Pós Graduação em Aconselhamento Nutricional na Prática da Atenção e Prescrição Farmacêutica

Solicite informação sem compromisso Colégio INACI e Faculdade FINACI

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós Graduação em Aconselhamento Nutricional na Prática da Atenção e Prescrição Farmacêutica - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Conteúdo

    Curso de Pós-graduação lato-sensu em nível de Especialização:

    Aconselhamento nutricional na prática da atenção e Prescrição farmacêutica

     

    Introdução e objetivo do curso:

    De um ponto de vista macroscópico a Anatomia e Fisiologia Humana é uma área da ciência que estuda os nomes das estruturas do corpo humano assim como o seu funcionamento. Microscopicamente, encontram-se as células que, muitas vezes esquecidas pelos profissionais da área de saúde, se organizam dentro dos diversos sistemas de órgãos, ajudando e desempenhando um papel imprescindível para a manutenção e equilíbrio das funções naturais do corpo humano. O estudo da morfologia e funcionamento das mesmas também faz parte dessa ciência e é fundamental para um completo entendimento do organismo humano e suas habilidades. O objetivo deste curso é construir uma ponte entre os conhecimentos dessa ciência com base nos estudos celulares mais profundos ligados aos da nutrição humana, garantindo um conhecimento do ser humano de forma que se propicie ao profissional farmacêutico a confiança necessária no sentido do aconselhamento nutricional em sua prática clínica.

     

    Justificativa:

    As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia/2002 foram construídas para formar um farmacêutico “sete estrelas”: 1. Atenção à saúde, 2. Tomada de decisão, 3. Comunicação, 4. Liderança, 5. Administração e gerenciamento, 6. Educação permanente e 7. Ensino (BERGSTEN-MENDES, 2008). Citando apenas o item primeiro, ou seja, a “atenção à saúde”, os farmacêuticos devem estar prontos para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Mas será que estão devidamente capacitados, apenas após a conclusão de sua graduação? Será que os mesmos se sentem de fato confiantes em si ou aptos para exercerem tais atividades, principalmente ligadas à atenção e prescrição farmacêuticas às que lhe foram legadas? O presente curso justifica-se pela evidente necessidade atual do profissional farmacêutico de se especializar e se aprofundar nesse campo, principalmente na área da nutrição humana aplicada à cura e prevenção das doenças, uma vez que o aconselhamento à saúde dentro desse contexto é cada vez mais exigido por parte da própria população, que espera do farmacêutico importante colaboração na garantia de uma terapêutica mais eficaz, melhoria da qualidade de vida e prevenção de diversas doenças. A participação e interferência do profissional farmacêutico no âmbito do aconselhamento nutricional também é o único meio e o mais próximo da consciência humana atual capaz de contribuir para se evitar situações diversas como, por exemplo, o uso exagerado de medicações, assim como o seu uso prolongado (cronicamente) sem o conhecimento médico, o que pode contribuir para o surgimento de novas enfermidades. Mas tudo isso só será possível se o farmacêutico possuir conhecimento suficiente para garantir o correto aconselhamento nos diversos tipos de casos que se apresentem a ele.

     

    Bibliografia:

    ü  Carlos Nascimento Spethmann. Medicina Alternativa de A a Z. Editora Natureza, 6ª. Ed., Uberlândia, MG; 2003.

    ü  Sareen S. Gropper, Jack L. Smith, James Groff. Nutrição Avançada e Metabolismo Humano. Editora: Cengage Learning. 5ª. Ed.; 2011.

    ü  Keith Roberts, Dennis Bray, Julian Lewis, Martin Raff, Alexander Johnson, Bruce Alberts. Biologia Molecular da Célula. Editora Artmed, 5ª. Ed.; 2007.

    ü  Benedito Pereira & Tácito Pessoa de Souza Júnior. Metabolismo Celular e Exercício Físico: Aspectos Bioquímicos e Nutricionais. Editora: Phorte, 3ª. Ed. 2013.

    ü  Jacob Francone Lossow. Anatomia e Fisiologia Humana. Editora Guanabara, 5ª. Ed.; 1988.

    ü  Médicos da Clinica Santa Barbara R. J. O Corpo Humano – Suas Maravilhas e Seus Cuidados. Editora: Seleções do Readers Digest; 1964.

    ü  Victoria Boutenko. 12 Passos para o Crudivorismo - Saúde e vitalidade sem alimentos cozidos. Editora: Alaúde, 1ª. Ed.; 2010.

    ü  Conceição Trucom - O Poder de Cura do Limão. Editora: Alaúde, 2ª Ed.; 2014.

    ü  Charlotte Gerson & Morton Walker - La Terapia Gerson - El programa nutricional definitivo para salvar vidas. Editora: Obelisco. 2ª. Ed.; 2012.

     

    Coordenação do curso:

    Prof. Dr. Marcel Benadiba

    É Bacharel em Farmácia e Bioquímica, Especialista em Farmacologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Pesquisas Hospitalares e Doutor em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado nas áreas de Metabolismo da Célula Tumoral e de Medicina Nuclear e Imagem Molecular com foco no estudo de Gliomas (tumores cerebrais) e nas Doenças Neurodegenerativas, respectivamente, sendo este último realizado na Universidade Médica de Groningen, na Holanda. Durante 14 anos de estudos, pesquisa e docência realizados, se especializou no conhecimento integral de diversos temas ligados ao corpo humano, procurando entender cada vez mais sobre o funcionamento das células em todos os seus aspectos e níveis. Naturopata por escolha, atualmente se dedica ao Aconselhamento Nutricional para salvar a vida de pessoas que não obtiveram sucesso com o uso das terapias alopáticas tradicionais. Ministra palestras e cursos sobre Alimentação Natural na Cura e Prevenção das Doenças. É professor de curso técnico profissionalizante, de graduação e de pós-graduação.


    Conteúdo programático: currículo de disciplinas / carga horária

    ·         Estrutura e Função Celular (24 horas)

    ·         Biologia Celular e Molecular Comparativa - Normal e Patológica (24 horas)

    ·         Morfofisiopatologia Humana Aplicada à Nutrição Farmacêutica (16 horas)

    ·         Bioquímica e Metabolismo Celular (48 horas)


    o   Módulo 1: Carboidratos, Fibras e Açúcares (8 horas)

    o   Módulo 2: Ácidos Graxos, Gorduras e Lipídeos (8 horas)

    o   Módulo 3: Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas (8 horas)

    o   Módulo 4: Vitaminas e Minerais (8 horas)

    o   Módulo 5: Prebióticos e Probióticos (8 horas)

    o   Módulo 6: Polifenóis e Fitoterapia (8 horas)


    ·  Analises Clínicas e Interpretação de Exames Laboratoriais de Rotina - Hemograma Completo; Provas de Coagulação; Glicemia; Provas de Função Renal; Provas de Função Hepática; Enzimas Musculares; Urinálise; Gasometria Arterial; Eletrólitos (48 horas).

    · Aconselhamento Nutricional na Interpretação e Análise dos Exames Laboratoriais (8 horas)

    · Aconselhamento Nutricional nos Distúrbios do Metabolismo e Obesidade (16 horas)

    · Aconselhamento Nutricional nos Distúrbios Crônico-Degenerativos incluindo os neurodegenerativos ligados ao Estresse Oxidativo, Glicação e Radicais Livres e Mitocondriopatias (16 horas).

    · Aconselhamento Nutricional nos Distúrbios Osteoarticulares (16 horas)

    · Aconselhamento Nutricional nas Gastropatias, Disbioses, Alergias Alimentares, Intolerância Alimentar (16 horas)

    · Aconselhamento Nutricional nos Distúrbios do SNC (16 horas)

    · Aconselhamento Nutricional nos Distúrbios da Imunidade e Câncer (este último com foco na Terapia Gerson®) (16 horas)

    · Aconselhamento Nutricional para Crianças e Terceira Idade (16 horas)

    ·  Aconselhamento Nutricional para Praticantes de Atividade Física (16 horas)

    · Aconselhamento Nutricional para Pacientes Pós-cirúrgicos (16 horas)

    · Nutrição Clínica e Dietética Funcional (16 horas)

    · Aconselhamento Nutricional na Prevenção e Cura de Doenças “Incuráveis” (16 horas)

    ·  Aconselhamento Nutricional na Substituição Gradativa e Posterior Interrupção Definitiva do Uso de Medicações Alopáticas (16 horas)

    · Ética no Aconselhamento Nutricional (8 horas)

     
    Carga horária total: 368 horas (46 dias com oito horas/aula aos sábados)

    Formação : Pós Graduação em Aconselhamento Nutricional na Prática da Atenção e Prescrição Farmacêutica

    Início do curso :
    Inscrições Abertas

    Duração : 46 dias com oito horas

    Período :  Aula aos sábados das  8:00 às 17:00 com uma hora de almoço

    Coordenação :
    Prof. Dr. Marcel Benadiba


Outro curso relacionado com nutrição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |