Graduação em Sistemas de Informação

Solicite informação sem compromisso UNIPAR - Universidade do Paranaense

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Sistemas de Informação

  • Modalidade
    A graduação em Sistemas de Informação é realizada presencialmente.
  • Duração
    O curso é completado depois de 4 anos.
  • Certificado oficial
    O aluno se torna bacharel em Sistemas de Informação.
  • Considerações
    O curso proporciona uma formação técnica e humanística suficiente para que o aluno possa atuar no mercado de trabalho da área em constante transformação. A ideia é que ele seja capaz de encontrar problemas e desenvolver soluções por meio dos mais modernos recursos computacionais. Só no campus de Umuarama, um dos que oferecem o curso, há 6 laboratórios de informática à disposição dos alunos.
  • Dirigido a
    Todos os alunos graduado pelo Ensino Médio, que tenham interesse por essa área de atuação, podem se candidatar ao curso.
  • Área de atuação
    O profissional da área exerce funções de análise, desenvolvimento, implementação, manutenção e gerência de sistemas de informação, nos setores de informática das mais diversas empresas do país.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Sistemas de Informação - Presencial - Cascavel - Paraná

  • Objectivos
    Objetivo Geral

    O Curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Comissões de Especialistas da SBC para os Cursos de Graduação em Computação e Informática tem como objetivo geral: Formar profissionais com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de Sistemas de Informação.
    Objetivos Específicos

    * Constituir-se em um espaço de integração entre o meio acadêmico e a sociedade na área de sistemas de informação;
    * Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de sistemas de informação;
    * Atender às necessidades regionais e nacionais em termos de formação de recursos humanos na área de sistemas de informação;

    Propiciar aos acadêmicos: - formação básica em matemática com o objetivo de melhorar a capacidade de raciocínio lógico abstrato e criar uma base teórica para o desenvolvimento de outras disciplinas; - formação básica em ciências sociais aplicadas contemplando aspectos humanísticos, organizacionais e os princípios gerais da administração (planejamento, liderança, organização, controle e tomada de decisão) com o objetivo de desenvolver competência gerencial para promover o alinhamento da tecnologia da informação aos objetivos organizacionais; - formação básica em ciência da computação com o objetivo de criar fundamentação teórica para o desenvolvimento de soluções computacionais para problemas organizacionais; - formação básica em sistemas de informação com o objetivo de criar fundamentação teórica para o desenvolvimento de sistemas de informação possibilitando a geração de soluções que atendam as necessidades organizacionais; - formação tecnológica com o objetivo de desenvolver e aplicar a tecnologia da informação nas áreas de negócio da organização; - formação complementar com o objetivo de permitir a compreensão da necessidade e importância dos sistemas de informação para as organizações contemporâneas e sua relação com as áreas de negócio. Permitir que o futuro profissional possa contribuir para o alinhamento entre a tecnologia da informação e os objetivos organizacionais através de uma proposta metodológica interdisciplinar dos conteúdos que compõem o currículo do Curso de Sistemas de Informação.
    Perfil do Egresso

    Competências O desempenho das atividades inerentes as duas grandes áreas de atuação em Sistemas de Informação exige uma ação profissional fundamentada no conhecimento teórico-prático aprofundado da aplicação das soluções oferecidas pela tecnologia da informação aos problemas existentes nas unidades de negócio de uma organização.

    Inicialmente esta exigência implica em uma capacitação profissional que integre conhecimentos técnico-científicos da Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Administração e das áreas de negócio. Neste sentido, as competências do profissional de Sistemas de Informação podem ser agrupadas em:

    Competências de Gestão: - Compreender a dinâmica empresarial decorrente de mercados mais exigentes e conscientes de seus direitos e das novas necessidades sociais, ambientais e econômicas; - Participar do desenvolvimento e implantação de novos modelos de competitividade e produtividade nas organizações; - Diagnosticar e mapear, com base científica, problemas e pontos de melhoria nas organizações, propondo alternativas de soluções baseadas em sistemas de informações; - Planejar e gerenciar os sistemas de informações de forma a alinhá-los aos objetivos estratégicos de negócio das organizações.

    Competências Tecnológicas: - Modelar, especificar, construir, implantar e validar sistemas de informações; - Auxiliar os profissionais das outras áreas a compreenderem a forma com que sistemas de informação podem contribuir para as áreas de negócio; - Participar do acompanhamento e monitoramento da implementação da estratégia da organização, identificando as possíveis mudanças que podem surgir pela evolução da tecnologia da informação; - Conceber e especificar a arquitetura de tecnologia da informação capaz de suportar os sistemas de informações das organizações; - Dominar tecnologias de banco de dados, engenharia de software, sistemas distribuídos, redes de computadores, sistemas operacionais entre outras.

    Competências Humanas: - Ser criativo e inovador na proposição de soluções para os problemas e oportunidades identificados nas organizações; - Expressar idéias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas para cada situação; - Participar e conduzir processos de negociação para o alcance de objetivos; - Criar, liderar e participar de grupos com intuito de alcançar objetivos; - Ter uma visão contextualizada da área de Sistemas de Informação em termos políticos, sociais e econômicos; - Identificar oportunidades de negócio relacionadas a sistemas de informação e tecnologia da informação e criar e gerenciar empreendimentos para a concretização dessas oportunidades; - Atuar social e profissionalmente de forma ética.

    Habilidades O Bacharel em Sistemas de Informação deverá desenvolver as habilidades de relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe, na medida que essas são características necessárias para a sua atuação profissional. O egresso do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação é um profissional apto a:

    * Especificar, modelar e implementar projetos de software aplicados às mais diversas áreas, em conformidade com os mercados mais exigentes e competitivos atuais;
    * Planejar, coordenar e executar projetos de Sistemas de Informação que envolvam recursos de informática, tanto de software como de hardware, recursos humanos, recursos financeiros e demais objetos da infra-estrutura dos projetos;
    * Validar, treinar o pessoal envolvido, manter e definir os direcionamentos futuros de sistemas de informação;
    * Elaborar um plano diretor de informática para organizações públicas e privadas;
    * Oferecer suporte técnico e de consultoria especializado em informática, tanto no desenvolvimento, dimensionamento e a normatização de uso de sistemas computacionais aplicados;
    * Executar análises, avaliações, vistorias, pareceres, perícias, auditorias de projetos e de sistemas de informação nas áreas emergentes da informática;
    * Sistematizar, acompanhar, estudar e aplicar novas tecnologias procurando assegurar a não obsolescência dos sistemas, a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade, associados à redução dos custos operacionais, com aplicação de padrões de qualidade de software;
    * Exercer as funções de ensino, pesquisa, experimentação e divulgação tecnológica e qualquer outra atividade que, por sua natureza, se insira no âmbito da profissão; Empreender novos negócios relacionados à área de Sistemas de Informação.

    Mercado de Trabalho

    O Bacharel em Sistemas de Informação, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, deverão atuar na area de tecnologia da informaçao com base no rigor científico e intelectual.

    O egresso terá condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agrupando o domínio de novas ferramentas e implementação de sistemas de informação, visando as melhores condições de trabalho e de vida. Deverá possuir uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade.

    Desta forma, não exclusivamente, o egresso deste curso poderá:

    *

    Desenvolver sistemas de informação. Neste sentido, poderá desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador de sistemas, gerente de desenvolvimento de sistemas de informação, gerente de projetos de sistemas de informação, consultor/auditor em desenvolvimento de sistemas de informação, etc;
    *

    Atuar na infra-estrutura de tecnologia da informação. O egresso poderá desempenhar funções como a de analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de redes de computadores, gerente de tecnologia da informação, consultor/auditor na área de infra-estrutura, etc;
    *

    Atuar na gestão de Sistemas de Informação. O bacharel poderá atuar como gerente de sistemas de informação, consultor/auditor em gestão de sistemas de informação, etc.

    Notícias relacionadas
    Inscreva-se já!
    Francisco Beltrão lança pós em Desenvolvimento de Software para Computação Móvel
    O estudante Renato Peterman testa o dispositivo criado em seu TCC
    Paranavaí: TCC de Sistemas de Informação estuda interface cérebro-computador
    Tecnologia JAVA é tema de especialização em Cascavel
    Tecnologia JAVA é tema de especialização em Cascavel
    Entrada dos Formandos
    Em Toledo, mais sete cursos colaram grau na sexta
    Especialização em Desenvolvimento de Software
    Cianorte oferece pós em Desenvolvimento de Software para Web
  • Conteúdo

    O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação objetiva formar profissionais capacitados a atuar em um mercado de trabalho em constante transformação, identificando e solucionando problemas de informação nas organizações, através da adequada modelagem desses problemas e da utilização de recursos computacionais e humanos na implementação de soluções. Atendendo à demanda dos setores que buscam por esse tipo de profissional, propicia ainda ao aluno, uma vivência empresa-universidade, efetuando a integração das mesmas por meio de estágios complementares, nos quais o acadêmico faz, em primeira instância, observação no ambiente organizacional e, posteriormente, pode modelar e desenvolver sistemas informatizados utilizados ou necessários à empresa.
    Objetivo Geral

    O Curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Comissões de Especialistas da SBC para os Cursos de Graduação em Computação e Informática tem como objetivo geral: Formar profissionais com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de Sistemas de Informação.
    Objetivos Específicos
    • Constituir-se em um espaço de integração entre o meio acadêmico e a sociedade na área de sistemas de informação;
    • Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de sistemas de informação;
    • Atender às necessidades regionais e nacionais em termos de formação de recursos humanos na área de sistemas de informação;

    Propiciar aos acadêmicos: - formação básica em matemática com o objetivo de melhorar a capacidade de raciocínio lógico abstrato e criar uma base teórica para o desenvolvimento de outras disciplinas; - formação básica em ciências sociais aplicadas contemplando aspectos humanísticos, organizacionais e os princípios gerais da administração (planejamento, liderança, organização, controle e tomada de decisão) com o objetivo de desenvolver competência gerencial para promover o alinhamento da tecnologia da informação aos objetivos organizacionais; - formação básica em ciência da computação com o objetivo de criar fundamentação teórica para o desenvolvimento de soluções computacionais para problemas organizacionais; - formação básica em sistemas de informação com o objetivo de criar fundamentação teórica para o desenvolvimento de sistemas de informação possibilitando a geração de soluções que atendam as necessidades organizacionais; - formação tecnológica com o objetivo de desenvolver e aplicar a tecnologia da informação nas áreas de negócio da organização; - formação complementar com o objetivo de permitir a compreensão da necessidade e importância dos sistemas de informação para as organizações contemporâneas e sua relação com as áreas de negócio. Permitir que o futuro profissional possa contribuir para o alinhamento entre a tecnologia da informação e os objetivos organizacionais através de uma proposta metodológica interdisciplinar dos conteúdos que compõem o currículo do Curso de Sistemas de Informação.
    Perfil do Egresso

    Competências O desempenho das atividades inerentes as duas grandes áreas de atuação em Sistemas de Informação exige uma ação profissional fundamentada no conhecimento teórico-prático aprofundado da aplicação das soluções oferecidas pela tecnologia da informação aos problemas existentes nas unidades de negócio de uma organização.


    Inicialmente esta exigência implica em uma capacitação profissional que integre conhecimentos técnico-científicos da Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Administração e das áreas de negócio. Neste sentido, as competências do profissional de Sistemas de Informação podem ser agrupadas em:

    Competências de Gestão: - Compreender a dinâmica empresarial decorrente de mercados mais exigentes e conscientes de seus direitos e das novas necessidades sociais, ambientais e econômicas; - Participar do desenvolvimento e implantação de novos modelos de competitividade e produtividade nas organizações; - Diagnosticar e mapear, com base científica, problemas e pontos de melhoria nas organizações, propondo alternativas de soluções baseadas em sistemas de informações; - Planejar e gerenciar os sistemas de informações de forma a alinhá-los aos objetivos estratégicos de negócio das organizações.

    Competências Tecnológicas: - Modelar, especificar, construir, implantar e validar sistemas de informações; - Auxiliar os profissionais das outras áreas a compreenderem a forma com que sistemas de informação podem contribuir para as áreas de negócio; - Participar do acompanhamento e monitoramento da implementação da estratégia da organização, identificando as possíveis mudanças que podem surgir pela evolução da tecnologia da informação; - Conceber e especificar a arquitetura de tecnologia da informação capaz de suportar os sistemas de informações das organizações; - Dominar tecnologias de banco de dados, engenharia de software, sistemas distribuídos, redes de computadores, sistemas operacionais entre outras.

    Competências Humanas: - Ser criativo e inovador na proposição de soluções para os problemas e oportunidades identificados nas organizações; - Expressar idéias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas para cada situação; - Participar e conduzir processos de negociação para o alcance de objetivos; - Criar, liderar e participar de grupos com intuito de alcançar objetivos; - Ter uma visão contextualizada da área de Sistemas de Informação em termos políticos, sociais e econômicos; - Identificar oportunidades de negócio relacionadas a sistemas de informação e tecnologia da informação e criar e gerenciar empreendimentos para a concretização dessas oportunidades; - Atuar social e profissionalmente de forma ética.

    Habilidades O Bacharel em Sistemas de Informação deverá desenvolver as habilidades de relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe, na medida que essas são características necessárias para a sua atuação profissional. O egresso do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação é um profissional apto a:
    • Especificar, modelar e implementar projetos de software aplicados às mais diversas áreas, em conformidade com os mercados mais exigentes e competitivos atuais;
    • Planejar, coordenar e executar projetos de Sistemas de Informação que envolvam recursos de informática, tanto de software como de hardware, recursos humanos, recursos financeiros e demais objetos da infra-estrutura dos projetos;
    • Validar, treinar o pessoal envolvido, manter e definir os direcionamentos futuros de sistemas de informação;
    • Elaborar um plano diretor de informática para organizações públicas e privadas;
    • Oferecer suporte técnico e de consultoria especializado em informática, tanto no desenvolvimento, dimensionamento e a normatização de uso de sistemas computacionais aplicados;
    • Executar análises, avaliações, vistorias, pareceres, perícias, auditorias de projetos e de sistemas de informação nas áreas emergentes da informática;
    • Sistematizar, acompanhar, estudar e aplicar novas tecnologias procurando assegurar a não obsolescência dos sistemas, a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade, associados à redução dos custos operacionais, com aplicação de padrões de qualidade de software;
    • Exercer as funções de ensino, pesquisa, experimentação e divulgação tecnológica e qualquer outra atividade que, por sua natureza, se insira no âmbito da profissão; Empreender novos negócios relacionados à área de Sistemas de Informação.
    Mercado de Trabalho

    O Bacharel em Sistemas de Informação, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, deverão atuar na area de tecnologia da informaçao com base no rigor científico e intelectual.

    O egresso terá condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da agregação de novas tecnologias na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades, agrupando o domínio de novas ferramentas e implementação de sistemas de informação, visando as melhores condições de trabalho e de vida. Deverá possuir uma visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade.

    Desta forma, não exclusivamente, o egresso deste curso poderá:

    • Desenvolver sistemas de informação. Neste sentido, poderá desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador de sistemas, gerente de desenvolvimento de sistemas de informação, gerente de projetos de sistemas de informação, consultor/auditor em desenvolvimento de sistemas de informação, etc;

    • Atuar na infra-estrutura de tecnologia da informação. O egresso poderá desempenhar funções como a de analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de redes de computadores, gerente de tecnologia da informação, consultor/auditor na área de infra-estrutura, etc;

    • Atuar na gestão de Sistemas de Informação. O bacharel poderá atuar como gerente de sistemas de informação, consultor/auditor em gestão de sistemas de informação, etc.

Opiniões (7)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (4)

Opinião
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Excelente curso que me ajudará e muito em minha vida profissional, excelentes professores.

Fernando Marcelino

Graduação em Sistemas de Informação - Enero 2012

Ótima
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

A UNIPAR dispõe de ótimos laboratórios e a coordenação do curso de Sistemas de Informação é muito boa.

Anderson Freitas

Graduação em Sistemas de Informação - Diciembre 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Ótimo curso de Sistemas de Informação, com professores gabaritados e experientes.

Chiquinho Santos

Graduação em Sistemas de Informação - Noviembre 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Recomendo, pois o curso de Sistemas de Informação é ótimo!!!!!

Herbert Alvarai

Graduação em Sistemas de Informação - Octubre 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Curso excelente. É um curso muito bom e completo.

William Marques

Graduação em Sistemas de Informação - Agosto 2011

Recomendo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Não tem como não aproveitar a aula de Sistemas, parabenizo a instituição e seus funcionários e professores do curso de Sistemas, espero que a UNIPAR saiba valorizar o carinho e dedicação que estes profissionais estão aplicando.

Josueh Schwengber

Graduação em Sistemas de Informação - Agosto 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Uma instituição boa.

Rafael Oliveira Toná

Graduação em Sistemas de Informação - Julio 2011

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Eu tenho duvidas em relação ao curso que meu filho deve fazer sistema de informação ou ciência da computação? Me responda de forma mais sintetizada, o profissional pode atuar em que área e o que faz. "

Antonia para Graduação em Sistemas de Informação

Paraná

"Gostaria de saber o valor se tem diurno e se pode ser financiado pelo FIES. "

Juliana para Graduação em Sistemas de Informação

Paraná

"Gostaria de saber quanto custo o curso o grau de formação e se é presencial ou a distancia. "

Cleverson para Graduação em Sistemas de Informação

Paraná

Outro curso relacionado com sistemas de informação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |