Especialização em Psicopedagogia

Solicite informação sem compromisso PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Psicopedagogia

  • Modalidade
    Curso presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    Um titulo de Especialização em Psicopedagogia é entregue ao participante.
  • Considerações
    A Especialização em Psicopedagogia ofertada pela PUC RIO GRANDE DO SUL é realizada no formato presencial. A formação tem como proposta realizar a preparação de especialistas Psicopedagogos para atividades de investigação das dificuldades de aprendizagem, considerando todas as suas implicações e consequências. Durante o processo educativo o participante será munido de conhecimentos em introdução a psicopedagogia, cognição e aprendizagem, psicanálise, relações familiares e aprendizagem, bases neurológicas e psicopedagogia, entre outros temas relacionados.
  • Dirigido a
    Formação voltada a graduados em Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Licenciados em geral.
  • Área de atuação
    As oportunidades de trabalho estão em ambientes escolares dedicados a atividades de psicopedagogia e deficiência em aprendizado.

Comentários sobre Especialização em Psicopedagogia - Presencial - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Promover a preparação de especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: sócio-culturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica.
  • Dirigido a
    Graduados em Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Licenciados em geral.
  • Conteúdo
    Disciplinas e Ementas do Curso de Psicopedagogia

    Etapas I e II



    Introdução à Psicopedagogia
    EMENTA:
             A disciplina aborda aspectos históricos do percurso e da atuação profissional deste campo do conhecimento na área da Educação. Discute aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia bem como analisa reflexivamente a formação do profissional em Psicopedagogia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

          BECKER, Fernando. Educação e construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
          BOSSA, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: contribuição a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
          _____. Dificuldades de Aprendizagem: o que são? Como tratá-las? Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. Código de Ética da ABPp. Revista Psicopedagogia. São Paulo, v.15, n.38, 1996, p.2-3.
          CORDIÉ, Anny. Os atrasados não existem. Psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.


    Cognição e Aprendizagem
    EMENTA:
             A disciplina visa a reflexão sobre investigação e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Pretende-se instrumentalizar o aluno com pressupostos teórico-práticos sobre o conhecimento cognitivo da aprendizagem, que lhe permitam assumir uma posição que possa nortear sua ação psicopedagógica. Procura-se também desenvolver pensamento crítico e criatividade relacionados com a tarefa da universidade, especialmente em seus cursos de Pós-Graduação.

          BEYER, Hugo Otto. O fazer psicopedagógico: A abordagem de Reuven Ferrerstein a partir de Vigotsky e Piaget. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1996.
          PIAJET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Porto Alegre: Ed. Martins Fontes, 1989.
          VIGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1984.


    Psicanálise e Desenvolvimento Infantil na Aprendizagem
    EMENTA:
             Esta disciplina visa a compreensão e caracterização do desenvolvimento da criança e do adolescente, tendo presente os aspectos afetivos e a modalidade de aprendizagem que permitem uma organização adequada do psiquismo, frente às exigências sociais e escolares. Os referenciais teóricos serão tratados no enfoque psicossocial e psicanalítico, na busca de entendimento dos estados emocionais e vinculares, bem como de suas implicações nos distúrbios de aprendizagem. A disciplina também se propõe a estudar os aspectos psicopatológicos que causam sintomas e inibições, na aquisição do conhecimento lógico, em âmbito escolar.

          ABADI, Sonia. Transições: o modelo terapêutico de D. W. Winnicott. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
          BOWLBY, John. Cuidados maternos e saúde mental. São Paulo: Martins Fontes, l995.
          BOSSA, Nadia. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2002.


    Relações Familiares e Aprendizagem
    EMENTA:
             Estudo dos grupos familiares como instituições culturais, sociais e históricas. Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.

          FERNANDEZ, Alicia. A inteligência Aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artmed, 2001.
          WEISS, Maria Lúcia. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
          CARTER, Betty & MCGOLDRICK, Monica (org.); As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artmed. 1995.


    Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional

    EMENTA:
             A disciplina propõe o estudo teórico-prático da Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional; analisa a interface entre as ações terapêutica e preventiva no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem.

          BECKER, Fernando.Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
          BOSSA, Nadia. A Psicopedagogia no Brasil - contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
          WEISS, Maria Lúcia. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica. Porto Alegre: Artmed, 2002.


    Bases Neurológicas e Psicopedagogia
    EMENTA:
             A disciplina se propõe a trabalhar as considerações fundamentais sobre a atividade neurológica especificamente desde o ponto de vista do desenvolvimento do ser humano, em direção às implicações educacionais decorrentes. São aprofundados aspectos de anatomia, fisiologia e, especialmente, de funcionamento da atividade nervosa, considerando a proposta de Luria, que destaca a divisão do Sistema Nervoso em três blocos funcionais. Enfatizam-se as bases neuropsicológicas de percepção, movimentação, atenção, memória, fala e pensamento como formas eminentemente humanas de organização, processamento e desenvolvimento mental, bem como são tratados pontos da normalidade e da defasagem e pautas para uma ação educacional, tanto através de aspectos teóricos como práticos.

          BARBIZET, J.; DUIZABO, Ph. Manuel de. Neuropsicologia. Porto Alegre: Artes Médicas/ Masson, 1985.
          BARRAQUER BORDAS, Lluís. El Sistema Nervioso como un todo. Barcelona: Paidós, 1995.
          BENEDET, María Jesús. Procesos cognitivos en la deficiencia mental. Concepto, evaluación y bases para la intervención. Madrid: Pirámide, 1991.


    Psicomotricidade e Aprendizagem
    EMENTA:
             A disciplina estudará as relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos que representam fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem.

          ASSMANN, Hugo; MO SUNG, Jung. Competência e Sensibilidade Solidária. Porto Alegre: Vozes, 2000
          BARBIZET E DUIZABO. Manual de Neuro Psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas,1985
          BEE, Helen. A Pessoa em desenvolvimento. Ed. .HARPER E KOW DO BRASIL
          BOULCH, Jean Le. O Desenvolvimento Psicomotor de 0 à 6 anos . Porto Alegre: Artes Médicas, 1986


    Dificuldades de Aprendizagem Numa Perspectiva Sócio-Histórica
    EMENTA:
             A disciplina visa o estudo das dificuldades de aprendizagem fundamentado na teoria sócio-histórica. Conhecer as pesquisas e conceitos que colaboram para o melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem norteando as ações psicopedagógicas em um contexto sócio-cultural.

          COLL, César; PALACIOS, Jesús & MARQUESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação Escolar. Vol. III, Porto Alegre: ArtMed, 2004.
          REGO, Tereza. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da Educação. Petrópolis: Vozes, 1994.
          SANTOS, Bettina. Dos S. Vygotsky e a teoria sócio-cultural. In: LA ROSA, Jorge (org). Psicologia e educação: o significado do aprender. 9 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS,2007.


    Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional
    - I
    EMENTA:
             A disciplina aborda o diagnóstico e a intervenção psicopedagógicos; propõe estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar tendo como principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.

          FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada : abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
          _____. O saber em jogo : a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
          PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

    Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica e Institucional - II
    EMENTA:
             A disciplina visa o aprofundamento em relação ao diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; propõe estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar tendo como principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.

          BOSSA, Nadia Aparecida. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2002.
          FERNÁNDEZ, Alicia. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
          PARENTE, Sonia Maria B. A. Pelos caminhos da ignorância e do conhecimento: fundamentação teórica da prática clínica dos problemas de aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.


    O Jovem e o Adulto nos Processos de Aprendizagem
    EMENTA:
             A disciplina visa trabalhar características psico-sociais do desenvolvimento do jovem e do adulto. Dimensões existênciais da cognição da afetividade e do desenvolcvimento social. O processo de aprender durante toda a vida. A educação conteporânea e suas mutações de acordo com o desenvolvimento da vida do jovem e do adulto.

          ESTEVE, José M. A terceira Revolução Educacional - a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.
          JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa-Formação, 2002.
          MARCHAND, Helena. Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto Editora, 2001.
          SCHAIE, K. Warner; WILLIS, Sherry L. Psicología de la edad adulta y la vejez. 5 ed. Madrid: Pearson Educación, 2003.
          VANDENPLAS-HOLPER, Christiane. Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice (maturidade e sabedoria). Lisboa: Edições ASA, 2000.


    Seminário Integrador
    EMENTA:
             Síntese dos estudos realizados durante o curso, como referencial importante para a 3ª etapa: Estágio.

          BASSEDAS, Eulália et al. Intervenção Educativa e Diagnóstico Psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
          CAMPOS, Dinah M. O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da realidade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
          CLAWSON, Aileen. Bender Infantil - manual de diagnóstico clínico. 7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.


    Etapas III


    Psicopedagogia: Estudo de Casos
    EMENTA:
             Esta disciplina visa preparar os alunos para a execução de estudo de caso. Instrumentando-os para a realização do processo de coleta de dados, o que implica em discussão da metodologia de entrevistas, observação, análise de documentos, e de outros recursos como fotos, vídeo. Deverá preparar os alunos para a construção de uma interpretação sobre o caso baseada nos dados coletados. A disciplina orientará a produção de um relatório final tanto no processo teórico, como formal de apresentação.

          ADLER, Patricia e ADLER, Peter. Observational Techniques. In Collecting and Interpreting Qualitative Materials editado por Norman K. Denzin e Yvonna S. Lincoln, Thousand Oaks, California, Sage Publications, 1998. p.79-109.
          AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Publication Manual of the American Psychological Association. Washington D.C., American Psychological, 1994.
          ANDRÉ, Marli. Estudo de caso: Seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa (49): 51-52, Maio de 1994


    Estágio
    EMENTA:
             O estágio possibilita ampliar e aprofundar a integração entre os conhecimentos teóricos e as práticas bem como desenvolver análises crítico-reflexivas sobre a atuação profissional do psicopedagogo. Consiste na realização de atendimento psicopedagógico a crianças ou adolescentes em instituições educacionais ou da saúde, na modalidade do estudo de caso. Inclui avaliação e intervenção psicopedagógicas, mediante a utilização de múltiplos procedimentos, tais como entrevistas, testes, observações, jogos, contatos com familiares, contatos com escolas. Inclui, também, a elaboração de um relatório completo do trabalho realizado, fundamentado teoricamente. O estágio tem a duração de um semestre letivo. Além das atividades realizadas pelas alunas, fazem parte do estágio, a supervisão na instituição (Supervisão local A, B, C) e os seminários de estágio. A supervisão e a coordenação dos seminários são executadas por psicopedagogas, professoras do curso.


    Monografia
    EMENTA:
             Esta disciplina visa preparar e orientar os alunos para o desenvolvimento da monografia final do curso. Este trabalho de aprofundamento de um tema acompanhará o relatório final de estágio, como um capítulo de fundamentação e revisão de um assunto delimitado e relacionado com o/s caso/s atendidos durante o estágio.

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (3)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

O curso foi excelente! O que aprendi em dois anos foi muito mais do que em quatro anos da graduação.

Silvia Simone Novello

Especialização em Psicopedagogia - Junio 2011

Outro curso relacionado com psicopedagogia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |