Pós-Graduação EAD em Direito do Consumidor - A Distância

Solicite informação sem compromisso Faculdade Prominas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação EAD em Direito do Consumidor - Online

  • Conteúdo
    Pós-Graduação EAD em Direito do Consumidor.

    Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.

    Aulas transformadoras
    : Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.

    Conteúdo 100% online
    : Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem
    privilégio de alguns. Propiciar uma visão sistêmica do Código de Defesa do
    Consumidor no quadro amplo do ordenamento jurídico brasileiro, ressaltando
    a operacionalidade do seu modelo e os seus pontos de contato com disciplinas
    paralelas, especialmente, o direito das obrigações e o processo civil codificados.
    PLANO DE AULA:

    O que eu vou aprender?
               1 Teoria Geral do Direito do Consumidor  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Direito do Consumidor, enquanto Princípio de Ordem Econômica: diretivas essenciais da tutela jurídica; Aspectos históricos do direito do consumidor; Tutela jurídica e o Direito Comparado; Fundamentos Constitucionais. Relação de Consumo e o Código de Defesa do Consumidor: elementos estruturais e disposições específicas; Partes e objeto da relação de consumo; Os princípios da Lei n. 8.078/90 e os Direitos Básicos do consumidor; Vícios e defeitos e os prazos decadenciais para a reclamação. Teoria Geral do Direito do Consumidor e os Desafios Atuais: uma análise sobre a sociedade de consumo na contemporaneidade; Compreendendo a natureza essencial da proteção do consumidor; Perspectivas sobre o comércio eletrônico; A política do consumo sustentável e a contrariedade do superendividamento.


               2 Proteção Contratual do Consumidor  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Da Relação Jurídica de Consumo: conceitos e finalidades. Evolução histórica da defesa do consumidor; Conceitos e elementos estruturais da relação de consumo; Os princípios da Lei n. 8.078/90 e os Direitos Básicos do consumidor: Princípio da vulnerabilidade do consumidor (Artigo 4º, inciso I, do CDC); Princípio da transparência ou da confiança (Artigos 4º caput e artigo 6º, inciso III do CDC); Princípio da ação governamental para proteção do consumidor (Artigo 4º, inciso II do CDC); Princípio da boa-fé objetiva e harmonia nas relações de consumo (Artigo 4º, inciso III do CDC); Dos direitos básicos do consumidor. Dos Contratos no Código de Defesa do Consumidor: tutela jurídica do consumidor e as diretrizes legais; Concepção do contrato de consumo; Interpretação e aplicação da legislação específica; Cláusulas abusivas e o artigo 51 do CDC. Dos Contratos de Adesão e as Condições Gerais de Contratação: um debate sobre o contexto atual; Conceito e relevância sócio-jurídica; Condições gerais de contratação e as cláusulas abusivas; Dinâmica das relações contratuais adesivas e a busca pela igualdade substancial.


               3 Mercado e Responsabilidade do Fornecedor  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Elementos da Relação Jurídica de Consumo; Elementos da Relação Jurídica; Características da Relação Consumerista; Elementos Objetivos; Elementos Subjetivos; Responsabilidade Civil e o Código de Defesa do Consumidor; Responsabilidade Civil pelo Código Civil; Responsabilidade Penal; Responsabilidade pelo Código de Defesa do Consumidor; Responsabilidade pelo Vício do Produto e do Serviço; Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço; Excludentes; Proteção Contratual pelo Código de Defesa do Consumidor; Função Social dos Contratos; Proteção Contratual; Práticas Abusivas do Artigo 39 da Lei nº 8.078/90; Abuso de Direito na Cobrança de Dividas; Direito de Arrependimento.


               4 Dinâmica da Proteção do Consumidor e Efetividade do Direito  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Da Proteção Jurídica do Consumidor: conceitos e finalidades; Esboço Histórico; Aspectos gerais e os sujeitos da relação de consumo; Os princípios da Lei nº. 8.078/90 e os Direitos Básicos do consumidor. A Relação de Consumo No Contexto da Responsabilidade Civil: Panorama geral e a unificação da responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor; A responsabilidade pelo vício ou fato do produto ou serviço; Excludentes de responsabilidade civil nas relações de consumo. Globalização e Tecnologia: a inserção do direito do consumidor na contemporaneidade; Direito do Consumidor e Meio Ambiente; Sociedade do Consumo e Superendividamento; Banco de Dados e Cadastros Positivos e Negativos; Cadastros Negativos e Positivos.


               5 Novas Relações de Direito do Consumidor  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Nascimento dos Direitos do Consumidor e seus Princípios; Origem e Surgimento; Surgimento do Direito do Consumidor no Brasil; Princípios do Direito do Consumidor Princípio da Vulnerabilidade; Princípio da Informação e da Transparência; Princípio da Boa-fé; Princípio do Equilíbrio; Princípio da Qualidade e da Segurança; Princípio da Coibição e Repressão do Abuso; Princípio da Responsabilidade Solidária; Princípio da Intervenção Estatal; Princípio da Publicidade; Princípio da Invenção do Ônus da Prova; Princípio da Interpretação mais Favorável ao Consumidor; Princípio da Transparência Contratual; Princípio da Função Social do Contrato; Relações Jurídicas de Consumo; Definição das Relações Jurídicas; Do Consumidor; Teoria Pura Finalista; Teoria Maximalista; Teoria Finalista Mitigada; Consumidor Equiparado; Fornecedores; Conceituação de Produto e Serviço; Novas Relações Jurídicas: Comércio Virtual; Legislação; Vantagens e Desvantagens do E-Commerce Teoria dos Contratos ; Contratos nas Relações de Consumo; Contrato de Adesão; Cláusulas Abusivas; Contrato Eletrônico; Publicidade no Mercado Virtual; Do Direito de Arrependimento; Responsabilidade ; Responsabilidade Pelo Vício do Produto e do Serviço; Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço; Excludentes de Responsabilidade do Fornecedor.


               6 Atividade Empresarial e a Tutela Jurídica nas Relações de Consumo  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Da Responsabilidade Civil na Tutela Jurídica Consumerista; Considerações gerais Do conceito de acesso à Justiça; Da concepção de responsabilidade civil no ordenamento jurídico brasileiro; Análise teórico-doutrinária da responsabilidade civil nas relações de consumo; A Atividade Empresarial nas Relações de Consumo; Considerações gerais; Função social da empresa na ordem econômica; Referencial teórico-doutrinário de empresário e empresa; Atividade empresarial: fornecimento de bens e serviços; Da Responsabilidade Civil na Relação de Consumo; Responsabilidade civil por fornecimento vicioso de produto ou serviço; Responsabilidade civil por fornecimento defeituoso de produto ou serviço; Responsabilidade civil dos profissionais liberais da saúde.


               7 Docência do Ensino Superior  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.


               8 Metodologia de Trabalho Científico  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses; Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade; Amostragem; Delineamentos De Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação. Resumo Científico; Artigo Científico; Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

    CARGA HORÁRIA TOTAL: 640h

Outro curso relacionado com direito (vários)

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |