MBA em Gestão Sustentável de Negócios

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre MBA em Gestão Sustentável de Negócios - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    MBA em Gestão Sustentável de Negócios

    Objetivo

    Fornecer conhecimento específico e atualizado para a formação do profissional interessado em desenvolver e aplicar em seu ambiente de trabalho técnicas e competências para otimização e aplicação de soluções socioambientais para adequação e cumprimento das exigências mercadológicas e fiscais.
     
    Disciplinas

    1 - ADMINISTRAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MARKETING AMBIENTAL

    O enfoque está no entendimento da gestão ambiental como elemento direcionador de tendências em empresas preocupadas com o meio ambiente. Assim, abordará tendências, processo de construção de marca e imagem de marca, instrumentos de comunicação, valor agregado obtido com a contribuição à melhoria do ambiente. Produção + Limpa. Gestão de Recursos Humanos. Técnicas de Geoprocessamento. Criação de Práticas Gerenciais Sustentáveis.

    2 - ANÁLISE DE CICLO DE VIDA DO PRODUTO (ACV) E ROTULAGEM AMBIENTAL

    Conceitos gerais e periféricos da análise do ciclo de vida de produtos. Fases da análise do ciclo de vida de produtos. Análise do ciclo de vida de produtos e a série de normas ISO 14000. Rotulagem ambiental: conceitos e importância. A rotulagem ambiental e a série de normas ISO 14000. Indicadores de desempenho ambiental. Ciclo de vida de produtos e rotulagem ambiental. Programa de Rotulagem Ambiental, NBR ISO 14020, 14021, 14024, Selos Verdes, Aplicação da Rotulagem Ambiental ao Produto e Serviço, Como buscar certificação de um produto ou serviço.

    3 - AUDITORIA AMBIENTAL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL

    Conceito de auditoria. Referências normativas. Termos e definições. Princípios de auditoria. Gestão de um programa de auditoria. Objetivos e abrangência. Responsabilidades, recursos e procedimentos. Registros. Monitoramento e análise crítica. Atividades de auditoria. Competência e avaliação dos auditores. Auditorias ambientais compulsórias. Avaliação através do uso de indicadores ambientais. Tabela de Grau de Significância do Impacto (GSI)

    4 - AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL E LICENÇAS AMBIENTAIS

    A evolução da consciência ambiental no Brasil e no mundo. Aspectos políticos e administrativos envolvidos no processo de licenciamento Ambiental. Fatores ambientais e socioeconômicos na avaliação dos impactos ambientais. Autorização e licença. Tipos de licenças. Etapas do licenciamento ambiental. Outorga do uso de recursos hídricos. Casos práticos e oficina para elaboração de EIA/RIMA. Estudo Ambiental Simplificado (EAS), Relatório Ambiental Preliminar (RAP) . Processo de Licenciamento (tramite)

    5 - ECONOMIA VERDE

    Economia dos Recursos Naturais: Conceitos de recursos não renováveis e recursos renováveis. Modelos de extração ótima: lema de Hotelling (recursos minerais); modelos de Fisher/Faustman (florestas); gerenciamento ótimo de recursos pesqueiros. Economia da Poluição: Externalidades. Teorema de Coase. Princípio do poluidor-pagador. Instrumentos econômicos. Valoração dos Recursos Naturais e de Danos causados ao meio ambiente: principais técnicas de valoração empregadas na análise econômica do meio ambiente. Indicadores Ambientais: Estatísticas ambientais e sua incorporação na gestão de recursos naturais. Instrumentos para fins de gestão. Benchmarking, normas e políticas ambientais. Produção Mais Limpa.

    6 - EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS

    Estudo do conceito, princípios, tendências e aplicação da sustentabilidade na Arquitetura e Urbanismo. Introdução ao estudo do projeto, técnicas, tecnologias, materiais e equipamentos apropriados para a arquitetura sustentável e eficiência energética na edificação.

    7 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ÉTICA SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA

    Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. As relações entre a sociedade e a natureza. Educação Ambiental e ação transformadora. Educação no processo de gestão ambiental. Operacionalização das atividades em Educação Ambiental. Organização e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental. Educação Ambiental Empresarial. Melhores práticas ambientais no ambiente corporativo. Fundamentos e objetivos. Ética social e empresarial. A responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. Desenvolvimento e sustentabilidade. Balanços Sociais e DVA- Demonstração do Valor Adicional. Integração de Sistemas de Gestão. (GAIA-Gerenciamento de aspectos e impactos ambientais; SICOGEA- (Sistema Contábil Gerencial Ambiental). normas e políticas ambientais.  Triplle Botton Line.Business 2 Business. Indicadores de responsabilidade sócio-ambiental corporativa e seus benefícios. Relatório Verde.Decisões Operacionais e Responsabilidade Ambiental . A responsabilidade social e o ambiente tecnológico.

    8 - GESTÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS

    Noções de gestão de projetos sustentáveis. Informações básicas sobre sistemas da qualidade e gerenciamento, utilizando ferramentas da qualidade e do gerenciamento. Gestão participativa e o ser humano. Formas de liderança. Ferramenta gerencial: ciclo PDCA (planejar, fazer, verificar e implantar ações corretivas). Ferramenta da qualidade: brainstorming, matriz GUT, fluxogramas, diagrama de Pareto, diagrama 5W2H, diagrama Box-Plot, diagrama de espinha de peixe. Sistemas de qualidade: programa 5S, ISO 9.000. Acreditação de laboratórios. Certificação de análises. ISO Guide 17.025

    9 - GESTÃO DE RECURSOS (RESÍDUOS, ÁGUA, ENERGIA E EFLUENTES)

    Resíduos: Conceitos. Tipos de resíduos. Caracterização dos resíduos. Gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Metodologias e técnicas de minimização, reciclagem, e reutilização. Acondicionamento, coleta, transporte. Processos de tratamento: compostagem, vermicompostagem, usina de reciclagem. Processo de disposição final: aterro sanitário. Avaliação do impacto causado no ambiente. Legislação ambiental. Gerenciamento de resíduos especiais. Efluente: Características físico-quimicas e biológicas dos efluentes. Padrões de emissão e de qualidade. Impacto da poluição hídrica. Noções de tratamento físico-químico de esgotos domésticos. Sistemas biológicos de tratamento de águas residuárias. Tratamento e disposição final de lodos. Água: Conceitos Básicos, Padrões e parâmetros físico, químico e biológicos da água. Controle de qualidade. Captação de água, sistemas de tratamento, distribuição e armazenamento de águas. Energia: Fontes Alternativas de Energia, Energia e Meio Ambiente, Certificação de emissões evitadas e Mercado de Carbono, Tarifação de energia elétrica, demanda de energia na indústria, comércio e serviços, Conservação de sistemas térmicos e hidráulicos, O papel do PROCEL e do CONPET, Diagnóstico energético, Planejamento energético, Projetos de GLD (Gerenciamento pelo Lado da Demanda), Eficiência em Iluminação e Conforto Térmico, Eficiência em Edificações, as PPHs (Pesquisas de Posses e Hábitos de Uso de Aparelhos Elétricos) para a classe BT, Protocolos de MV (Medição e Verificação) para projetos de Eficiência Energética, Contratos de Desempenho e o Papel das ESCOs.

    10 - GESTÃO FINANCEIRA E ANÁLISE DE RISCOS EMPRESARIAIS SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE

    Riscos empresariais; apresentação do gerenciamento de riscos associados às questões ambientais; programa de gerenciamento de riscos ambientais; riscos operacionais; vulnerabilidade de sistemas; técnicas de identificação, análise e controle de riscos ambientais. Sustentabilidade Financeira e Longevidade Empresarial.

    11 - INTRODUÇÃO AO MEIO AMBIENTE

    Conceitos básicos do meio ambiente: Poluição (água, ar, solo). Ecossistemas. Ciclos Biogeoquímicos. Biodiversidade. Princípios e conceitos da Ecologia. Evolução da Ciência Ambiental. Desenvolvimento Sustentável – Conceitos e Princípios. Mudanças Climáticas. Ecoeficiência – Conceitos e Princípios. Evolução da Proteção Ambiental no Mundo e no Brasil

    12 - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 1

    Fundamentos do Direito Ambiental – “O Direito como ciência e o ramo do Direito Ambiental”. Marcos da crise e política ambiental internacional que deram base ao Direito ambiental brasileiro. Evolução da Legislação Ambiental Brasileira (fases). Política Nacional do Meio ambiente (Conceitos gerais, SISNAMA e instrumentos). Meio ambiente na CF/88. Princípios do Direito Ambiental. Competência material (administrativa) e legislativa ambiental. Responsabilidade ambiental civil. E administrativa, Lei Patrimônio Cultural, Lei do Zoneamento Industrial nas Áreas Críticas de Poluição.

    13 - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 2

    Bens Ambientais. Resoluções do CONAMA e do CNRH, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Política Nacional de Mudanças Climáticas, Política Nacional de Recursos Hídricos, Noções de direito processual ambiental (Ação Popular e Civil Pública e perícia ambiental). Lei de Zoneamento Industrial. Código das Cidades. Lei do Patrimônio Cultural. Leis Sociais. Compras Públicas Sustentáveis. As normas ambientais e as empresas. Lei de Crimes Ambiental. Lei dos Agrotóxicos, Lei da Exploração Mineral, Código Florestal.

    14 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    15 - SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (PÚBLICO E PRIVADO)

    Conceitos de gestão ambiental. Evolução dos conceitos de proteção ambiental. As questões ambientais num mundo globalizado. Política Ambiental. Sistema de gestão ambiental. Normas ambientais. Interpretação e aplicação da norma ISO 14001/14004. Implementação de um sistema de gestão ambiental. Análise SWOT. Plano de Logística Sustentável. Projeto Esplanada Sustentável. Tabelas GSI (Grau de Significância do Impacto). Compras Sustentáveis (públicas e privadas). Estudo de caso. 3R “Reduzir, Reutilizar e Reciclar.” Análise de Ciclo de Vida do Produto (ACV) e Rotulagem Ambiental. Conceitos gerais e periféricos da análise do ciclo de vida de produtos. Fases da análise do ciclo de vida de produtos. Análise do ciclo de vida de produtos e a série de normas ISO 14000. Rotulagem ambiental: conceitos e importância. A rotulagem ambiental e a série de normas ISO 14000. Indicadores de desempenho ambiental. Ciclo de vida de produtos e rotulagem ambiental. Programa de Rotulagem Ambiental, NBR ISO 14020, 14021, 14024, Selos Verdes, Aplicacação da Rotulagem Ambiental ao Produto e Serviço, Como buscar certificação de um produto ou serviço.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

     APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |