Pós-graduação em Cenografia

Solicite informação sem compromisso Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-graduação em Cenografia

  • Modalidade
    As aulas da Pós-graduação em Cenografia são ministradas de forma presencial.
  • Duração
    A duração do curso é de 420 horas.
  • Certificado oficial
    O estudante recebe certificação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
  • Considerações
    O curso tem como objetivo preparar especialistas em cenografia, formando profissionais para trabalhar na área de teatro, desfiles, exposições, shows, cinema, publicidade, eventos e muitas outras áreas nas quais se faz necessário o trabalho de um cenógrafo. A crescente busca de profissionais nesta área torna o curso ainda mais atrativo, e os participantes receberão capacitação através de corpo docente com vasta experiência no setor.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a graduados em várias áreas como Design, Arquitetura, Decoração, Artes Plásticas e a demais profissionais licenciados que desejam especialização em Cenografia.
  • Área de atuação
    Os cenógrafos podem atuar em um vasto mercado, realizando desde projetos para espetáculos até em criação de cenografia para o meio televisivo.

Comentários sobre Pós-graduação em Cenografia - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    O curso pretende formar especialistas proporcionando sua atuação nas diversas áreas da cenografia, dotando o profissional de competência para desenvolver e realizar projetos para teatro, desfiles de moda, exposições, shows, cinema, televisão, eventos e entretenimento. Diante da proporção de crescimento de serviços neste sentido, propiciar eficácia no enfrentamento das demandas atuais na prática profissional bem como no aperfeiçoamento acadêmico. Busca investigar a evolução da cenografia na história, dando principal atenção aos momentos em que são visíveis as mutações cenográficas, seja pela transição do cenário para um novo espaço ou pela incorporação de novas tecnologias, utilizando o estudo da estética e a história geral através de registros, discursos e arquivos. Aspira conhecimento e experiência direta de objetos, materiais, ferramentas e técnicas para projetar e conceber cenários, numa proposta de trabalho dinâmico e coletivo.
  • Dirigido a
    Profissionais com nível superior completo, como Arquitetos, Designers, Artistas Plásticos ou outros e demais interessados no aperfeiçoamento profissional ligado à Cenografia.
  • Titulação
    Especialista em Cenografia
  • Conteúdo
    Disciplinas


    1º semestre (180 horas)
    Aulas: terças, quartas e quintas-feiras (sujeito a alteração)


    Composição artística através da história da arte, do teatro e da cenografia
    Carga horária: 60 horas
    Ementa: Estudo das tipologias e evolução do espaço cênico teatral. A história dos edifícios para espetáculos, seu surgimento e desenvolvimento ao longo do tempo como pensamento e percepção de uma época em determinado lugar. A historia da arte a serviço da cenografia, figurinos e iluminação cênica.


    Cenotécnica e Cenotecnia
    Carga horária: 60 horas
    Profa. MSc. Elisabeth Cristina Ecker Amaral
    Ementa: Estudo e instrumentação da infra-estrutura de apoio técnico para realização do espetáculo cênico. Conhecimento e domínio das partes específicas do espaço cênico: urdimento, piso do palco, vestimentas cênicas e acessórios cenotécnicos. Visitas guiadas em edifícios exemplares.


    Composição e estética para indumentária, figurinos e adereços
    Carga horária: 60 horas
    Profa. MSc. Queila Ferraz Monteiro
    Ementa: Desenvolvimento de figurinos a partir do conhecimento de historia da arte e da moda. Noções básicas de construção do vestuário cenográfico. Conhecimento de tecidos, tramas e texturas. Noção de conceitos e técnicas para elaboração e manufatura de objetos de cena e acessórios de figurino.  


    2º semestre (180 horas)
    Aulas: terças, quartas e quintas-feiras (sujeito a alteração)


    Tecnologias Contemporâneas - O cenário virtual, a cenografia televisiva e iluminação cênica
    Carga horária: 60 horas
    Prof. Kassen Mahamad Ghandour
    Ementa: O uso da informática na cenografia televisiva. Características e particularidades do cenário virtual. A luz como parte da composição cênica. Estudo das cores e sombras, posicionamento das fontes de luz e efeitos especiais. Utilização de filtros corretivos de cor. Concepção e operação de projetos de luz em espetáculos cênicos.


    Diversidad

    e Cenográfica - A elaboração do projeto até orçamentos e custos
    Carga horária: 60 horas
    Profa. MSc. Elisabeth Cristina Ecker Amaral e profissionais convidados.
    Estudo das diversas possibilidades da cenografia. Visitas orientadas a vários cenários e eventos, bem como a lojas especificas de equipamentos cenográficos no intuito de obter experiência direta com os materiais e soluções. Noções básicas de elaboração de projeto, orçamentos, captação de recursos e leis de incentivo.


    Monografia e projeto cenográfico
    Carga horária: 60 horas
    Profa. MSc. Elisabeth Cristina Ecker Amaral / Profa. MSc. Margot Pavan / Profa. MSc. Queila Ferraz Monteiro
    Ementa: Atendimentos individuais para acompanhamento e orientação do Trabalho de Conclusão de Curso, o qual será um projeto completo de cenografia, acompanhado da monografia como complemento, com tema livre vinculado aos conteúdos desenvolvidos no decorrer do curso.


Outro curso relacionado com arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |