Home > Graduação > Biblioteconomia > Curitiba > Graduação em Biblioteconomia e Documentação - Curitiba - Paraná

Graduação em Biblioteconomia e Documentação

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Graduação em Biblioteconomia e Documentação

  • Modalidade
    A Graduação em Biblioteconomia e Documentação é um curso da modalidade presencial.
  • Certificado Oficial
    A PUCPR emite um diploma para o aluno.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é uma instituição de ensino superior particular que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Criada há quase meio século, a PUCPR é referência em ensino de qualidade no Paraná. São mais de 27 mil alunos sendo capacitados por uma grande equipe de mestres e doutores. A Graduação em Biblioteconomia e Documentação é um curso que dá a capacitação necessária para que o profissional saiba organizar informações.
  • Dirigido a
    Esta graduação tem alunos com um perfil organizado, sociável e atento a tecnologia.
  • Área de atuação
    Esse curso pode abrir portas para trabalho em: Athenas Grupo Educacional; Ministério Público Federal; Biblioteca de Acervo Jurídico; Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Biblioteconomia e Documentação - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Graduação em Bblioteconomia e Documentação
  • Conteúdo
     
    Informações gerais
    A profissão
    Num sentido amplo, o biotecnólogo é o profissional que trabalha com moléculas biológicas, células, tecidos e organismos vivos, utilizando técnicas modernas para gerar produtos, processos e serviços com aplicações em áreas como medicina, agricultura, indústria e meio ambiente. É, portanto um profissional que estuda e manipula o DNA e as reações bioquímicas que ocorrem nos seres vivos, auxiliando nas novas descobertas que têm permitido, por exemplo, a produção de medicamentos, vacinas e diagnósticos de doenças mais eficazes, geração de microrganismos melhorados utilizados em fermentações para produção de biocombustíveis, para despoluição ambiental, para produção de enzimas de aplicação industrial e de moléculas bioativas diversas, bem como avanços em técnicas forenses e de criminalística, no melhoramento genético e na produção de novos alimentos, sempre pautados na segurança e sustentabilidade.

    Mercado de trabalho
    O bacharel em Biotecnologia pode atuar em empresas do setor privado e público, tanto na área técnica como de pesquisa e desenvolvimento: firmas de biotecnologia, indústrias de alimentos e bebidas, indústrias farmacêuticas, empresas de melhoramento genético, indústrias químicas, agroindústrias, cooperativas e empresas da área ambiental e de geração de energia. Universidades e institutos de pesquisa podem absorver profissionais visando carreira acadêmica e/ou científica. O biotecnólogo é também capaz de oferecer serviços de consultoria ou montar empresa própria para atuar no mercado.

    O mercado de trabalho é promissor e ascendente, pois várias técnicas de biotecnologia vêm sendo desenvolvidas nos mais diferentes setores da economia. A demanda por profissionais especializados é grande por causa das descobertas que estão por vir - da cura de doenças e criação de órgãos sintéticos para transplante ao aumento da produção de alimentos e de biocombustíveis sem agressão ao ambiente.

    A biotecnologia é uma área portadora de futuro por excelência, tendo sido escolhida como prioritária em programas estratégicos do Governo Federal através das Diretrizes de Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE). A política desenvolvida pelo Comitê Nacional de Biotecnologia permitirá investimentos de R$10 bilhões nos próximos 10 anos, com recursos do Orçamento Geral da União e do BNDES. No Paraná, estado com elevada participação do agronegócio em seu PIB, todas as suas regiões apresentam como setor portador de futuro o das agrobiotecnologias conforme estudo do Sistema Federação das Indústrias (FIEP).

    Este cenário estadual e nacional torna o mercado de trabalho em biotecnologia aquecido e dinâmico e cada vez mais promissor.

    Por que fazer Biotecnologia na PUCPR?
    O projeto do Curso de Biotecnologia da PUCPR está embasado em cinco estratégias que o torna ímpar como opção de formação profissional em biotecnologia:
    •  formação sólida nas modernas técnicas da biotecnologia, como a engenharia genética, transplante celular e de tecidos e genômica;
    • exposição a todas as áreas de aplicação da biotecnologia, seja agricultura, saúde, meio ambiente ou indústria;
    • atenção especial é dada à geração de conhecimento, pelo envolvimento dos alunos em pesquisa científica;
    • formação com ótica empreendedora, essencial em ramo emergente, especializado e portador de futuro como a biotecnologia;
    • utilização de infra-estrutura invejável da PUCPR nas diversas áreas  de aplicação, seja para atividades acadêmicas, seja para pesquisa.

    Aliam-se a esses aspectos o corpo docente altamente qualificado e o compromisso e missão institucional da PUCPR para com a formação integral dos estudantes, enfatizando valores éticos, cristãos e de cidadania.

    O curso
    O Curso de Biotecnologia da PUCPR tem duração de 4 anos, com aulas em turno único. É baseado no domínio de habilidades aplicadas às áreas de saúde, agricultura, meio-ambiente e indústria, enfocando tanto as biotecnologias clássicas quanto aquelas na fronteira do conhecimento. Uma formação básica sólida é ofertada em programas de aprendizagem com elevada carga horária prática, tais como bioquímica, fisiologia, microbiologia, química, ecologia e genética. Conteúdos de formação humanística contribuem para a formação ética do profissional, em área do conhecimento que exige elevada responsabilidade social e ambiental. Em estágio mais avançado do programa curricular, são desenvolvidas competências em áreas de ponta, de forma a preparar o egresso para um mundo que presencia a geração de inovações biotecnológicas em velocidade surpreendente. Conteúdos curriculares de Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Projeto Comunitário reforçam a integração com a realidade do mercado de trabalho e complementam a formação, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, solidariedade e responsabilidade social. A apresentação dos diversos conteúdos do Curso de Biotecnologia é feita de forma a valorizar a ótica empreendedora, uma exigência do dinâmico mercado de trabalho do século XXI.

    Estruturas de apoio
    Em função da multidisciplinaridade da biotecnologia, a infra-estrutura de apoio presente nos mais diferentes setores da PUCPR é disponibilizada para atividades didáticas e estágios dos alunos de Biotecnologia:
    • Laboratórios de aulas práticas para conteúdos básicos, localizados nos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciências Exatas e de Tecnologia;
    • Laboratórios de pesquisa em áreas como biologia molecular, genômica, bioinformática, cultura e engenharia de tecidos;
    • Laboratórios tecnológicos das Usinas-Piloto;
    • Fazenda Experimental Gralha Azul, que conta com a mais diversa produção agropecuária, contando ainda com extensa área de preservação e com unidades-piloto de extração de óleos essenciais, secadores de plantas medicinais e usina de produção de biodiesel;
    • Unidades de pesquisa ambiental e de produção sustentável florestal e de peixes e organismos marinhos, localizados em Guaratuba (Centro de Pesquisa e Propagação de Organismos Marinhos, com projetos de recuperação ambiental e repovoamento da baía com peixes e moluscos), Tijucas do Sul (Fazenda San Francisco, sede dos projetos Vivat Floresta e Vivat Neutracarbo, para preservação da mata de araucária e para compensação de emissões de carbono) e São José dos Pinhais (Patronato Santo Antônio, com extensa área de pesquisa, reprodução e produção de peixes nativos e exóticos de água doce; 
    • Unidades hospitalares nas áreas veterinária (animais de fazenda, animais de companhia, eqüinos e animais silvestres) e humana (hospitais da Aliança Saúde).


    Estágios desenvolvidos em empresas parceiras garantirão ao aluno a desejada inserção no setor produtivo. Convênios da PUCPR com instituições de ensino e pesquisa internacionais oportunizam aos alunos viagens de estudos, visitas técnicas e validação de créditos obtidos em até dois semestres cursados naquelas instituições, conferindo experiência pessoal e profissional de alto valor para o mercado globalizado.

    Pesquisa e pós-graduação
    O progresso da biotecnologia está diretamente associado aos avanços obtidos através da pesquisa científica. Portanto, a formação do aluno da PUCPR exige seu envolvimento com professores pesquisadores das mais diversas áreas afeitas à biotecnologia, seja na forma do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), na forma de estágios voluntários ou pela participação em grupos de estudo. Para isto, a PUCPR conta com laboratórios de ponta.

    Graças ao investimento maciço feito pela PUCPR na área de pesquisa, tornando-a líder entre as universidades privadas do Paraná e a terceira maior em pesquisa do Sul do Brasil, os alunos contam hoje com 20 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), tais como em Tecnologia em Saúde, Ciência Animal, Ciências da Saúde, Cirurgia, Informática, Engenharia de Produção e Sistemas, Odontologia, Gestão Urbana e Administração, onde podem ter a experiência de participar diretamente do processo de geração de conhecimento, capacitando-os para seus estudos futuros em nível de mestrado e doutorado, fundamental para a construção de carreira científica e acadêmica em biotecnologia.

Opiniões (1)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (2)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (3)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

O curso de graduação em Biblioteconomia e Documentação foi bom, os professores procuram nos passar o ensinamento devido.

Vilma Nascimento

Graduação em Biblioteconomia e Documentação - Junio 2011

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber qual é o valor do curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação. Já trabalhei como estagiaria na biblioteca Publica do Paraná, e atualmente trabalho em um escritório com assistente administrativo, no setor de arquivo e biblioteca. O escritório e de médio porte. Só a PUC tem este curso? "

Edina para Graduação em Biblioteconomia e Documentação

Paraná

"Gostaria de saber se este curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação é feito a distância, porque tenho um filho e não posso fazer a noite por não ter com quem deixar e minha renda não dá, seria possível responder? "

Clarice para Graduação em Biblioteconomia e Documentação

São Paulo

"1)Gostaria de saber sobre o curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação. Quais são os valores? Como faço para ingressar na instituição. Tem algum problema de eu ser formada, ou seja, fiz o curso de Turismo na Facinter (ensino superior). "

Edina para Graduação em Biblioteconomia e Documentação

Paraná

"Gostaria de receber informações sobre as disciplinas ministradas neste curso Graduação em Biblioteconomia e Documentação e gostaria de saber se existe a possibilidade de cursar alguma disciplina avulsa, pois sou formada em Biblioteconomia pela UFGRS faz muitos anos e gostaria de rever algumas disciplinas da área técnica. "

Vanda para Graduação em Biblioteconomia e Documentação

Paraná

Outro curso relacionado com Biblioteconomia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso.
Ver mais  |