Especialização em Gestão de Pessoas

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Gestão de Pessoas

  • Modalidade
    O curso é realizado de forma presencial.
  • Duração
    A carga horária do curso é de 360 horas-aula.
  • Certificado oficial
    Após o curso o aluno recebe o título de Especialista em Gestão de Pessoas.
  • Considerações
    O curso tem como objetivo a formação de Especialistas em Gestão de Pessoas. A formação é de verdadeiros líderes de Recursos Humanos, que se preocupam com a boa seleção, recrutamento e trâmites competentes a esse setor, que a cada dia que passa é mais importante no mundo corporativo em ascensão. Durante o curso o aluno se dedica a disciplinas que vão de encontro a esse objetivo, onde aprende técnicas e práticas de integração e contexto no mundo do trabalho, controladoria e gestão de estratégias além de atualização em Legislação trabalhista e gestão de remuneração. Ao final do curso, o aluno deverá aprender o Trabalho de Conclusão de Curso e durante o curso o Universidade de Caxias do Sul oferece um módulo dedicado a elaboração do mesmo, no qual o aluno participa de seminários e disciplinas voltadas para o contexto econômico, social e político regional, nacional e internacional.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a profissionais graduados que atuam na área na área de recursos humanos, com o propósito de preparar-se para cargos de liderança desse setor.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar em Departamentos de Recursos Humanos de empresas nacionais e internacionais tanto privadas como públicas.

Comentários sobre Especialização em Gestão de Pessoas - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Preparar profissionais qualificados para atuarem na área de Recursos Humanos. Preparar líderes para gerenciarem pessoas dentro das organizações.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Profissionais que atuam na área de Recursos Humanos. Gestores que lideram pessoas no dia-a-dia (diretores, gerentes, supervisores, coordenadores). Consultores empresariais. Pessoas que querem preparar-se para ocupar cargos de liderança ou atuar na área.
  • Titulação
    Especialista em Gestão de Pessoas
  • Conteúdo

    Disciplinas

    MÓDULO I - Integração e Contexto no Mundo do Trabalho 


    - Relações Interpessoais - (30 horas-aula)
    Magda Macedo Madalosso - Mestre - UCS
    Ementa: Compreensão dos processos envolvidos na dinâmica das relações interpessoais: comunicação intra e interpessoal, auto e hetero-percepção, empatia, saber ouvir, auto-estima, prática do feedback no relacionamento interpessoal. Vivência de metodologias para o aprimoramento da competência interpessoal.- Relações de Trabalho e Sindicalismo - (30 horas-aula)
    César Augusto Tejera De Ré - Mestre - UFRGS
    Ementa: Partindo de uma perspectiva histórica, a disciplina focaliza o estudo das relações de trabalho no Brasil, abordando os seguintes tópicos: o conceito de relações de trabalho e como a realidade sócio-cultural, econômica e tecnológica afetam a forma como essas relações ocorrem; o conflito trabalhista e suas formas de regulação; a negociação coletiva como forma ideal de regulação; a evolução histórica do movimento sindical brasileiro e suas características; os desafios da gestão de pessoas no novo cenário organizacional. Espera-se que essas bases teórico-empíricas apresentadas permitam a análise das relações de trabalho estabelecidas em contextos específicos.

    MÓDULO II - Metodologia de Pesquisa em Gestão de Pessoas 


    - Metodologia de Pesquisa em Gestão de Pessoas - (15 horas-aula)
    Gabriel Sperandio Milan - Doutor - UCS
    Ementa: Definição de pesquisa e suas classificações. Planejamento da pesquisa: fases decisória, construtiva e redacional. Fontes de pesquisa e suas características. Noções básicas sobre normas de formatação de trabalhos acadêmicos.

    MÓDULO III - As Pessoas no Contexto Organizacional 


    - Liderança e Trabalho em Equipe - (30 horas-aula)
    Antonio Celso Webber - Especialista - PUC
    Ementa: O papel do líder na reengenharia pós-globalização. A nova empresa em Network e os modelos sistêmicos. As novas ambiências mundiais e os fatores que compõem a maturidade do líder de resultados. Constituição de times/equipes e o perfil de líderes e liderados para a busca de objetivos comuns. O processo decisório em equipes: roteiro e avaliação das decisões via comprometimento mútuos. Estilos de liderança vis a vis com a situação, maturidade dos liderados, do líder e o nível de produtividade obtido. Líderes e liderados interagindo: o maior e mais importante fórum de aprendizado continuado. O líder coach.

    - Gestão da Cultura e Mudança Organizacional - (30 horas-aula)
    Carmen Handel - Doutora
    Ementa: Cultura organizacional, conceitos, componentes, características, influências no estilo de gestão. Relação: cultura-processos de mudanças.- Negociação e Gestão de Conflitos - (30 horas-aula)
    Normélio Dengo - Mestre - UFRGS
    Ementa: Desenvolver a capacidade de negociação dos participantes, de modo a facilitar-lhe a realização de acordos e acertos intra e interorganizacionais. Aspectos conceituais: tipos de negociação, estrutura e processo de negociação, modelos conceituais de negociação. Aspectos práticos: etapas do processo, movimentos de negociação, informações e táticas, planejamento e avaliação das negociações. Argumentos e persuasão. Negociação e administração de recurso humanos. Negociação e modelo organizacional. Negociação sindical. Gestão do conflito

    - Comunicação Interna - (15 horas-aula)
    José Mario M. Cancian - Mestre - UCS
    Ementa: Comunicação interna é entendida como provedora na construção das informações para os funcionários, transmitindo através de mensagens que apóiem a estratégia das empresas. Estas ferramentas de gestão tem sua aplicabilidade como importante diferencial competitivo para melhoria: para entregar promessas feitas aos clientes internos e externos; melhoria dos níveis de atendimento; acelerar e melhorar o processo de inovação; para realizar mudanças rápidas e pouco traumatizantes, nas áreas organizacional, tecnológica e cultural da empresa. A meta principal desta disciplina é construir conhecimento e comprometimento.

    - Gestão da Saúde e Qualidade de Vida - (30 horas-aula)
    Carmen Ligia Grisci - Doutora - UFRGS
    Ementa: Qualidade de vida e saúde no trabalho. Novos cenários no mundo do trabalho. As conseqüências pessoais das transformações no mundo do trabalho. Tempos de desengajamento, ou a grande transformação. O trabalho como enigma. Trabalho prescrito e trabalho real. Trabalho imaterial. Controle rizomático. O mundo do trabalho e a psicodinâmica do trabalho. O trabalho entre sofrimento e prazer. O estresse e a carreira. Estratégias de defesa coletivas. Mitos e realidades sobre o estresse dos gerentes. Gestão, subjetividade e saúde: desafios e impasses frente ao novo milênio.

    MÓDULO IV - Sistemas de Gestão de Pessoas 


    - Captação, Seleção e Integração de Pessoas - (15 horas-aula)
    Silvana Regina A. Marcon - Mestre - UCS
    Ementa: Discutir o processo de recrutamento e seleção dentro do ambiente organizacional incluindo metodologias, tendências e o papel de recursos humanos. Estudos dos processos de recrutamento e seleção, técnicas de seleção, papel da área de recursos humanos, aspectos legais, seleção interna, terceirização.

    - Educação Corportativa - (30 horas-aula)
    Sidnei Alberto Fochesatto - Mestre - UCS
    Ementa: Como as empresas estão desenvolvendo e capacitando seus colaboradores. Treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, universidade corporativa, ensino a distância e tendência na área.

    - Gestão do Desempenho Humano - (15 horas-aula)
    Ana Rita Facchini - Mestre - UFRGS
    Ementa: Gestão do Desempenho Humano: o que é desempenho. Modelos de avaliação integrada de desempenho. Indicadores de desempenho organizacionais. A Gestão de pessoas e a avaliação integrada de desempenho. Alinhamento entre gestão organizacional e desempenho humano. Impactos das práticas de RH no desempenho organizacional. Como construir um modelo de avaliação de desempenho de gestão de pessoas.

    - Gestão da Remuneração e Carreira - (30 horas-aula)
    Flávio Luiz Copelli - Mestre - UCS
    Ementa: As transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho e seu impacto na forma como as organizações remuneram seus funcionários. As limitações da forma tradicional de remunerar, os novos modelos de remuneração que estão surgindo: remuneração por habilidades, competências, participação nos lucros ou resultados, beneficios flexíveis. Conceito de carreira. Responsabilidade das empresas e pessoas na gestão da carreira. Tendências na gestão de carreira.

    - Atualização em Legislação Trabalhista - (15 horas-aula)
    Rui Bueno - Especialista - UCS
    Ementa: Análise e discussão das mais recentes jurisprudências trabalhistas e suas aplicações nas relações de trabalho. As transformações no mundo do trabalho e do papel da regulação pública, objetos de profundas polêmicas. A flexibilização frente ao Direito do Trabalho como função protetora X o sistema da exploração do homem pelo homem, ou uma nova era na qual não cabem mais leis protetoras nem o próprio trabalhador delas precisa. Os contratos e regulamentações especiais de trabalho, a preocupação prática e soluções de problemas do cotidiano, desde a identificação da relação de emprego de alguns profissionais que se situam na zona fronteiriça entre o trabalho subordinado e o trabalho autônomo.

    - Gestão da Segurança no Trabalho - (15 horas-aula)
    Marcelo Santos - Mestre - UCS
    Ementa: A higiene do trabalho. Legislações trabalhista e previdenciária relacionadas à segurança e saúde no trabalho. Acidentes do trabalho e doenças profissionais: estatística, causas, conseqüências, análise, custos, prevenção. Riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos): reconhecimento, avaliação e prevenção. Aplicações da ergonomia nas organizações para prevenção das LER/DORT. Aspectos jurídicos relacionados à segurança e saúde ocupacional. Integração entre as áreas de recursos humanos e segurança e saúde ocupacional (SESMT). Certificação do sistema de gestão em segurança e saúde ocupacional - OHSAS 18001 e relação com o sistema de gestão ambiental - ISO 14001 e responsabilidade social - SA8000.

    MÓDULO V - Controladoria e Gestão Estratégica de Pessoas 


    - Auditoria na Gestão de Pessoas - (15 horas-aula)
    Jorge Luiz Rosa da Silva - Mestre - UNISINOS
    Ementa: Conceito e objetivos da auditoria na gestão de pessoas. Ética na auditoria de gestão de pessoas, aspectos técnicos da auditoria de gestão de pessoas. O perfil do auditor de gestão de pessoas. Focos da auditoria de gestão de pessoas. A auditoria de gestão de pessoas e os controles internos, padrões de avaliação e de controle em recursos humanos, técnicas básicas de auditoria em gestão de pessoas. Relatório de auditoria de gestão de pessoas

    - Sistema de Informações e Indicadores na Gestão de Pessoas - (15 horas-aula)
    Evandro Carlos Stumpf - Mestre - UCS
    Ementa: Economia Digital. Tecnologia da informação (TI) nas organizações. Dados, informação e conhecimento: conceitos básicos. Sistemas de informação (SI): evolução, estrutura, tipologia e integração da informação e dos SI e Business Intelligence (BI) aplicados à gestão de pessoas. Indicadores de gestão de pessoas.

    - Planejamento Estratégico na Gestão de Pessoas - (30 horas-aula)
    Maria Cristina Bohnenberger - Mestre - FEEVALE
    Ementa: O processo de planejamento estratégico de gestão de pessoas (PEGP), inserido no planejamento estratégico da organização, identificando seus insumos, procedimentos operacionais e formas de controle para atingir os resultados esperados. A definição da missão da área, os modelos de construção para o PEGP, a filosofia de gestão de pessoas e as competências necessárias para os gestores de pessoas. Balanced Scorecard aplicado à Gestão de Pessoas.

    MÓDULO VI - Elaboração de Monografia 


    Seminários (9 horas-aula)

     Contexto econômico, social e político, regional, nacional e internacional - (3 horas-aula)
    Eric Dorion - Doutor

     Responsabilidade Social - (3 horas-aula)
    Jaime Bettega - Mestre - UCS

     Gestão internacional de gestão de pessoas - (3 horas-aula)
    Osmar Piola - Especialista - empresa Marcopolo

     

Opiniões (2)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

É como está escrito no lema, te prepara para o mundo, sem esquecer a origem da região.

Kadu Schwartzhaupt

Especialização em Gestão de Pessoas - Agosto 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

O curso de Gestão de Pessoas da Universidade de Caxias do Sul auxilio-me a progredir no meu trabalho.

Edemilson Soares

Especialização em Gestão de Pessoas - Junio 2011

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de fazer uma pós em gestão de gerenciamento e recursos humanos e ter mais informações de como preceder esse encaminhamento. "

Maria para Especialização em Gestão de Pessoas

Rio Grande do Sul

"Eu gostaria de informações referente a dias e horários de realização e também valores do curso de pós em gestão de pessoas. "

Fabricia para Especialização em Gestão de Pessoas

Rio Grande do Sul

"Gostaria de receber as informações sobre esta especializações e se vai abrir turmas em bento Gonçalves, gostaria também que me enviassem os valores. "

Raquel para Especialização em Gestão de Pessoas

Rio Grande do Sul

"Favor informar, período de inscrição, preço mensal, se tem custo de matricula, duração do curso e como funciona o curso de especialização em gestão de pessoas. "

Eduardo para Especialização em Gestão de Pessoas

Pernambuco

" Eu gostaria de saber qual o investimento neste curso, período de aula em meses, dias da semana e turno e se o mesmo e reconhecido. "

Caroline para Especialização em Gestão de Pessoas

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com gestão de pessoas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |