MBA em Sustentabilidade Empresarial

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Julia Moreira

Julia Moreira

MBA em Sustentabilidade Empresarial

  • Modalidade
    A modalidade deste curso é presencial pela Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro.
  • Duração
    O MBA tem duração de 360 horas.
  • Certificado oficial
    O estudante receberá, ao concluir o curso, um diploma emitido pela Universidade Veiga de Almeida.
  • Considerações
    Com um plano de estudos que mescla aulas teóricas e práticas, o curso de MBA em Sustentabilidade Empresarial dá ao aluno um rico material estruturado por grandes e respeitados profissionais da área. A multidisciplinaridade do curso permite que o aluno expanda sua visão crítica para gerenciar crises e trazer soluções que envolvam sustentabilidade, sociedade e economia.
  • Dirigido a
    Essa formação é direcionada a profissionais das mais diversas áreas de setores públicos e privados, que tenham interesse em exercer sua profissão a partir de uma premissa sustentável.
  • Área de atuação
    O profissional será capaz de liderar equipes, executar serviços técnicos, planejar e desenvolver estudos de viabilidade técnico-econômica-ambiental, entre outras atividades, e poderão atuar nos âmbitos público e privado.

Comentários sobre MBA em Sustentabilidade Empresarial - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo

    MBA em Sustentabilidade Empresarial

    Objetivos:
    Capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento, oriundos do setor público ou privado, para atuação com sustentabilidade em empresas públicas e privadas, com ênfase no desenvolvimento de competências e instrumentos gerenciais, construídos sob premissas éticas, críticas e sustentáveis.

    Ao concluir o curso, o profissional estará apto a:
    • Coordenar equipes multidisciplinares de trabalho;
    • Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica-ambiental;
    • Executar serviços técnicos;
    • Efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
     
    Diferenciais UVA:
    O curso é constituído por um programa teórico e técnico criado para desenvolver profissionais para atuar com a sustentabilidade empresarial no âmbito privado e público. A Pedagogia de Projetos associada a vasta experiência do corpo docente é a principal vertente metodologia da constituição das disciplinas que compõem a grade curricular, sendo também a base da relação entre alunos e professores. A troca de experiências e conhecimento, a criação de bases argumentativas e o desenvolvimento de metodologias práticas enriquecem o conteúdo programático do curso, valorizando ainda mais a capacitação de nossos alunos e desenvolvimento de nosso corpo docente. Desta forma, o curso tem uma rica diversidade de estudos de caso, aplicações práticas do conhecimento e trocas de experiência, que propiciam uma sólida formação para o gerenciamento de conflitos inerentes a complexa relação entre sociedade, meio ambiente e economia.
     

    Público-Alvo:
    Em função de sua interdisciplinaridade e seu interesse difuso, o curso é indicado para todas as áreas profissionais de nível superior que tenham aderência profissional ou ideológica às questões ambientais e à gestão de resíduos sólidos, destacando-se engenheiros, biólogos, advogados, economistas, geógrafos, arquitetos, sociólogos, geólogos, oceanógrafos e professores de diversas áreas, interessados em desenvolver seus conhecimentos em Meio Ambiente.

     

    Por que esse MBA faz a diferença em sua formação? 

    O atual estágio de degradação ambiental exige todos os esforços em prol da minimização de impactos ambientais gerados, principalmente pela ação não sustentável e pouco sensível do homem em nosso planeta. 

    Para estimular a conscientização do homem com relação às questões ambientais é necessário entender a realidade que enfrentamos hoje, compreendendo a evolução da nossa sociedade até os padrões atuais de desenvolvimento, totalmente questionáveis sob a ótica ambiental.

    Em um primeiro momento, a evolução técnico-científica causada pela Revolução Industrial do século XVIII fez com que a sociedade tivesse que gerir uma série de novas necessidades humanas. A utilização dos recursos naturais foi intensificada à medida que novos produtos e serviços foram criados.

    Além da exploração não sustentável de recursos naturais, os ecossistemas passaram a receber quantidades crescentes de resíduos e novas substâncias, afetando todos os compartimentos ambientais e seus ciclos bioquímicos, desestabilizando o equilíbrio natural dos processos.

    A falta de conscientização ambiental encaminha o mundo para um colapso. Por mais que existam técnicas eficientes para a redução e controle da poluição, a situação global é preocupante. Diariamente florestas inteiras são derrubadas, grandes porções de solos e rios são poluídos, cidades e indústrias se desenvolvem e a poluição atmosférica cresce causando interferência no clima global.

    A valorização da questão ambiental deixou de ser apenas uma tendência teórica ou uma temática jurídica. A sociedade passou a exercer seus direitos e vem reconhecendo a importância da causa, por isso começa a questionar a atitude do poluidor, seja ele um cidadão ou uma empresa.

    A Sustentabilidade Empresarial pode ser entendida como o conjunto de políticas e ações, economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis, aplicadas às atividades de uma empresa. Está intrinsicamente ligada à necessidade de harmonização do desenvolvimento de empresas e indústrias à tendências, leis e movimentos ambientais. A ideia central é aliar o crescimento dos negócios a práticas socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente adequadas! 

    Por isso, investir conhecimento em sustentabilidade é latente para minimizarmos o caos ambiental que enfrentamos hoje e enfrentaremos com maior intensidade em um breve futuro se não forem adotadas ações mais enérgicas e eficazes de Planejamento e Gestão Ambiental. 

    O mercado busca analistas, engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores, auditores, consultores, peritos e educadores que tenham formação sólida e em sintonia com as novas tendências, práticas e teorias do conhecimento ambiental.

    Esta é a proposta do MBA em Sustentabilidade Empresarial, fornecer uma formação profissional de alto nível à um público-alvo múltiplo, propiciando uma visão interdisciplinar, sistêmica, técnica e ética das relações empresariais.



    Duração estimada: 360 horas-aula

    DISCIPLINAS

    Integração, Networking e Desenvolvimento de Competências

    Fundamentos da economia e valoração ambiental

    Ética, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável

    Análise de Viabilidade de Projetos

    Fundamentos da Gestão de Projetos

    Fundamentos da Educação Ambiental

    Direito Ambiental

    Licenciamento e Avaliação de Impactos Ambientais

    Sistemas de Gestão Ambiental (SGA)

    Sistemas de Gestão Integrada (QSMS)

    Práticas de Gestão Empresarial Sustentável: Applied Cases

    Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis

    Gestão Estratégica de Negócios Sustentáveis

    Avaliação de Desempenho Ambiental (ADA)

    Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos (ACV)

    Aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos

    Marketing Verde e Ecosensibilização

    Tecnologias de Controle Ambiental e Ecoeficiência

    Tópicos Emergentes em Planejamento e Gestão Ambiental

    Mentoria de estratégias de apresentação

    Oficina de produção de artigos científicos

    Mentoria de trabalho de conclusão de curso

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |