Graduação em Engenharia de Produção

Solicite informação sem compromisso Faculdade Max Planck

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Graduação em Engenharia de Produção

  • Modalidade
    A graduação é aplicada de forma presencial na Instituição de Ensino.
  • Duração
    Duração de 5 anos no total.
  • Certificado oficial
    A Faculdade Max Planck outorga o título de Bacharel em Engenharia de Produção.
  • Considerações
    O aluno aprenderá conhecimentos técnicos e práticos para desenvolver, implantar, executar e melhorar os mecanismos de sistemas de produção como interface dos materiais, equipamentos, energia e ambiente de uma fábrica. É imprescindível que o profissional possua uma formação generalista, por isso serão estudadas ciências naturais e matemáticas, com o intuito de consolidar a área, que é relativamente nova em relação às outras Engenharias.
  • Dirigido a
    Formados em Ensino Médio.
  • Área de atuação
    O mercado de trabalho para este profissional é amplo no país, podendo atuar em diversos segmentos das indústrias e de empresas em geral.

Comentários sobre Graduação em Engenharia de Produção - Presencial - Indaiatuba - São Paulo

  • Conteúdo
    Graduação de Engenharia de Produção

    Autorizado pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 1.619, publicada no Diário Oficial da União de 16/11/2009.

    Duração: 5 anos        Turno: Noturno

    Apresentação

    O profissional de Engenharia deve utilizar conhecimentos das ciências naturais e matemáticas para desenvolver produtos, serviços e métodos de utilização de recursos materiais e encontrar soluções que visem o benefício dos seres humanos e da sociedade.

    Para isso, a pesquisa, o desenvolvimento, o projeto e a produção são atividades inerentes à profissão. A responsabilidade sobre as decisões tomadas, em relação à adequada utilização de recursos naturais, também faz parte do trabalho do engenheiro. Assim, a consciência de que sua profissão vai além da mera aplicação apropriada de técnicas deve estar presente, e o engenheiro deve situar-se como um profissional ético, conhecedor de seu papel social e político para a sociedade.

    No caso específico da Engenharia de Produção, cuja criação é comparativamente recente em relação às demais áreas de Engenharia, o perfil do profissional adquire características específicas. O Engenheiro de Produção é considerado o mais “eclético e generalista” em termos de sua formação e atividade profissional, e por isso, dele se exige uma formação e um nível de conhecimento com forte conotação sobre o funcionamento de empresas e sistemas produtivos, aliando ênfase especial sobre a formação básica e grande diversidade de conhecimentos distintos.

    A ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) apresenta a seguinte definição para a Engenharia de Produção:

    “...Compete à Engenharia de Produção, o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, juntamente com os principais métodos de análise e projeto da engenharia...”     

    Objetivo

    Formar um profissional capaz de desenvolver atividades de projeto, operação e gestão de sistemas de trabalho, que são as estruturas destinadas a obter produtos de natureza física concreta ou serviços; capaz de analisar e estudar a organização de homens e máquinas;capaz de executar trabalhos de planejamento, organização, acompanhamento e controle de processos produtivos, bem como análises econômicas referentes às decisões a serem tomadas; capaz de interagir com o ambiente de trabalho e consciente da influência de suas atividades em relação à capacidade de produzir mudanças na sociedade.

    Como os principais objetivos específicos, oriundos dos objetivos gerais colocados anteriormente, podem ser citados: capacidade de aplicar conhecimentos de ciências naturais e matemáticas para a criação de projetos e solução de problemas relativos à gestão de sistemas produtivos; elaborar projetos de sistemas de trabalho onde aconteçam atividades de transformação, gerenciar sua execução e monitorar seu desempenho; pesquisar e desenvolver métodos de trabalho que garantam o atingimento de padrões de qualidade e produtividade das empresas e organizações, de modo a aumentar sua competitividade; conceber produtos e serviços adequados às necessidades da sociedade, utilizando de forma adequada e consciente os recursos materiais disponíveis; discernimento para atuar profissionalmente de maneira ética, responsável e em consonância com as limitações e possibilidades do meio ambiente; capacidade de adequar-se às necessidades específicas de cada empresa ou setor produtivo, de forma a utilizar com máximo rendimento os recursos produtivos disponíveis; utilizar conhecimentos de informática, automação e ergonomia de modo a avaliar a introdução de melhorias qualitativas e quantitativas sobre os resultados do trabalho e das organizações produtivas e seus impactos sociais.

     

     Mercado de trabalho / Atuação profissional

    O Engenheiro de Produção pode atuar em indústrias e empresas de serviços de maneira geral e empresas públicas e privadas de vários segmentos, desenvolvendo suas atividades na criação de projetos, na aplicação de métodos gerenciais, no uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e na utilização de sistemas de controle dos processos das empresas.

    Possibilidade de atuação em diversas áreas de Engenharia de Produção tais como:

    Engenharia de Operações e Processos da Produção; Logística; Pesquisa Operacional; Engenharia da Qualidade; Engenharia do Produto; Engenharia Organizacional; Engenharia Econômica; Engenharia do Trabalho; Engenharia da Sustentabilidade; Educação em Engenharia de Produção.

    Assim, de uma forma geral, tudo o que se refere ao planejamento, programação e controle de compras, produção e distribuição de produtos constituem na atividade da Engenharia de Produção.

    Competências e Habilidades

    O artigo 2º. do capítulo I, das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Engenharia, apresenta a seguinte redação, que trata das habilidades e competências para os profissionais egressos de tais cursos:

    - Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

    - Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

    - Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

    - Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

    - Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

    - Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

    - Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

    - Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;

    - Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

    - Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;

    - Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

    - Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.

    Diferenciais

    - Profissionais com grande destaque e procura no ambiente industrial;

    - Utilização de Sistemas CAD, CAM, CAE (SolidEdge/Unigraphics NX-Siemens);

    - Metodologia inovadora de ensino com uso de ambientes industriais (mini-fábricas) durante as aulas práticas;

    - Professores, Mestres e Doutores com experiência acadêmica e reconhecimento profissional;

    - Projetos integrados do Curso e entre Cursos da Instituição;

    - Estrutura curricular moderna e atualizada;

    Atividades práticas desde o início do curso;

    - Laboratórios equipados com o que há de mais moderno para o ensino da Engenharia;

    - Visitas técnicas e parcerias com as maiores empresas da região;

    - Biblioteca especializada, videoteca com amplo acervo, laboratórios de informática bem equipados;

    - Programa de Iniciação Científica vinculado a Projetos de Pesquisa;

    - Atualização constante por meio de Ciclo de Estudos, Seminários, Palestras e Workshops;

    - Um grande número de empresas conveniadas ofertando aos nossos alunos um grande número de vagas para estágio;

    - Projetos Interdisciplinares: a cada semestre os alunos executam um projeto prático, integrando todas as disciplinas trabalhadas.

    - Programa de Orientação ao Estudante, Curso de Libras, Idiomas, Orientação para elaboração de currículo e muito mais !

     

Últimas visitas ao curso

"Cursei o 5º semestre do curso de engenharia mecatrônica durante o primeiro período de 2011 no Ceunsp. Pedi trancamento da matrícula e gostaria de me transferir para esta instituição de ensino no curso de Graduação em Engenharia de Produção. Qual o procedimento?"

José para Graduação em Engenharia de Produção

São Paulo

"Gostaria de saber qual a próxima turma e o valor da mensalidade para o curso de Graduação em Engenharia de Produção."

Shirley para Graduação em Engenharia de Produção

São Paulo

"Quero saber se há turmas para a Graduação em Engenharia de Produção para o 2º semestre, se haverá vestibular e dia de inscrição. "

Jocimar para Graduação em Engenharia de Produção

São Paulo

Outro curso relacionado com engenharia civil

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |