Home>Pós-graduação>Educação Física>Patos de Minas>Pós - graduação em Ciências do Exercício Físico Resistido e Aeróbico na Promoção da Saúde - Patos de Minas - Minas Gerais
 

Pós - graduação em Ciências do Exercício Físico Resistido e Aeróbico na Promoção da Saúde

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Pós - graduação em Ciências do Exercício Físico Resistido e Aeróbico na Promoção da Saúde - Patos de Minas - Minas Gerais

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas:
Foto Centro Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Minas Gerais
Foto Centro Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Minas Gerais
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Minas Gerais
Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Patos de Minas Minas Gerais Foto
Foto Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas Patos de Minas Minas Gerais
Pós - graduação em Ciências do Exercício Físico Resistido e Aeróbico na Promoção da Saúde - Patos de Minas - Minas Gerais Comentários sobre Pós - graduação em Ciências do Exercício Físico Resistido e Aeróbico na Promoção da Saúde - Patos de Minas - Minas Gerais
Objetivos:
Há uma carência de profissionais qualificados na prestação de serviços de qualidade à comunidade local e regional, uma vez que as oportunidades para tal formação são muito restritas, tanta pela dificuldade no deslocamento para os grandes centros, como pelo alto investimento financeiro necessário. Outro fator relevante é a recente formação em graduação de profissionais na área da saúde, principalmente em Educação Física em Patos de Minas e região, aumentando a demanda de público e, ao mesmo tempo, a necessidade da implantação de um programa de especialização para a atuação mais qualificada e direcionada à assistência da comunidade na promoção, recuperação e manutenção da saúde.
Conteúdo:
Disciplina e descrição:


Adaptações dos Sistemas Orgânicos Frente ao Exercício Físico: Cardiorespiratório, Digestivo, Endócrino e Renal
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Discussão dos conceitos e conhecimentos atuais sobre as bases fisiológicas e as adaptações dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, renal e endócrino durante e após o exercício físico.

Adaptações do Sistema Neural Frente ao Exercício Físico
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Arranjo funcional das unidades motoras e as mudanças plásticas das influências segmentares e supra-segmentares em função da atividade física.


Biomecânica e Cinesiologia Aplicadas ao Exercício Físico
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Estudo dos fatores estruturais, funcionais e biomecânicos enquanto princípios básicos para análise quantitativa do movimento humano. Análise metodológica dos fatores mecânicos que determinam as características do gesto humano.


Exercícios Físicos nas Disfunções Metabólicas , Hormonais e Bioquímicas nas Patologias Crônicas Degenerativas (obesidade, diabetes, hipertensão, dentre outras)
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Estudo do tratamento das complicações metabólicas e suas interferência no cotidiano humano. O uso dos programas de exercício físico no tratamento do diabetes, obesidade, dislipidemias e outras disfunções metabólicas.


Fisiologias Musculares, ósseas e ligamentares e suas adaptações morfológicas e histoquímicas frente ao exercício resistido e aeróbico
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Estudo dos princípios da fisiologia músculo-esquelética e os mecanismos indutivos do processo de hipertrofia muscular, implicações fisiológicas e fatores influenciantes do treinamento com pesos. Estudo da tipologia das fibras e suas caracaterísiticas sobre o desenvolvimento muscular.

Conceitos fisiológicos aplicados ao treinamento de esportes coletivos como o futebol, voleibol e basquetebol e individuais como o atletismo, natação e o ciclismo.
 

Recursos Ergogênicos, Suplementos e Anabolizantes
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Disciplina teórica que abordará conceitos básicos e aprofundados da influência da aplicação de substâncias que influenciam o desempenho esportivo, bem como a utilização de substâncias dopantes no esporte competitivo.


Cineantropometria Funcional e Morfológica na Prescrição do Exercício Físico
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Estudo dos Conceitos, histórico, aplicação prática, técnicas de avaliação morfológica e funcional, incluindo antropometria, composição corporal, somatotipo, proporcionalidade e aptidão física cardiorespiratória, força e flexibilidade, e investiga a relação entre as medidas somáticas e funcionais do homem em movimento e suas implicações na prática de atividades motoras, esportivas ou não. Apresenta técnicas estatísticas para análise, comparação e associação de resultados.


Adaptações Agudas e Crônicas do Cardiovascular Frente ao Exercício Resistido e Aeróbico
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Exame das adaptações na função cardiorespiratória em resposta ao treinamento físico e como essas mudanças afetam a performance dos atletas. Considerações sobre a complexidade da quantificação de treinamento para maximizar a performance.


Exercício Físico, Sistema Imune e Câncer
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Respostas do sistema imune frente a prática aguda e crônica do exercício físico. Sistemas metabólicos requeridos pelo sistema imune. O comportamento imunológico nas doenças em indivíduos treinados. Neoplasia, câncer e atividade física

Exercício Físico e Geriatria
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

O conteúdo da disciplina visa fundamentar a questão do envelhecimento e da velhice, envolvendo uma somatória de complexos fatores para seu estudo entre eles: aspectos biológicos cronológicos, sociais e psicológicos.

Exercícios Físicos na Gravidez e Infância
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina estuda a intervenção no estágio maturacional da criança e na fase de gestação com exercícios físicos que propiciem benefícios às capacidades motoras e funcionais, tendo em vista a prevenção do sedentarismo, da obesidade e do déficit motor. Esta qualificação é proporcionada mediante o conhecimento das características fisiológicas nestas fases da vida e das respostas funcionais e morfológicas ao exercício promovido durante a gestação e na infância.

Exercício Físico E Complicações Respiratórias na Infância
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina estuda o respaldar a caráter profilático e preventivo mediado pelo exercício em portadores de asma brônquica, a partir do conhecimento das alterações morfo-funcionais decorrentes desta patologia, bem como das respostas agudas e crônicas dos asmáticos à um programa de atividade física delineado para o meio terrestre e aquático.

Métodos de Treinamento de Exercício Aeróbico e Resistido Para Manutenção da Massa Magra
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Estudos dos fatores envolvidos na elaboração de programas de treinamento para condicionamento aeróbico e de treinamento resistido. Periodização do treinamento através do planejamento e estruturação de programas organizados em macro-ciclos, meso-ciclos e micro-ciclos de treinamento. Estruturação da unidade de treinamento.


Atividade física, traumatologia e psicologia
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Medidas gerais de prevenção de acidentes no exercício físico. Procedimentos primários e recursos materiais necessários para a prestação de primeiros socorros em situações de exercício físico. Hierarquia dos procedimentos de atendimento primário. Conhecimento geral sobre a Psicologia do/no esporte. Últimos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte.


Condicionamento Físico em Academias e Centros Clínicos
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Estudo da prescrição de atividades em academias ou centros clínicos, seja grupal ou personalizado.


Metodologia da Pesquisa Científica - Ed. Física
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.


Didática do Ensino Superior
DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

A disciplina de Didática para o Ensino Superior busca garantir o objetivo maior dos cursos de pós-graduação lato sensu que é o de priorizar a formação do professor para o ensino superior. A grande meta desta disciplina será portanto, a de sensibilizar os profissionais nela matriculados para as especificidades do trabalho docente e pedagógico principalmente no que se refere ao ensino superior. Para isso serão retomadas discussões acerca dos objetivos da educação e da universidade na busca de construção de paradigmas críticos que contribuam para a superação do quadro de exclusão educacional e social no qual vivemos.

Aspectos bioquímicos e nutricionais: bioenergética, nutrientes e metabolismo aplicados à ciência do exercício físico

DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

Estudo do metabolismo energético aplicado ao exercício físico. Conhecimentos bioquímicos e fisiológicos envolvidos no aproveitamento dos alimentos pelo organismo humano. Importância dos macronutrientes e micronutrientes durante o exercício físico.
Outro curso relacionado com Pós-graduação de Educação Física: