é um Sistema de Gestão. Etapas para Implantação de um Sistema de Gestão. Evolução do Sistema de Gestão para a Certificação. Certificação OHSAS 18001 (Segurança e Saúde Ocupacional). Integração das Certificações OHSAS 18001 com ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e SA 8000 (Responsabilidade Social).


Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

Recomendável, me proporcionou muitas oportunidades, graças aos dois titulos conseguido nesta universidadde , obtive bons empregos.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Já faz muito tempo que me formei (1981) e atualmente estou morando a mais 15 anos no Ceará, mas do que me lembro a equipe que atuava em minha época, eram excelentes professores.

Sidnei Jorge de Barros Sepulveda

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - Abril 2012

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de uma informação com respeito a engenharia do trabalho quanto custa por mês quantas cadeiras tem que pegar quanto tempo leva para se formar, ou então na área da engenharia de produção. "

Claudinei para Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |