Especialização em Nutrição Materno e Infanto-Juvenil

Solicite informação sem compromisso Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Especialização em Nutrição Materno e Infanto-Juvenil - Presencial - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Objetivo geral: - Aprimoramento e atualização de profissionais para a prática do atendimento nutricional, às gestantes, às crianças e aos adolescentes. Objetivos específicos: - Capacitar o profissional para atuar nas áreas da Saúde da mulher, Saúde da criança e Saúde do adolescente no que diz respeito aos aspectos nutricionais - Realizar análise das perspectivas teóricas e metodológicas que norteiam o conhecimento sobre saúde materno-infantil e saúde do adolescente - Realizar estudos e pesquisas multidisciplinares, interdisciplinares, participando de discussões pluridisciplinares, analisando os problemas específicos e as formas de intervenção, dentro de uma reflexão crítica e de propostas alternativas, consideradas as diferentes realidades e níveis de atuação - Proporcionar a reflexão sobre o processo e desenvolvimento da criança e do adolescente tendo em vista as teorias sócio-psicológicas
  • Conteúdo
    Estrutura curricular

    A especialização em Nutrição Materno e Infanto-Juvenil é composta por sete módulos que totalizam 420 horas, incluindo a monografia. A organização curricular privilegia a aquisição de competências exigidas do profissional com a integração e a exploração dos conteúdos a partir de situações-problema reais ou simuladas. Busca-se articular diversas unidades temáticas que buscam aliar teoria e prática.

    Conheça os módulos que compõem o curso:

    Módulo 1 - Ciências biológicas e nutricionais (44 horas)
    Esse módulo contempla os conteúdos das ciências da Fisiologia, Farmacologia, Bioquímica e das recomendações nutricionais para subsidiar o profissional na sua prática clínica de promoção e recuperação da saúde nos diferentes estágios da vida.

    Módulo 2 - Saúde e Nutrição na Gestação e Aleitamento Materno (76 horas)
    Nesse módulo, a proposta é discutir a gestação e suas implicações, compreender as principais mudanças fisiológicas e nutricionais, necessárias à produção do leite humano e os aspectos biopsicossociais do processo da amamentação.

    Módulo 3 - Metodologia da Pesquisa (32 horas)
    Tem como objetivo proporcionar uma visão crítica e reflexiva sobre a prática educativa em saúde, possibilitando a compreensão dos pressupostos e da dimensão do processo ensino-aprendizagem, bem como de alternativas metodológicas que favoreçam o desenvolvimento da mesma. Caracteriza-se pela proposta de discutir e avaliar as características essenciais da ciência; as abordagens metodológicas, enfocando o planejamento, a apresentação de projetos e a execução dos mesmos, bem como a elaboração de pesquisa em saúde, embasados na ética profissional.

    Módulo 4 - Saúde e Nutrição da Criança (60 horas)
    O módulo contempla o conhecimento do processo de crescimento e desenvolvimento do período neonatal até o período pré-púbere da criança e a relação com as suas necessidades e recomendações nutricionais.

    Módulo 5 - Saúde e Nutrição do Adolescente (64 horas)
    Esse módulo objetiva capacitar o aluno à pratica do atendimento nutricional na adolescência dentro do contexto de intensas mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais.

    Módulo 6 - Políticas de Alimentação e Nutrição (36 horas)
    Tem como objetivo promover a visão crítica dos programas de atenção à saúde e as sua relação com as políticas de alimentação e nutrição na solidificação da promoção à saúde e a recuperação dos problemas nutricionais mais freqüentes.

    Módulo 7 - Dietoterapia Infantil (48 horas)
    Objetiva compreender as doenças específicas da infância que implicam na condição nutricional atual e futura da criança e, conseqüentemente, na melhora da sua qualidade de vida.

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de receber informações sobre especialização em nutrição materno infanto - juvenil em relação a turma,horários, valor e duração? Acabei de concluir o curso de nutrição da UPF e estou muito interessada nesta especialização."

Vanessa para Especialização em Nutrição Materno e Infanto-Juvenil

Rio de Janeiro

"Eu estou me formando em agosto no curso de nutrição e já gostaria de iniciar uma especialização na área clinica. Eu gosto bastante dessa área materno infantil e gostaria de receber detalhes sobre o curso, como faz para se matricular e os valores."

Magliane para Especialização em Nutrição Materno e Infanto-Juvenil

Rio Grande do Sul

"Eu venho por meio deste solicitar informações a respeito do período de realização da pós-graduação em terapia nutricional clínico-hospitalar (período de inscrição e início e término previsto), assim como sobre o conteúdo programático, os documentos necessários, número de vagas e custos (matrícula e mensalidades)."

Thalyta para Especialização em Nutrição Materno e Infanto-Juvenil

Alagoas

Outro curso relacionado com nutrição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |